O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA: RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Poliana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maciel, Priscila, Andrade, Cecilia, Freitas, Bruno
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1627
Resumo: A inser??o tecnol?gica v?m crescendo cada vez mais e consequentemente reflete no espa?o escolar. Dessa forma, sabe-se que as dificuldades, assim como os benef?cios, enfrentado pelos professores com a utiliza??o destas ferramentas em sala de aula s?o um novo desafio e que devem ser estudados afim de aprimorar as metodologias did?ticas nesse novo contexto. Assim, este estudo teve como objetivo principal analisar como se encontra o ensino de F?sica na Para?ba e de que forma a utiliza??o das m?dias digitais como ferramentas de aprendizagem vem contribuindo para a constru??o do conhecimento na educa??o b?sica, verificando tamb?m a postura dos professores frente a essa utiliza??o. Trata-se de um levantamento de caso, de cunho bibliogr?fico e emp?rico que teve question?rios online como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos pesquisados s?o 37 professores de f?sica da Educa??o B?sica. Concluiu-se que a partir da utiliza??o destas ferramentas os docentes proporcionam uma aprendizagem mais significativa e maior interesse dos alunos. Quanto ?s escolas, os professores relataram que as mesmas n?o possuem uma infraestrutura de qualidade para a utiliza??o destas ferramentas.
id IFPB_42b8f0618e235c6887bb78de28abfe54
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1627
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Batista, PolianaMaciel, PriscilaAndrade, CeciliaFreitas, Bruno2021-07-29T12:31:39Z2021-07-29T12:31:39Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1627A inser??o tecnol?gica v?m crescendo cada vez mais e consequentemente reflete no espa?o escolar. Dessa forma, sabe-se que as dificuldades, assim como os benef?cios, enfrentado pelos professores com a utiliza??o destas ferramentas em sala de aula s?o um novo desafio e que devem ser estudados afim de aprimorar as metodologias did?ticas nesse novo contexto. Assim, este estudo teve como objetivo principal analisar como se encontra o ensino de F?sica na Para?ba e de que forma a utiliza??o das m?dias digitais como ferramentas de aprendizagem vem contribuindo para a constru??o do conhecimento na educa??o b?sica, verificando tamb?m a postura dos professores frente a essa utiliza??o. Trata-se de um levantamento de caso, de cunho bibliogr?fico e emp?rico que teve question?rios online como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos pesquisados s?o 37 professores de f?sica da Educa??o B?sica. Concluiu-se que a partir da utiliza??o destas ferramentas os docentes proporcionam uma aprendizagem mais significativa e maior interesse dos alunos. Quanto ?s escolas, os professores relataram que as mesmas n?o possuem uma infraestrutura de qualidade para a utiliza??o destas ferramentas.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-16T22:32:16Z No. of bitstreams: 2 O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS_ Poliana Targino Batista.pdf: 599443 bytes, checksum: f9a6b191bbb474553ab5cc19047ac62d (MD5) Ata de Defesa_ Poliana Targino Batista.pdf: 359984 bytes, checksum: bb9ab6b706086917c38df95f6d662371 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-29T12:31:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS_ Poliana Targino Batista.pdf: 599443 bytes, checksum: f9a6b191bbb474553ab5cc19047ac62d (MD5) Ata de Defesa_ Poliana Targino Batista.pdf: 359984 bytes, checksum: bb9ab6b706086917c38df95f6d662371 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-29T12:31:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS_ Poliana Targino Batista.pdf: 599443 bytes, checksum: f9a6b191bbb474553ab5cc19047ac62d (MD5) Ata de Defesa_ Poliana Targino Batista.pdf: 359984 bytes, checksum: bb9ab6b706086917c38df95f6d662371 (MD5) Previous issue date: 2020-12Ensino de f?sicaMidias digitaisEnsino e AprendizagemO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA: RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS_ Poliana Targino Batista.pdfO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS_ Poliana Targino Batista.pdfapplication/pdf599443http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1627/1/O+USO+DAS+TECNOLOGIAS+DIGITAIS+NO+ENSINO+DE+F%C3%8DSICA+RECURSOS%2C+PERCEP%C3%87%C3%95ES+E+DESAFIOS_+Poliana+Targino+Batista.pdff9a6b191bbb474553ab5cc19047ac62dMD51Ata de Defesa_ Poliana Targino Batista.pdfAta de Defesa_ Poliana Targino Batista.pdfapplication/pdf359984http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1627/2/Ata+de+Defesa_+Poliana+Targino+Batista.pdfbb9ab6b706086917c38df95f6d662371MD52177683/16272021-07-29 09:31:39.828oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1627Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-29T12:31:39Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA: RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS
title O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA: RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS
spellingShingle O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA: RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS
Batista, Poliana
Ensino de f?sica
Midias digitais
Ensino e Aprendizagem
title_short O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA: RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS
title_full O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA: RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS
title_fullStr O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA: RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS
title_full_unstemmed O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA: RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS
title_sort O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE F?SICA: RECURSOS, PERCEP??ES E DESAFIOS
author Batista, Poliana
author_facet Batista, Poliana
Maciel, Priscila
Andrade, Cecilia
Freitas, Bruno
author_role author
author2 Maciel, Priscila
Andrade, Cecilia
Freitas, Bruno
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Poliana
Maciel, Priscila
Andrade, Cecilia
Freitas, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de f?sica
Midias digitais
Ensino e Aprendizagem
topic Ensino de f?sica
Midias digitais
Ensino e Aprendizagem
description A inser??o tecnol?gica v?m crescendo cada vez mais e consequentemente reflete no espa?o escolar. Dessa forma, sabe-se que as dificuldades, assim como os benef?cios, enfrentado pelos professores com a utiliza??o destas ferramentas em sala de aula s?o um novo desafio e que devem ser estudados afim de aprimorar as metodologias did?ticas nesse novo contexto. Assim, este estudo teve como objetivo principal analisar como se encontra o ensino de F?sica na Para?ba e de que forma a utiliza??o das m?dias digitais como ferramentas de aprendizagem vem contribuindo para a constru??o do conhecimento na educa??o b?sica, verificando tamb?m a postura dos professores frente a essa utiliza??o. Trata-se de um levantamento de caso, de cunho bibliogr?fico e emp?rico que teve question?rios online como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos pesquisados s?o 37 professores de f?sica da Educa??o B?sica. Concluiu-se que a partir da utiliza??o destas ferramentas os docentes proporcionam uma aprendizagem mais significativa e maior interesse dos alunos. Quanto ?s escolas, os professores relataram que as mesmas n?o possuem uma infraestrutura de qualidade para a utiliza??o destas ferramentas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-29T12:31:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-29T12:31:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1627
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1627/1/O+USO+DAS+TECNOLOGIAS+DIGITAIS+NO+ENSINO+DE+F%C3%8DSICA+RECURSOS%2C+PERCEP%C3%87%C3%95ES+E+DESAFIOS_+Poliana+Targino+Batista.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1627/2/Ata+de+Defesa_+Poliana+Targino+Batista.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f9a6b191bbb474553ab5cc19047ac62d
bb9ab6b706086917c38df95f6d662371
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660439281532928