Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2157 |
Resumo: | O presente trabalho monogr?fico tem como objetivo analisar a aplica??o da Educa??o F?sica Escolar na EJA com base na legisla??o brasileira inerente a esta modalidade de ensino. Conforme disp?e a Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o Nacional (LDBN 9394/96), a Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) busca atender ? camada da popula??o que n?o teve acesso ? educa??o durante a inf?ncia e adolesc?ncia. ? concebida como uma modalidade do Ensino Fundamental e do Ensino M?dio, a qual garante, aos jovens e adultos precariamente escolarizados, educa??o que vai al?m da alfabetiza??o e das s?ries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo procurou retratar um novo entendimento sobre a pr?tica de ensino da Educa??o F?sica na EJA, que mais do que qualquer atitude, busca sanar as dificuldades que se constitui a partir das demandas educativas, das concep??es de ensino e aprendizagem e das atividades propostas. A conjuntura apreendida foi avaliada em seus aspectos te?ricos com identifica??o dos fatores que dificultam o trabalho docente, a fim de san?-las para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem. Esse estudo caracteriza-se, como uma pesquisa bibliogr?fica, qual propiciou descrever e analisar as pr?ticas pedag?gicas a luz da legisla??o educacional brasileira. A interfer?ncia na atua??o dos profissionais de Educa??o F?sica no cen?rio da EJA, mediante a necessidade de vivenciar um processo educativo mais eficaz, com o intento de n?o correr o risco de apenas transmitir o conhecimento ao aluno, mas, especialmente observar as mudan?as qualitativas na constru??o de sua aprendizagem, criando possibilidades de a??es transformadoras para um ensino promissor. |
id |
IFPB_9a7154bc86bbc642f9f40b96bb205ba3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2157 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Simary Muniz de2022-07-07T15:21:23Z2022-07-07T15:21:23Z2017-07-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2157O presente trabalho monogr?fico tem como objetivo analisar a aplica??o da Educa??o F?sica Escolar na EJA com base na legisla??o brasileira inerente a esta modalidade de ensino. Conforme disp?e a Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o Nacional (LDBN 9394/96), a Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) busca atender ? camada da popula??o que n?o teve acesso ? educa??o durante a inf?ncia e adolesc?ncia. ? concebida como uma modalidade do Ensino Fundamental e do Ensino M?dio, a qual garante, aos jovens e adultos precariamente escolarizados, educa??o que vai al?m da alfabetiza??o e das s?ries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo procurou retratar um novo entendimento sobre a pr?tica de ensino da Educa??o F?sica na EJA, que mais do que qualquer atitude, busca sanar as dificuldades que se constitui a partir das demandas educativas, das concep??es de ensino e aprendizagem e das atividades propostas. A conjuntura apreendida foi avaliada em seus aspectos te?ricos com identifica??o dos fatores que dificultam o trabalho docente, a fim de san?-las para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem. Esse estudo caracteriza-se, como uma pesquisa bibliogr?fica, qual propiciou descrever e analisar as pr?ticas pedag?gicas a luz da legisla??o educacional brasileira. A interfer?ncia na atua??o dos profissionais de Educa??o F?sica no cen?rio da EJA, mediante a necessidade de vivenciar um processo educativo mais eficaz, com o intento de n?o correr o risco de apenas transmitir o conhecimento ao aluno, mas, especialmente observar as mudan?as qualitativas na constru??o de sua aprendizagem, criando possibilidades de a??es transformadoras para um ensino promissor.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T15:21:05Z No. of bitstreams: 1 TCC - SIMARY MUNIZ DE OLIVEIRA.pdf: 751707 bytes, checksum: 95da070dd29a7311bcb98565bb5e9764 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T15:21:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - SIMARY MUNIZ DE OLIVEIRA.pdf: 751707 bytes, checksum: 95da070dd29a7311bcb98565bb5e9764 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-07T15:21:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - SIMARY MUNIZ DE OLIVEIRA.pdf: 751707 bytes, checksum: 95da070dd29a7311bcb98565bb5e9764 (MD5) Previous issue date: 2017-07-28Educa??o F?sicaEJAEnsino - aprendizagemAulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - SIMARY MUNIZ DE OLIVEIRA.pdfTCC - SIMARY MUNIZ DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf751707http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2157/1/TCC+-+SIMARY+MUNIZ+DE+OLIVEIRA.pdf95da070dd29a7311bcb98565bb5e9764MD51177683/21572022-07-07 12:21:23.177oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2157Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-07T15:21:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro |
title |
Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro |
spellingShingle |
Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro Oliveira, Simary Muniz de Educa??o F?sica EJA Ensino - aprendizagem |
title_short |
Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro |
title_full |
Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro |
title_fullStr |
Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro |
title_full_unstemmed |
Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro |
title_sort |
Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro |
author |
Oliveira, Simary Muniz de |
author_facet |
Oliveira, Simary Muniz de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Simary Muniz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o F?sica EJA Ensino - aprendizagem |
topic |
Educa??o F?sica EJA Ensino - aprendizagem |
description |
O presente trabalho monogr?fico tem como objetivo analisar a aplica??o da Educa??o F?sica Escolar na EJA com base na legisla??o brasileira inerente a esta modalidade de ensino. Conforme disp?e a Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o Nacional (LDBN 9394/96), a Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) busca atender ? camada da popula??o que n?o teve acesso ? educa??o durante a inf?ncia e adolesc?ncia. ? concebida como uma modalidade do Ensino Fundamental e do Ensino M?dio, a qual garante, aos jovens e adultos precariamente escolarizados, educa??o que vai al?m da alfabetiza??o e das s?ries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo procurou retratar um novo entendimento sobre a pr?tica de ensino da Educa??o F?sica na EJA, que mais do que qualquer atitude, busca sanar as dificuldades que se constitui a partir das demandas educativas, das concep??es de ensino e aprendizagem e das atividades propostas. A conjuntura apreendida foi avaliada em seus aspectos te?ricos com identifica??o dos fatores que dificultam o trabalho docente, a fim de san?-las para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem. Esse estudo caracteriza-se, como uma pesquisa bibliogr?fica, qual propiciou descrever e analisar as pr?ticas pedag?gicas a luz da legisla??o educacional brasileira. A interfer?ncia na atua??o dos profissionais de Educa??o F?sica no cen?rio da EJA, mediante a necessidade de vivenciar um processo educativo mais eficaz, com o intento de n?o correr o risco de apenas transmitir o conhecimento ao aluno, mas, especialmente observar as mudan?as qualitativas na constru??o de sua aprendizagem, criando possibilidades de a??es transformadoras para um ensino promissor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-07T15:21:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-07T15:21:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2157 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2157/1/TCC+-+SIMARY+MUNIZ+DE+OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95da070dd29a7311bcb98565bb5e9764 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660443262976000 |