Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Simary Muniz de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2157
Resumo: O presente trabalho monogr?fico tem como objetivo analisar a aplica??o da Educa??o F?sica Escolar na EJA com base na legisla??o brasileira inerente a esta modalidade de ensino. Conforme disp?e a Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o Nacional (LDBN 9394/96), a Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) busca atender ? camada da popula??o que n?o teve acesso ? educa??o durante a inf?ncia e adolesc?ncia. ? concebida como uma modalidade do Ensino Fundamental e do Ensino M?dio, a qual garante, aos jovens e adultos precariamente escolarizados, educa??o que vai al?m da alfabetiza??o e das s?ries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo procurou retratar um novo entendimento sobre a pr?tica de ensino da Educa??o F?sica na EJA, que mais do que qualquer atitude, busca sanar as dificuldades que se constitui a partir das demandas educativas, das concep??es de ensino e aprendizagem e das atividades propostas. A conjuntura apreendida foi avaliada em seus aspectos te?ricos com identifica??o dos fatores que dificultam o trabalho docente, a fim de san?-las para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem. Esse estudo caracteriza-se, como uma pesquisa bibliogr?fica, qual propiciou descrever e analisar as pr?ticas pedag?gicas a luz da legisla??o educacional brasileira. A interfer?ncia na atua??o dos profissionais de Educa??o F?sica no cen?rio da EJA, mediante a necessidade de vivenciar um processo educativo mais eficaz, com o intento de n?o correr o risco de apenas transmitir o conhecimento ao aluno, mas, especialmente observar as mudan?as qualitativas na constru??o de sua aprendizagem, criando possibilidades de a??es transformadoras para um ensino promissor.
id IFPB_9a7154bc86bbc642f9f40b96bb205ba3
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2157
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Oliveira, Simary Muniz de2022-07-07T15:21:23Z2022-07-07T15:21:23Z2017-07-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2157O presente trabalho monogr?fico tem como objetivo analisar a aplica??o da Educa??o F?sica Escolar na EJA com base na legisla??o brasileira inerente a esta modalidade de ensino. Conforme disp?e a Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o Nacional (LDBN 9394/96), a Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) busca atender ? camada da popula??o que n?o teve acesso ? educa??o durante a inf?ncia e adolesc?ncia. ? concebida como uma modalidade do Ensino Fundamental e do Ensino M?dio, a qual garante, aos jovens e adultos precariamente escolarizados, educa??o que vai al?m da alfabetiza??o e das s?ries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo procurou retratar um novo entendimento sobre a pr?tica de ensino da Educa??o F?sica na EJA, que mais do que qualquer atitude, busca sanar as dificuldades que se constitui a partir das demandas educativas, das concep??es de ensino e aprendizagem e das atividades propostas. A conjuntura apreendida foi avaliada em seus aspectos te?ricos com identifica??o dos fatores que dificultam o trabalho docente, a fim de san?-las para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem. Esse estudo caracteriza-se, como uma pesquisa bibliogr?fica, qual propiciou descrever e analisar as pr?ticas pedag?gicas a luz da legisla??o educacional brasileira. A interfer?ncia na atua??o dos profissionais de Educa??o F?sica no cen?rio da EJA, mediante a necessidade de vivenciar um processo educativo mais eficaz, com o intento de n?o correr o risco de apenas transmitir o conhecimento ao aluno, mas, especialmente observar as mudan?as qualitativas na constru??o de sua aprendizagem, criando possibilidades de a??es transformadoras para um ensino promissor.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T15:21:05Z No. of bitstreams: 1 TCC - SIMARY MUNIZ DE OLIVEIRA.pdf: 751707 bytes, checksum: 95da070dd29a7311bcb98565bb5e9764 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T15:21:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - SIMARY MUNIZ DE OLIVEIRA.pdf: 751707 bytes, checksum: 95da070dd29a7311bcb98565bb5e9764 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-07T15:21:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - SIMARY MUNIZ DE OLIVEIRA.pdf: 751707 bytes, checksum: 95da070dd29a7311bcb98565bb5e9764 (MD5) Previous issue date: 2017-07-28Educa??o F?sicaEJAEnsino - aprendizagemAulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - SIMARY MUNIZ DE OLIVEIRA.pdfTCC - SIMARY MUNIZ DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf751707http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2157/1/TCC+-+SIMARY+MUNIZ+DE+OLIVEIRA.pdf95da070dd29a7311bcb98565bb5e9764MD51177683/21572022-07-07 12:21:23.177oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2157Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-07T15:21:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro
title Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro
spellingShingle Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro
Oliveira, Simary Muniz de
Educa??o F?sica
EJA
Ensino - aprendizagem
title_short Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro
title_full Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro
title_fullStr Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro
title_full_unstemmed Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro
title_sort Aulas de Educa??o F?sica no EJA: uma reflex?o sobre ferramentas no ensino brasileiro
author Oliveira, Simary Muniz de
author_facet Oliveira, Simary Muniz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Simary Muniz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o F?sica
EJA
Ensino - aprendizagem
topic Educa??o F?sica
EJA
Ensino - aprendizagem
description O presente trabalho monogr?fico tem como objetivo analisar a aplica??o da Educa??o F?sica Escolar na EJA com base na legisla??o brasileira inerente a esta modalidade de ensino. Conforme disp?e a Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o Nacional (LDBN 9394/96), a Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) busca atender ? camada da popula??o que n?o teve acesso ? educa??o durante a inf?ncia e adolesc?ncia. ? concebida como uma modalidade do Ensino Fundamental e do Ensino M?dio, a qual garante, aos jovens e adultos precariamente escolarizados, educa??o que vai al?m da alfabetiza??o e das s?ries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo procurou retratar um novo entendimento sobre a pr?tica de ensino da Educa??o F?sica na EJA, que mais do que qualquer atitude, busca sanar as dificuldades que se constitui a partir das demandas educativas, das concep??es de ensino e aprendizagem e das atividades propostas. A conjuntura apreendida foi avaliada em seus aspectos te?ricos com identifica??o dos fatores que dificultam o trabalho docente, a fim de san?-las para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem. Esse estudo caracteriza-se, como uma pesquisa bibliogr?fica, qual propiciou descrever e analisar as pr?ticas pedag?gicas a luz da legisla??o educacional brasileira. A interfer?ncia na atua??o dos profissionais de Educa??o F?sica no cen?rio da EJA, mediante a necessidade de vivenciar um processo educativo mais eficaz, com o intento de n?o correr o risco de apenas transmitir o conhecimento ao aluno, mas, especialmente observar as mudan?as qualitativas na constru??o de sua aprendizagem, criando possibilidades de a??es transformadoras para um ensino promissor.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-07T15:21:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-07T15:21:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2157
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2157/1/TCC+-+SIMARY+MUNIZ+DE+OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95da070dd29a7311bcb98565bb5e9764
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660443262976000