Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2236 |
Resumo: | Objetivo: A relev?ncia deste trabalho consiste na discuss?o sobre a import?ncia das pr?ticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem do aluno. M?todos: A amostra foi composta por 15 docentes da Rede Estadual da cidade de Sousa-PB. Caracterizando-se como uma pesquisa de campo de cunho quanti e qualitativo, de modo descritivo. A coleta de dados foi atrav?s de uma entrevista com os professores, os quais responderam perguntas relacionadas ao tipo de avalia??o escolar e para que servir na educa??o f?sica; em que momento realizavam a??es avaliativas nas aulas; quais os tipos de verifica??es utilizados nas aulas; entender o porqu? de utilizarem esses m?todos, se acham que s?o satisfat?rios ou n?o e, por ?ltimo, se eles mudariam sua did?tica de avalia??o dependendo do aprendizado da turma ou sempre ? o mesmo m?todo. A forma de an?lise dos dados foi a partir do sujeito, logo ap?s categorizar algumas respostas para an?lise descritiva dos dados no Microsoft Excel 2010 de forma qualitativa. Resultados: Os resultados apontam que cerca de 53,3% da amostra entendem a avalia??o de forma classificat?ria, 46,6% disseram que as a??es avaliativas eram realizadas no final de cada aula, 40% falaram que utilizavam todos os tipos de avalia??es, sem seguir um padr?o no curr?culo, 66,6% acredita que seu m?todo ? satisfat?rio e 80% da amostra afirmou que mudava sua did?tica de avalia??o conforme as turmas. Conclus?o: Conclui-se que os m?todos de avalia??o utilizados pelos professores n?o t?m uma metodologia definida e percebe-se que n?o est?o intimamente relacionado com os conte?dos. |
id |
IFPB_3656206348502a21a2e1358cd1d1859b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2236 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Maria Andriele Gadelha de2022-07-25T14:22:46Z2022-07-25T14:22:46Z2019-01-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2236Objetivo: A relev?ncia deste trabalho consiste na discuss?o sobre a import?ncia das pr?ticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem do aluno. M?todos: A amostra foi composta por 15 docentes da Rede Estadual da cidade de Sousa-PB. Caracterizando-se como uma pesquisa de campo de cunho quanti e qualitativo, de modo descritivo. A coleta de dados foi atrav?s de uma entrevista com os professores, os quais responderam perguntas relacionadas ao tipo de avalia??o escolar e para que servir na educa??o f?sica; em que momento realizavam a??es avaliativas nas aulas; quais os tipos de verifica??es utilizados nas aulas; entender o porqu? de utilizarem esses m?todos, se acham que s?o satisfat?rios ou n?o e, por ?ltimo, se eles mudariam sua did?tica de avalia??o dependendo do aprendizado da turma ou sempre ? o mesmo m?todo. A forma de an?lise dos dados foi a partir do sujeito, logo ap?s categorizar algumas respostas para an?lise descritiva dos dados no Microsoft Excel 2010 de forma qualitativa. Resultados: Os resultados apontam que cerca de 53,3% da amostra entendem a avalia??o de forma classificat?ria, 46,6% disseram que as a??es avaliativas eram realizadas no final de cada aula, 40% falaram que utilizavam todos os tipos de avalia??es, sem seguir um padr?o no curr?culo, 66,6% acredita que seu m?todo ? satisfat?rio e 80% da amostra afirmou que mudava sua did?tica de avalia??o conforme as turmas. Conclus?o: Conclui-se que os m?todos de avalia??o utilizados pelos professores n?o t?m uma metodologia definida e percebe-se que n?o est?o intimamente relacionado com os conte?dos.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-25T14:22:46Z No. of bitstreams: 1 TCC - MARIA ANDRIELE GADELHA DE OLIVEIRA.pdf: 496411 bytes, checksum: c062ac512699b029e0b10df291cb973b (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-25T14:22:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - MARIA ANDRIELE GADELHA DE OLIVEIRA.pdf: 496411 bytes, checksum: c062ac512699b029e0b10df291cb973b (MD5) Previous issue date: 2019-01-01Avalia??oEnsino-aprendizagemEduca??o f?sicaPr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - MARIA ANDRIELE GADELHA DE OLIVEIRA.pdfTCC - MARIA ANDRIELE GADELHA DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf496411http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2236/1/TCC+-+MARIA+ANDRIELE+GADELHA+DE+OLIVEIRA.pdfc062ac512699b029e0b10df291cb973bMD51177683/22362022-07-25 11:22:46.989oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2236Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-25T14:22:46Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB |
title |
Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB |
spellingShingle |
Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB Oliveira, Maria Andriele Gadelha de Avalia??o Ensino-aprendizagem Educa??o f?sica |
title_short |
Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB |
title_full |
Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB |
title_fullStr |
Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB |
title_full_unstemmed |
Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB |
title_sort |
Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB |
author |
Oliveira, Maria Andriele Gadelha de |
author_facet |
Oliveira, Maria Andriele Gadelha de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Andriele Gadelha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avalia??o Ensino-aprendizagem Educa??o f?sica |
topic |
Avalia??o Ensino-aprendizagem Educa??o f?sica |
description |
Objetivo: A relev?ncia deste trabalho consiste na discuss?o sobre a import?ncia das pr?ticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem do aluno. M?todos: A amostra foi composta por 15 docentes da Rede Estadual da cidade de Sousa-PB. Caracterizando-se como uma pesquisa de campo de cunho quanti e qualitativo, de modo descritivo. A coleta de dados foi atrav?s de uma entrevista com os professores, os quais responderam perguntas relacionadas ao tipo de avalia??o escolar e para que servir na educa??o f?sica; em que momento realizavam a??es avaliativas nas aulas; quais os tipos de verifica??es utilizados nas aulas; entender o porqu? de utilizarem esses m?todos, se acham que s?o satisfat?rios ou n?o e, por ?ltimo, se eles mudariam sua did?tica de avalia??o dependendo do aprendizado da turma ou sempre ? o mesmo m?todo. A forma de an?lise dos dados foi a partir do sujeito, logo ap?s categorizar algumas respostas para an?lise descritiva dos dados no Microsoft Excel 2010 de forma qualitativa. Resultados: Os resultados apontam que cerca de 53,3% da amostra entendem a avalia??o de forma classificat?ria, 46,6% disseram que as a??es avaliativas eram realizadas no final de cada aula, 40% falaram que utilizavam todos os tipos de avalia??es, sem seguir um padr?o no curr?culo, 66,6% acredita que seu m?todo ? satisfat?rio e 80% da amostra afirmou que mudava sua did?tica de avalia??o conforme as turmas. Conclus?o: Conclui-se que os m?todos de avalia??o utilizados pelos professores n?o t?m uma metodologia definida e percebe-se que n?o est?o intimamente relacionado com os conte?dos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-25T14:22:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-25T14:22:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2236 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2236/1/TCC+-+MARIA+ANDRIELE+GADELHA+DE+OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c062ac512699b029e0b10df291cb973b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444117565440 |