Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Andriele Gadelha de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2236
Resumo: Objetivo: A relev?ncia deste trabalho consiste na discuss?o sobre a import?ncia das pr?ticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem do aluno. M?todos: A amostra foi composta por 15 docentes da Rede Estadual da cidade de Sousa-PB. Caracterizando-se como uma pesquisa de campo de cunho quanti e qualitativo, de modo descritivo. A coleta de dados foi atrav?s de uma entrevista com os professores, os quais responderam perguntas relacionadas ao tipo de avalia??o escolar e para que servir na educa??o f?sica; em que momento realizavam a??es avaliativas nas aulas; quais os tipos de verifica??es utilizados nas aulas; entender o porqu? de utilizarem esses m?todos, se acham que s?o satisfat?rios ou n?o e, por ?ltimo, se eles mudariam sua did?tica de avalia??o dependendo do aprendizado da turma ou sempre ? o mesmo m?todo. A forma de an?lise dos dados foi a partir do sujeito, logo ap?s categorizar algumas respostas para an?lise descritiva dos dados no Microsoft Excel 2010 de forma qualitativa. Resultados: Os resultados apontam que cerca de 53,3% da amostra entendem a avalia??o de forma classificat?ria, 46,6% disseram que as a??es avaliativas eram realizadas no final de cada aula, 40% falaram que utilizavam todos os tipos de avalia??es, sem seguir um padr?o no curr?culo, 66,6% acredita que seu m?todo ? satisfat?rio e 80% da amostra afirmou que mudava sua did?tica de avalia??o conforme as turmas. Conclus?o: Conclui-se que os m?todos de avalia??o utilizados pelos professores n?o t?m uma metodologia definida e percebe-se que n?o est?o intimamente relacionado com os conte?dos.
id IFPB_3656206348502a21a2e1358cd1d1859b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2236
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Oliveira, Maria Andriele Gadelha de2022-07-25T14:22:46Z2022-07-25T14:22:46Z2019-01-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2236Objetivo: A relev?ncia deste trabalho consiste na discuss?o sobre a import?ncia das pr?ticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem do aluno. M?todos: A amostra foi composta por 15 docentes da Rede Estadual da cidade de Sousa-PB. Caracterizando-se como uma pesquisa de campo de cunho quanti e qualitativo, de modo descritivo. A coleta de dados foi atrav?s de uma entrevista com os professores, os quais responderam perguntas relacionadas ao tipo de avalia??o escolar e para que servir na educa??o f?sica; em que momento realizavam a??es avaliativas nas aulas; quais os tipos de verifica??es utilizados nas aulas; entender o porqu? de utilizarem esses m?todos, se acham que s?o satisfat?rios ou n?o e, por ?ltimo, se eles mudariam sua did?tica de avalia??o dependendo do aprendizado da turma ou sempre ? o mesmo m?todo. A forma de an?lise dos dados foi a partir do sujeito, logo ap?s categorizar algumas respostas para an?lise descritiva dos dados no Microsoft Excel 2010 de forma qualitativa. Resultados: Os resultados apontam que cerca de 53,3% da amostra entendem a avalia??o de forma classificat?ria, 46,6% disseram que as a??es avaliativas eram realizadas no final de cada aula, 40% falaram que utilizavam todos os tipos de avalia??es, sem seguir um padr?o no curr?culo, 66,6% acredita que seu m?todo ? satisfat?rio e 80% da amostra afirmou que mudava sua did?tica de avalia??o conforme as turmas. Conclus?o: Conclui-se que os m?todos de avalia??o utilizados pelos professores n?o t?m uma metodologia definida e percebe-se que n?o est?o intimamente relacionado com os conte?dos.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-25T14:22:46Z No. of bitstreams: 1 TCC - MARIA ANDRIELE GADELHA DE OLIVEIRA.pdf: 496411 bytes, checksum: c062ac512699b029e0b10df291cb973b (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-25T14:22:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - MARIA ANDRIELE GADELHA DE OLIVEIRA.pdf: 496411 bytes, checksum: c062ac512699b029e0b10df291cb973b (MD5) Previous issue date: 2019-01-01Avalia??oEnsino-aprendizagemEduca??o f?sicaPr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - MARIA ANDRIELE GADELHA DE OLIVEIRA.pdfTCC - MARIA ANDRIELE GADELHA DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf496411http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2236/1/TCC+-+MARIA+ANDRIELE+GADELHA+DE+OLIVEIRA.pdfc062ac512699b029e0b10df291cb973bMD51177683/22362022-07-25 11:22:46.989oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2236Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-25T14:22:46Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB
title Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB
spellingShingle Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB
Oliveira, Maria Andriele Gadelha de
Avalia??o
Ensino-aprendizagem
Educa??o f?sica
title_short Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB
title_full Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB
title_fullStr Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB
title_full_unstemmed Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB
title_sort Pr?ticas avaliativas em aulas de Educa??o F?sica nas escolas estaduais de Sousa-PB
author Oliveira, Maria Andriele Gadelha de
author_facet Oliveira, Maria Andriele Gadelha de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Andriele Gadelha de
dc.subject.por.fl_str_mv Avalia??o
Ensino-aprendizagem
Educa??o f?sica
topic Avalia??o
Ensino-aprendizagem
Educa??o f?sica
description Objetivo: A relev?ncia deste trabalho consiste na discuss?o sobre a import?ncia das pr?ticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem do aluno. M?todos: A amostra foi composta por 15 docentes da Rede Estadual da cidade de Sousa-PB. Caracterizando-se como uma pesquisa de campo de cunho quanti e qualitativo, de modo descritivo. A coleta de dados foi atrav?s de uma entrevista com os professores, os quais responderam perguntas relacionadas ao tipo de avalia??o escolar e para que servir na educa??o f?sica; em que momento realizavam a??es avaliativas nas aulas; quais os tipos de verifica??es utilizados nas aulas; entender o porqu? de utilizarem esses m?todos, se acham que s?o satisfat?rios ou n?o e, por ?ltimo, se eles mudariam sua did?tica de avalia??o dependendo do aprendizado da turma ou sempre ? o mesmo m?todo. A forma de an?lise dos dados foi a partir do sujeito, logo ap?s categorizar algumas respostas para an?lise descritiva dos dados no Microsoft Excel 2010 de forma qualitativa. Resultados: Os resultados apontam que cerca de 53,3% da amostra entendem a avalia??o de forma classificat?ria, 46,6% disseram que as a??es avaliativas eram realizadas no final de cada aula, 40% falaram que utilizavam todos os tipos de avalia??es, sem seguir um padr?o no curr?culo, 66,6% acredita que seu m?todo ? satisfat?rio e 80% da amostra afirmou que mudava sua did?tica de avalia??o conforme as turmas. Conclus?o: Conclui-se que os m?todos de avalia??o utilizados pelos professores n?o t?m uma metodologia definida e percebe-se que n?o est?o intimamente relacionado com os conte?dos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-25T14:22:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-25T14:22:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2236
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2236/1/TCC+-+MARIA+ANDRIELE+GADELHA+DE+OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c062ac512699b029e0b10df291cb973b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444117565440