TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1598 |
Resumo: | As Teorias de Aprendizagem (TA) detalham e explicam como acontece o desenvolvimento mental e a aprendizagem do indiv?duo. Numa perspectiva educacional, elas apontam os fatores internos e externos que influenciam a aprendizagem do aluno. Desse modo, observa-se sua import?ncia na forma??o dos docentes. Mas, muitos professores n?o s?o capacitados o suficiente a ponto de essas teorias influenciarem positivamente seus m?todos de ensino. O objetivo deste trabalho ? identificar lacunas na forma??o dos professores ? em particular professores de f?sica - com rela??o ao ensino e aprendizagem dessas teorias na sua gradua??o. No referencial te?rico, aborda-se tr?s das principais teorias de ensino, as quais foram: Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget; Teoria da Media??o de Vygotsky e Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A pesquisa de campo com os professores teve como base essas teorias e realizou-se em quatro etapas: na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa bibliogr?fica dessas teorias; na segunda etapa, desenvolveu-se o instrumento de pesquisa (question?rio); na terceira etapa, foi feita a aplica??o de um question?rio e; na quarta etapa, realizou-se a an?lise dos dados coletados. Os resultados apontaram que a maioria dos professores consultados n?o t?m conhecimentos de conceitos b?sicos dessas teorias. Portanto, elas n?o est?o embasando ou contribuindo para sua pr?tica de ensino. |
id |
IFPB_bb041ec634f04e10bf59f6e2a9449080 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1598 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Novo, JoseLucena, FranciscoNeves, DeyseAraujo, Jefferson2021-07-16T23:54:35Z2021-07-16T23:54:35Z2021-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1598As Teorias de Aprendizagem (TA) detalham e explicam como acontece o desenvolvimento mental e a aprendizagem do indiv?duo. Numa perspectiva educacional, elas apontam os fatores internos e externos que influenciam a aprendizagem do aluno. Desse modo, observa-se sua import?ncia na forma??o dos docentes. Mas, muitos professores n?o s?o capacitados o suficiente a ponto de essas teorias influenciarem positivamente seus m?todos de ensino. O objetivo deste trabalho ? identificar lacunas na forma??o dos professores ? em particular professores de f?sica - com rela??o ao ensino e aprendizagem dessas teorias na sua gradua??o. No referencial te?rico, aborda-se tr?s das principais teorias de ensino, as quais foram: Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget; Teoria da Media??o de Vygotsky e Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A pesquisa de campo com os professores teve como base essas teorias e realizou-se em quatro etapas: na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa bibliogr?fica dessas teorias; na segunda etapa, desenvolveu-se o instrumento de pesquisa (question?rio); na terceira etapa, foi feita a aplica??o de um question?rio e; na quarta etapa, realizou-se a an?lise dos dados coletados. Os resultados apontaram que a maioria dos professores consultados n?o t?m conhecimentos de conceitos b?sicos dessas teorias. Portanto, elas n?o est?o embasando ou contribuindo para sua pr?tica de ensino.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-16T23:09:11Z No. of bitstreams: 2 TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA_Jose Raniel Rodrigues Novo.pdf: 580199 bytes, checksum: 59586e01b71a1d716c5e79cdea847c31 (MD5) Ata de Defesa_Jose Raniel Rodrigues Novo.pdf: 250401 bytes, checksum: 77d926007b563a294722dffa2715b1f9 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-16T23:54:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA_Jose Raniel Rodrigues Novo.pdf: 580199 bytes, checksum: 59586e01b71a1d716c5e79cdea847c31 (MD5) Ata de Defesa_Jose Raniel Rodrigues Novo.pdf: 250401 bytes, checksum: 77d926007b563a294722dffa2715b1f9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-16T23:54:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA_Jose Raniel Rodrigues Novo.pdf: 580199 bytes, checksum: 59586e01b71a1d716c5e79cdea847c31 (MD5) Ata de Defesa_Jose Raniel Rodrigues Novo.pdf: 250401 bytes, checksum: 77d926007b563a294722dffa2715b1f9 (MD5) Previous issue date: 2021-01Teorias da AprendizagemForma??o de professores em fisicaEnsino de F?sicaTEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALTEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA_Jose Raniel Rodrigues Novo.pdfTEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA_Jose Raniel Rodrigues Novo.pdfapplication/pdf580199http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1598/1/TEORIAS+DE+APRENDIZAGEM+E+A+FORMA%C3%87%C3%83O+DOCENTE+EM+F%C3%8DSICA_Jose+Raniel+Rodrigues+Novo.pdf59586e01b71a1d716c5e79cdea847c31MD51Ata de Defesa_Jose Raniel Rodrigues Novo.pdfAta de Defesa_Jose Raniel Rodrigues Novo.pdfapplication/pdf250401http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1598/2/Ata+de+Defesa_Jose+Raniel+Rodrigues+Novo.pdf77d926007b563a294722dffa2715b1f9MD52177683/15982021-07-16 20:54:35.149oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1598Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-16T23:54:35Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA |
title |
TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA |
spellingShingle |
TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA Novo, Jose Teorias da Aprendizagem Forma??o de professores em fisica Ensino de F?sica |
title_short |
TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA |
title_full |
TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA |
title_fullStr |
TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA |
title_full_unstemmed |
TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA |
title_sort |
TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMA??O DOCENTE EM F?SICA |
author |
Novo, Jose |
author_facet |
Novo, Jose Lucena, Francisco Neves, Deyse Araujo, Jefferson |
author_role |
author |
author2 |
Lucena, Francisco Neves, Deyse Araujo, Jefferson |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novo, Jose Lucena, Francisco Neves, Deyse Araujo, Jefferson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorias da Aprendizagem Forma??o de professores em fisica Ensino de F?sica |
topic |
Teorias da Aprendizagem Forma??o de professores em fisica Ensino de F?sica |
description |
As Teorias de Aprendizagem (TA) detalham e explicam como acontece o desenvolvimento mental e a aprendizagem do indiv?duo. Numa perspectiva educacional, elas apontam os fatores internos e externos que influenciam a aprendizagem do aluno. Desse modo, observa-se sua import?ncia na forma??o dos docentes. Mas, muitos professores n?o s?o capacitados o suficiente a ponto de essas teorias influenciarem positivamente seus m?todos de ensino. O objetivo deste trabalho ? identificar lacunas na forma??o dos professores ? em particular professores de f?sica - com rela??o ao ensino e aprendizagem dessas teorias na sua gradua??o. No referencial te?rico, aborda-se tr?s das principais teorias de ensino, as quais foram: Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget; Teoria da Media??o de Vygotsky e Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A pesquisa de campo com os professores teve como base essas teorias e realizou-se em quatro etapas: na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa bibliogr?fica dessas teorias; na segunda etapa, desenvolveu-se o instrumento de pesquisa (question?rio); na terceira etapa, foi feita a aplica??o de um question?rio e; na quarta etapa, realizou-se a an?lise dos dados coletados. Os resultados apontaram que a maioria dos professores consultados n?o t?m conhecimentos de conceitos b?sicos dessas teorias. Portanto, elas n?o est?o embasando ou contribuindo para sua pr?tica de ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-16T23:54:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-16T23:54:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1598 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1598/1/TEORIAS+DE+APRENDIZAGEM+E+A+FORMA%C3%87%C3%83O+DOCENTE+EM+F%C3%8DSICA_Jose+Raniel+Rodrigues+Novo.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1598/2/Ata+de+Defesa_Jose+Raniel+Rodrigues+Novo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59586e01b71a1d716c5e79cdea847c31 77d926007b563a294722dffa2715b1f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439283630080 |