Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2697 |
Resumo: | O desempenho acad?mico dos estudantes de gradua??o tem sido relacionado com o uso adequado das estrat?gias de estudo e de aprendizagem. Desta forma, ? crucial o conhecimento e desenvolvimento dessas estrat?gias para que o complexo de ensino-aprendizagem seja significativo. O objetivo do presente trabalho foi analisar as estrat?gias de estudo e aprendizagem dos licenciandos em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa, relacionando-as ao desempenho acad?mico daqueles nas disciplinas de Qu?mica Geral I, Qu?mica Org?nica I, Qu?mica Org?nica III e F?sico-Qu?mica II, tendo em vista que estas apresentam maior ?ndice de reten??o escolar. Para isso, foram aplicados um question?rio sociodemogr?fico e o LASSI (Invent?rio de Estrat?gias de Estudo e Aprendizagem). O LASSI ? um invent?rio que pode servir como instrumento de aux?lio e interven??o para compreender as estrat?gias de estudo utilizadas pelos alunos e desta forma tentar sanar a reten??o escolar. A aplica??o do Invent?rio e do question?rio se deu de modo coletivo na sala de aula e durou cerca de 50 minutos. Os estudantes foram orientados a responderem o LASSI pensando na disciplina que fizesse refer?ncia a seu respectivo per?odo. Com a aplica??o do LASSI, notou-se valores de scores relativamente baixos para todas as disciplinas analisadas e categorias do instrumento. Os resultados mostram que os estudantes podem n?o estar atentos ?s estrat?gias que est?o utilizando, ou que nem mesmo as conhe?am e, desta forma, n?o consigam geri-las de modo satisfat?rio. |
id |
IFPB_603b448208fbcfe52a32d33550194f86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2697 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
GOMES, Mirelly Alexandre2023-01-06T10:50:17Z2023-01-06T10:50:17Z2019-10-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2697O desempenho acad?mico dos estudantes de gradua??o tem sido relacionado com o uso adequado das estrat?gias de estudo e de aprendizagem. Desta forma, ? crucial o conhecimento e desenvolvimento dessas estrat?gias para que o complexo de ensino-aprendizagem seja significativo. O objetivo do presente trabalho foi analisar as estrat?gias de estudo e aprendizagem dos licenciandos em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa, relacionando-as ao desempenho acad?mico daqueles nas disciplinas de Qu?mica Geral I, Qu?mica Org?nica I, Qu?mica Org?nica III e F?sico-Qu?mica II, tendo em vista que estas apresentam maior ?ndice de reten??o escolar. Para isso, foram aplicados um question?rio sociodemogr?fico e o LASSI (Invent?rio de Estrat?gias de Estudo e Aprendizagem). O LASSI ? um invent?rio que pode servir como instrumento de aux?lio e interven??o para compreender as estrat?gias de estudo utilizadas pelos alunos e desta forma tentar sanar a reten??o escolar. A aplica??o do Invent?rio e do question?rio se deu de modo coletivo na sala de aula e durou cerca de 50 minutos. Os estudantes foram orientados a responderem o LASSI pensando na disciplina que fizesse refer?ncia a seu respectivo per?odo. Com a aplica??o do LASSI, notou-se valores de scores relativamente baixos para todas as disciplinas analisadas e categorias do instrumento. Os resultados mostram que os estudantes podem n?o estar atentos ?s estrat?gias que est?o utilizando, ou que nem mesmo as conhe?am e, desta forma, n?o consigam geri-las de modo satisfat?rio.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T10:50:17Z No. of bitstreams: 2 Mirelly - TCC.pdf: 2611878 bytes, checksum: b0e6d0bf5ebb53c7e159c9732f6e3bb2 (MD5) Mirelly - Termo de Autoriza??o.pdf: 416762 bytes, checksum: 783e34814217033b028e9c5f22559be0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T10:50:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Mirelly - TCC.pdf: 2611878 bytes, checksum: b0e6d0bf5ebb53c7e159c9732f6e3bb2 (MD5) Mirelly - Termo de Autoriza??o.pdf: 416762 bytes, checksum: 783e34814217033b028e9c5f22559be0 (MD5) Previous issue date: 2019-10-30Estudo - estrat?giasAprendizagemLASSIReten??o escolarAverigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALMirelly - TCC.pdfMirelly - TCC.pdfapplication/pdf2611878http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2697/1/Mirelly+-+TCC.pdfb0e6d0bf5ebb53c7e159c9732f6e3bb2MD51Mirelly - Termo de Autoriza??o.pdfMirelly - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf416762http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2697/2/Mirelly+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf783e34814217033b028e9c5f22559be0MD52177683/26972023-01-06 07:50:17.182oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2697Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-06T10:50:17Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa |
title |
Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa |
spellingShingle |
Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa GOMES, Mirelly Alexandre Estudo - estrat?gias Aprendizagem LASSI Reten??o escolar |
title_short |
Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa |
title_full |
Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa |
title_fullStr |
Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa |
title_full_unstemmed |
Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa |
title_sort |
Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa |
author |
GOMES, Mirelly Alexandre |
author_facet |
GOMES, Mirelly Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Mirelly Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo - estrat?gias Aprendizagem LASSI Reten??o escolar |
topic |
Estudo - estrat?gias Aprendizagem LASSI Reten??o escolar |
description |
O desempenho acad?mico dos estudantes de gradua??o tem sido relacionado com o uso adequado das estrat?gias de estudo e de aprendizagem. Desta forma, ? crucial o conhecimento e desenvolvimento dessas estrat?gias para que o complexo de ensino-aprendizagem seja significativo. O objetivo do presente trabalho foi analisar as estrat?gias de estudo e aprendizagem dos licenciandos em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa, relacionando-as ao desempenho acad?mico daqueles nas disciplinas de Qu?mica Geral I, Qu?mica Org?nica I, Qu?mica Org?nica III e F?sico-Qu?mica II, tendo em vista que estas apresentam maior ?ndice de reten??o escolar. Para isso, foram aplicados um question?rio sociodemogr?fico e o LASSI (Invent?rio de Estrat?gias de Estudo e Aprendizagem). O LASSI ? um invent?rio que pode servir como instrumento de aux?lio e interven??o para compreender as estrat?gias de estudo utilizadas pelos alunos e desta forma tentar sanar a reten??o escolar. A aplica??o do Invent?rio e do question?rio se deu de modo coletivo na sala de aula e durou cerca de 50 minutos. Os estudantes foram orientados a responderem o LASSI pensando na disciplina que fizesse refer?ncia a seu respectivo per?odo. Com a aplica??o do LASSI, notou-se valores de scores relativamente baixos para todas as disciplinas analisadas e categorias do instrumento. Os resultados mostram que os estudantes podem n?o estar atentos ?s estrat?gias que est?o utilizando, ou que nem mesmo as conhe?am e, desta forma, n?o consigam geri-las de modo satisfat?rio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-06T10:50:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-06T10:50:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2697 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2697/1/Mirelly+-+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2697/2/Mirelly+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0e6d0bf5ebb53c7e159c9732f6e3bb2 783e34814217033b028e9c5f22559be0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447035752448 |