Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Marcia Ramos da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3882
Resumo: ? not?rio que o Brasil traz resqu?cios de um processo que foi marcado pela dor e pela explora??o por meio da escravid?o negra e ind?gena, isso faz com que pensemos que a educa??o n?o pode se abster de discutir as tem?ticas ?tnico-raciais, principalmente nas forma??es iniciais de professores, assim o presente artigo objetiva analisar como os Projetos Pedag?gicos de Cursos (PPCs) dos cursos de licenciatura de diferentes IES da Rede Federal de Educa??o Profissional e Tecnol?gica do pa?s, referenciados com notas de excel?ncia (conceito 5) conforme a avalia??o externa in loco, abordam a tem?tica das rela??es ?tnico-raciais na forma??o inicial de professores e como o NEABI ? apresentado, atrav?s de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva documental, que se utilizou da an?lise de 40 projetos pedag?gicos dos cursos de licenciaturas, onde apenas 16 ofertam o NEABI, dentre os quais poucos demonstram clareza quanto as a??es desenvolvidas, logo h? um distanciamento entre a efetiva??o do que se prop?e nos documentos legais e a realidade, pois, embora haja in?meros dispositivos que sinalizam a import?ncia das discuss?es ?tnico-racial nos IES, poucos PPCs garantem a efetiva??o destas discuss?es em seus espa?os de forma??o inicial.
id IFPB_6be561dc5162a9a8b85e32f4fa36300c
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3882
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Amaral, Marcia Ramos da Silva2024-09-05T11:14:31Z2024-09-05T11:14:31Z2023-12-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3882? not?rio que o Brasil traz resqu?cios de um processo que foi marcado pela dor e pela explora??o por meio da escravid?o negra e ind?gena, isso faz com que pensemos que a educa??o n?o pode se abster de discutir as tem?ticas ?tnico-raciais, principalmente nas forma??es iniciais de professores, assim o presente artigo objetiva analisar como os Projetos Pedag?gicos de Cursos (PPCs) dos cursos de licenciatura de diferentes IES da Rede Federal de Educa??o Profissional e Tecnol?gica do pa?s, referenciados com notas de excel?ncia (conceito 5) conforme a avalia??o externa in loco, abordam a tem?tica das rela??es ?tnico-raciais na forma??o inicial de professores e como o NEABI ? apresentado, atrav?s de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva documental, que se utilizou da an?lise de 40 projetos pedag?gicos dos cursos de licenciaturas, onde apenas 16 ofertam o NEABI, dentre os quais poucos demonstram clareza quanto as a??es desenvolvidas, logo h? um distanciamento entre a efetiva??o do que se prop?e nos documentos legais e a realidade, pois, embora haja in?meros dispositivos que sinalizam a import?ncia das discuss?es ?tnico-racial nos IES, poucos PPCs garantem a efetiva??o destas discuss?es em seus espa?os de forma??o inicial.Submitted by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2024-09-05T11:14:31Z No. of bitstreams: 1 MARCIA RAMOS DA SILVA AMARAL.pdf: 504454 bytes, checksum: de7c4f5fd84822f3e57714cb76d2948b (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-05T11:14:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCIA RAMOS DA SILVA AMARAL.pdf: 504454 bytes, checksum: de7c4f5fd84822f3e57714cb76d2948b (MD5) Previous issue date: 2023-12-02Educa??o F?sicaEnsino ?tnico-raciaisForma??o de ProfessoresEduca??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALMARCIA RAMOS DA SILVA AMARAL.pdfMARCIA RAMOS DA SILVA AMARAL.pdfapplication/pdf504454http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3882/1/MARCIA+RAMOS+DA+SILVA+AMARAL.pdfde7c4f5fd84822f3e57714cb76d2948bMD51177683/38822024-09-05 08:14:31.419oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3882Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-09-05T11:14:31Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos
title Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos
spellingShingle Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos
Amaral, Marcia Ramos da Silva
Educa??o F?sica
Ensino ?tnico-raciais
Forma??o de Professores
title_short Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos
title_full Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos
title_fullStr Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos
title_full_unstemmed Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos
title_sort Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos
author Amaral, Marcia Ramos da Silva
author_facet Amaral, Marcia Ramos da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Marcia Ramos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o F?sica
Ensino ?tnico-raciais
Forma??o de Professores
topic Educa??o F?sica
Ensino ?tnico-raciais
Forma??o de Professores
description ? not?rio que o Brasil traz resqu?cios de um processo que foi marcado pela dor e pela explora??o por meio da escravid?o negra e ind?gena, isso faz com que pensemos que a educa??o n?o pode se abster de discutir as tem?ticas ?tnico-raciais, principalmente nas forma??es iniciais de professores, assim o presente artigo objetiva analisar como os Projetos Pedag?gicos de Cursos (PPCs) dos cursos de licenciatura de diferentes IES da Rede Federal de Educa??o Profissional e Tecnol?gica do pa?s, referenciados com notas de excel?ncia (conceito 5) conforme a avalia??o externa in loco, abordam a tem?tica das rela??es ?tnico-raciais na forma??o inicial de professores e como o NEABI ? apresentado, atrav?s de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva documental, que se utilizou da an?lise de 40 projetos pedag?gicos dos cursos de licenciaturas, onde apenas 16 ofertam o NEABI, dentre os quais poucos demonstram clareza quanto as a??es desenvolvidas, logo h? um distanciamento entre a efetiva??o do que se prop?e nos documentos legais e a realidade, pois, embora haja in?meros dispositivos que sinalizam a import?ncia das discuss?es ?tnico-racial nos IES, poucos PPCs garantem a efetiva??o destas discuss?es em seus espa?os de forma??o inicial.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-05T11:14:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-05T11:14:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3882
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3882/1/MARCIA+RAMOS+DA+SILVA+AMARAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv de7c4f5fd84822f3e57714cb76d2948b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1810022431277973504