Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3882 |
Resumo: | ? not?rio que o Brasil traz resqu?cios de um processo que foi marcado pela dor e pela explora??o por meio da escravid?o negra e ind?gena, isso faz com que pensemos que a educa??o n?o pode se abster de discutir as tem?ticas ?tnico-raciais, principalmente nas forma??es iniciais de professores, assim o presente artigo objetiva analisar como os Projetos Pedag?gicos de Cursos (PPCs) dos cursos de licenciatura de diferentes IES da Rede Federal de Educa??o Profissional e Tecnol?gica do pa?s, referenciados com notas de excel?ncia (conceito 5) conforme a avalia??o externa in loco, abordam a tem?tica das rela??es ?tnico-raciais na forma??o inicial de professores e como o NEABI ? apresentado, atrav?s de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva documental, que se utilizou da an?lise de 40 projetos pedag?gicos dos cursos de licenciaturas, onde apenas 16 ofertam o NEABI, dentre os quais poucos demonstram clareza quanto as a??es desenvolvidas, logo h? um distanciamento entre a efetiva??o do que se prop?e nos documentos legais e a realidade, pois, embora haja in?meros dispositivos que sinalizam a import?ncia das discuss?es ?tnico-racial nos IES, poucos PPCs garantem a efetiva??o destas discuss?es em seus espa?os de forma??o inicial. |
id |
IFPB_6be561dc5162a9a8b85e32f4fa36300c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3882 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Amaral, Marcia Ramos da Silva2024-09-05T11:14:31Z2024-09-05T11:14:31Z2023-12-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3882? not?rio que o Brasil traz resqu?cios de um processo que foi marcado pela dor e pela explora??o por meio da escravid?o negra e ind?gena, isso faz com que pensemos que a educa??o n?o pode se abster de discutir as tem?ticas ?tnico-raciais, principalmente nas forma??es iniciais de professores, assim o presente artigo objetiva analisar como os Projetos Pedag?gicos de Cursos (PPCs) dos cursos de licenciatura de diferentes IES da Rede Federal de Educa??o Profissional e Tecnol?gica do pa?s, referenciados com notas de excel?ncia (conceito 5) conforme a avalia??o externa in loco, abordam a tem?tica das rela??es ?tnico-raciais na forma??o inicial de professores e como o NEABI ? apresentado, atrav?s de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva documental, que se utilizou da an?lise de 40 projetos pedag?gicos dos cursos de licenciaturas, onde apenas 16 ofertam o NEABI, dentre os quais poucos demonstram clareza quanto as a??es desenvolvidas, logo h? um distanciamento entre a efetiva??o do que se prop?e nos documentos legais e a realidade, pois, embora haja in?meros dispositivos que sinalizam a import?ncia das discuss?es ?tnico-racial nos IES, poucos PPCs garantem a efetiva??o destas discuss?es em seus espa?os de forma??o inicial.Submitted by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2024-09-05T11:14:31Z No. of bitstreams: 1 MARCIA RAMOS DA SILVA AMARAL.pdf: 504454 bytes, checksum: de7c4f5fd84822f3e57714cb76d2948b (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-05T11:14:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCIA RAMOS DA SILVA AMARAL.pdf: 504454 bytes, checksum: de7c4f5fd84822f3e57714cb76d2948b (MD5) Previous issue date: 2023-12-02Educa??o F?sicaEnsino ?tnico-raciaisForma??o de ProfessoresEduca??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALMARCIA RAMOS DA SILVA AMARAL.pdfMARCIA RAMOS DA SILVA AMARAL.pdfapplication/pdf504454http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3882/1/MARCIA+RAMOS+DA+SILVA+AMARAL.pdfde7c4f5fd84822f3e57714cb76d2948bMD51177683/38822024-09-05 08:14:31.419oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3882Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-09-05T11:14:31Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos |
title |
Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos |
spellingShingle |
Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos Amaral, Marcia Ramos da Silva Educa??o F?sica Ensino ?tnico-raciais Forma??o de Professores |
title_short |
Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos |
title_full |
Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos |
title_fullStr |
Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos |
title_full_unstemmed |
Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos |
title_sort |
Educa??o ?tnico-racial e forma??o de professores: Uma an?lise documental dos projetos pedag?gicos de cursos |
author |
Amaral, Marcia Ramos da Silva |
author_facet |
Amaral, Marcia Ramos da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Marcia Ramos da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o F?sica Ensino ?tnico-raciais Forma??o de Professores |
topic |
Educa??o F?sica Ensino ?tnico-raciais Forma??o de Professores |
description |
? not?rio que o Brasil traz resqu?cios de um processo que foi marcado pela dor e pela explora??o por meio da escravid?o negra e ind?gena, isso faz com que pensemos que a educa??o n?o pode se abster de discutir as tem?ticas ?tnico-raciais, principalmente nas forma??es iniciais de professores, assim o presente artigo objetiva analisar como os Projetos Pedag?gicos de Cursos (PPCs) dos cursos de licenciatura de diferentes IES da Rede Federal de Educa??o Profissional e Tecnol?gica do pa?s, referenciados com notas de excel?ncia (conceito 5) conforme a avalia??o externa in loco, abordam a tem?tica das rela??es ?tnico-raciais na forma??o inicial de professores e como o NEABI ? apresentado, atrav?s de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva documental, que se utilizou da an?lise de 40 projetos pedag?gicos dos cursos de licenciaturas, onde apenas 16 ofertam o NEABI, dentre os quais poucos demonstram clareza quanto as a??es desenvolvidas, logo h? um distanciamento entre a efetiva??o do que se prop?e nos documentos legais e a realidade, pois, embora haja in?meros dispositivos que sinalizam a import?ncia das discuss?es ?tnico-racial nos IES, poucos PPCs garantem a efetiva??o destas discuss?es em seus espa?os de forma??o inicial. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-05T11:14:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-09-05T11:14:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3882 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3882/1/MARCIA+RAMOS+DA+SILVA+AMARAL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de7c4f5fd84822f3e57714cb76d2948b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1810022431277973504 |