Educa??o f?sica escolar, sa?de e qualidade de vida: ressignificando pr?ticas pedag?gicas para a educa??o escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ricardo Braga dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3724
Resumo: Sabe-se que o ensino m?dio integrado na educa??o brasileira existe como uma possibilidade intelectual, f?sica e tecnol?gica de forma??o humana, que tem como base o trabalho, a ci?ncia, a tecnologia e a cultura. Em sintonia com esses valores, o componente curricular de educa??o f?sica se prop?e a trazer, de forma construtiva, alicerces para uma forma??o humana integral, melhora da qualidade de vida e, principalmente, romper com o sedentarismo que, atualmente, afeta de forma precoce os jovens de todo mundo. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar e ressignificar as pr?ticas pedag?gicas utilizadas em espa?os formais e n?o-formais, aliados ao conceito de sa?de e de qualidade de vida, a fim de desenvolver uma cartilha orientadora aos docentes de Educa??o F?sica, voltada para o processo de ensino-aprendizagem nos Institutos Federais de Educa??o Ci?ncia e Tecnologia. A metodologia utilizada envolveu um levantamento de dados com cento e cinquenta alunos do curso de forma??o de soldados, da Base A?rea de Natal, constitu?do de aulas te?ricas e pr?ticas, com dura??o de aproximadamente 50 minutos cada, perfazendo um total de 12 encontros. Os instrumentos utilizados foram dois question?rios, contendo 10 e 9 quest?es, aplicados antes e ap?s as a??es pedag?gicas, respectivamente, de cunho quantitativo. Os resultados obtidos nos mostraram que manter os alunos conscientes acerca da import?ncia da pr?tica de atividade f?sica ? fundamental para sua sa?de e qualidade de vida. Quanto ao componente curricular, ? de suma import?ncia estar sempre atualizando as formas de aprendizagem dentro do ambiente escolar, para que os alunos permane?am sempre instigados a aprender e a compreender a constru??o de sua forma??o humana. Assim, acreditamos que a cartilha desenvolvida nesta obra como produto educacional possa ajudar na formula??o de pr?ticas pedag?gicas mais inclusivas e agregadoras para o desenvolvimento e forma??o integral dos estudantes.
id IFPB_b40a1236db267ad45cfa98e29177c05a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3724
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Santos, Ricardo Braga dos2024-06-12T14:39:57Z2024-06-12T14:39:57Z2024-06-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3724Sabe-se que o ensino m?dio integrado na educa??o brasileira existe como uma possibilidade intelectual, f?sica e tecnol?gica de forma??o humana, que tem como base o trabalho, a ci?ncia, a tecnologia e a cultura. Em sintonia com esses valores, o componente curricular de educa??o f?sica se prop?e a trazer, de forma construtiva, alicerces para uma forma??o humana integral, melhora da qualidade de vida e, principalmente, romper com o sedentarismo que, atualmente, afeta de forma precoce os jovens de todo mundo. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar e ressignificar as pr?ticas pedag?gicas utilizadas em espa?os formais e n?o-formais, aliados ao conceito de sa?de e de qualidade de vida, a fim de desenvolver uma cartilha orientadora aos docentes de Educa??o F?sica, voltada para o processo de ensino-aprendizagem nos Institutos Federais de Educa??o Ci?ncia e Tecnologia. A metodologia utilizada envolveu um levantamento de dados com cento e cinquenta alunos do curso de forma??o de soldados, da Base A?rea de Natal, constitu?do de aulas te?ricas e pr?ticas, com dura??o de aproximadamente 50 minutos cada, perfazendo um total de 12 encontros. Os instrumentos utilizados foram dois question?rios, contendo 10 e 9 quest?es, aplicados antes e ap?s as a??es pedag?gicas, respectivamente, de cunho quantitativo. Os resultados obtidos nos mostraram que manter os alunos conscientes acerca da import?ncia da pr?tica de atividade f?sica ? fundamental para sua sa?de e qualidade de vida. Quanto ao componente curricular, ? de suma import?ncia estar sempre atualizando as formas de aprendizagem dentro do ambiente escolar, para que os alunos permane?am sempre instigados a aprender e a compreender a constru??o de sua forma??o humana. Assim, acreditamos que a cartilha desenvolvida nesta obra como produto educacional possa ajudar na formula??o de pr?ticas pedag?gicas mais inclusivas e agregadoras para o desenvolvimento e forma??o integral dos estudantes.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2024-06-10T23:50:25Z No. of bitstreams: 1 dissertac?a?o FINAL.pdf: 6784973 bytes, checksum: 60867c9c43e7e5021c3e3d7f835de351 (MD5)Approved for entry into archive by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2024-06-12T14:39:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertac?a?o FINAL.pdf: 6784973 bytes, checksum: 60867c9c43e7e5021c3e3d7f835de351 (MD5)Made available in DSpace on 2024-06-12T14:39:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertac?a?o FINAL.pdf: 6784973 bytes, checksum: 60867c9c43e7e5021c3e3d7f835de351 (MD5) Previous issue date: 2024-06-12Ensino M?dio IntegradoEduca??o F?sicaSa?deQualidade de VidaForma??o Humana IntegralEduca??o f?sica escolar, sa?de e qualidade de vida: ressignificando pr?ticas pedag?gicas para a educa??o escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??o Mestrado Profissional em Educa??o Profissional e Tecnol?gica - ProfEPTInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALdissertac?a?o FINAL.pdfdissertac?a?o FINAL.pdfapplication/pdf6784973http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3724/1/dissertac%CC%A7a%CC%83o+FINAL.pdf60867c9c43e7e5021c3e3d7f835de351MD51177683/37242024-06-12 11:39:57.061oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3724Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-06-12T14:39:57Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educa??o f?sica escolar, sa?de e qualidade de vida: ressignificando pr?ticas pedag?gicas para a educa??o escolar
title Educa??o f?sica escolar, sa?de e qualidade de vida: ressignificando pr?ticas pedag?gicas para a educa??o escolar
spellingShingle Educa??o f?sica escolar, sa?de e qualidade de vida: ressignificando pr?ticas pedag?gicas para a educa??o escolar
Santos, Ricardo Braga dos
Ensino M?dio Integrado
Educa??o F?sica
Sa?de
Qualidade de Vida
Forma??o Humana Integral
title_short Educa??o f?sica escolar, sa?de e qualidade de vida: ressignificando pr?ticas pedag?gicas para a educa??o escolar
title_full Educa??o f?sica escolar, sa?de e qualidade de vida: ressignificando pr?ticas pedag?gicas para a educa??o escolar
title_fullStr Educa??o f?sica escolar, sa?de e qualidade de vida: ressignificando pr?ticas pedag?gicas para a educa??o escolar
title_full_unstemmed Educa??o f?sica escolar, sa?de e qualidade de vida: ressignificando pr?ticas pedag?gicas para a educa??o escolar
title_sort Educa??o f?sica escolar, sa?de e qualidade de vida: ressignificando pr?ticas pedag?gicas para a educa??o escolar
author Santos, Ricardo Braga dos
author_facet Santos, Ricardo Braga dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ricardo Braga dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino M?dio Integrado
Educa??o F?sica
Sa?de
Qualidade de Vida
Forma??o Humana Integral
topic Ensino M?dio Integrado
Educa??o F?sica
Sa?de
Qualidade de Vida
Forma??o Humana Integral
description Sabe-se que o ensino m?dio integrado na educa??o brasileira existe como uma possibilidade intelectual, f?sica e tecnol?gica de forma??o humana, que tem como base o trabalho, a ci?ncia, a tecnologia e a cultura. Em sintonia com esses valores, o componente curricular de educa??o f?sica se prop?e a trazer, de forma construtiva, alicerces para uma forma??o humana integral, melhora da qualidade de vida e, principalmente, romper com o sedentarismo que, atualmente, afeta de forma precoce os jovens de todo mundo. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar e ressignificar as pr?ticas pedag?gicas utilizadas em espa?os formais e n?o-formais, aliados ao conceito de sa?de e de qualidade de vida, a fim de desenvolver uma cartilha orientadora aos docentes de Educa??o F?sica, voltada para o processo de ensino-aprendizagem nos Institutos Federais de Educa??o Ci?ncia e Tecnologia. A metodologia utilizada envolveu um levantamento de dados com cento e cinquenta alunos do curso de forma??o de soldados, da Base A?rea de Natal, constitu?do de aulas te?ricas e pr?ticas, com dura??o de aproximadamente 50 minutos cada, perfazendo um total de 12 encontros. Os instrumentos utilizados foram dois question?rios, contendo 10 e 9 quest?es, aplicados antes e ap?s as a??es pedag?gicas, respectivamente, de cunho quantitativo. Os resultados obtidos nos mostraram que manter os alunos conscientes acerca da import?ncia da pr?tica de atividade f?sica ? fundamental para sua sa?de e qualidade de vida. Quanto ao componente curricular, ? de suma import?ncia estar sempre atualizando as formas de aprendizagem dentro do ambiente escolar, para que os alunos permane?am sempre instigados a aprender e a compreender a constru??o de sua forma??o humana. Assim, acreditamos que a cartilha desenvolvida nesta obra como produto educacional possa ajudar na formula??o de pr?ticas pedag?gicas mais inclusivas e agregadoras para o desenvolvimento e forma??o integral dos estudantes.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-12T14:39:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-12T14:39:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-06-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3724
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3724/1/dissertac%CC%A7a%CC%83o+FINAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 60867c9c43e7e5021c3e3d7f835de351
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1810022430505172992