Uso de materiais alternativos como facilitadores no ensino de qu?mica para estudantes surdos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2689 |
Resumo: | O processo de inclus?o de estudantes surdos nas escolas brasileiras est? sendo um dos grandes desafios. Necessita de procedimentos que imponha o cumprimento das leis existentes, como tamb?m da forma??o/capacita??o do professor e das condi??es escolares. No Ensino de Qu?mica, o desafio se torna maior, tanto para o professor quanto para o estudante. Uma vez que, este ensino requer uma linguagem cient?fica pr?pria. Desse modo, o ensino dessa ci?ncia por meio da Libras, ? uma adversidade devido a car?ncia de sinais nessa ?rea. Diante disso, o objetivo deste trabalho constituiu em investigar o uso de materiais alternativos na aprendizagem dos estudantes surdos no Ensino de Qu?mica. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revis?o de literatura com base nos principais documentos (LEI N? 9394, 1996; LEI N? 10.436, 2002; DECRETO N? 5.626, 2005) e nos principais autores e pesquisadores (VALADARES, 2001; LIMA, 2004; SASSAKI, 2005; ALVES, 2012; SKLIAR, 2016; GUEDES, 2017). O surdo n?o domina a l?ngua oral, porque a sua compreens?o de mundo ? atrav?s da modalidade visual-espacial. Nesse sentido, o professor deve adotar metodologias que usem tanto a l?ngua oral para os ouvintes quanto ? l?ngua de sinais para os surdos, assim como instrumentos visuais acess?veis ? aquisi??o do conhecimento. A base da Qu?mica ? a experimenta??o, mas devido ? falta de recursos financeiros nas escolas p?blicas, o uso de materiais alternativos ? uma metodologia que pode contribuir para a aquisi??o dos conhecimentos qu?micos de estudantes surdos e ouvintes, pois os experimentos podem ser feitos na sala de aula e com materiais de f?cil acesso, deixando o conte?do mais pr?ximo da realidade dos mesmos estimulando a investiga??o, a an?lise e a interpreta??o dos conte?dos. |
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