A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/696 |
Resumo: | 36 f. |
id |
IFPB_754f6b40e900e8b198b945a2b4f6382d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/696 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Sales, Isllayne Heloiza de Melo2019-07-10T15:39:47Z2019-07-10T15:39:47Z2018-11-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/69636 f.O presente artigo de pesquisa visa compreender a atual situa??o da Educa??o Especial e Educa??o Inclusiva na perspectiva da percep??o dos professores acerca da educa??o inclusiva no IFPB. Sendo assim, torna-se relevante compreender como o processo de recep??o, acolhimento, metodologia, ensino e aprendizagem desses alunos est?o sendo compreendidos pelos profissionais do IFPB. A pesquisa caracteriza-se como explorat?ria-descritiva, atrav?s de uma abordagem qualitativa. Os sujeitos de pesquisa foram os professores que lecionam a disciplina de L?ngua Portuguesa do Instituto Federal da Para?ba, Campus Guarabira, e a coleta de dados se deu atrav?s de entrevista. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado como instrumento de pesquisa por meio do qual foi poss?vel identificar as percep??es dos professores que atuam junto aos alunos com defici?ncia auditiva. Como principais resultados, foi poss?vel identificar que, apesar do apoio oferecido pela institui??o tais como: com mat?rias suficientes, salas especializadas, profissionais bem capacitados, seja os professores e os int?rpretes, bem como a atua??o fundamental do NAPNE - N?cleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais, os entrevistados afirmam que muito ainda pode ser feito pela institui??o, como por exemplo ampliar as salas de recursos, e fornecer materiais did?ticos a esses alunos com defici?ncia, afim de, garantir n?o apenas o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, mas, tamb?m, o que realmente importa no processo inclusivo. Conclui-se que, apesar dos avan?os nas metodologias e na oferta de ensino superior a pessoas com defici?ncia, ainda pode ser melhorada, com mais recursos, salas especializadas, e a capacita??o dos profissionais da ?rea, assim, afirma-se a necessidade de inclus?o real desse indiv?duo no meio social em que vive, garantindo seus plenos direitos a educa??o de qualidade e cidadania.Submitted by rebeka godeiro (rebeka_carvalho@hotmail.com) on 2019-07-10T14:46:45Z No. of bitstreams: 1 A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira- Isllayne Heloiza de Melo Sales.pdf: 599913 bytes, checksum: 7c600e3c99f524c8b52f4d8b55d391f5 (MD5)Approved for entry into archive by rebeka godeiro (rebeka_carvalho@hotmail.com) on 2019-07-10T15:39:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira- Isllayne Heloiza de Melo Sales.pdf: 599913 bytes, checksum: 7c600e3c99f524c8b52f4d8b55d391f5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-10T15:39:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira- Isllayne Heloiza de Melo Sales.pdf: 599913 bytes, checksum: 7c600e3c99f524c8b52f4d8b55d391f5 (MD5) Previous issue date: 2018-11-14Educa??o EspecialInclus?oEduca??o ProfissionalA percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALA percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira- Isllayne Heloiza de Melo Sales.pdfA percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira- Isllayne Heloiza de Melo Sales.pdfapplication/pdf599913http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/696/1/A+percep%C3%A7%C3%A3o+dos+professores+da+l%C3%ADngua+portuguesa+acerca+da+educa%C3%A7%C3%A3o+inclusiva+no+IFPB+Campus+Guarabira-+Isllayne+Heloiza+de+Melo+Sales.pdf7c600e3c99f524c8b52f4d8b55d391f5MD51177683/6962019-07-10 12:39:47.294oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/696Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2019-07-10T15:39:47Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira |
title |
A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira |
spellingShingle |
A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira Sales, Isllayne Heloiza de Melo Educa??o Especial Inclus?o Educa??o Profissional |
title_short |
A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira |
title_full |
A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira |
title_fullStr |
A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira |
title_full_unstemmed |
A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira |
title_sort |
A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira |
author |
Sales, Isllayne Heloiza de Melo |
author_facet |
Sales, Isllayne Heloiza de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Isllayne Heloiza de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o Especial Inclus?o Educa??o Profissional |
topic |
Educa??o Especial Inclus?o Educa??o Profissional |
description |
36 f. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-10T15:39:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-10T15:39:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/696 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/696/1/A+percep%C3%A7%C3%A3o+dos+professores+da+l%C3%ADngua+portuguesa+acerca+da+educa%C3%A7%C3%A3o+inclusiva+no+IFPB+Campus+Guarabira-+Isllayne+Heloiza+de+Melo+Sales.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c600e3c99f524c8b52f4d8b55d391f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660432262365184 |