Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Matheus Augusto de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2681
Resumo: Este trabalho de conclus?o de curso tem como objetivo identificar e explicar a import?ncia dos fatores que influenciam o consumidor no processo de decis?o de compra de medicamentos de venda livre, ou seja, que sejam isentos de prescri??o m?dica. Visando atingir este objetivo, foi realizado um estudo explorat?rio de car?ter qualitativo, com a finalidade de identificar quais os atributos relacionados ? compra de medicamentos de venda livre. Este estudo explorat?rio foi realizado atrav?s de entrevistas com 10 indiv?duos, moradores da cidade de Jo?o Pessoa e que s?o consumidores da farm?cia em estudo, com a utiliza??o da amostragem n?o probabil?stica por conveni?ncia que, segundo Ochoa (2015), permite ao entrevistador criar amostras devido a facilidade ao acesso das pessoas para fazerem parte da amostra em determinado intervalo de tempo. Os principais atributos identificados na pesquisa foram pre?o, qualidade e marca. Atrav?s da an?lise, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera como fator mais importante no momento da compra de um medicamento o pre?o, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que ? usado para doen?as leves. Com rela??o ? marca, tamb?m pode-se observar que ? um atributo importante, por?m ? mais considerada quando o medicamento ? utilizado frequentemente, mesmo que para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade ? um fator primordial para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratarem de produtos relacionados ? sa?de, por?m, constitui uma dif?cil avalia??o pelos consumidores por ser um fator subjetivo e depender da interpreta??o de cada pessoa. Al?m disso, conforme Shalini (2022), como os medicamentos reagem de forma diferente em cada organismo, variando em sua efic?cia, a qualidade acaba sendo influenciada por outros atributos como, por exemplo, a marca, o fabricante e at? mesmo pela embalagem do produto.
id IFPB_7715127b5ec3d350a8df9b6ec231f86d
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2681
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Santana, Matheus Augusto de Oliveira2023-01-04T13:38:55Z2023-01-04T13:38:55Z2023-01-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2681Este trabalho de conclus?o de curso tem como objetivo identificar e explicar a import?ncia dos fatores que influenciam o consumidor no processo de decis?o de compra de medicamentos de venda livre, ou seja, que sejam isentos de prescri??o m?dica. Visando atingir este objetivo, foi realizado um estudo explorat?rio de car?ter qualitativo, com a finalidade de identificar quais os atributos relacionados ? compra de medicamentos de venda livre. Este estudo explorat?rio foi realizado atrav?s de entrevistas com 10 indiv?duos, moradores da cidade de Jo?o Pessoa e que s?o consumidores da farm?cia em estudo, com a utiliza??o da amostragem n?o probabil?stica por conveni?ncia que, segundo Ochoa (2015), permite ao entrevistador criar amostras devido a facilidade ao acesso das pessoas para fazerem parte da amostra em determinado intervalo de tempo. Os principais atributos identificados na pesquisa foram pre?o, qualidade e marca. Atrav?s da an?lise, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera como fator mais importante no momento da compra de um medicamento o pre?o, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que ? usado para doen?as leves. Com rela??o ? marca, tamb?m pode-se observar que ? um atributo importante, por?m ? mais considerada quando o medicamento ? utilizado frequentemente, mesmo que para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade ? um fator primordial para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratarem de produtos relacionados ? sa?de, por?m, constitui uma dif?cil avalia??o pelos consumidores por ser um fator subjetivo e depender da interpreta??o de cada pessoa. Al?m disso, conforme Shalini (2022), como os medicamentos reagem de forma diferente em cada organismo, variando em sua efic?cia, a qualidade acaba sendo influenciada por outros atributos como, por exemplo, a marca, o fabricante e at? mesmo pela embalagem do produto.Submitted by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-04T13:38:55Z No. of bitstreams: 2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor....pdf: 635345 bytes, checksum: 1a1d11c65b82420e47aabca53c86ac18 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Matheus Augusto de Oliveira Santana.pdf: 1238650 bytes, checksum: 3a0d8d7af0d2b248b6f4e35660e53386 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-04T13:38:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor....pdf: 635345 bytes, checksum: 1a1d11c65b82420e47aabca53c86ac18 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Matheus Augusto de Oliveira Santana.pdf: 1238650 bytes, checksum: 3a0d8d7af0d2b248b6f4e35660e53386 (MD5) Previous issue date: 2023-01-04Comportamento do consumidorProcesso de decis?o de compraFatores de influ?ncia de compraMarketingComportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor....pdfCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor....pdfapplication/pdf635345http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2681/1/COMPORTAMENTO+DO+CONSUMIDOR-um+estudo+sobre+fatores+que+influenciam+no+processo+de+decis%C3%A3o+de+compra+do+consumidor....pdf1a1d11c65b82420e47aabca53c86ac18MD51Termo de Autoriza??o de Postagem - Matheus Augusto de Oliveira Santana.pdfTermo de Autoriza??o de Postagem - Matheus Augusto de Oliveira Santana.pdfapplication/pdf1238650http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2681/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Matheus+Augusto+de+Oliveira+Santana.pdf3a0d8d7af0d2b248b6f4e35660e53386MD52177683/26812023-01-04 10:38:55.094oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2681Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-04T13:38:55Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB
title Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB
spellingShingle Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB
Santana, Matheus Augusto de Oliveira
Comportamento do consumidor
Processo de decis?o de compra
Fatores de influ?ncia de compra
Marketing
title_short Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB
title_full Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB
title_fullStr Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB
title_sort Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB
author Santana, Matheus Augusto de Oliveira
author_facet Santana, Matheus Augusto de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Matheus Augusto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Processo de decis?o de compra
Fatores de influ?ncia de compra
Marketing
topic Comportamento do consumidor
Processo de decis?o de compra
Fatores de influ?ncia de compra
Marketing
description Este trabalho de conclus?o de curso tem como objetivo identificar e explicar a import?ncia dos fatores que influenciam o consumidor no processo de decis?o de compra de medicamentos de venda livre, ou seja, que sejam isentos de prescri??o m?dica. Visando atingir este objetivo, foi realizado um estudo explorat?rio de car?ter qualitativo, com a finalidade de identificar quais os atributos relacionados ? compra de medicamentos de venda livre. Este estudo explorat?rio foi realizado atrav?s de entrevistas com 10 indiv?duos, moradores da cidade de Jo?o Pessoa e que s?o consumidores da farm?cia em estudo, com a utiliza??o da amostragem n?o probabil?stica por conveni?ncia que, segundo Ochoa (2015), permite ao entrevistador criar amostras devido a facilidade ao acesso das pessoas para fazerem parte da amostra em determinado intervalo de tempo. Os principais atributos identificados na pesquisa foram pre?o, qualidade e marca. Atrav?s da an?lise, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera como fator mais importante no momento da compra de um medicamento o pre?o, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que ? usado para doen?as leves. Com rela??o ? marca, tamb?m pode-se observar que ? um atributo importante, por?m ? mais considerada quando o medicamento ? utilizado frequentemente, mesmo que para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade ? um fator primordial para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratarem de produtos relacionados ? sa?de, por?m, constitui uma dif?cil avalia??o pelos consumidores por ser um fator subjetivo e depender da interpreta??o de cada pessoa. Al?m disso, conforme Shalini (2022), como os medicamentos reagem de forma diferente em cada organismo, variando em sua efic?cia, a qualidade acaba sendo influenciada por outros atributos como, por exemplo, a marca, o fabricante e at? mesmo pela embalagem do produto.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-04T13:38:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-04T13:38:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2681
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2681/1/COMPORTAMENTO+DO+CONSUMIDOR-um+estudo+sobre+fatores+que+influenciam+no+processo+de+decis%C3%A3o+de+compra+do+consumidor....pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2681/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Matheus+Augusto+de+Oliveira+Santana.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a1d11c65b82420e47aabca53c86ac18
3a0d8d7af0d2b248b6f4e35660e53386
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447001149440