Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2681 |
Resumo: | Este trabalho de conclus?o de curso tem como objetivo identificar e explicar a import?ncia dos fatores que influenciam o consumidor no processo de decis?o de compra de medicamentos de venda livre, ou seja, que sejam isentos de prescri??o m?dica. Visando atingir este objetivo, foi realizado um estudo explorat?rio de car?ter qualitativo, com a finalidade de identificar quais os atributos relacionados ? compra de medicamentos de venda livre. Este estudo explorat?rio foi realizado atrav?s de entrevistas com 10 indiv?duos, moradores da cidade de Jo?o Pessoa e que s?o consumidores da farm?cia em estudo, com a utiliza??o da amostragem n?o probabil?stica por conveni?ncia que, segundo Ochoa (2015), permite ao entrevistador criar amostras devido a facilidade ao acesso das pessoas para fazerem parte da amostra em determinado intervalo de tempo. Os principais atributos identificados na pesquisa foram pre?o, qualidade e marca. Atrav?s da an?lise, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera como fator mais importante no momento da compra de um medicamento o pre?o, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que ? usado para doen?as leves. Com rela??o ? marca, tamb?m pode-se observar que ? um atributo importante, por?m ? mais considerada quando o medicamento ? utilizado frequentemente, mesmo que para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade ? um fator primordial para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratarem de produtos relacionados ? sa?de, por?m, constitui uma dif?cil avalia??o pelos consumidores por ser um fator subjetivo e depender da interpreta??o de cada pessoa. Al?m disso, conforme Shalini (2022), como os medicamentos reagem de forma diferente em cada organismo, variando em sua efic?cia, a qualidade acaba sendo influenciada por outros atributos como, por exemplo, a marca, o fabricante e at? mesmo pela embalagem do produto. |
id |
IFPB_7715127b5ec3d350a8df9b6ec231f86d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2681 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santana, Matheus Augusto de Oliveira2023-01-04T13:38:55Z2023-01-04T13:38:55Z2023-01-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2681Este trabalho de conclus?o de curso tem como objetivo identificar e explicar a import?ncia dos fatores que influenciam o consumidor no processo de decis?o de compra de medicamentos de venda livre, ou seja, que sejam isentos de prescri??o m?dica. Visando atingir este objetivo, foi realizado um estudo explorat?rio de car?ter qualitativo, com a finalidade de identificar quais os atributos relacionados ? compra de medicamentos de venda livre. Este estudo explorat?rio foi realizado atrav?s de entrevistas com 10 indiv?duos, moradores da cidade de Jo?o Pessoa e que s?o consumidores da farm?cia em estudo, com a utiliza??o da amostragem n?o probabil?stica por conveni?ncia que, segundo Ochoa (2015), permite ao entrevistador criar amostras devido a facilidade ao acesso das pessoas para fazerem parte da amostra em determinado intervalo de tempo. Os principais atributos identificados na pesquisa foram pre?o, qualidade e marca. Atrav?s da an?lise, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera como fator mais importante no momento da compra de um medicamento o pre?o, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que ? usado para doen?as leves. Com rela??o ? marca, tamb?m pode-se observar que ? um atributo importante, por?m ? mais considerada quando o medicamento ? utilizado frequentemente, mesmo que para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade ? um fator primordial para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratarem de produtos relacionados ? sa?de, por?m, constitui uma dif?cil avalia??o pelos consumidores por ser um fator subjetivo e depender da interpreta??o de cada pessoa. Al?m disso, conforme Shalini (2022), como os medicamentos reagem de forma diferente em cada organismo, variando em sua efic?cia, a qualidade acaba sendo influenciada por outros atributos como, por exemplo, a marca, o fabricante e at? mesmo pela embalagem do produto.Submitted by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-04T13:38:55Z No. of bitstreams: 2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor....pdf: 635345 bytes, checksum: 1a1d11c65b82420e47aabca53c86ac18 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Matheus Augusto de Oliveira Santana.pdf: 1238650 bytes, checksum: 3a0d8d7af0d2b248b6f4e35660e53386 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-04T13:38:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor....pdf: 635345 bytes, checksum: 1a1d11c65b82420e47aabca53c86ac18 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Matheus Augusto de Oliveira Santana.pdf: 1238650 bytes, checksum: 3a0d8d7af0d2b248b6f4e35660e53386 (MD5) Previous issue date: 2023-01-04Comportamento do consumidorProcesso de decis?o de compraFatores de influ?ncia de compraMarketingComportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor....pdfCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor....pdfapplication/pdf635345http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2681/1/COMPORTAMENTO+DO+CONSUMIDOR-um+estudo+sobre+fatores+que+influenciam+no+processo+de+decis%C3%A3o+de+compra+do+consumidor....pdf1a1d11c65b82420e47aabca53c86ac18MD51Termo de Autoriza??o de Postagem - Matheus Augusto de Oliveira Santana.pdfTermo de Autoriza??o de Postagem - Matheus Augusto de Oliveira Santana.pdfapplication/pdf1238650http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2681/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Matheus+Augusto+de+Oliveira+Santana.pdf3a0d8d7af0d2b248b6f4e35660e53386MD52177683/26812023-01-04 10:38:55.094oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2681Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-04T13:38:55Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
title |
Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB Santana, Matheus Augusto de Oliveira Comportamento do consumidor Processo de decis?o de compra Fatores de influ?ncia de compra Marketing |
title_short |
Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
title_full |
Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
title_sort |
Comportamento do consumidor: um estudo sobre fatores que influenciam no processo de decis?o de compra do consumidor da farm?cia Beira Rio na cidade de Jo?o Pessoa/PB |
author |
Santana, Matheus Augusto de Oliveira |
author_facet |
Santana, Matheus Augusto de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Matheus Augusto de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Processo de decis?o de compra Fatores de influ?ncia de compra Marketing |
topic |
Comportamento do consumidor Processo de decis?o de compra Fatores de influ?ncia de compra Marketing |
description |
Este trabalho de conclus?o de curso tem como objetivo identificar e explicar a import?ncia dos fatores que influenciam o consumidor no processo de decis?o de compra de medicamentos de venda livre, ou seja, que sejam isentos de prescri??o m?dica. Visando atingir este objetivo, foi realizado um estudo explorat?rio de car?ter qualitativo, com a finalidade de identificar quais os atributos relacionados ? compra de medicamentos de venda livre. Este estudo explorat?rio foi realizado atrav?s de entrevistas com 10 indiv?duos, moradores da cidade de Jo?o Pessoa e que s?o consumidores da farm?cia em estudo, com a utiliza??o da amostragem n?o probabil?stica por conveni?ncia que, segundo Ochoa (2015), permite ao entrevistador criar amostras devido a facilidade ao acesso das pessoas para fazerem parte da amostra em determinado intervalo de tempo. Os principais atributos identificados na pesquisa foram pre?o, qualidade e marca. Atrav?s da an?lise, pode-se concluir que a maioria das pessoas considera como fator mais importante no momento da compra de um medicamento o pre?o, principalmente por se tratar de um tipo de medicamento que ? usado para doen?as leves. Com rela??o ? marca, tamb?m pode-se observar que ? um atributo importante, por?m ? mais considerada quando o medicamento ? utilizado frequentemente, mesmo que para alguns consumidores a marca seja um atributo sempre avaliado. A qualidade ? um fator primordial para a maioria dos entrevistados, principalmente por se tratarem de produtos relacionados ? sa?de, por?m, constitui uma dif?cil avalia??o pelos consumidores por ser um fator subjetivo e depender da interpreta??o de cada pessoa. Al?m disso, conforme Shalini (2022), como os medicamentos reagem de forma diferente em cada organismo, variando em sua efic?cia, a qualidade acaba sendo influenciada por outros atributos como, por exemplo, a marca, o fabricante e at? mesmo pela embalagem do produto. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-04T13:38:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-04T13:38:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2681 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2681/1/COMPORTAMENTO+DO+CONSUMIDOR-um+estudo+sobre+fatores+que+influenciam+no+processo+de+decis%C3%A3o+de+compra+do+consumidor....pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2681/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Matheus+Augusto+de+Oliveira+Santana.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a1d11c65b82420e47aabca53c86ac18 3a0d8d7af0d2b248b6f4e35660e53386 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447001149440 |