Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Izabele Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2661
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a intera??o entre os compradores da Shopee atrav?s da affordance percebida, e quais os fatores determinantes que os levam a realizar compras atrav?s do aplicativo. O conceito de affordance est? relacionado a percep??o entre agente ambiente diretamente ligadas ? utiliza??o por meio da intui??o. Neste sentido, a pesquisa buscou compreender e identificar a import?ncia da percep??o da affordance nas plataformas virtuais, e por fim descobrir as necessidades principais de intera??o entre consumidores que buscam e compram produtos atrav?s na plataforma da empresa Shopee. Quanto aos procedimentos metodol?gicos adotados na pesquisa, foi feita uma pesquisa bibliogr?fica, explorat?ria e descritiva, a fim de compreender os conceitos do assunto exposto na pesquisa. A abordagem qualitativa e quantitativa foram utilizadas na pesquisa com o intuito de realizar uma an?lise subjetiva acerca do tema estudado com a utiliza??o de instrumentos quantificadores percentuais em sua interpreta??o. A an?lise dos dados obtidos foram coletados atrav?s de um question?rio composto por onze quest?es relacionadas a usabilidade e as affordances percebidas pelos utilizadores da plataforma de vendas da Shopee. A pesquisa contou com 105 respondentes e foi propagada de forma virtual por meio da ferramenta de formul?rios do Google. Os resultados da pesquisa demonstraram atrav?s da an?lise dos dados que a plataforma de vendas possui elementos percept?veis quanto a usabilidade e as affordances que influenciam o comportamento dos utilizadores da plataforma atrav?s da intera??o dentro da interface da mesma.
id IFPB_833e18ebc1a8db83a41cc0b987013e55
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2661
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Lima, Izabele Ferreira2023-01-02T12:55:10Z2023-01-02T12:55:10Z2023-01-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2661A presente pesquisa teve como objetivo analisar a intera??o entre os compradores da Shopee atrav?s da affordance percebida, e quais os fatores determinantes que os levam a realizar compras atrav?s do aplicativo. O conceito de affordance est? relacionado a percep??o entre agente ambiente diretamente ligadas ? utiliza??o por meio da intui??o. Neste sentido, a pesquisa buscou compreender e identificar a import?ncia da percep??o da affordance nas plataformas virtuais, e por fim descobrir as necessidades principais de intera??o entre consumidores que buscam e compram produtos atrav?s na plataforma da empresa Shopee. Quanto aos procedimentos metodol?gicos adotados na pesquisa, foi feita uma pesquisa bibliogr?fica, explorat?ria e descritiva, a fim de compreender os conceitos do assunto exposto na pesquisa. A abordagem qualitativa e quantitativa foram utilizadas na pesquisa com o intuito de realizar uma an?lise subjetiva acerca do tema estudado com a utiliza??o de instrumentos quantificadores percentuais em sua interpreta??o. A an?lise dos dados obtidos foram coletados atrav?s de um question?rio composto por onze quest?es relacionadas a usabilidade e as affordances percebidas pelos utilizadores da plataforma de vendas da Shopee. A pesquisa contou com 105 respondentes e foi propagada de forma virtual por meio da ferramenta de formul?rios do Google. Os resultados da pesquisa demonstraram atrav?s da an?lise dos dados que a plataforma de vendas possui elementos percept?veis quanto a usabilidade e as affordances que influenciam o comportamento dos utilizadores da plataforma atrav?s da intera??o dentro da interface da mesma.Submitted by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-02T12:55:10Z No. of bitstreams: 2 PERCEP??O E USABILIDADE- como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee.pdf: 975485 bytes, checksum: 8879b91c031af7b49715d1cd8bf6b8aa (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Izabele Ferreira de Lima.pdf: 319026 bytes, checksum: 6819b87aae6de4ea3e691f0f55061ff7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-02T12:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PERCEP??O E USABILIDADE- como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee.pdf: 975485 bytes, checksum: 8879b91c031af7b49715d1cd8bf6b8aa (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Izabele Ferreira de Lima.pdf: 319026 bytes, checksum: 6819b87aae6de4ea3e691f0f55061ff7 (MD5) Previous issue date: 2023-01-02Comportamento do consumidorCompras digitaisAffordanceUsabilidadeShopeePercep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopeeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALPERCEP??O E USABILIDADE- como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee.pdfPERCEP??O E USABILIDADE- como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee.pdfapplication/pdf975485http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2661/1/PERCEP%C3%87%C3%83O+E+USABILIDADE-+como+as+affordances+influenciam+o+comportamento+dos+usu%C3%A1rios+do+aplicativo+de+compras+Shopee.pdf8879b91c031af7b49715d1cd8bf6b8aaMD51Termo de Autoriza??o de Postagem - Izabele Ferreira de Lima.pdfTermo de Autoriza??o de Postagem - Izabele Ferreira de Lima.pdfapplication/pdf319026http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2661/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Izabele+Ferreira+de+Lima.pdf6819b87aae6de4ea3e691f0f55061ff7MD52177683/26612023-01-02 09:55:10.858oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2661Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-02T12:55:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee
title Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee
spellingShingle Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee
Lima, Izabele Ferreira
Comportamento do consumidor
Compras digitais
Affordance
Usabilidade
Shopee
title_short Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee
title_full Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee
title_fullStr Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee
title_full_unstemmed Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee
title_sort Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee
author Lima, Izabele Ferreira
author_facet Lima, Izabele Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Izabele Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Compras digitais
Affordance
Usabilidade
Shopee
topic Comportamento do consumidor
Compras digitais
Affordance
Usabilidade
Shopee
description A presente pesquisa teve como objetivo analisar a intera??o entre os compradores da Shopee atrav?s da affordance percebida, e quais os fatores determinantes que os levam a realizar compras atrav?s do aplicativo. O conceito de affordance est? relacionado a percep??o entre agente ambiente diretamente ligadas ? utiliza??o por meio da intui??o. Neste sentido, a pesquisa buscou compreender e identificar a import?ncia da percep??o da affordance nas plataformas virtuais, e por fim descobrir as necessidades principais de intera??o entre consumidores que buscam e compram produtos atrav?s na plataforma da empresa Shopee. Quanto aos procedimentos metodol?gicos adotados na pesquisa, foi feita uma pesquisa bibliogr?fica, explorat?ria e descritiva, a fim de compreender os conceitos do assunto exposto na pesquisa. A abordagem qualitativa e quantitativa foram utilizadas na pesquisa com o intuito de realizar uma an?lise subjetiva acerca do tema estudado com a utiliza??o de instrumentos quantificadores percentuais em sua interpreta??o. A an?lise dos dados obtidos foram coletados atrav?s de um question?rio composto por onze quest?es relacionadas a usabilidade e as affordances percebidas pelos utilizadores da plataforma de vendas da Shopee. A pesquisa contou com 105 respondentes e foi propagada de forma virtual por meio da ferramenta de formul?rios do Google. Os resultados da pesquisa demonstraram atrav?s da an?lise dos dados que a plataforma de vendas possui elementos percept?veis quanto a usabilidade e as affordances que influenciam o comportamento dos utilizadores da plataforma atrav?s da intera??o dentro da interface da mesma.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-02T12:55:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-02T12:55:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2661
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2661/1/PERCEP%C3%87%C3%83O+E+USABILIDADE-+como+as+affordances+influenciam+o+comportamento+dos+usu%C3%A1rios+do+aplicativo+de+compras+Shopee.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2661/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Izabele+Ferreira+de+Lima.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8879b91c031af7b49715d1cd8bf6b8aa
6819b87aae6de4ea3e691f0f55061ff7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446447501312