Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2661 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a intera??o entre os compradores da Shopee atrav?s da affordance percebida, e quais os fatores determinantes que os levam a realizar compras atrav?s do aplicativo. O conceito de affordance est? relacionado a percep??o entre agente ambiente diretamente ligadas ? utiliza??o por meio da intui??o. Neste sentido, a pesquisa buscou compreender e identificar a import?ncia da percep??o da affordance nas plataformas virtuais, e por fim descobrir as necessidades principais de intera??o entre consumidores que buscam e compram produtos atrav?s na plataforma da empresa Shopee. Quanto aos procedimentos metodol?gicos adotados na pesquisa, foi feita uma pesquisa bibliogr?fica, explorat?ria e descritiva, a fim de compreender os conceitos do assunto exposto na pesquisa. A abordagem qualitativa e quantitativa foram utilizadas na pesquisa com o intuito de realizar uma an?lise subjetiva acerca do tema estudado com a utiliza??o de instrumentos quantificadores percentuais em sua interpreta??o. A an?lise dos dados obtidos foram coletados atrav?s de um question?rio composto por onze quest?es relacionadas a usabilidade e as affordances percebidas pelos utilizadores da plataforma de vendas da Shopee. A pesquisa contou com 105 respondentes e foi propagada de forma virtual por meio da ferramenta de formul?rios do Google. Os resultados da pesquisa demonstraram atrav?s da an?lise dos dados que a plataforma de vendas possui elementos percept?veis quanto a usabilidade e as affordances que influenciam o comportamento dos utilizadores da plataforma atrav?s da intera??o dentro da interface da mesma. |
id |
IFPB_833e18ebc1a8db83a41cc0b987013e55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2661 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Izabele Ferreira2023-01-02T12:55:10Z2023-01-02T12:55:10Z2023-01-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2661A presente pesquisa teve como objetivo analisar a intera??o entre os compradores da Shopee atrav?s da affordance percebida, e quais os fatores determinantes que os levam a realizar compras atrav?s do aplicativo. O conceito de affordance est? relacionado a percep??o entre agente ambiente diretamente ligadas ? utiliza??o por meio da intui??o. Neste sentido, a pesquisa buscou compreender e identificar a import?ncia da percep??o da affordance nas plataformas virtuais, e por fim descobrir as necessidades principais de intera??o entre consumidores que buscam e compram produtos atrav?s na plataforma da empresa Shopee. Quanto aos procedimentos metodol?gicos adotados na pesquisa, foi feita uma pesquisa bibliogr?fica, explorat?ria e descritiva, a fim de compreender os conceitos do assunto exposto na pesquisa. A abordagem qualitativa e quantitativa foram utilizadas na pesquisa com o intuito de realizar uma an?lise subjetiva acerca do tema estudado com a utiliza??o de instrumentos quantificadores percentuais em sua interpreta??o. A an?lise dos dados obtidos foram coletados atrav?s de um question?rio composto por onze quest?es relacionadas a usabilidade e as affordances percebidas pelos utilizadores da plataforma de vendas da Shopee. A pesquisa contou com 105 respondentes e foi propagada de forma virtual por meio da ferramenta de formul?rios do Google. Os resultados da pesquisa demonstraram atrav?s da an?lise dos dados que a plataforma de vendas possui elementos percept?veis quanto a usabilidade e as affordances que influenciam o comportamento dos utilizadores da plataforma atrav?s da intera??o dentro da interface da mesma.Submitted by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-02T12:55:10Z No. of bitstreams: 2 PERCEP??O E USABILIDADE- como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee.pdf: 975485 bytes, checksum: 8879b91c031af7b49715d1cd8bf6b8aa (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Izabele Ferreira de Lima.pdf: 319026 bytes, checksum: 6819b87aae6de4ea3e691f0f55061ff7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-02T12:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PERCEP??O E USABILIDADE- como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee.pdf: 975485 bytes, checksum: 8879b91c031af7b49715d1cd8bf6b8aa (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Izabele Ferreira de Lima.pdf: 319026 bytes, checksum: 6819b87aae6de4ea3e691f0f55061ff7 (MD5) Previous issue date: 2023-01-02Comportamento do consumidorCompras digitaisAffordanceUsabilidadeShopeePercep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopeeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALPERCEP??O E USABILIDADE- como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee.pdfPERCEP??O E USABILIDADE- como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee.pdfapplication/pdf975485http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2661/1/PERCEP%C3%87%C3%83O+E+USABILIDADE-+como+as+affordances+influenciam+o+comportamento+dos+usu%C3%A1rios+do+aplicativo+de+compras+Shopee.pdf8879b91c031af7b49715d1cd8bf6b8aaMD51Termo de Autoriza??o de Postagem - Izabele Ferreira de Lima.pdfTermo de Autoriza??o de Postagem - Izabele Ferreira de Lima.pdfapplication/pdf319026http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2661/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Izabele+Ferreira+de+Lima.pdf6819b87aae6de4ea3e691f0f55061ff7MD52177683/26612023-01-02 09:55:10.858oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2661Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-02T12:55:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee |
title |
Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee |
spellingShingle |
Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee Lima, Izabele Ferreira Comportamento do consumidor Compras digitais Affordance Usabilidade Shopee |
title_short |
Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee |
title_full |
Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee |
title_fullStr |
Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee |
title_full_unstemmed |
Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee |
title_sort |
Percep??o e usabilidade: como as affordances influenciam o comportamento dos usu?rios do aplicativo de compras Shopee |
author |
Lima, Izabele Ferreira |
author_facet |
Lima, Izabele Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Izabele Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Compras digitais Affordance Usabilidade Shopee |
topic |
Comportamento do consumidor Compras digitais Affordance Usabilidade Shopee |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a intera??o entre os compradores da Shopee atrav?s da affordance percebida, e quais os fatores determinantes que os levam a realizar compras atrav?s do aplicativo. O conceito de affordance est? relacionado a percep??o entre agente ambiente diretamente ligadas ? utiliza??o por meio da intui??o. Neste sentido, a pesquisa buscou compreender e identificar a import?ncia da percep??o da affordance nas plataformas virtuais, e por fim descobrir as necessidades principais de intera??o entre consumidores que buscam e compram produtos atrav?s na plataforma da empresa Shopee. Quanto aos procedimentos metodol?gicos adotados na pesquisa, foi feita uma pesquisa bibliogr?fica, explorat?ria e descritiva, a fim de compreender os conceitos do assunto exposto na pesquisa. A abordagem qualitativa e quantitativa foram utilizadas na pesquisa com o intuito de realizar uma an?lise subjetiva acerca do tema estudado com a utiliza??o de instrumentos quantificadores percentuais em sua interpreta??o. A an?lise dos dados obtidos foram coletados atrav?s de um question?rio composto por onze quest?es relacionadas a usabilidade e as affordances percebidas pelos utilizadores da plataforma de vendas da Shopee. A pesquisa contou com 105 respondentes e foi propagada de forma virtual por meio da ferramenta de formul?rios do Google. Os resultados da pesquisa demonstraram atrav?s da an?lise dos dados que a plataforma de vendas possui elementos percept?veis quanto a usabilidade e as affordances que influenciam o comportamento dos utilizadores da plataforma atrav?s da intera??o dentro da interface da mesma. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-02T12:55:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-02T12:55:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2661 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2661/1/PERCEP%C3%87%C3%83O+E+USABILIDADE-+como+as+affordances+influenciam+o+comportamento+dos+usu%C3%A1rios+do+aplicativo+de+compras+Shopee.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2661/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Izabele+Ferreira+de+Lima.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8879b91c031af7b49715d1cd8bf6b8aa 6819b87aae6de4ea3e691f0f55061ff7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446447501312 |