Metodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia: possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gisllaine Vit?ria Ferreira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3221
Resumo: As disciplinas de Ci?ncias e Biologia possuem um importante papel no que se refere ? forma??o para vida. Por?m, no cotidiano escolar, percebe-se muitas vezes que o processo de ensino e aprendizagem destas disciplinas ocorre de forma majoritariamente te?rica, n?o propiciando uma rela??o com os problemas do cotidiano. As metodologias ativas tem se mostrado como uma alternativa pedag?gica que favorece a intera??o do aluno com o conhecimento e com os pares, promovendo melhores resultados frente ao ensino tradicional. Este trabalho tem como principal objetivo averiguar, os desafios e as possibilidades da utiliza??o das metodologias ativas no ensino de Ci?ncias e Biologia, a partir das experi?ncias colocadas em pr?tica por docentes que apresentaram seus trabalhos nos ?ltimos quatro anos, no ENEBIO. A pesquisa caracteriza-se como bibliogr?fica, do tipo explorat?ria, com abordagem quali-quantitativa. O percurso metodol?gico seguiu as seguintes etapas: Levantamento dos Anais; Triagem dos artigos; Busca por trabalhos relacionados com a utiliza??o das metodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia na educa??o b?sica, com aux?lio da palavra-chave: ?metodologias ativas?; Articula??o das informa??es e an?lise dos dados, para montagem de quadro descritivo e reflexivo. Os resultados revelam que as metodologias ativas s?o muito eficazes frente ao m?todo tradicional, pois tendem a contribuir para um ensino que al?a o aluno a protagonista do seu conhecimento, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para docentes e discentes. Por meio delas, se desenvolve muito mais a autonomia do aprendiz, promovendo uma melhor assimila??o dos conte?dos, enquanto os modelos de ensino tradicionais levam o aluno a uma postura quase sempre passiva.
id IFPB_83530ccdad078b5f199c4b3559a1e2da
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3221
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Gisllaine Vit?ria Ferreira da2023-09-19T12:37:23Z2023-09-19T12:37:23Z2023-09-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3221As disciplinas de Ci?ncias e Biologia possuem um importante papel no que se refere ? forma??o para vida. Por?m, no cotidiano escolar, percebe-se muitas vezes que o processo de ensino e aprendizagem destas disciplinas ocorre de forma majoritariamente te?rica, n?o propiciando uma rela??o com os problemas do cotidiano. As metodologias ativas tem se mostrado como uma alternativa pedag?gica que favorece a intera??o do aluno com o conhecimento e com os pares, promovendo melhores resultados frente ao ensino tradicional. Este trabalho tem como principal objetivo averiguar, os desafios e as possibilidades da utiliza??o das metodologias ativas no ensino de Ci?ncias e Biologia, a partir das experi?ncias colocadas em pr?tica por docentes que apresentaram seus trabalhos nos ?ltimos quatro anos, no ENEBIO. A pesquisa caracteriza-se como bibliogr?fica, do tipo explorat?ria, com abordagem quali-quantitativa. O percurso metodol?gico seguiu as seguintes etapas: Levantamento dos Anais; Triagem dos artigos; Busca por trabalhos relacionados com a utiliza??o das metodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia na educa??o b?sica, com aux?lio da palavra-chave: ?metodologias ativas?; Articula??o das informa??es e an?lise dos dados, para montagem de quadro descritivo e reflexivo. Os resultados revelam que as metodologias ativas s?o muito eficazes frente ao m?todo tradicional, pois tendem a contribuir para um ensino que al?a o aluno a protagonista do seu conhecimento, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para docentes e discentes. Por meio delas, se desenvolve muito mais a autonomia do aprendiz, promovendo uma melhor assimila??o dos conte?dos, enquanto os modelos de ensino tradicionais levam o aluno a uma postura quase sempre passiva.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-09-19T12:37:23Z No. of bitstreams: 2 Gisllaine Vit?ria Ferreira da Silva.pdf: 436487 bytes, checksum: 9f0d2d9cfb3adc07d55f144143fc7f85 (MD5) Termo de autoriza??o de Gisllaine Vit?ria Ferreira da Silva.pdf: 682068 bytes, checksum: 6d86cc3b4aa93bd67f21c45909c0b33b (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-19T12:37:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Gisllaine Vit?ria Ferreira da Silva.pdf: 436487 bytes, checksum: 9f0d2d9cfb3adc07d55f144143fc7f85 (MD5) Termo de autoriza??o de Gisllaine Vit?ria Ferreira da Silva.pdf: 682068 bytes, checksum: 6d86cc3b4aa93bd67f21c45909c0b33b (MD5) Previous issue date: 2023-09-19BiologiaMetodologias ativasEduca??o b?sicaEnsino-aprendizagemMetodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia: possibilidades e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALGisllaine Vit?ria Ferreira da Silva.pdfGisllaine Vit?ria Ferreira da Silva.pdfapplication/pdf436487http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3221/1/Gisllaine+Vit%C3%B3ria+Ferreira+da+Silva.pdf9f0d2d9cfb3adc07d55f144143fc7f85MD51Termo de autoriza??o de Gisllaine Vit?ria Ferreira da Silva.pdfTermo de autoriza??o de Gisllaine Vit?ria Ferreira da Silva.pdfapplication/pdf682068http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3221/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Gisllaine+Vit%C3%B3ria+Ferreira+da+Silva.pdf6d86cc3b4aa93bd67f21c45909c0b33bMD52177683/32212023-09-19 09:37:23.516oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3221Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-09-19T12:37:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia: possibilidades e desafios
title Metodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia: possibilidades e desafios
spellingShingle Metodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia: possibilidades e desafios
Silva, Gisllaine Vit?ria Ferreira da
Biologia
Metodologias ativas
Educa??o b?sica
Ensino-aprendizagem
title_short Metodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia: possibilidades e desafios
title_full Metodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia: possibilidades e desafios
title_fullStr Metodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia: possibilidades e desafios
title_full_unstemmed Metodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia: possibilidades e desafios
title_sort Metodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia: possibilidades e desafios
author Silva, Gisllaine Vit?ria Ferreira da
author_facet Silva, Gisllaine Vit?ria Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gisllaine Vit?ria Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Metodologias ativas
Educa??o b?sica
Ensino-aprendizagem
topic Biologia
Metodologias ativas
Educa??o b?sica
Ensino-aprendizagem
description As disciplinas de Ci?ncias e Biologia possuem um importante papel no que se refere ? forma??o para vida. Por?m, no cotidiano escolar, percebe-se muitas vezes que o processo de ensino e aprendizagem destas disciplinas ocorre de forma majoritariamente te?rica, n?o propiciando uma rela??o com os problemas do cotidiano. As metodologias ativas tem se mostrado como uma alternativa pedag?gica que favorece a intera??o do aluno com o conhecimento e com os pares, promovendo melhores resultados frente ao ensino tradicional. Este trabalho tem como principal objetivo averiguar, os desafios e as possibilidades da utiliza??o das metodologias ativas no ensino de Ci?ncias e Biologia, a partir das experi?ncias colocadas em pr?tica por docentes que apresentaram seus trabalhos nos ?ltimos quatro anos, no ENEBIO. A pesquisa caracteriza-se como bibliogr?fica, do tipo explorat?ria, com abordagem quali-quantitativa. O percurso metodol?gico seguiu as seguintes etapas: Levantamento dos Anais; Triagem dos artigos; Busca por trabalhos relacionados com a utiliza??o das metodologias ativas no ensino de ci?ncias e biologia na educa??o b?sica, com aux?lio da palavra-chave: ?metodologias ativas?; Articula??o das informa??es e an?lise dos dados, para montagem de quadro descritivo e reflexivo. Os resultados revelam que as metodologias ativas s?o muito eficazes frente ao m?todo tradicional, pois tendem a contribuir para um ensino que al?a o aluno a protagonista do seu conhecimento, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para docentes e discentes. Por meio delas, se desenvolve muito mais a autonomia do aprendiz, promovendo uma melhor assimila??o dos conte?dos, enquanto os modelos de ensino tradicionais levam o aluno a uma postura quase sempre passiva.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-19T12:37:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-19T12:37:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3221
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3221/1/Gisllaine+Vit%C3%B3ria+Ferreira+da+Silva.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3221/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Gisllaine+Vit%C3%B3ria+Ferreira+da+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f0d2d9cfb3adc07d55f144143fc7f85
6d86cc3b4aa93bd67f21c45909c0b33b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660451313942528