Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Anna Karoliny Braga
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2209
Resumo: Objetivo: Analisar o n?vel de atividade f?sica e a rela??o com a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica em escolares dos anos finais do Ensino Fundamental do n?cleo II da cidade de Sousa ? PB. M?todos: A pesquisa foi de car?ter descritivo e com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 142 escolares do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 16 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado para avalia??o da participa??o nas aulas de Educa??o F?sica foi o question?rio de Darido et al (2004), e para analisar o n?vel de atividade f?sica foi utilizado o Question?rio Internacional de Atividade F?sica IPAQ (vers?o curta). Resultados: Os resultados encontrados apontam que 52% dos escolares est?o ativos; 36% insuficientemente ativos e; 12% muito ativos. Observou-se que o percentual de escolares participantes das aulas de Educa??o F?sica considerados ativos, foi de 52,9% contra 33,3% dos que n?o participam das aulas, j? os alunos que encontram-se como insuficientemente ativo, os que participam das aulas s?o de 35,3%, enquanto os que n?o participam apresentam um total de 50%. Conclus?o: Pode-se observar que os alunos que participam das aulas foram considerados ativos em maior propor??o, quando comparados com os alunos que n?o participam das aulas de Educa??o F?sica. Desse modo, ent?o, deve-se buscar estrat?gias metodol?gicas que motivem as crian?as e adolescentes a participarem das aulas de Educa??o F?sica, no sentido de que essa pr?tica na escola ir? contribuir para h?bitos saud?veis que influenciem de forma positiva na sa?de dos escolares ao longo da vida.
id IFPB_368becd2bd281345fc05272acb5f010a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2209
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Moreira, Anna Karoliny Braga2022-07-19T12:11:16Z2022-07-19T12:11:16Z2018-03-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2209Objetivo: Analisar o n?vel de atividade f?sica e a rela??o com a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica em escolares dos anos finais do Ensino Fundamental do n?cleo II da cidade de Sousa ? PB. M?todos: A pesquisa foi de car?ter descritivo e com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 142 escolares do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 16 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado para avalia??o da participa??o nas aulas de Educa??o F?sica foi o question?rio de Darido et al (2004), e para analisar o n?vel de atividade f?sica foi utilizado o Question?rio Internacional de Atividade F?sica IPAQ (vers?o curta). Resultados: Os resultados encontrados apontam que 52% dos escolares est?o ativos; 36% insuficientemente ativos e; 12% muito ativos. Observou-se que o percentual de escolares participantes das aulas de Educa??o F?sica considerados ativos, foi de 52,9% contra 33,3% dos que n?o participam das aulas, j? os alunos que encontram-se como insuficientemente ativo, os que participam das aulas s?o de 35,3%, enquanto os que n?o participam apresentam um total de 50%. Conclus?o: Pode-se observar que os alunos que participam das aulas foram considerados ativos em maior propor??o, quando comparados com os alunos que n?o participam das aulas de Educa??o F?sica. Desse modo, ent?o, deve-se buscar estrat?gias metodol?gicas que motivem as crian?as e adolescentes a participarem das aulas de Educa??o F?sica, no sentido de que essa pr?tica na escola ir? contribuir para h?bitos saud?veis que influenciem de forma positiva na sa?de dos escolares ao longo da vida.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-19T12:00:50Z No. of bitstreams: 1 TCC - ANNA KAROLINY BRAGA MOREIRA.pdf: 717226 bytes, checksum: 4c7924603ec3282c9f258e067e309479 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-19T12:11:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ANNA KAROLINY BRAGA MOREIRA.pdf: 717226 bytes, checksum: 4c7924603ec3282c9f258e067e309479 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-19T12:11:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ANNA KAROLINY BRAGA MOREIRA.pdf: 717226 bytes, checksum: 4c7924603ec3282c9f258e067e309479 (MD5) Previous issue date: 2018-03-01Atividade F?sica - N?velEduca??o F?sicaEscolaresParticipa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - ANNA KAROLINY BRAGA MOREIRA.pdfTCC - ANNA KAROLINY BRAGA MOREIRA.pdfapplication/pdf717226http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2209/1/TCC+-+ANNA+KAROLINY+BRAGA+MOREIRA.pdf4c7924603ec3282c9f258e067e309479MD51177683/22092022-07-19 09:11:16.795oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2209Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-19T12:11:16Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB
title Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB
spellingShingle Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB
Moreira, Anna Karoliny Braga
Atividade F?sica - N?vel
Educa??o F?sica
Escolares
title_short Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB
title_full Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB
title_fullStr Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB
title_full_unstemmed Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB
title_sort Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB
author Moreira, Anna Karoliny Braga
author_facet Moreira, Anna Karoliny Braga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Anna Karoliny Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade F?sica - N?vel
Educa??o F?sica
Escolares
topic Atividade F?sica - N?vel
Educa??o F?sica
Escolares
description Objetivo: Analisar o n?vel de atividade f?sica e a rela??o com a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica em escolares dos anos finais do Ensino Fundamental do n?cleo II da cidade de Sousa ? PB. M?todos: A pesquisa foi de car?ter descritivo e com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 142 escolares do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 16 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado para avalia??o da participa??o nas aulas de Educa??o F?sica foi o question?rio de Darido et al (2004), e para analisar o n?vel de atividade f?sica foi utilizado o Question?rio Internacional de Atividade F?sica IPAQ (vers?o curta). Resultados: Os resultados encontrados apontam que 52% dos escolares est?o ativos; 36% insuficientemente ativos e; 12% muito ativos. Observou-se que o percentual de escolares participantes das aulas de Educa??o F?sica considerados ativos, foi de 52,9% contra 33,3% dos que n?o participam das aulas, j? os alunos que encontram-se como insuficientemente ativo, os que participam das aulas s?o de 35,3%, enquanto os que n?o participam apresentam um total de 50%. Conclus?o: Pode-se observar que os alunos que participam das aulas foram considerados ativos em maior propor??o, quando comparados com os alunos que n?o participam das aulas de Educa??o F?sica. Desse modo, ent?o, deve-se buscar estrat?gias metodol?gicas que motivem as crian?as e adolescentes a participarem das aulas de Educa??o F?sica, no sentido de que essa pr?tica na escola ir? contribuir para h?bitos saud?veis que influenciem de forma positiva na sa?de dos escolares ao longo da vida.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-19T12:11:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-19T12:11:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2209
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2209/1/TCC+-+ANNA+KAROLINY+BRAGA+MOREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c7924603ec3282c9f258e067e309479
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660443346862080