Etnomatem?tica e os saberes matem?ticos presentes no campo: um estudo de caso na regi?o de Alagoa Nova, interior da Para?ba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Elielma Alves dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2671
Resumo: Esta pesquisa ? resultado de um trabalho de conclus?o de curso de Licenciatura em Matem?tica que investiga vest?gios da evid?ncia de m?todos matem?ticos utilizados empiricamente pelos(as) agricultores(as) nos s?tios, Pau Darco, Urucu e Lasquinha no munic?pio de Alagoa Nova no brejo Paraibano. Pretendeu-se com este trabalho responder a seguinte pergunta: Como a cultura heredit?ria de gera??o em gera??o e a Matem?tica emp?rica contribuem na pr?tica e manejos agr?colas usados pelos agricultores(as) atrav?s da hist?ria oral? O objetivo de forma geral ? contribuir com o desenvolvimento dos estudos em Etnomatem?tica e Matem?tica no campo. Para alcan?armos esse objetivo buscou-se descrever as contribui??es das atividades desenvolvidas por esses(as) camponeses(as) em seu cotidiano de forma emp?rica. Compreendendo como as mesmas s?o desenvolvidas por eles(as), relacionando-as com a Matem?tica e a Etnomatem?tica. Para isso, utilizou-se como principal referencial te?rico os pressupostos de D? Ambros?o (2016), onde se evidencia o valor da Matem?tica em pr?ticas agr?colas aliadas a uma cultura social, relacionando-o com a natureza da Matem?tica herdada por diversas culturas no seu desenvolvimento. Ou seja, a Matem?tica e o conhecimento de uma cultura que se desenvolve e expande de acordo com as necessidades do homem. Para isso, a abordagem metodol?gica utilizada nesse estudo foi de car?ter qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas orais aplicadas ?s pessoas com experi?ncia na ?rea da agricultura registradas em grava??o de ?udio. Ap?s a transcri??o dos dados obtidos nessas grava??es, com base na fundamenta??o te?rica do trabalho ? luz dos objetivos da investiga??o, evidenciou-se que a Etnomatem?tica e a Matem?tica Emp?rica est?o relacionadas nas pr?ticas dos(as) agricultores(as), influenciando em suas atividades. Ao final, ficou comprovado que as pr?ticas agr?colas como cavar, separa covas, arar a terra e diversas outras atividades, com base em saberes Matem?ticos com forte influ?ncia da Etnomatem?tica evidencia o significado no modo de como esse conhecimento ? aplicado no cotidiano.
id IFPB_8938cc46c5d7880e89328393f1224835
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2671
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Faustino, Elielma Alves dos Santos2023-01-03T16:16:43Z2023-01-03T16:16:43Z2023-01-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2671Esta pesquisa ? resultado de um trabalho de conclus?o de curso de Licenciatura em Matem?tica que investiga vest?gios da evid?ncia de m?todos matem?ticos utilizados empiricamente pelos(as) agricultores(as) nos s?tios, Pau Darco, Urucu e Lasquinha no munic?pio de Alagoa Nova no brejo Paraibano. Pretendeu-se com este trabalho responder a seguinte pergunta: Como a cultura heredit?ria de gera??o em gera??o e a Matem?tica emp?rica contribuem na pr?tica e manejos agr?colas usados pelos agricultores(as) atrav?s da hist?ria oral? O objetivo de forma geral ? contribuir com o desenvolvimento dos estudos em Etnomatem?tica e Matem?tica no campo. Para alcan?armos esse objetivo buscou-se descrever as contribui??es das atividades desenvolvidas por esses(as) camponeses(as) em seu cotidiano de forma emp?rica. Compreendendo como as mesmas s?o desenvolvidas por eles(as), relacionando-as com a Matem?tica e a Etnomatem?tica. Para isso, utilizou-se como principal referencial te?rico os pressupostos de D? Ambros?o (2016), onde se evidencia o valor da Matem?tica em pr?ticas agr?colas aliadas a uma cultura social, relacionando-o com a natureza da Matem?tica herdada por diversas culturas no seu desenvolvimento. Ou seja, a Matem?tica e o conhecimento de uma cultura que se desenvolve e expande de acordo com as necessidades do homem. Para isso, a abordagem metodol?gica utilizada nesse estudo foi de car?ter qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas orais aplicadas ?s pessoas com experi?ncia na ?rea da agricultura registradas em grava??o de ?udio. Ap?s a transcri??o dos dados obtidos nessas grava??es, com base na fundamenta??o te?rica do trabalho ? luz dos objetivos da investiga??o, evidenciou-se que a Etnomatem?tica e a Matem?tica Emp?rica est?o relacionadas nas pr?ticas dos(as) agricultores(as), influenciando em suas atividades. Ao final, ficou comprovado que as pr?ticas agr?colas como cavar, separa covas, arar a terra e diversas outras atividades, com base em saberes Matem?ticos com forte influ?ncia da Etnomatem?tica evidencia o significado no modo de como esse conhecimento ? aplicado no cotidiano.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-01-03T16:15:54Z No. of bitstreams: 2 TCC - ELIELMA VF.pdf: 1148659 bytes, checksum: af211cf96693ef8a4aca6a770e17f0d0 (MD5) Termo de autoriza??o de Elielma Alves.pdf: 1132869 bytes, checksum: be67085b35f6262fd27d9a13a5f934af (MD5)Approved for entry into archive by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-01-03T16:16:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - ELIELMA VF.pdf: 1148659 bytes, checksum: af211cf96693ef8a4aca6a770e17f0d0 (MD5) Termo de autoriza??o de Elielma Alves.pdf: 1132869 bytes, checksum: be67085b35f6262fd27d9a13a5f934af (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-03T16:16:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - ELIELMA VF.pdf: 1148659 bytes, checksum: af211cf96693ef8a4aca6a770e17f0d0 (MD5) Termo de autoriza??o de Elielma Alves.pdf: 1132869 bytes, checksum: be67085b35f6262fd27d9a13a5f934af (MD5) Previous issue date: 2023-01-03Educa??o Matem?ticaEtnomatem?ticaMatem?tica Emp?ricaTrabalhadores agr?colasEtnomatem?tica e os saberes matem?ticos presentes no campo: um estudo de caso na regi?o de Alagoa Nova, interior da Para?bainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC - ELIELMA VF.pdfTCC - ELIELMA VF.pdfapplication/pdf1148659http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2671/1/TCC+-++ELIELMA+VF.pdfaf211cf96693ef8a4aca6a770e17f0d0MD51Termo de autoriza??o de Elielma Alves.pdfTermo de autoriza??o de Elielma Alves.pdfapplication/pdf1132869http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2671/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Elielma+Alves.pdfbe67085b35f6262fd27d9a13a5f934afMD52177683/26712023-01-03 13:16:43.827oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2671Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-03T16:16:43Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Etnomatem?tica e os saberes matem?ticos presentes no campo: um estudo de caso na regi?o de Alagoa Nova, interior da Para?ba
title Etnomatem?tica e os saberes matem?ticos presentes no campo: um estudo de caso na regi?o de Alagoa Nova, interior da Para?ba
spellingShingle Etnomatem?tica e os saberes matem?ticos presentes no campo: um estudo de caso na regi?o de Alagoa Nova, interior da Para?ba
Faustino, Elielma Alves dos Santos
Educa??o Matem?tica
Etnomatem?tica
Matem?tica Emp?rica
Trabalhadores agr?colas
title_short Etnomatem?tica e os saberes matem?ticos presentes no campo: um estudo de caso na regi?o de Alagoa Nova, interior da Para?ba
title_full Etnomatem?tica e os saberes matem?ticos presentes no campo: um estudo de caso na regi?o de Alagoa Nova, interior da Para?ba
title_fullStr Etnomatem?tica e os saberes matem?ticos presentes no campo: um estudo de caso na regi?o de Alagoa Nova, interior da Para?ba
title_full_unstemmed Etnomatem?tica e os saberes matem?ticos presentes no campo: um estudo de caso na regi?o de Alagoa Nova, interior da Para?ba
title_sort Etnomatem?tica e os saberes matem?ticos presentes no campo: um estudo de caso na regi?o de Alagoa Nova, interior da Para?ba
author Faustino, Elielma Alves dos Santos
author_facet Faustino, Elielma Alves dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Elielma Alves dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o Matem?tica
Etnomatem?tica
Matem?tica Emp?rica
Trabalhadores agr?colas
topic Educa??o Matem?tica
Etnomatem?tica
Matem?tica Emp?rica
Trabalhadores agr?colas
description Esta pesquisa ? resultado de um trabalho de conclus?o de curso de Licenciatura em Matem?tica que investiga vest?gios da evid?ncia de m?todos matem?ticos utilizados empiricamente pelos(as) agricultores(as) nos s?tios, Pau Darco, Urucu e Lasquinha no munic?pio de Alagoa Nova no brejo Paraibano. Pretendeu-se com este trabalho responder a seguinte pergunta: Como a cultura heredit?ria de gera??o em gera??o e a Matem?tica emp?rica contribuem na pr?tica e manejos agr?colas usados pelos agricultores(as) atrav?s da hist?ria oral? O objetivo de forma geral ? contribuir com o desenvolvimento dos estudos em Etnomatem?tica e Matem?tica no campo. Para alcan?armos esse objetivo buscou-se descrever as contribui??es das atividades desenvolvidas por esses(as) camponeses(as) em seu cotidiano de forma emp?rica. Compreendendo como as mesmas s?o desenvolvidas por eles(as), relacionando-as com a Matem?tica e a Etnomatem?tica. Para isso, utilizou-se como principal referencial te?rico os pressupostos de D? Ambros?o (2016), onde se evidencia o valor da Matem?tica em pr?ticas agr?colas aliadas a uma cultura social, relacionando-o com a natureza da Matem?tica herdada por diversas culturas no seu desenvolvimento. Ou seja, a Matem?tica e o conhecimento de uma cultura que se desenvolve e expande de acordo com as necessidades do homem. Para isso, a abordagem metodol?gica utilizada nesse estudo foi de car?ter qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas orais aplicadas ?s pessoas com experi?ncia na ?rea da agricultura registradas em grava??o de ?udio. Ap?s a transcri??o dos dados obtidos nessas grava??es, com base na fundamenta??o te?rica do trabalho ? luz dos objetivos da investiga??o, evidenciou-se que a Etnomatem?tica e a Matem?tica Emp?rica est?o relacionadas nas pr?ticas dos(as) agricultores(as), influenciando em suas atividades. Ao final, ficou comprovado que as pr?ticas agr?colas como cavar, separa covas, arar a terra e diversas outras atividades, com base em saberes Matem?ticos com forte influ?ncia da Etnomatem?tica evidencia o significado no modo de como esse conhecimento ? aplicado no cotidiano.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-03T16:16:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-03T16:16:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2671
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2671/1/TCC+-++ELIELMA+VF.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2671/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Elielma+Alves.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv af211cf96693ef8a4aca6a770e17f0d0
be67085b35f6262fd27d9a13a5f934af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446980177920