EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3464 |
Resumo: | Este estudo prop?e a aplica??o do modelo de ensino socioemocional ou ensino de habilidades de controle emocional para os alunos. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular ? BNCC abarcou a quest?o, aplicando-a transversalmente. Dai a import?ncia deste estudo, por suprir um v?cuo de discuss?o sobre a exist?ncia de uma forma efetiva e padronizada de aplica??o da metodologia. Teve-se por objetivos, al?m da contribui??o para o planejamento e a organiza??o curricular de futuros cursos, a demonstra??o de que o tema ainda foi inclu?do formalmente nos Projetos Pedag?gicos. Como objetivos espec?ficos corroboradores das teses apontadas, apresentou-se dados sobre o volume de escolas do ?Eixo de Cursos T?cnicos de Informa??o e Comunica??o? que incluem a metodologia nos seus cursos, al?m de elencar quais as disciplinas demandante de ensino socioemocional s?o atualmente ministradas. Efetuou-se pesquisa bibliogr?fica de objetivo descritivo, buscando o posicionamento da academia sobre o tema. Tamb?m, se efetuou pesquisa de objetivo prim?rio, em campo, adotando question?rios e questionamentos como instrumentos de pesquisa, com an?lise de dados abordada por avalia??o das vari?veis quantitativas. Se verificou que os resultados auferidos corroboram que na rede p?blica da Rede Federal de Educa??o Profissional, Cient?fica e Tecnol?gica ocorre descaso com a adequa??o ? BNCC, pois todas as escolas que responderam ? pesquisa afirmaram n?o aplicar a metodologia ES. Assim, cabe a acad?mia acalorar a discuss?o junto aos ?rg?os governamentais e de controle acad?mico sobre quando, como e onde padronizar garantindo sua aplica??o em toda a rede do pa?s. |
id |
IFPB_89912f34cc903506eaf014c28c85111f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3464 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
GALV?O J?NIOR, HELY2024-01-15T14:56:59Z2024-01-15T14:56:59Z2023-11-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3464Este estudo prop?e a aplica??o do modelo de ensino socioemocional ou ensino de habilidades de controle emocional para os alunos. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular ? BNCC abarcou a quest?o, aplicando-a transversalmente. Dai a import?ncia deste estudo, por suprir um v?cuo de discuss?o sobre a exist?ncia de uma forma efetiva e padronizada de aplica??o da metodologia. Teve-se por objetivos, al?m da contribui??o para o planejamento e a organiza??o curricular de futuros cursos, a demonstra??o de que o tema ainda foi inclu?do formalmente nos Projetos Pedag?gicos. Como objetivos espec?ficos corroboradores das teses apontadas, apresentou-se dados sobre o volume de escolas do ?Eixo de Cursos T?cnicos de Informa??o e Comunica??o? que incluem a metodologia nos seus cursos, al?m de elencar quais as disciplinas demandante de ensino socioemocional s?o atualmente ministradas. Efetuou-se pesquisa bibliogr?fica de objetivo descritivo, buscando o posicionamento da academia sobre o tema. Tamb?m, se efetuou pesquisa de objetivo prim?rio, em campo, adotando question?rios e questionamentos como instrumentos de pesquisa, com an?lise de dados abordada por avalia??o das vari?veis quantitativas. Se verificou que os resultados auferidos corroboram que na rede p?blica da Rede Federal de Educa??o Profissional, Cient?fica e Tecnol?gica ocorre descaso com a adequa??o ? BNCC, pois todas as escolas que responderam ? pesquisa afirmaram n?o aplicar a metodologia ES. Assim, cabe a acad?mia acalorar a discuss?o junto aos ?rg?os governamentais e de controle acad?mico sobre quando, como e onde padronizar garantindo sua aplica??o em toda a rede do pa?s.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-04T02:35:35Z No. of bitstreams: 1 HELY GALV?O J?NIOR.pdf: 862685 bytes, checksum: 18e8ddd376aee74ec8a258dfd6dfb1a8 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T14:56:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HELY GALV?O J?NIOR.pdf: 862685 bytes, checksum: 18e8ddd376aee74ec8a258dfd6dfb1a8 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T14:56:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELY GALV?O J?NIOR.pdf: 862685 bytes, checksum: 18e8ddd376aee74ec8a258dfd6dfb1a8 (MD5) Previous issue date: 2023-11-14n?o h?soft skillssocioemocionalensinoBNCCintelig?ncia emocionalEDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA DE ESPECIALIZA??OIFPBORIGINALHELY GALV?O J?NIOR.pdfHELY GALV?O J?NIOR.pdfapplication/pdf862685http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3464/1/HELY+GALV%C3%83O+J%C3%9ANIOR.pdf18e8ddd376aee74ec8a258dfd6dfb1a8MD51177683/34642024-01-15 11:56:59.667oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3464Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T14:56:59Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA |
title |
EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA |
spellingShingle |
EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA GALV?O J?NIOR, HELY soft skills socioemocional ensino BNCC intelig?ncia emocional |
title_short |
EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA |
title_full |
EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA |
title_fullStr |
EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA |
title_full_unstemmed |
EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA |
title_sort |
EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA |
author |
GALV?O J?NIOR, HELY |
author_facet |
GALV?O J?NIOR, HELY |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GALV?O J?NIOR, HELY |
dc.subject.por.fl_str_mv |
soft skills socioemocional ensino BNCC intelig?ncia emocional |
topic |
soft skills socioemocional ensino BNCC intelig?ncia emocional |
description |
Este estudo prop?e a aplica??o do modelo de ensino socioemocional ou ensino de habilidades de controle emocional para os alunos. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular ? BNCC abarcou a quest?o, aplicando-a transversalmente. Dai a import?ncia deste estudo, por suprir um v?cuo de discuss?o sobre a exist?ncia de uma forma efetiva e padronizada de aplica??o da metodologia. Teve-se por objetivos, al?m da contribui??o para o planejamento e a organiza??o curricular de futuros cursos, a demonstra??o de que o tema ainda foi inclu?do formalmente nos Projetos Pedag?gicos. Como objetivos espec?ficos corroboradores das teses apontadas, apresentou-se dados sobre o volume de escolas do ?Eixo de Cursos T?cnicos de Informa??o e Comunica??o? que incluem a metodologia nos seus cursos, al?m de elencar quais as disciplinas demandante de ensino socioemocional s?o atualmente ministradas. Efetuou-se pesquisa bibliogr?fica de objetivo descritivo, buscando o posicionamento da academia sobre o tema. Tamb?m, se efetuou pesquisa de objetivo prim?rio, em campo, adotando question?rios e questionamentos como instrumentos de pesquisa, com an?lise de dados abordada por avalia??o das vari?veis quantitativas. Se verificou que os resultados auferidos corroboram que na rede p?blica da Rede Federal de Educa??o Profissional, Cient?fica e Tecnol?gica ocorre descaso com a adequa??o ? BNCC, pois todas as escolas que responderam ? pesquisa afirmaram n?o aplicar a metodologia ES. Assim, cabe a acad?mia acalorar a discuss?o junto aos ?rg?os governamentais e de controle acad?mico sobre quando, como e onde padronizar garantindo sua aplica??o em toda a rede do pa?s. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-15T14:56:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-15T14:56:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3464 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3464/1/HELY+GALV%C3%83O+J%C3%9ANIOR.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18e8ddd376aee74ec8a258dfd6dfb1a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452900438016 |