EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GALV?O J?NIOR, HELY
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3464
Resumo: Este estudo prop?e a aplica??o do modelo de ensino socioemocional ou ensino de habilidades de controle emocional para os alunos. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular ? BNCC abarcou a quest?o, aplicando-a transversalmente. Dai a import?ncia deste estudo, por suprir um v?cuo de discuss?o sobre a exist?ncia de uma forma efetiva e padronizada de aplica??o da metodologia. Teve-se por objetivos, al?m da contribui??o para o planejamento e a organiza??o curricular de futuros cursos, a demonstra??o de que o tema ainda foi inclu?do formalmente nos Projetos Pedag?gicos. Como objetivos espec?ficos corroboradores das teses apontadas, apresentou-se dados sobre o volume de escolas do ?Eixo de Cursos T?cnicos de Informa??o e Comunica??o? que incluem a metodologia nos seus cursos, al?m de elencar quais as disciplinas demandante de ensino socioemocional s?o atualmente ministradas. Efetuou-se pesquisa bibliogr?fica de objetivo descritivo, buscando o posicionamento da academia sobre o tema. Tamb?m, se efetuou pesquisa de objetivo prim?rio, em campo, adotando question?rios e questionamentos como instrumentos de pesquisa, com an?lise de dados abordada por avalia??o das vari?veis quantitativas. Se verificou que os resultados auferidos corroboram que na rede p?blica da Rede Federal de Educa??o Profissional, Cient?fica e Tecnol?gica ocorre descaso com a adequa??o ? BNCC, pois todas as escolas que responderam ? pesquisa afirmaram n?o aplicar a metodologia ES. Assim, cabe a acad?mia acalorar a discuss?o junto aos ?rg?os governamentais e de controle acad?mico sobre quando, como e onde padronizar garantindo sua aplica??o em toda a rede do pa?s.
id IFPB_89912f34cc903506eaf014c28c85111f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3464
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling GALV?O J?NIOR, HELY2024-01-15T14:56:59Z2024-01-15T14:56:59Z2023-11-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3464Este estudo prop?e a aplica??o do modelo de ensino socioemocional ou ensino de habilidades de controle emocional para os alunos. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular ? BNCC abarcou a quest?o, aplicando-a transversalmente. Dai a import?ncia deste estudo, por suprir um v?cuo de discuss?o sobre a exist?ncia de uma forma efetiva e padronizada de aplica??o da metodologia. Teve-se por objetivos, al?m da contribui??o para o planejamento e a organiza??o curricular de futuros cursos, a demonstra??o de que o tema ainda foi inclu?do formalmente nos Projetos Pedag?gicos. Como objetivos espec?ficos corroboradores das teses apontadas, apresentou-se dados sobre o volume de escolas do ?Eixo de Cursos T?cnicos de Informa??o e Comunica??o? que incluem a metodologia nos seus cursos, al?m de elencar quais as disciplinas demandante de ensino socioemocional s?o atualmente ministradas. Efetuou-se pesquisa bibliogr?fica de objetivo descritivo, buscando o posicionamento da academia sobre o tema. Tamb?m, se efetuou pesquisa de objetivo prim?rio, em campo, adotando question?rios e questionamentos como instrumentos de pesquisa, com an?lise de dados abordada por avalia??o das vari?veis quantitativas. Se verificou que os resultados auferidos corroboram que na rede p?blica da Rede Federal de Educa??o Profissional, Cient?fica e Tecnol?gica ocorre descaso com a adequa??o ? BNCC, pois todas as escolas que responderam ? pesquisa afirmaram n?o aplicar a metodologia ES. Assim, cabe a acad?mia acalorar a discuss?o junto aos ?rg?os governamentais e de controle acad?mico sobre quando, como e onde padronizar garantindo sua aplica??o em toda a rede do pa?s.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-04T02:35:35Z No. of bitstreams: 1 HELY GALV?O J?NIOR.pdf: 862685 bytes, checksum: 18e8ddd376aee74ec8a258dfd6dfb1a8 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T14:56:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HELY GALV?O J?NIOR.pdf: 862685 bytes, checksum: 18e8ddd376aee74ec8a258dfd6dfb1a8 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T14:56:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELY GALV?O J?NIOR.pdf: 862685 bytes, checksum: 18e8ddd376aee74ec8a258dfd6dfb1a8 (MD5) Previous issue date: 2023-11-14n?o h?soft skillssocioemocionalensinoBNCCintelig?ncia emocionalEDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA DE ESPECIALIZA??OIFPBORIGINALHELY GALV?O J?NIOR.pdfHELY GALV?O J?NIOR.pdfapplication/pdf862685http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3464/1/HELY+GALV%C3%83O+J%C3%9ANIOR.pdf18e8ddd376aee74ec8a258dfd6dfb1a8MD51177683/34642024-01-15 11:56:59.667oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3464Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T14:56:59Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA
title EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA
spellingShingle EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA
GALV?O J?NIOR, HELY
soft skills
socioemocional
ensino
BNCC
intelig?ncia emocional
title_short EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA
title_full EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA
title_fullStr EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA
title_full_unstemmed EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA
title_sort EDUCA??O SOCIOEMOCIONAL ? APLICABILIDADE NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO: DA EDUCA??O B?SICA A TECNOL?GICA
author GALV?O J?NIOR, HELY
author_facet GALV?O J?NIOR, HELY
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GALV?O J?NIOR, HELY
dc.subject.por.fl_str_mv soft skills
socioemocional
ensino
BNCC
intelig?ncia emocional
topic soft skills
socioemocional
ensino
BNCC
intelig?ncia emocional
description Este estudo prop?e a aplica??o do modelo de ensino socioemocional ou ensino de habilidades de controle emocional para os alunos. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular ? BNCC abarcou a quest?o, aplicando-a transversalmente. Dai a import?ncia deste estudo, por suprir um v?cuo de discuss?o sobre a exist?ncia de uma forma efetiva e padronizada de aplica??o da metodologia. Teve-se por objetivos, al?m da contribui??o para o planejamento e a organiza??o curricular de futuros cursos, a demonstra??o de que o tema ainda foi inclu?do formalmente nos Projetos Pedag?gicos. Como objetivos espec?ficos corroboradores das teses apontadas, apresentou-se dados sobre o volume de escolas do ?Eixo de Cursos T?cnicos de Informa??o e Comunica??o? que incluem a metodologia nos seus cursos, al?m de elencar quais as disciplinas demandante de ensino socioemocional s?o atualmente ministradas. Efetuou-se pesquisa bibliogr?fica de objetivo descritivo, buscando o posicionamento da academia sobre o tema. Tamb?m, se efetuou pesquisa de objetivo prim?rio, em campo, adotando question?rios e questionamentos como instrumentos de pesquisa, com an?lise de dados abordada por avalia??o das vari?veis quantitativas. Se verificou que os resultados auferidos corroboram que na rede p?blica da Rede Federal de Educa??o Profissional, Cient?fica e Tecnol?gica ocorre descaso com a adequa??o ? BNCC, pois todas as escolas que responderam ? pesquisa afirmaram n?o aplicar a metodologia ES. Assim, cabe a acad?mia acalorar a discuss?o junto aos ?rg?os governamentais e de controle acad?mico sobre quando, como e onde padronizar garantindo sua aplica??o em toda a rede do pa?s.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-15T14:56:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-15T14:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3464
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3464/1/HELY+GALV%C3%83O+J%C3%9ANIOR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 18e8ddd376aee74ec8a258dfd6dfb1a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452900438016