Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3515 |
Resumo: | A inclus?o escolar atualmente ? fomentada pela legisla??o em vigor, e constitui fator determinante das pol?ticas p?blicas educacionais em todos os n?veis. Quando falamos nas pessoas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), n?o estamos falando s? de inclus?o, mas da compreens?o do autismo como uma defici?ncia que marca os debates em torno das formas poss?veis dessa popula??o, serem contempladas no rol de a??es e servi?os para um atendimento integral. Objetivamos desenvolver como Produto Educacional, um prot?tipo de prontu?rio eletr?nico e uma cartilha informativa e digital de media??o aos Acompanhantes Terap?uticos/Mediadores escolares para aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista, do Ensino T?cnico Integrado ao M?dio do Instituto Federal da Para?ba, campus Jo?o Pessoa, fundamentada na Educa??o Profissional e Tecnol?gica - EPT, no ?mbito da educa??o inclusiva, nos espa?os formais de aprendizagem. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, inicialmente por levantamento de campo, quanto a sua tipologia foi uma pesquisa explorat?ria e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram da pesquisa os Acompanhantes Terap?uticas / Mediadores escolares e gestores dos setores respons?veis por implementar os produtos educacionais do IFPB campus Jo?o Pessoa, selecionados por meio da t?cnica n?o probabil?stica por conveni?ncia. Como inclus?o os profissionais precisavam trabalhar, ou j? terem acompanhado alunos com TEA. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram, um question?rio s?cio demogr?fico e um question?rio semiestruturado com quest?es abertas e fechadas referentes aos trabalhos exercidos pelos profissionais mencionados acima, frente ? demanda do aluno autista. J? com aprova??o do Comit? de ?tica, a pesquisa foi respondida por uma plataforma virtual de modo individual. A an?lise dos dados foi executada atrav?s do programa SPSS com uso da estat?stica descritiva e a An?lise de Conte?do Bardin (2011) e escala Likert (1932). O resultado dessa pesquisa gerou uma maior compreens?o do processo de apoio, registro e fluxo no atendimento aos alunos com TEA, favorecendo o ensino-aprendizagem e a inclus?o entre os p?blicos-alvo dessa pesquisa. Consideramos que no vi?s da sondagem at? a avalia??o dos produtos educacionais, obtemos relev?ncia significativa da proposta para a EPT. |
id |
IFPB_98eec904555ba2181793f0cd613d9737 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3515 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Erika Aranha Fernandes2024-01-26T12:12:05Z2024-01-26T12:12:05Z2024-01-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3515A inclus?o escolar atualmente ? fomentada pela legisla??o em vigor, e constitui fator determinante das pol?ticas p?blicas educacionais em todos os n?veis. Quando falamos nas pessoas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), n?o estamos falando s? de inclus?o, mas da compreens?o do autismo como uma defici?ncia que marca os debates em torno das formas poss?veis dessa popula??o, serem contempladas no rol de a??es e servi?os para um atendimento integral. Objetivamos desenvolver como Produto Educacional, um prot?tipo de prontu?rio eletr?nico e uma cartilha informativa e digital de media??o aos Acompanhantes Terap?uticos/Mediadores escolares para aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista, do Ensino T?cnico Integrado ao M?dio do Instituto Federal da Para?ba, campus Jo?o Pessoa, fundamentada na Educa??o Profissional e Tecnol?gica - EPT, no ?mbito da educa??o inclusiva, nos espa?os formais de aprendizagem. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, inicialmente por levantamento de campo, quanto a sua tipologia foi uma pesquisa explorat?ria e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram da pesquisa os Acompanhantes Terap?uticas / Mediadores escolares e gestores dos setores respons?veis por implementar os produtos educacionais do IFPB campus Jo?o Pessoa, selecionados por meio da t?cnica n?o probabil?stica por conveni?ncia. Como inclus?o os profissionais precisavam trabalhar, ou j? terem acompanhado alunos com TEA. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram, um question?rio s?cio demogr?fico e um question?rio semiestruturado com quest?es abertas e fechadas referentes aos trabalhos exercidos pelos profissionais mencionados acima, frente ? demanda do aluno autista. J? com aprova??o do Comit? de ?tica, a pesquisa foi respondida por uma plataforma virtual de modo individual. A an?lise dos dados foi executada atrav?s do programa SPSS com uso da estat?stica descritiva e a An?lise de Conte?do Bardin (2011) e escala Likert (1932). O resultado dessa pesquisa gerou uma maior compreens?o do processo de apoio, registro e fluxo no atendimento aos alunos com TEA, favorecendo o ensino-aprendizagem e a inclus?o entre os p?blicos-alvo dessa pesquisa. Consideramos que no vi?s da sondagem at? a avalia??o dos produtos educacionais, obtemos relev?ncia significativa da proposta para a EPT.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2024-01-24T21:50:04Z No. of bitstreams: 2 Dissertac?a?o_Erika Aranha Fernandes Barbosa.pdf: 4415806 bytes, checksum: e38958f6d8926e1995102808cbe8ae4e (MD5) Erika_termo-de-autorizacao-de-postagem-no-repositorio (1).pdf: 94124 bytes, checksum: b5fbe9b186c22c71529773190731e557 (MD5)Rejected by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br), reason: Bom dia! Conforme as novas normas do reposit?rio, o arquivo do termo de autoriza??o n?o deve ser inserido, apenas a Disserta??o. on 2024-01-25T13:07:59Z (GMT)Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2024-01-25T15:15:11Z No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o_Erika Aranha Fernandes Barbosa.pdf: 4415806 bytes, checksum: e38958f6d8926e1995102808cbe8ae4e (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2024-01-26T12:12:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o_Erika Aranha Fernandes Barbosa.pdf: 4415806 bytes, checksum: e38958f6d8926e1995102808cbe8ae4e (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-26T12:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o_Erika Aranha Fernandes Barbosa.pdf: 4415806 bytes, checksum: e38958f6d8926e1995102808cbe8ae4e (MD5) Previous issue date: 2024-01-26Transtorno do Espectro AutistaAcompanhante Terap?uticoEnsino-aprendizagemEduca??o InclusivaInclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oinstituto Federal da Para?baORIGINALDissertac?a?o_Erika Aranha Fernandes Barbosa.pdfDissertac?a?o_Erika Aranha Fernandes Barbosa.pdfapplication/pdf4415806http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3515/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o_Erika+Aranha+Fernandes+Barbosa.pdfe38958f6d8926e1995102808cbe8ae4eMD51177683/35152024-01-26 09:12:05.109oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3515Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-26T12:12:05Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA |
title |
Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA |
spellingShingle |
Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA Barbosa, Erika Aranha Fernandes Transtorno do Espectro Autista Acompanhante Terap?utico Ensino-aprendizagem Educa??o Inclusiva |
title_short |
Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA |
title_full |
Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA |
title_fullStr |
Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA |
title_full_unstemmed |
Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA |
title_sort |
Inclus?o escolar: a media??o do acompanhante terap?utico/mediador escolar na aprendizagem do aluno TEA |
author |
Barbosa, Erika Aranha Fernandes |
author_facet |
Barbosa, Erika Aranha Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Erika Aranha Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista Acompanhante Terap?utico Ensino-aprendizagem Educa??o Inclusiva |
topic |
Transtorno do Espectro Autista Acompanhante Terap?utico Ensino-aprendizagem Educa??o Inclusiva |
description |
A inclus?o escolar atualmente ? fomentada pela legisla??o em vigor, e constitui fator determinante das pol?ticas p?blicas educacionais em todos os n?veis. Quando falamos nas pessoas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), n?o estamos falando s? de inclus?o, mas da compreens?o do autismo como uma defici?ncia que marca os debates em torno das formas poss?veis dessa popula??o, serem contempladas no rol de a??es e servi?os para um atendimento integral. Objetivamos desenvolver como Produto Educacional, um prot?tipo de prontu?rio eletr?nico e uma cartilha informativa e digital de media??o aos Acompanhantes Terap?uticos/Mediadores escolares para aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista, do Ensino T?cnico Integrado ao M?dio do Instituto Federal da Para?ba, campus Jo?o Pessoa, fundamentada na Educa??o Profissional e Tecnol?gica - EPT, no ?mbito da educa??o inclusiva, nos espa?os formais de aprendizagem. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, inicialmente por levantamento de campo, quanto a sua tipologia foi uma pesquisa explorat?ria e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram da pesquisa os Acompanhantes Terap?uticas / Mediadores escolares e gestores dos setores respons?veis por implementar os produtos educacionais do IFPB campus Jo?o Pessoa, selecionados por meio da t?cnica n?o probabil?stica por conveni?ncia. Como inclus?o os profissionais precisavam trabalhar, ou j? terem acompanhado alunos com TEA. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram, um question?rio s?cio demogr?fico e um question?rio semiestruturado com quest?es abertas e fechadas referentes aos trabalhos exercidos pelos profissionais mencionados acima, frente ? demanda do aluno autista. J? com aprova??o do Comit? de ?tica, a pesquisa foi respondida por uma plataforma virtual de modo individual. A an?lise dos dados foi executada atrav?s do programa SPSS com uso da estat?stica descritiva e a An?lise de Conte?do Bardin (2011) e escala Likert (1932). O resultado dessa pesquisa gerou uma maior compreens?o do processo de apoio, registro e fluxo no atendimento aos alunos com TEA, favorecendo o ensino-aprendizagem e a inclus?o entre os p?blicos-alvo dessa pesquisa. Consideramos que no vi?s da sondagem at? a avalia??o dos produtos educacionais, obtemos relev?ncia significativa da proposta para a EPT. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-26T12:12:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-26T12:12:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3515 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3515/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o_Erika+Aranha+Fernandes+Barbosa.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e38958f6d8926e1995102808cbe8ae4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660453545312256 |