APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3313 |
Resumo: | Perante aos in?meros desafios encontrados pelos professores no ensino profissionalizante, para manter o interesse do aluno pelo curso, novas t?cnicas e metodologias de ensino e aprendizagem est?o sendo utilizadas nas salas de aula. Nesse sentido, a presente pesquisa visa a propor adapta??es nos processos de ensino e de aprendizagem na disciplina Sistemas Estruturais do Curso T?cnico em Edifica??es Integrado ao Ensino M?dio, de modo a proporcionar maior participa??o do estudante como agente protagonista do saber. Para alcan?ar este objetivo, seguiu-se as etapas de revis?o de literatura sobre os conceitos relacionados ? Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas e Aprendizagem Baseada em Projeto. Ap?s a contextualiza??o te?rica, ? apresentada e discutida a proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), na disciplina de Sistemas Estruturais do Curso T?cnico em Edifica??es supramencionado. A partir da revis?o de literatura tem-se como resultado uma proposta de interven??o pedag?gica interdisciplinar com uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos para capacitar os estudantes a aplicarem as estrat?gias de c?lculo em seus projetos estruturais. Quando oportuna, a aplica??o da proposta de interven??o, a coleta de dados ser? realizada por meio das atividades pr?ticas, assim como pela observa??o da intera??o dos estudantes com os momentos de aprendizagem. Os registros desta etapa foram realizados por meio de um roteiro de avalia??o. Para avalia??o da pr?tica pedag?gica ser? aplicado question?rio online para a turma p?blico-alvo da pesquisa. Este trabalho objetivou tamb?m contribuir para a reflex?o acerca dos m?todos de ensino que motivam o estudante a assumir o protagonismo do pr?prio aprendizado. Espera-se que este estudo possa colaborar para reformula??es semelhantes aplicadas em outros conte?dos desta e de outras disciplinas do curso, contribuindo para a forma??o de profissionais com o perfil que o mercado de trabalho tem buscado. |
id |
IFPB_9b32788feb57812572da53327d5c8501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3313 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SOUZA, JOHN WILLIAMS FERREIRA DE2023-10-27T20:55:14Z2023-10-27T20:55:14Z2022-04-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3313Perante aos in?meros desafios encontrados pelos professores no ensino profissionalizante, para manter o interesse do aluno pelo curso, novas t?cnicas e metodologias de ensino e aprendizagem est?o sendo utilizadas nas salas de aula. Nesse sentido, a presente pesquisa visa a propor adapta??es nos processos de ensino e de aprendizagem na disciplina Sistemas Estruturais do Curso T?cnico em Edifica??es Integrado ao Ensino M?dio, de modo a proporcionar maior participa??o do estudante como agente protagonista do saber. Para alcan?ar este objetivo, seguiu-se as etapas de revis?o de literatura sobre os conceitos relacionados ? Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas e Aprendizagem Baseada em Projeto. Ap?s a contextualiza??o te?rica, ? apresentada e discutida a proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), na disciplina de Sistemas Estruturais do Curso T?cnico em Edifica??es supramencionado. A partir da revis?o de literatura tem-se como resultado uma proposta de interven??o pedag?gica interdisciplinar com uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos para capacitar os estudantes a aplicarem as estrat?gias de c?lculo em seus projetos estruturais. Quando oportuna, a aplica??o da proposta de interven??o, a coleta de dados ser? realizada por meio das atividades pr?ticas, assim como pela observa??o da intera??o dos estudantes com os momentos de aprendizagem. Os registros desta etapa foram realizados por meio de um roteiro de avalia??o. Para avalia??o da pr?tica pedag?gica ser? aplicado question?rio online para a turma p?blico-alvo da pesquisa. Este trabalho objetivou tamb?m contribuir para a reflex?o acerca dos m?todos de ensino que motivam o estudante a assumir o protagonismo do pr?prio aprendizado. Espera-se que este estudo possa colaborar para reformula??es semelhantes aplicadas em outros conte?dos desta e de outras disciplinas do curso, contribuindo para a forma??o de profissionais com o perfil que o mercado de trabalho tem buscado.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-10-24T21:25:22Z No. of bitstreams: 2 JOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA.pdf: 576950 bytes, checksum: c516ffccab799754d0a511f9136773ed (MD5) john Willims.pdf: 121428 bytes, checksum: 29add8480efea57fd45c88d850b321fd (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Professor, agora o termo de autoriza??o deve ficar restrito ao processo. N?o ? mais necess?rio inseri-lo no Reposit?rio. on 2023-10-25T21:07:50Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-10-27T15:00:39Z No. of bitstreams: 1 JOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA.pdf: 576950 bytes, checksum: c516ffccab799754d0a511f9136773ed (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-10-27T20:55:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA.pdf: 576950 bytes, checksum: c516ffccab799754d0a511f9136773ed (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-27T20:55:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA.pdf: 576950 bytes, checksum: c516ffccab799754d0a511f9136773ed (MD5) Previous issue date: 2022-04-05n?o h?interdisciplinaridadeaprendizagem baseada em projetosautonomiametodologias ativasAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA DE ESPECIALIZA??OIFPBORIGINALJOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA.pdfJOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA.pdfapplication/pdf576950http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3313/1/JOHN+WILLIAMS+FERREIRA+DE+SOUZA.pdfc516ffccab799754d0a511f9136773edMD51177683/33132023-10-27 17:55:14.61oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3313Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-10-27T20:55:14Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES |
title |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES SOUZA, JOHN WILLIAMS FERREIRA DE interdisciplinaridade aprendizagem baseada em projetos autonomia metodologias ativas |
title_short |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES |
title_full |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES |
title_sort |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES |
author |
SOUZA, JOHN WILLIAMS FERREIRA DE |
author_facet |
SOUZA, JOHN WILLIAMS FERREIRA DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, JOHN WILLIAMS FERREIRA DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interdisciplinaridade aprendizagem baseada em projetos autonomia metodologias ativas |
topic |
interdisciplinaridade aprendizagem baseada em projetos autonomia metodologias ativas |
description |
Perante aos in?meros desafios encontrados pelos professores no ensino profissionalizante, para manter o interesse do aluno pelo curso, novas t?cnicas e metodologias de ensino e aprendizagem est?o sendo utilizadas nas salas de aula. Nesse sentido, a presente pesquisa visa a propor adapta??es nos processos de ensino e de aprendizagem na disciplina Sistemas Estruturais do Curso T?cnico em Edifica??es Integrado ao Ensino M?dio, de modo a proporcionar maior participa??o do estudante como agente protagonista do saber. Para alcan?ar este objetivo, seguiu-se as etapas de revis?o de literatura sobre os conceitos relacionados ? Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas e Aprendizagem Baseada em Projeto. Ap?s a contextualiza??o te?rica, ? apresentada e discutida a proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), na disciplina de Sistemas Estruturais do Curso T?cnico em Edifica??es supramencionado. A partir da revis?o de literatura tem-se como resultado uma proposta de interven??o pedag?gica interdisciplinar com uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos para capacitar os estudantes a aplicarem as estrat?gias de c?lculo em seus projetos estruturais. Quando oportuna, a aplica??o da proposta de interven??o, a coleta de dados ser? realizada por meio das atividades pr?ticas, assim como pela observa??o da intera??o dos estudantes com os momentos de aprendizagem. Os registros desta etapa foram realizados por meio de um roteiro de avalia??o. Para avalia??o da pr?tica pedag?gica ser? aplicado question?rio online para a turma p?blico-alvo da pesquisa. Este trabalho objetivou tamb?m contribuir para a reflex?o acerca dos m?todos de ensino que motivam o estudante a assumir o protagonismo do pr?prio aprendizado. Espera-se que este estudo possa colaborar para reformula??es semelhantes aplicadas em outros conte?dos desta e de outras disciplinas do curso, contribuindo para a forma??o de profissionais com o perfil que o mercado de trabalho tem buscado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-27T20:55:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-27T20:55:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3313 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3313/1/JOHN+WILLIAMS+FERREIRA+DE+SOUZA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c516ffccab799754d0a511f9136773ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660451396780032 |