Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2615 |
Resumo: | Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e din?mico, onde ele participa efetivamente de seu processo de constru??o de conhecimento. Especialmente na Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), onde os conte?dos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espa?o, especialmente sob enfoque de investiga??o para resolu??o de problemas e confec??o de projetos. Neste trabalho, ? apresentada e discutida uma proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instala??es Hidrossanit?rias do curso T?cnico em Edifica??es. Para isso, prop?s-se uma sequ?ncia did?tica de atividades interdisciplinares composta por momentos te?ricos, pr?ticos e um momento para aplica??o da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanit?rio. Como resultado da aplica??o dessa proposta metodol?gica, espera-se que essa possa contribuir para uma forma??o multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persist?ncia etc., al?m de compreens?o dos conceitos e capacidades t?cnicas de excel?ncia como projetistas. |
id |
IFPB_fff711533bc4bf9dadc707af1e3d25e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2615 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SOUSA, Francisco Judivan Celestino de2022-12-06T17:57:03Z2022-12-06T17:57:03Z2022-06-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2615Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e din?mico, onde ele participa efetivamente de seu processo de constru??o de conhecimento. Especialmente na Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), onde os conte?dos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espa?o, especialmente sob enfoque de investiga??o para resolu??o de problemas e confec??o de projetos. Neste trabalho, ? apresentada e discutida uma proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instala??es Hidrossanit?rias do curso T?cnico em Edifica??es. Para isso, prop?s-se uma sequ?ncia did?tica de atividades interdisciplinares composta por momentos te?ricos, pr?ticos e um momento para aplica??o da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanit?rio. Como resultado da aplica??o dessa proposta metodol?gica, espera-se que essa possa contribuir para uma forma??o multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persist?ncia etc., al?m de compreens?o dos conceitos e capacidades t?cnicas de excel?ncia como projetistas.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-12-01T13:49:47Z No. of bitstreams: 2 RI Francisco Judivam.pdf: 216238 bytes, checksum: b50251208590c8aa5ea7e1a710f24481 (MD5) TCC Francisco judivam.pdf: 490622 bytes, checksum: 270d22413ba3be2917d058d4651c8add (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-12-06T17:57:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Francisco Judivam.pdf: 216238 bytes, checksum: b50251208590c8aa5ea7e1a710f24481 (MD5) TCC Francisco judivam.pdf: 490622 bytes, checksum: 270d22413ba3be2917d058d4651c8add (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-06T17:57:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Francisco Judivam.pdf: 216238 bytes, checksum: b50251208590c8aa5ea7e1a710f24481 (MD5) TCC Francisco judivam.pdf: 490622 bytes, checksum: 270d22413ba3be2917d058d4651c8add (MD5) Previous issue date: 2022-06-30n?o h?metodologias ativas; educa??o profissional e tecnol?gica; aprendizagem baseada em projetosIntegrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??esinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Francisco judivam.pdfTCC Francisco judivam.pdfapplication/pdf490622http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2615/2/TCC+Francisco+judivam.pdf270d22413ba3be2917d058d4651c8addMD52RI Francisco Judivam.pdfRI Francisco Judivam.pdfapplication/pdf216238http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2615/1/RI+Francisco+Judivam.pdfb50251208590c8aa5ea7e1a710f24481MD51177683/26152022-12-14 14:31:49.581oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2615Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-14T17:31:49Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es |
title |
Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es |
spellingShingle |
Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es SOUSA, Francisco Judivan Celestino de metodologias ativas; educa??o profissional e tecnol?gica; aprendizagem baseada em projetos |
title_short |
Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es |
title_full |
Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es |
title_fullStr |
Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es |
title_full_unstemmed |
Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es |
title_sort |
Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es |
author |
SOUSA, Francisco Judivan Celestino de |
author_facet |
SOUSA, Francisco Judivan Celestino de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Francisco Judivan Celestino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologias ativas; educa??o profissional e tecnol?gica; aprendizagem baseada em projetos |
topic |
metodologias ativas; educa??o profissional e tecnol?gica; aprendizagem baseada em projetos |
description |
Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e din?mico, onde ele participa efetivamente de seu processo de constru??o de conhecimento. Especialmente na Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), onde os conte?dos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espa?o, especialmente sob enfoque de investiga??o para resolu??o de problemas e confec??o de projetos. Neste trabalho, ? apresentada e discutida uma proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instala??es Hidrossanit?rias do curso T?cnico em Edifica??es. Para isso, prop?s-se uma sequ?ncia did?tica de atividades interdisciplinares composta por momentos te?ricos, pr?ticos e um momento para aplica??o da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanit?rio. Como resultado da aplica??o dessa proposta metodol?gica, espera-se que essa possa contribuir para uma forma??o multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persist?ncia etc., al?m de compreens?o dos conceitos e capacidades t?cnicas de excel?ncia como projetistas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-06T17:57:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-06T17:57:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2615 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2615/2/TCC+Francisco+judivam.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2615/1/RI+Francisco+Judivam.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
270d22413ba3be2917d058d4651c8add b50251208590c8aa5ea7e1a710f24481 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446361518080 |