Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Francisco Judivan Celestino de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2615
Resumo: Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e din?mico, onde ele participa efetivamente de seu processo de constru??o de conhecimento. Especialmente na Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), onde os conte?dos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espa?o, especialmente sob enfoque de investiga??o para resolu??o de problemas e confec??o de projetos. Neste trabalho, ? apresentada e discutida uma proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instala??es Hidrossanit?rias do curso T?cnico em Edifica??es. Para isso, prop?s-se uma sequ?ncia did?tica de atividades interdisciplinares composta por momentos te?ricos, pr?ticos e um momento para aplica??o da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanit?rio. Como resultado da aplica??o dessa proposta metodol?gica, espera-se que essa possa contribuir para uma forma??o multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persist?ncia etc., al?m de compreens?o dos conceitos e capacidades t?cnicas de excel?ncia como projetistas.
id IFPB_fff711533bc4bf9dadc707af1e3d25e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2615
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SOUSA, Francisco Judivan Celestino de2022-12-06T17:57:03Z2022-12-06T17:57:03Z2022-06-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2615Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e din?mico, onde ele participa efetivamente de seu processo de constru??o de conhecimento. Especialmente na Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), onde os conte?dos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espa?o, especialmente sob enfoque de investiga??o para resolu??o de problemas e confec??o de projetos. Neste trabalho, ? apresentada e discutida uma proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instala??es Hidrossanit?rias do curso T?cnico em Edifica??es. Para isso, prop?s-se uma sequ?ncia did?tica de atividades interdisciplinares composta por momentos te?ricos, pr?ticos e um momento para aplica??o da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanit?rio. Como resultado da aplica??o dessa proposta metodol?gica, espera-se que essa possa contribuir para uma forma??o multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persist?ncia etc., al?m de compreens?o dos conceitos e capacidades t?cnicas de excel?ncia como projetistas.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-12-01T13:49:47Z No. of bitstreams: 2 RI Francisco Judivam.pdf: 216238 bytes, checksum: b50251208590c8aa5ea7e1a710f24481 (MD5) TCC Francisco judivam.pdf: 490622 bytes, checksum: 270d22413ba3be2917d058d4651c8add (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-12-06T17:57:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Francisco Judivam.pdf: 216238 bytes, checksum: b50251208590c8aa5ea7e1a710f24481 (MD5) TCC Francisco judivam.pdf: 490622 bytes, checksum: 270d22413ba3be2917d058d4651c8add (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-06T17:57:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Francisco Judivam.pdf: 216238 bytes, checksum: b50251208590c8aa5ea7e1a710f24481 (MD5) TCC Francisco judivam.pdf: 490622 bytes, checksum: 270d22413ba3be2917d058d4651c8add (MD5) Previous issue date: 2022-06-30n?o h?metodologias ativas; educa??o profissional e tecnol?gica; aprendizagem baseada em projetosIntegrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??esinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Francisco judivam.pdfTCC Francisco judivam.pdfapplication/pdf490622http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2615/2/TCC+Francisco+judivam.pdf270d22413ba3be2917d058d4651c8addMD52RI Francisco Judivam.pdfRI Francisco Judivam.pdfapplication/pdf216238http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2615/1/RI+Francisco+Judivam.pdfb50251208590c8aa5ea7e1a710f24481MD51177683/26152022-12-14 14:31:49.581oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2615Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-14T17:31:49Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es
title Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es
spellingShingle Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es
SOUSA, Francisco Judivan Celestino de
metodologias ativas; educa??o profissional e tecnol?gica; aprendizagem baseada em projetos
title_short Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es
title_full Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es
title_fullStr Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es
title_full_unstemmed Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es
title_sort Integrando teoria ? pr?tica: Conex?es entre o profissional da constru??o civil e os alunos do curso t?cnico em edifica??es
author SOUSA, Francisco Judivan Celestino de
author_facet SOUSA, Francisco Judivan Celestino de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Francisco Judivan Celestino de
dc.subject.por.fl_str_mv metodologias ativas; educa??o profissional e tecnol?gica; aprendizagem baseada em projetos
topic metodologias ativas; educa??o profissional e tecnol?gica; aprendizagem baseada em projetos
description Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e din?mico, onde ele participa efetivamente de seu processo de constru??o de conhecimento. Especialmente na Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), onde os conte?dos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espa?o, especialmente sob enfoque de investiga??o para resolu??o de problemas e confec??o de projetos. Neste trabalho, ? apresentada e discutida uma proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instala??es Hidrossanit?rias do curso T?cnico em Edifica??es. Para isso, prop?s-se uma sequ?ncia did?tica de atividades interdisciplinares composta por momentos te?ricos, pr?ticos e um momento para aplica??o da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanit?rio. Como resultado da aplica??o dessa proposta metodol?gica, espera-se que essa possa contribuir para uma forma??o multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persist?ncia etc., al?m de compreens?o dos conceitos e capacidades t?cnicas de excel?ncia como projetistas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-06T17:57:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-06T17:57:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2615
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2615/2/TCC+Francisco+judivam.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2615/1/RI+Francisco+Judivam.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 270d22413ba3be2917d058d4651c8add
b50251208590c8aa5ea7e1a710f24481
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446361518080