INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2536
Resumo: Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e din?mico, onde ele participa efetivamente de seu processo de constru??o de conhecimento. Especialmente na Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), onde os conte?dos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espa?o, especialmente sob enfoque de investiga??o para resolu??o de problemas e confec??o de projetos. Neste trabalho, ? apresentada e discutida uma proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instala??es Hidrossanit?rias do curso T?cnico em Edifica??es. Para isso, prop?s-se uma sequ?ncia did?tica de atividades interdisciplinares composta por momentos te?ricos, pr?ticos e um momento para aplica??o da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanit?rio. Como resultado da aplica??o dessa proposta metodol?gica, espera-se que essa possa contribuir para uma forma??o multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persist?ncia etc., al?m de compreens?o dos conceitos e capacidades t?cnicas de excel?ncia como projetistas.
id IFPB_935cf4967c589563e50e10227da202cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2536
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SOUSA, FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE2022-10-26T21:45:21Z2022-10-26T21:45:21Z2022-06-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2536Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e din?mico, onde ele participa efetivamente de seu processo de constru??o de conhecimento. Especialmente na Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), onde os conte?dos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espa?o, especialmente sob enfoque de investiga??o para resolu??o de problemas e confec??o de projetos. Neste trabalho, ? apresentada e discutida uma proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instala??es Hidrossanit?rias do curso T?cnico em Edifica??es. Para isso, prop?s-se uma sequ?ncia did?tica de atividades interdisciplinares composta por momentos te?ricos, pr?ticos e um momento para aplica??o da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanit?rio. Como resultado da aplica??o dessa proposta metodol?gica, espera-se que essa possa contribuir para uma forma??o multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persist?ncia etc., al?m de compreens?o dos conceitos e capacidades t?cnicas de excel?ncia como projetistas.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-03T13:39:34Z No. of bitstreams: 2 FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdf: 446868 bytes, checksum: fc2999fee792f2ee63ecd864be11b50e (MD5) FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdf: 171773 bytes, checksum: f6a97aea63c190ce4f0b2abcaa844fab (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-26T21:45:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdf: 446868 bytes, checksum: fc2999fee792f2ee63ecd864be11b50e (MD5) FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdf: 171773 bytes, checksum: f6a97aea63c190ce4f0b2abcaa844fab (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-26T21:45:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdf: 446868 bytes, checksum: fc2999fee792f2ee63ecd864be11b50e (MD5) FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdf: 171773 bytes, checksum: f6a97aea63c190ce4f0b2abcaa844fab (MD5) Previous issue date: 2022-06-30n?o h?metodologias ativaseduca??o profissional e tecnol?gicaaprendizagem baseada em projetosINTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALFRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdfFRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdfapplication/pdf446868http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2536/1/FRANCISCO+JUDIVAN+CELESTINO+DE+SOUSA.pdffc2999fee792f2ee63ecd864be11b50eMD51FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdfFRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdfapplication/pdf171773http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2536/2/FRANCISCO+JUDIVAN+CELESTINO+DE+SOUSA.pdff6a97aea63c190ce4f0b2abcaa844fabMD52177683/25362022-10-26 18:45:21.562oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-26T21:45:21Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES.
title INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES.
spellingShingle INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES.
SOUSA, FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE
metodologias ativas
educa??o profissional e tecnol?gica
aprendizagem baseada em projetos
title_short INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES.
title_full INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES.
title_fullStr INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES.
title_full_unstemmed INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES.
title_sort INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES.
author SOUSA, FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE
author_facet SOUSA, FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE
dc.subject.por.fl_str_mv metodologias ativas
educa??o profissional e tecnol?gica
aprendizagem baseada em projetos
topic metodologias ativas
educa??o profissional e tecnol?gica
aprendizagem baseada em projetos
description Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e din?mico, onde ele participa efetivamente de seu processo de constru??o de conhecimento. Especialmente na Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), onde os conte?dos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espa?o, especialmente sob enfoque de investiga??o para resolu??o de problemas e confec??o de projetos. Neste trabalho, ? apresentada e discutida uma proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instala??es Hidrossanit?rias do curso T?cnico em Edifica??es. Para isso, prop?s-se uma sequ?ncia did?tica de atividades interdisciplinares composta por momentos te?ricos, pr?ticos e um momento para aplica??o da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanit?rio. Como resultado da aplica??o dessa proposta metodol?gica, espera-se que essa possa contribuir para uma forma??o multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persist?ncia etc., al?m de compreens?o dos conceitos e capacidades t?cnicas de excel?ncia como projetistas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T21:45:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T21:45:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2536
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2536/1/FRANCISCO+JUDIVAN+CELESTINO+DE+SOUSA.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2536/2/FRANCISCO+JUDIVAN+CELESTINO+DE+SOUSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc2999fee792f2ee63ecd864be11b50e
f6a97aea63c190ce4f0b2abcaa844fab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660445665263616