An?lise sobre a abordagem da qu?mica ambiental no ensino de qu?mica do IFPB - Campus Jo?o Pessoa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/596 |
Resumo: | A Educa??o Ambiental no Brasil teve seu processo de institucionaliza??o no ano de 1973 com a cria??o da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), vinculada ? Presid?ncia da Rep?blica. Ap?s anos de debate, em 1997 foram aprovados os Par?metros Curriculares Nacionais (PCNs), que se trata de um elemento de apoio as escolas e aos docentes durante a elabora??o do seu projeto educativo, sugerindo procedimentos e a??es no cotidiano escolar, tal como a necessidade de tratar de alguns temas sociais urgentes, denominados como temas transversais, s?o eles: meio ambiente, ?tica, pluralidade cultural, orienta??o sexual, trabalho e consumo. A tem?tica ?meio ambiente? ? tratada como tema transversal e deve ser trabalhada ressaltando os aspectos sociais, econ?micos, pol?ticos e ecol?gicos. Em raz?o disso, @s professores e professoras no processo de ensinoaprendizagem d@s discentes possuem um papel inestim?vel, por se tratar de facilitadorxs de conhecimento, pois a estrutura da sua pr?tica educativa difunde o conhecimento, respeitando e ampliando o conhecimento pr?vio e as experi?ncias d@s discentes. ? vista disso, este trabalho objetivou analisar a abordagem do ensino de qu?mica ambiental nos planos de ensino, como tamb?m nos livros did?ticos adotados pela institui??o e no planejamento d@s professores e professoras do componente curricular qu?mica. Utilizando a an?lise de conte?do como segmento metodol?gico, referenciado por Bardin, aplicado a discursos ou conte?dos diversificados. Um m?todo que oscila entre a objetividade e a subjetividade. Constatou-se diverg?ncias entre os prop?sitos dos documentos que precisam ser dilu?das, a fim de que todos os objetos de estudo caminhem por uma ?nica via. |
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