Rela??o entre Experi?ncias de Bullying na Inf?ncia/Adolesc?ncia e Personalidade e Sintomatologia Psicopatol?gica em Adulto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chau, Raquel Cavadas Pereira Vaz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sim?es, S?nia (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1424
Resumo: Objetivos: O presente estudo tem como principal objetivo compreeender as experi?ncias de bullying na inf?ncia e adolesc?ncia e a sua rela??o com o desenvolvimento da personalidade e psicopatologia na vida adulta. O estudo centra-se na investiga??o dos perfis psicol?gicos de agressores, v?timas e observadores de bullying e identificar como as experi?ncias de bullying influ?nciam a vida adulta, tanto no que concerne ? personalidade como ao n?vel da sintomatologia psicopatol?gica. M?todologia: A avalia??o psicol?gica dos inquiridos foi em retrospetiva, sendo a amostra constitu?da por 269 indiv?duos, dos quais 182 (67,7%) foram do sexo feminino e 87 (32,3%) do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 19 e os 82 (M = 32,7; DP = 12,7). Foram aplicados os seguintes instrumentos de recolha de dados: Question?rio Sociodemogr?fico, Invent?rio dos Cinco Fatores (NEO-FFI) e Invent?rio dos Sintomas Psicopatol?gicos (BSI). Resultados: Identificaram-se correla??es positivas entre as experi?ncias de bullying na inf?ncia e/ou adolesc?ncia e a presen?a e intensidade dos sintomas psicopatol?gicos para o grupo das v?timas na vida adulta. Relativamente ?s diferen?as nas dimens?es da personalidade, destacamos diferen?as estatisticamente significativas, no neuroticismo, conscienciosidade, amabilidade e abertura ? experi?ncia. Sendo que a conscienciosidade foi apresentada pelos diferentes pap?is de bullying, o neuroticismo pelo grupo das v?timas e dos observadores, e a amabilidade pelos agressores. Conclus?o: Os resultados do presente estudo sugerem que as experi?ncias de bullying na inf?ncia e/ou adolesc?ncia podem ter impacto na vida adulta, tanto na presen?a de sintomatologia psicopatol?gica como no desenvolvimento da personalidade, uma vez que se identificaram correla??es positivas entre experi?ncias de bullying na inf?ncia e/ou adolesc?ncia e a presen?a de sintomas psicopatol?gicos. / Objectives: The present study is main objective to understand the experiences of bullying in childhood and adolescence and its relationship with the development of personality and psychopathology in adult life. The study focuses on investigating the psychological profiles of bullies, victims and observers of bullying and identifying how bullying experiences influence adult life, both in terms of personality and psychopathological symptomatology. Method: The sample consisted of 269 individuals, 182 (67,7% females and 87 (32,3%) males aged between 19 and 82 (M = 32.7; SD = 12.7). The following data collection instruments were applied: Sociodemographic Questionnaire, Five Factor Inventory (NEO-FFI) and Brief Symptom Inventory (BSI). Results: Positive correlations were identified between childhood and/or adolescence bullying experiences and the presence and intensify of psychopathological symptoms. Regarding the differences in personality dimensions, we highlight statistically significant differences in neuroticism, conscientiousness, agreeableness and openness to experience. We can also conclude that subjects who suffered from bullying in childhood and/or adolescence had higher levels of symptomatology. Conclusion: The results of the present study suggest that bullying experiences in childhood and/ or adolescence can have an impact on adult life, on mental health more specifically, both on personality development and the presence of psychopathological symptoms and their relationship with personality.
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