Cultura e arte na hist?ria da matem?tica: um estudo sobre a interconex?o entre Matem?tica, Arte, Cultura e sua influ?ncia na educa??o contempor?nea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3607 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo explorar a rela??o simbi?tica entre Matem?tica, Arte e Cultura, com destaque nas diversas manifesta??es art?sticas ao longo da hist?ria e em diferentes civiliza??es. A fim de alcan?ar esse objetivo recorremos a uma pesquisa bibliogr?fica de abordagem qualitativa, car?ter explorat?rio e de natureza b?sica, baseada em uma abordagem explorat?ria, utilizando fontes como livros e bases de dados acad?micos. As principais obras utilizadas nesta pesquisa s?o, Boyer (1996), Contador (2011), D?Ambr?sio (1999), Eves (2011), Schwartz (2012) e Stewart (2014). Constatou-se ao final deste estudo uma clara conex?o entre matem?tica, arte e cultura desde a antiguidade, destacando a partir de elementos-chave como simetria, harmonia, perspectiva e a Propor??o ?urea. O estudo revela que o avan?o da Matem?tica enriqueceu n?o apenas a express?o art?stica, mas tamb?m desafiou conceitos tradicionais, inspirando a explora??o da complexidade visual e conceitual. Essa interliga??o ? crucial no desenvolvimento educacional, desmistificando a matem?tica e ressaltando sua diversidade cultural, proporcionando uma vis?o mais ampla e inspiradora para ambos os campos. Reconhecendo a estreita rela??o entre matem?tica e natureza humana, o estudo evidencia a capacidade de unir disciplinas aparentemente divergentes para criar algo novo, belo e significativo, refletindo a busca humana por compreender e expressar o mundo ao seu redor. |
id |
IFPB_aa8048200633b116122c75709aa417b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3607 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Nat?lia Jonas, N?brega2024-03-07T22:00:40Z2024-03-07T22:00:40Z2024-02-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3607O presente estudo tem como objetivo explorar a rela??o simbi?tica entre Matem?tica, Arte e Cultura, com destaque nas diversas manifesta??es art?sticas ao longo da hist?ria e em diferentes civiliza??es. A fim de alcan?ar esse objetivo recorremos a uma pesquisa bibliogr?fica de abordagem qualitativa, car?ter explorat?rio e de natureza b?sica, baseada em uma abordagem explorat?ria, utilizando fontes como livros e bases de dados acad?micos. As principais obras utilizadas nesta pesquisa s?o, Boyer (1996), Contador (2011), D?Ambr?sio (1999), Eves (2011), Schwartz (2012) e Stewart (2014). Constatou-se ao final deste estudo uma clara conex?o entre matem?tica, arte e cultura desde a antiguidade, destacando a partir de elementos-chave como simetria, harmonia, perspectiva e a Propor??o ?urea. O estudo revela que o avan?o da Matem?tica enriqueceu n?o apenas a express?o art?stica, mas tamb?m desafiou conceitos tradicionais, inspirando a explora??o da complexidade visual e conceitual. Essa interliga??o ? crucial no desenvolvimento educacional, desmistificando a matem?tica e ressaltando sua diversidade cultural, proporcionando uma vis?o mais ampla e inspiradora para ambos os campos. Reconhecendo a estreita rela??o entre matem?tica e natureza humana, o estudo evidencia a capacidade de unir disciplinas aparentemente divergentes para criar algo novo, belo e significativo, refletindo a busca humana por compreender e expressar o mundo ao seu redor.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2024-03-07T22:00:40Z No. of bitstreams: 1 TCC Nat?lia Jonas Nobrega.pdf: 1639196 bytes, checksum: 38183afd6fd29ec47eb4201502c79c55 (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-07T22:00:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Nat?lia Jonas Nobrega.pdf: 1639196 bytes, checksum: 38183afd6fd29ec47eb4201502c79c55 (MD5) Previous issue date: 2024-02-19Hist?ria da matem?ticaArte matem?ticaPropor??o ?ureaCulturaCultura e arte na hist?ria da matem?tica: um estudo sobre a interconex?o entre Matem?tica, Arte, Cultura e sua influ?ncia na educa??o contempor?neainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Nat?lia Jonas Nobrega.pdfTCC Nat?lia Jonas Nobrega.pdfapplication/pdf1639196http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3607/1/TCC+Nat%C3%A1lia+Jonas+Nobrega.pdf38183afd6fd29ec47eb4201502c79c55MD51177683/36072024-03-07 19:00:40.557oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3607Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-07T22:00:40Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura e arte na hist?ria da matem?tica: um estudo sobre a interconex?o entre Matem?tica, Arte, Cultura e sua influ?ncia na educa??o contempor?nea |
title |
Cultura e arte na hist?ria da matem?tica: um estudo sobre a interconex?o entre Matem?tica, Arte, Cultura e sua influ?ncia na educa??o contempor?nea |
spellingShingle |
Cultura e arte na hist?ria da matem?tica: um estudo sobre a interconex?o entre Matem?tica, Arte, Cultura e sua influ?ncia na educa??o contempor?nea Nat?lia Jonas, N?brega Hist?ria da matem?tica Arte matem?tica Propor??o ?urea Cultura |
title_short |
Cultura e arte na hist?ria da matem?tica: um estudo sobre a interconex?o entre Matem?tica, Arte, Cultura e sua influ?ncia na educa??o contempor?nea |
title_full |
Cultura e arte na hist?ria da matem?tica: um estudo sobre a interconex?o entre Matem?tica, Arte, Cultura e sua influ?ncia na educa??o contempor?nea |
title_fullStr |
Cultura e arte na hist?ria da matem?tica: um estudo sobre a interconex?o entre Matem?tica, Arte, Cultura e sua influ?ncia na educa??o contempor?nea |
title_full_unstemmed |
Cultura e arte na hist?ria da matem?tica: um estudo sobre a interconex?o entre Matem?tica, Arte, Cultura e sua influ?ncia na educa??o contempor?nea |
title_sort |
Cultura e arte na hist?ria da matem?tica: um estudo sobre a interconex?o entre Matem?tica, Arte, Cultura e sua influ?ncia na educa??o contempor?nea |
author |
Nat?lia Jonas, N?brega |
author_facet |
Nat?lia Jonas, N?brega |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nat?lia Jonas, N?brega |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hist?ria da matem?tica Arte matem?tica Propor??o ?urea Cultura |
topic |
Hist?ria da matem?tica Arte matem?tica Propor??o ?urea Cultura |
description |
O presente estudo tem como objetivo explorar a rela??o simbi?tica entre Matem?tica, Arte e Cultura, com destaque nas diversas manifesta??es art?sticas ao longo da hist?ria e em diferentes civiliza??es. A fim de alcan?ar esse objetivo recorremos a uma pesquisa bibliogr?fica de abordagem qualitativa, car?ter explorat?rio e de natureza b?sica, baseada em uma abordagem explorat?ria, utilizando fontes como livros e bases de dados acad?micos. As principais obras utilizadas nesta pesquisa s?o, Boyer (1996), Contador (2011), D?Ambr?sio (1999), Eves (2011), Schwartz (2012) e Stewart (2014). Constatou-se ao final deste estudo uma clara conex?o entre matem?tica, arte e cultura desde a antiguidade, destacando a partir de elementos-chave como simetria, harmonia, perspectiva e a Propor??o ?urea. O estudo revela que o avan?o da Matem?tica enriqueceu n?o apenas a express?o art?stica, mas tamb?m desafiou conceitos tradicionais, inspirando a explora??o da complexidade visual e conceitual. Essa interliga??o ? crucial no desenvolvimento educacional, desmistificando a matem?tica e ressaltando sua diversidade cultural, proporcionando uma vis?o mais ampla e inspiradora para ambos os campos. Reconhecendo a estreita rela??o entre matem?tica e natureza humana, o estudo evidencia a capacidade de unir disciplinas aparentemente divergentes para criar algo novo, belo e significativo, refletindo a busca humana por compreender e expressar o mundo ao seu redor. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-07T22:00:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-07T22:00:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3607 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3607/1/TCC+Nat%C3%A1lia+Jonas+Nobrega.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38183afd6fd29ec47eb4201502c79c55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660453703647232 |