Associa??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Jessica Maria da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2215
Resumo: A adolesc?ncia ? uma fase marcada por muitas transforma??es, tanto f?sicas como psicol?gicas, podendo resultar em distor??es e insatisfa??o da sua pr?pria imagem corporal. Objetivo: Diante disso este estudo tem como objetivo compreender a rela??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica. M?todos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa. A amostra foi composta por 150 adolescentes do Ensino Fundamental II na cidade de Sousa, PB. Como instrumentos foram utilizados a escala de Silhuetas de Stunkard para a an?lise da percep??o corporal, e um question?rio adaptado referente a motiva??o para as aulas de Educa??o F?sica. A coleta dos dados foi realizada nas escolas nos hor?rios previamente estabelecidos pela escola, cada aluno respondeu aos instrumentos individualmente. Ap?s a coleta foi feita uma an?lise de frequ?ncia e percentuais das respostas obtidas nos dois instrumentos atrav?s programa Excel, depois foi feita a compara??o dos dados mediante as respostas encontradas. Resultados: No primeiro momento verificou-se que 80% dos alunos se encontram insatisfeitos e apenas 20% se sentem satisfeitos com sua pr?pria imagem. No segundo momento verificou-se que 88% dos alunos se encontram muito motivados para a participa??o nas aulas de educa??o f?sica, enquanto que, apenas 12% se sentem pouco motivados. Nenhum aluno demonstrou desmotiva??o. Ao relacionar a percep??o de imagem corporal com a motiva??o para as aulas de Educa??o f?sica, notou-se que 90,8% dos alunos insatisfeitos se sentem muito motivados para a participa??o das aulas, em contrapartida apenas 9,2% dos alunos insatisfeitos est?o pouco motivados. Quanto aos alunos satisfeitos foi observado que 76,6% deles se sentem muito motivados para a participa??o nas aulas, j? os alunos pouco motivados representam 23,3% satisfeitos com sua imagem corporal. Conclus?o: Grande parte dos alunos participantes dessa pesquisa est?o insatisfeitos quanto a sua imagem corporal, por?m esta insatisfa??o n?o est? relacionada com a desmotiva??o para participa??o das aulas, visto que todos os alunos est?o motivados, seja em muita ou pouca intensidade.
id IFPB_ad9e8118a129623cf6c2d6bfb721a327
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2215
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Pontes, Jessica Maria da Silva2022-07-20T12:03:00Z2022-07-20T12:03:00Z2019-03-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2215A adolesc?ncia ? uma fase marcada por muitas transforma??es, tanto f?sicas como psicol?gicas, podendo resultar em distor??es e insatisfa??o da sua pr?pria imagem corporal. Objetivo: Diante disso este estudo tem como objetivo compreender a rela??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica. M?todos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa. A amostra foi composta por 150 adolescentes do Ensino Fundamental II na cidade de Sousa, PB. Como instrumentos foram utilizados a escala de Silhuetas de Stunkard para a an?lise da percep??o corporal, e um question?rio adaptado referente a motiva??o para as aulas de Educa??o F?sica. A coleta dos dados foi realizada nas escolas nos hor?rios previamente estabelecidos pela escola, cada aluno respondeu aos instrumentos individualmente. Ap?s a coleta foi feita uma an?lise de frequ?ncia e percentuais das respostas obtidas nos dois instrumentos atrav?s programa Excel, depois foi feita a compara??o dos dados mediante as respostas encontradas. Resultados: No primeiro momento verificou-se que 80% dos alunos se encontram insatisfeitos e apenas 20% se sentem satisfeitos com sua pr?pria imagem. No segundo momento verificou-se que 88% dos alunos se encontram muito motivados para a participa??o nas aulas de educa??o f?sica, enquanto que, apenas 12% se sentem pouco motivados. Nenhum aluno demonstrou desmotiva??o. Ao relacionar a percep??o de imagem corporal com a motiva??o para as aulas de Educa??o f?sica, notou-se que 90,8% dos alunos insatisfeitos se sentem muito motivados para a participa??o das aulas, em contrapartida apenas 9,2% dos alunos insatisfeitos est?o pouco motivados. Quanto aos alunos satisfeitos foi observado que 76,6% deles se sentem muito motivados para a participa??o nas aulas, j? os alunos pouco motivados representam 23,3% satisfeitos com sua imagem corporal. Conclus?o: Grande parte dos alunos participantes dessa pesquisa est?o insatisfeitos quanto a sua imagem corporal, por?m esta insatisfa??o n?o est? relacionada com a desmotiva??o para participa??o das aulas, visto que todos os alunos est?o motivados, seja em muita ou pouca intensidade.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-20T12:01:29Z No. of bitstreams: 1 TCC - J?SSICA MARI? DA SILVA PONTES.pdf: 1408745 bytes, checksum: 6d07fbcb23c94e13d505fc5ab3e571e4 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-20T12:03:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - J?SSICA MARI? DA SILVA PONTES.pdf: 1408745 bytes, checksum: 6d07fbcb23c94e13d505fc5ab3e571e4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-20T12:03:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - J?SSICA MARI? DA SILVA PONTES.pdf: 1408745 bytes, checksum: 6d07fbcb23c94e13d505fc5ab3e571e4 (MD5) Previous issue date: 2019-03-01Imagem CorporalMotiva??oEduca??o F?sica - AulasAssocia??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - J?SSICA MARI? DA SILVA PONTES.pdfTCC - J?SSICA MARI? DA SILVA PONTES.pdfapplication/pdf1408745http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2215/1/TCC+-+J%C3%89SSICA+MARI%C3%81+DA+SILVA+PONTES.pdf6d07fbcb23c94e13d505fc5ab3e571e4MD51177683/22152022-07-20 09:03:00.555oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2215Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-20T12:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Associa??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica
title Associa??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica
spellingShingle Associa??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica
Pontes, Jessica Maria da Silva
Imagem Corporal
Motiva??o
Educa??o F?sica - Aulas
title_short Associa??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica
title_full Associa??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica
title_fullStr Associa??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica
title_full_unstemmed Associa??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica
title_sort Associa??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica
author Pontes, Jessica Maria da Silva
author_facet Pontes, Jessica Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Jessica Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem Corporal
Motiva??o
Educa??o F?sica - Aulas
topic Imagem Corporal
Motiva??o
Educa??o F?sica - Aulas
description A adolesc?ncia ? uma fase marcada por muitas transforma??es, tanto f?sicas como psicol?gicas, podendo resultar em distor??es e insatisfa??o da sua pr?pria imagem corporal. Objetivo: Diante disso este estudo tem como objetivo compreender a rela??o entre a percep??o de imagem corporal e a motiva??o para a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica. M?todos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa. A amostra foi composta por 150 adolescentes do Ensino Fundamental II na cidade de Sousa, PB. Como instrumentos foram utilizados a escala de Silhuetas de Stunkard para a an?lise da percep??o corporal, e um question?rio adaptado referente a motiva??o para as aulas de Educa??o F?sica. A coleta dos dados foi realizada nas escolas nos hor?rios previamente estabelecidos pela escola, cada aluno respondeu aos instrumentos individualmente. Ap?s a coleta foi feita uma an?lise de frequ?ncia e percentuais das respostas obtidas nos dois instrumentos atrav?s programa Excel, depois foi feita a compara??o dos dados mediante as respostas encontradas. Resultados: No primeiro momento verificou-se que 80% dos alunos se encontram insatisfeitos e apenas 20% se sentem satisfeitos com sua pr?pria imagem. No segundo momento verificou-se que 88% dos alunos se encontram muito motivados para a participa??o nas aulas de educa??o f?sica, enquanto que, apenas 12% se sentem pouco motivados. Nenhum aluno demonstrou desmotiva??o. Ao relacionar a percep??o de imagem corporal com a motiva??o para as aulas de Educa??o f?sica, notou-se que 90,8% dos alunos insatisfeitos se sentem muito motivados para a participa??o das aulas, em contrapartida apenas 9,2% dos alunos insatisfeitos est?o pouco motivados. Quanto aos alunos satisfeitos foi observado que 76,6% deles se sentem muito motivados para a participa??o nas aulas, j? os alunos pouco motivados representam 23,3% satisfeitos com sua imagem corporal. Conclus?o: Grande parte dos alunos participantes dessa pesquisa est?o insatisfeitos quanto a sua imagem corporal, por?m esta insatisfa??o n?o est? relacionada com a desmotiva??o para participa??o das aulas, visto que todos os alunos est?o motivados, seja em muita ou pouca intensidade.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-20T12:03:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-20T12:03:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2215
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2215/1/TCC+-+J%C3%89SSICA+MARI%C3%81+DA+SILVA+PONTES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d07fbcb23c94e13d505fc5ab3e571e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660443360493568