Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2180 |
Resumo: | Introdu??o: A participa??o nas aulas de EF vem sendo um tema bastante tratado, devido ao anseio na constru??o de conhecimentos dos efeitos motivadores ou restritivos nas aulas, que n?o s?o poucos. Buscando explorar algumas destas implica??es na vida do aluno, os indicadores de sa?de (f?sica, s?cio-emocional e psicol?gica), possuem pacto direto quanto qualquer pr?tica corporal. ? sabido que a pr?tica da religi?o imp?e demasiados estatutos a seguir, e de acordo com o tipo de cada denomina??o, seus seguidores exercem obedi?ncia e devo??o ao que lhes ? imposto. E abordando sobre EF escolar, precisamente no ensino m?dio, os sujeitos que a comp?em possuem estilos de vida diferenciados, bem como no que diz respeito ? sua religiosidade. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar a preval?ncia da participa??o em aulas de Educa??o F?sica e alguns fatores associados em escolares do ensino m?dio de Cajazeiras ? PB. Metodologia: Caracteriza-se um estudo observacional descritivo/analitico. Descritivo, pois verificar? os indicadores de sa?de e aspectos relacionados ? religiosidade em popula??o espec?fica e anal?tico (transversal), pois examinaremos a exist?ncia de associa??o entre uma exposi??o ao comportamento sedent?rio, atrav?s da participa??o em aulas de Educa??o F?sica e fatores ligados a sa?de e religi?o. Resultados: A amostra foi constitu?da por 97 adolescentes, sendo 57 destes do sexo masculino (57,9%) e 40 do sexo feminino (42,1%). A faixa et?ria predominante se deu entre 16 e 18 anos de idade, representada em mais de 46% da amostra total. Sobre os aspectos f?sicos dos alunos, 87 destes afirmaram participar das aulas de EF, contra 10 que n?o participam das aulas, mostrando que a evas?o ? existente, mas n?o ? influente quanto ?s aulas desta disciplina. Essa participa??o estimula e instiga o aluno a buscar, fora da escola, uma ?tima aptid?o f?sica. Mas, em contrapartida, o presente estudo indicou que a maioria destes adolescentes n?o s?o fisicamente ativos (55,7%), dando a entender que, talvez, os indiv?duos somente realizam atividades f?sicas nas pr?prias aulas de EF. Por?m, nossos dados revelam que dos 97 pesquisados, 60 tem pr?tica de alguma atividade f?sica de lazer, logo, mais da metade afirmou praticar algum tipo de lazer. O que nos leva a entender que tais pr?ticas de lazer s?o insuficientes para torn?-los ativos fisicamente. Conclus?o: Foi encontrada preval?ncia de participa??o nas aulas com os indicadores de sa?de e religi?o, sendo estes bem presentes e claros, pois estes apresentaram n?veis de estresse, solid?o, atividade f?sica de lazer que parecem ser adequados, bem como baixos n?veis de consumo de ?lcool e drogas. |
id |
IFPB_a1e63723315c1cd0867fb3058d66f65a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2180 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima J?nior, Jos? Almeida de2022-07-13T17:01:09Z2022-07-13T17:01:09Z2017-05-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2180Introdu??o: A participa??o nas aulas de EF vem sendo um tema bastante tratado, devido ao anseio na constru??o de conhecimentos dos efeitos motivadores ou restritivos nas aulas, que n?o s?o poucos. Buscando explorar algumas destas implica??es na vida do aluno, os indicadores de sa?de (f?sica, s?cio-emocional e psicol?gica), possuem pacto direto quanto qualquer pr?tica corporal. ? sabido que a pr?tica da religi?o imp?e demasiados estatutos a seguir, e de acordo com o tipo de cada denomina??o, seus seguidores exercem obedi?ncia e devo??o ao que lhes ? imposto. E abordando sobre EF escolar, precisamente no ensino m?dio, os sujeitos que a comp?em possuem estilos de vida diferenciados, bem como no que diz respeito ? sua religiosidade. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar a preval?ncia da participa??o em aulas de Educa??o F?sica e alguns fatores associados em escolares do ensino m?dio de Cajazeiras ? PB. Metodologia: Caracteriza-se um estudo observacional descritivo/analitico. Descritivo, pois verificar? os indicadores de sa?de e aspectos relacionados ? religiosidade em popula??o espec?fica e anal?tico (transversal), pois examinaremos a exist?ncia de associa??o entre uma exposi??o ao comportamento sedent?rio, atrav?s da participa??o em aulas de Educa??o F?sica e fatores ligados a sa?de e religi?o. Resultados: A amostra foi constitu?da por 97 adolescentes, sendo 57 destes do sexo masculino (57,9%) e 40 do sexo feminino (42,1%). A faixa et?ria predominante se deu entre 16 e 18 anos de idade, representada em mais de 46% da amostra total. Sobre os aspectos f?sicos dos alunos, 87 destes afirmaram participar das aulas de EF, contra 10 que n?o participam das aulas, mostrando que a evas?o ? existente, mas n?o ? influente quanto ?s aulas desta disciplina. Essa participa??o estimula e instiga o aluno a buscar, fora da escola, uma ?tima aptid?o f?sica. Mas, em contrapartida, o presente estudo indicou que a maioria destes adolescentes n?o s?o fisicamente ativos (55,7%), dando a entender que, talvez, os indiv?duos somente realizam atividades f?sicas nas pr?prias aulas de EF. Por?m, nossos dados revelam que dos 97 pesquisados, 60 tem pr?tica de alguma atividade f?sica de lazer, logo, mais da metade afirmou praticar algum tipo de lazer. O que nos leva a entender que tais pr?ticas de lazer s?o insuficientes para torn?-los ativos fisicamente. Conclus?o: Foi encontrada preval?ncia de participa??o nas aulas com os indicadores de sa?de e religi?o, sendo estes bem presentes e claros, pois estes apresentaram n?veis de estresse, solid?o, atividade f?sica de lazer que parecem ser adequados, bem como baixos n?veis de consumo de ?lcool e drogas.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-13T12:57:21Z No. of bitstreams: 1 TCC - JOS? ALMEIDA DE LIMA J?NIOR.pdf: 11405629 bytes, checksum: 789537f5dc7279bec67ce89f7adb8ef4 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-13T17:01:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - JOS? ALMEIDA DE LIMA J?NIOR.pdf: 11405629 bytes, checksum: 789537f5dc7279bec67ce89f7adb8ef4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-13T17:01:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - JOS? ALMEIDA DE LIMA J?NIOR.pdf: 11405629 bytes, checksum: 789537f5dc7279bec67ce89f7adb8ef4 (MD5) Previous issue date: 2017-05-03Educa??o F?sica - AulasSa?de - IndicadorReligi?o - IndicadorEnsino M?dio ? CajazeirasParticipa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - JOS? ALMEIDA DE LIMA J?NIOR.pdfTCC - JOS? ALMEIDA DE LIMA J?NIOR.pdfapplication/pdf11405629http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2180/1/TCC+-+JOS%C3%89+ALMEIDA+DE+LIMA+J%C3%9ANIOR.pdf789537f5dc7279bec67ce89f7adb8ef4MD51177683/21802022-07-13 14:01:09.897oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2180Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-13T17:01:09Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados |
title |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados |
spellingShingle |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados Lima J?nior, Jos? Almeida de Educa??o F?sica - Aulas Sa?de - Indicador Religi?o - Indicador Ensino M?dio ? Cajazeiras |
title_short |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados |
title_full |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados |
title_fullStr |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados |
title_full_unstemmed |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados |
title_sort |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados |
author |
Lima J?nior, Jos? Almeida de |
author_facet |
Lima J?nior, Jos? Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima J?nior, Jos? Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o F?sica - Aulas Sa?de - Indicador Religi?o - Indicador Ensino M?dio ? Cajazeiras |
topic |
Educa??o F?sica - Aulas Sa?de - Indicador Religi?o - Indicador Ensino M?dio ? Cajazeiras |
description |
Introdu??o: A participa??o nas aulas de EF vem sendo um tema bastante tratado, devido ao anseio na constru??o de conhecimentos dos efeitos motivadores ou restritivos nas aulas, que n?o s?o poucos. Buscando explorar algumas destas implica??es na vida do aluno, os indicadores de sa?de (f?sica, s?cio-emocional e psicol?gica), possuem pacto direto quanto qualquer pr?tica corporal. ? sabido que a pr?tica da religi?o imp?e demasiados estatutos a seguir, e de acordo com o tipo de cada denomina??o, seus seguidores exercem obedi?ncia e devo??o ao que lhes ? imposto. E abordando sobre EF escolar, precisamente no ensino m?dio, os sujeitos que a comp?em possuem estilos de vida diferenciados, bem como no que diz respeito ? sua religiosidade. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar a preval?ncia da participa??o em aulas de Educa??o F?sica e alguns fatores associados em escolares do ensino m?dio de Cajazeiras ? PB. Metodologia: Caracteriza-se um estudo observacional descritivo/analitico. Descritivo, pois verificar? os indicadores de sa?de e aspectos relacionados ? religiosidade em popula??o espec?fica e anal?tico (transversal), pois examinaremos a exist?ncia de associa??o entre uma exposi??o ao comportamento sedent?rio, atrav?s da participa??o em aulas de Educa??o F?sica e fatores ligados a sa?de e religi?o. Resultados: A amostra foi constitu?da por 97 adolescentes, sendo 57 destes do sexo masculino (57,9%) e 40 do sexo feminino (42,1%). A faixa et?ria predominante se deu entre 16 e 18 anos de idade, representada em mais de 46% da amostra total. Sobre os aspectos f?sicos dos alunos, 87 destes afirmaram participar das aulas de EF, contra 10 que n?o participam das aulas, mostrando que a evas?o ? existente, mas n?o ? influente quanto ?s aulas desta disciplina. Essa participa??o estimula e instiga o aluno a buscar, fora da escola, uma ?tima aptid?o f?sica. Mas, em contrapartida, o presente estudo indicou que a maioria destes adolescentes n?o s?o fisicamente ativos (55,7%), dando a entender que, talvez, os indiv?duos somente realizam atividades f?sicas nas pr?prias aulas de EF. Por?m, nossos dados revelam que dos 97 pesquisados, 60 tem pr?tica de alguma atividade f?sica de lazer, logo, mais da metade afirmou praticar algum tipo de lazer. O que nos leva a entender que tais pr?ticas de lazer s?o insuficientes para torn?-los ativos fisicamente. Conclus?o: Foi encontrada preval?ncia de participa??o nas aulas com os indicadores de sa?de e religi?o, sendo estes bem presentes e claros, pois estes apresentaram n?veis de estresse, solid?o, atividade f?sica de lazer que parecem ser adequados, bem como baixos n?veis de consumo de ?lcool e drogas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-05-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-13T17:01:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-13T17:01:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2180 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2180/1/TCC+-+JOS%C3%89+ALMEIDA+DE+LIMA+J%C3%9ANIOR.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
789537f5dc7279bec67ce89f7adb8ef4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660443286044672 |