Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima J?nior, Jos? Almeida de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2180
Resumo: Introdu??o: A participa??o nas aulas de EF vem sendo um tema bastante tratado, devido ao anseio na constru??o de conhecimentos dos efeitos motivadores ou restritivos nas aulas, que n?o s?o poucos. Buscando explorar algumas destas implica??es na vida do aluno, os indicadores de sa?de (f?sica, s?cio-emocional e psicol?gica), possuem pacto direto quanto qualquer pr?tica corporal. ? sabido que a pr?tica da religi?o imp?e demasiados estatutos a seguir, e de acordo com o tipo de cada denomina??o, seus seguidores exercem obedi?ncia e devo??o ao que lhes ? imposto. E abordando sobre EF escolar, precisamente no ensino m?dio, os sujeitos que a comp?em possuem estilos de vida diferenciados, bem como no que diz respeito ? sua religiosidade. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar a preval?ncia da participa??o em aulas de Educa??o F?sica e alguns fatores associados em escolares do ensino m?dio de Cajazeiras ? PB. Metodologia: Caracteriza-se um estudo observacional descritivo/analitico. Descritivo, pois verificar? os indicadores de sa?de e aspectos relacionados ? religiosidade em popula??o espec?fica e anal?tico (transversal), pois examinaremos a exist?ncia de associa??o entre uma exposi??o ao comportamento sedent?rio, atrav?s da participa??o em aulas de Educa??o F?sica e fatores ligados a sa?de e religi?o. Resultados: A amostra foi constitu?da por 97 adolescentes, sendo 57 destes do sexo masculino (57,9%) e 40 do sexo feminino (42,1%). A faixa et?ria predominante se deu entre 16 e 18 anos de idade, representada em mais de 46% da amostra total. Sobre os aspectos f?sicos dos alunos, 87 destes afirmaram participar das aulas de EF, contra 10 que n?o participam das aulas, mostrando que a evas?o ? existente, mas n?o ? influente quanto ?s aulas desta disciplina. Essa participa??o estimula e instiga o aluno a buscar, fora da escola, uma ?tima aptid?o f?sica. Mas, em contrapartida, o presente estudo indicou que a maioria destes adolescentes n?o s?o fisicamente ativos (55,7%), dando a entender que, talvez, os indiv?duos somente realizam atividades f?sicas nas pr?prias aulas de EF. Por?m, nossos dados revelam que dos 97 pesquisados, 60 tem pr?tica de alguma atividade f?sica de lazer, logo, mais da metade afirmou praticar algum tipo de lazer. O que nos leva a entender que tais pr?ticas de lazer s?o insuficientes para torn?-los ativos fisicamente. Conclus?o: Foi encontrada preval?ncia de participa??o nas aulas com os indicadores de sa?de e religi?o, sendo estes bem presentes e claros, pois estes apresentaram n?veis de estresse, solid?o, atividade f?sica de lazer que parecem ser adequados, bem como baixos n?veis de consumo de ?lcool e drogas.
id IFPB_a1e63723315c1cd0867fb3058d66f65a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2180
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Lima J?nior, Jos? Almeida de2022-07-13T17:01:09Z2022-07-13T17:01:09Z2017-05-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2180Introdu??o: A participa??o nas aulas de EF vem sendo um tema bastante tratado, devido ao anseio na constru??o de conhecimentos dos efeitos motivadores ou restritivos nas aulas, que n?o s?o poucos. Buscando explorar algumas destas implica??es na vida do aluno, os indicadores de sa?de (f?sica, s?cio-emocional e psicol?gica), possuem pacto direto quanto qualquer pr?tica corporal. ? sabido que a pr?tica da religi?o imp?e demasiados estatutos a seguir, e de acordo com o tipo de cada denomina??o, seus seguidores exercem obedi?ncia e devo??o ao que lhes ? imposto. E abordando sobre EF escolar, precisamente no ensino m?dio, os sujeitos que a comp?em possuem estilos de vida diferenciados, bem como no que diz respeito ? sua religiosidade. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar a preval?ncia da participa??o em aulas de Educa??o F?sica e alguns fatores associados em escolares do ensino m?dio de Cajazeiras ? PB. Metodologia: Caracteriza-se um estudo observacional descritivo/analitico. Descritivo, pois verificar? os indicadores de sa?de e aspectos relacionados ? religiosidade em popula??o espec?fica e anal?tico (transversal), pois examinaremos a exist?ncia de associa??o entre uma exposi??o ao comportamento sedent?rio, atrav?s da participa??o em aulas de Educa??o F?sica e fatores ligados a sa?de e religi?o. Resultados: A amostra foi constitu?da por 97 adolescentes, sendo 57 destes do sexo masculino (57,9%) e 40 do sexo feminino (42,1%). A faixa et?ria predominante se deu entre 16 e 18 anos de idade, representada em mais de 46% da amostra total. Sobre os aspectos f?sicos dos alunos, 87 destes afirmaram participar das aulas de EF, contra 10 que n?o participam das aulas, mostrando que a evas?o ? existente, mas n?o ? influente quanto ?s aulas desta disciplina. Essa participa??o estimula e instiga o aluno a buscar, fora da escola, uma ?tima aptid?o f?sica. Mas, em contrapartida, o presente estudo indicou que a maioria destes adolescentes n?o s?o fisicamente ativos (55,7%), dando a entender que, talvez, os indiv?duos somente realizam atividades f?sicas nas pr?prias aulas de EF. Por?m, nossos dados revelam que dos 97 pesquisados, 60 tem pr?tica de alguma atividade f?sica de lazer, logo, mais da metade afirmou praticar algum tipo de lazer. O que nos leva a entender que tais pr?ticas de lazer s?o insuficientes para torn?-los ativos fisicamente. Conclus?o: Foi encontrada preval?ncia de participa??o nas aulas com os indicadores de sa?de e religi?o, sendo estes bem presentes e claros, pois estes apresentaram n?veis de estresse, solid?o, atividade f?sica de lazer que parecem ser adequados, bem como baixos n?veis de consumo de ?lcool e drogas.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-13T12:57:21Z No. of bitstreams: 1 TCC - JOS? ALMEIDA DE LIMA J?NIOR.pdf: 11405629 bytes, checksum: 789537f5dc7279bec67ce89f7adb8ef4 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-13T17:01:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - JOS? ALMEIDA DE LIMA J?NIOR.pdf: 11405629 bytes, checksum: 789537f5dc7279bec67ce89f7adb8ef4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-13T17:01:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - JOS? ALMEIDA DE LIMA J?NIOR.pdf: 11405629 bytes, checksum: 789537f5dc7279bec67ce89f7adb8ef4 (MD5) Previous issue date: 2017-05-03Educa??o F?sica - AulasSa?de - IndicadorReligi?o - IndicadorEnsino M?dio ? CajazeirasParticipa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - JOS? ALMEIDA DE LIMA J?NIOR.pdfTCC - JOS? ALMEIDA DE LIMA J?NIOR.pdfapplication/pdf11405629http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2180/1/TCC+-+JOS%C3%89+ALMEIDA+DE+LIMA+J%C3%9ANIOR.pdf789537f5dc7279bec67ce89f7adb8ef4MD51177683/21802022-07-13 14:01:09.897oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2180Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-13T17:01:09Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados
title Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados
spellingShingle Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados
Lima J?nior, Jos? Almeida de
Educa??o F?sica - Aulas
Sa?de - Indicador
Religi?o - Indicador
Ensino M?dio ? Cajazeiras
title_short Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados
title_full Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados
title_fullStr Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados
title_full_unstemmed Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados
title_sort Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e fatores associados
author Lima J?nior, Jos? Almeida de
author_facet Lima J?nior, Jos? Almeida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima J?nior, Jos? Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o F?sica - Aulas
Sa?de - Indicador
Religi?o - Indicador
Ensino M?dio ? Cajazeiras
topic Educa??o F?sica - Aulas
Sa?de - Indicador
Religi?o - Indicador
Ensino M?dio ? Cajazeiras
description Introdu??o: A participa??o nas aulas de EF vem sendo um tema bastante tratado, devido ao anseio na constru??o de conhecimentos dos efeitos motivadores ou restritivos nas aulas, que n?o s?o poucos. Buscando explorar algumas destas implica??es na vida do aluno, os indicadores de sa?de (f?sica, s?cio-emocional e psicol?gica), possuem pacto direto quanto qualquer pr?tica corporal. ? sabido que a pr?tica da religi?o imp?e demasiados estatutos a seguir, e de acordo com o tipo de cada denomina??o, seus seguidores exercem obedi?ncia e devo??o ao que lhes ? imposto. E abordando sobre EF escolar, precisamente no ensino m?dio, os sujeitos que a comp?em possuem estilos de vida diferenciados, bem como no que diz respeito ? sua religiosidade. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar a preval?ncia da participa??o em aulas de Educa??o F?sica e alguns fatores associados em escolares do ensino m?dio de Cajazeiras ? PB. Metodologia: Caracteriza-se um estudo observacional descritivo/analitico. Descritivo, pois verificar? os indicadores de sa?de e aspectos relacionados ? religiosidade em popula??o espec?fica e anal?tico (transversal), pois examinaremos a exist?ncia de associa??o entre uma exposi??o ao comportamento sedent?rio, atrav?s da participa??o em aulas de Educa??o F?sica e fatores ligados a sa?de e religi?o. Resultados: A amostra foi constitu?da por 97 adolescentes, sendo 57 destes do sexo masculino (57,9%) e 40 do sexo feminino (42,1%). A faixa et?ria predominante se deu entre 16 e 18 anos de idade, representada em mais de 46% da amostra total. Sobre os aspectos f?sicos dos alunos, 87 destes afirmaram participar das aulas de EF, contra 10 que n?o participam das aulas, mostrando que a evas?o ? existente, mas n?o ? influente quanto ?s aulas desta disciplina. Essa participa??o estimula e instiga o aluno a buscar, fora da escola, uma ?tima aptid?o f?sica. Mas, em contrapartida, o presente estudo indicou que a maioria destes adolescentes n?o s?o fisicamente ativos (55,7%), dando a entender que, talvez, os indiv?duos somente realizam atividades f?sicas nas pr?prias aulas de EF. Por?m, nossos dados revelam que dos 97 pesquisados, 60 tem pr?tica de alguma atividade f?sica de lazer, logo, mais da metade afirmou praticar algum tipo de lazer. O que nos leva a entender que tais pr?ticas de lazer s?o insuficientes para torn?-los ativos fisicamente. Conclus?o: Foi encontrada preval?ncia de participa??o nas aulas com os indicadores de sa?de e religi?o, sendo estes bem presentes e claros, pois estes apresentaram n?veis de estresse, solid?o, atividade f?sica de lazer que parecem ser adequados, bem como baixos n?veis de consumo de ?lcool e drogas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-13T17:01:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-13T17:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2180
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2180/1/TCC+-+JOS%C3%89+ALMEIDA+DE+LIMA+J%C3%9ANIOR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 789537f5dc7279bec67ce89f7adb8ef4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660443286044672