TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Cordova, Adrieli Karini
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves Marques de Sousa, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/496
Resumo: Este artigo trata do “Transtorno do espectro autista: o atendimento educacional em tempo de pandemia” tendo como objetivo analisar as intervenções realizadas nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19 para estudantes com este comprometimento. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de um estudante do 1° ano do ensino fundamental da rede privada, coletando dados para identificar e analisar as intervenções realizadas com ele nas aulas remotas durante o isolamento social no decorrer do ano de 2020. Buscou-se mapear as estratégias utilizadas pela escola e pela família para atendê-las, a fim de minimizar os impactos ocasionados pela mudança de aulas presenciais para aulas virtuais, gerando assim diversas alterações nos atendimentos educacionais. A problemática que permeia nosso trabalho foi: Quais as intervenções realizadas nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19 para estudantes com TEA? Ocorreram obrigatoriamente mudanças nos atendimento educacionais, tais como: uso das tecnologias digitais, ausência de salas de aulas físicas, falta de interação social na forma presencial com seus professores e colegas, além de pouco tempo para adaptações. Neste artigo serão demonstradas as dificuldades e situações de desmotivação enfrentadas pelo estudante, e consequentemente as estratégias que foram inseridas pela escola para eliminar essas barreiras.
id UNIPLAC_498278e57257d41ec403f7b16c6c22fd
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/496
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIAAutismo. Atendimento educacional. Ensino Remoto. Pandemia.Este artigo trata do “Transtorno do espectro autista: o atendimento educacional em tempo de pandemia” tendo como objetivo analisar as intervenções realizadas nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19 para estudantes com este comprometimento. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de um estudante do 1° ano do ensino fundamental da rede privada, coletando dados para identificar e analisar as intervenções realizadas com ele nas aulas remotas durante o isolamento social no decorrer do ano de 2020. Buscou-se mapear as estratégias utilizadas pela escola e pela família para atendê-las, a fim de minimizar os impactos ocasionados pela mudança de aulas presenciais para aulas virtuais, gerando assim diversas alterações nos atendimentos educacionais. A problemática que permeia nosso trabalho foi: Quais as intervenções realizadas nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19 para estudantes com TEA? Ocorreram obrigatoriamente mudanças nos atendimento educacionais, tais como: uso das tecnologias digitais, ausência de salas de aulas físicas, falta de interação social na forma presencial com seus professores e colegas, além de pouco tempo para adaptações. Neste artigo serão demonstradas as dificuldades e situações de desmotivação enfrentadas pelo estudante, e consequentemente as estratégias que foram inseridas pela escola para eliminar essas barreiras.Editora ICEPMachado Cordova, Adrieli KariniAlves Marques de Sousa, Cláudia2022-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/496Revista GepesVida; v. 8, n. 18 (2022): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/496/275info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T21:35:38Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/496Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2022-07-04T21:35:38Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA
title TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA
spellingShingle TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA
Machado Cordova, Adrieli Karini
Autismo. Atendimento educacional. Ensino Remoto. Pandemia.
title_short TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA
title_full TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA
title_fullStr TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA
title_full_unstemmed TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA
title_sort TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA
author Machado Cordova, Adrieli Karini
author_facet Machado Cordova, Adrieli Karini
Alves Marques de Sousa, Cláudia
author_role author
author2 Alves Marques de Sousa, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Cordova, Adrieli Karini
Alves Marques de Sousa, Cláudia
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo. Atendimento educacional. Ensino Remoto. Pandemia.
topic Autismo. Atendimento educacional. Ensino Remoto. Pandemia.
description Este artigo trata do “Transtorno do espectro autista: o atendimento educacional em tempo de pandemia” tendo como objetivo analisar as intervenções realizadas nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19 para estudantes com este comprometimento. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de um estudante do 1° ano do ensino fundamental da rede privada, coletando dados para identificar e analisar as intervenções realizadas com ele nas aulas remotas durante o isolamento social no decorrer do ano de 2020. Buscou-se mapear as estratégias utilizadas pela escola e pela família para atendê-las, a fim de minimizar os impactos ocasionados pela mudança de aulas presenciais para aulas virtuais, gerando assim diversas alterações nos atendimentos educacionais. A problemática que permeia nosso trabalho foi: Quais as intervenções realizadas nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19 para estudantes com TEA? Ocorreram obrigatoriamente mudanças nos atendimento educacionais, tais como: uso das tecnologias digitais, ausência de salas de aulas físicas, falta de interação social na forma presencial com seus professores e colegas, além de pouco tempo para adaptações. Neste artigo serão demonstradas as dificuldades e situações de desmotivação enfrentadas pelo estudante, e consequentemente as estratégias que foram inseridas pela escola para eliminar essas barreiras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/496
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/496/275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 8, n. 18 (2022): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699437850624