TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/496 |
Resumo: | Este artigo trata do “Transtorno do espectro autista: o atendimento educacional em tempo de pandemia” tendo como objetivo analisar as intervenções realizadas nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19 para estudantes com este comprometimento. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de um estudante do 1° ano do ensino fundamental da rede privada, coletando dados para identificar e analisar as intervenções realizadas com ele nas aulas remotas durante o isolamento social no decorrer do ano de 2020. Buscou-se mapear as estratégias utilizadas pela escola e pela família para atendê-las, a fim de minimizar os impactos ocasionados pela mudança de aulas presenciais para aulas virtuais, gerando assim diversas alterações nos atendimentos educacionais. A problemática que permeia nosso trabalho foi: Quais as intervenções realizadas nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19 para estudantes com TEA? Ocorreram obrigatoriamente mudanças nos atendimento educacionais, tais como: uso das tecnologias digitais, ausência de salas de aulas físicas, falta de interação social na forma presencial com seus professores e colegas, além de pouco tempo para adaptações. Neste artigo serão demonstradas as dificuldades e situações de desmotivação enfrentadas pelo estudante, e consequentemente as estratégias que foram inseridas pela escola para eliminar essas barreiras. |
id |
UNIPLAC_498278e57257d41ec403f7b16c6c22fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/496 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIAAutismo. Atendimento educacional. Ensino Remoto. Pandemia.Este artigo trata do “Transtorno do espectro autista: o atendimento educacional em tempo de pandemia” tendo como objetivo analisar as intervenções realizadas nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19 para estudantes com este comprometimento. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de um estudante do 1° ano do ensino fundamental da rede privada, coletando dados para identificar e analisar as intervenções realizadas com ele nas aulas remotas durante o isolamento social no decorrer do ano de 2020. Buscou-se mapear as estratégias utilizadas pela escola e pela família para atendê-las, a fim de minimizar os impactos ocasionados pela mudança de aulas presenciais para aulas virtuais, gerando assim diversas alterações nos atendimentos educacionais. A problemática que permeia nosso trabalho foi: Quais as intervenções realizadas nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19 para estudantes com TEA? Ocorreram obrigatoriamente mudanças nos atendimento educacionais, tais como: uso das tecnologias digitais, ausência de salas de aulas físicas, falta de interação social na forma presencial com seus professores e colegas, além de pouco tempo para adaptações. Neste artigo serão demonstradas as dificuldades e situações de desmotivação enfrentadas pelo estudante, e consequentemente as estratégias que foram inseridas pela escola para eliminar essas barreiras.Editora ICEPMachado Cordova, Adrieli KariniAlves Marques de Sousa, Cláudia2022-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/496Revista GepesVida; v. 8, n. 18 (2022): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/496/275info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T21:35:38Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/496Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2022-07-04T21:35:38Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA |
title |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA |
spellingShingle |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA Machado Cordova, Adrieli Karini Autismo. Atendimento educacional. Ensino Remoto. Pandemia. |
title_short |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA |
title_full |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA |
title_fullStr |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA |
title_sort |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA |
author |
Machado Cordova, Adrieli Karini |
author_facet |
Machado Cordova, Adrieli Karini Alves Marques de Sousa, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Alves Marques de Sousa, Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado Cordova, Adrieli Karini Alves Marques de Sousa, Cláudia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo. Atendimento educacional. Ensino Remoto. Pandemia. |
topic |
Autismo. Atendimento educacional. Ensino Remoto. Pandemia. |
description |
Este artigo trata do “Transtorno do espectro autista: o atendimento educacional em tempo de pandemia” tendo como objetivo analisar as intervenções realizadas nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19 para estudantes com este comprometimento. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de um estudante do 1° ano do ensino fundamental da rede privada, coletando dados para identificar e analisar as intervenções realizadas com ele nas aulas remotas durante o isolamento social no decorrer do ano de 2020. Buscou-se mapear as estratégias utilizadas pela escola e pela família para atendê-las, a fim de minimizar os impactos ocasionados pela mudança de aulas presenciais para aulas virtuais, gerando assim diversas alterações nos atendimentos educacionais. A problemática que permeia nosso trabalho foi: Quais as intervenções realizadas nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19 para estudantes com TEA? Ocorreram obrigatoriamente mudanças nos atendimento educacionais, tais como: uso das tecnologias digitais, ausência de salas de aulas físicas, falta de interação social na forma presencial com seus professores e colegas, além de pouco tempo para adaptações. Neste artigo serão demonstradas as dificuldades e situações de desmotivação enfrentadas pelo estudante, e consequentemente as estratégias que foram inseridas pela escola para eliminar essas barreiras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/496 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/496/275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 8, n. 18 (2022): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699437850624 |