Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2991 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo maior apresentar a Etnomatem?tica, uma das tend?ncias metodol?gicas na Educa??o Matem?tica, que vem sendo desenvolvida h? d?cadas por v?rios estudiosos da educa??o, principalmente aquele que ? considerado o ?pai? do Programa Etnomatem?tica: Ubiratan D?Ambr?sio, entre outros nomes. No decorrer das p?ginas deste trabalho entender-se-? a import?ncia da aprendizagem da matem?tica no contexto da Etnomatem?tica. ? importante que a escola do s?culo XXI considere o programa da etnomatem?tica no desenvolvimento do ensino da matem?tica. No programa da etnomatem?tica considera-se os saberes matem?ticos que o estudante acumulou ao longo da sua vida, pelas suas viv?ncias, considera-se a sua cultura e aproveita-se desse conhecimento para fortalecer a aprendizagem, de maneira mais significativa, na vida desse estudante. Desse modo o presente trabalho exp?e conceitos e import?ncia no desenvolvimento do programa etnomatem?tico. Apresenta-se, conjuntamente, uma rela??o entre o programa etnomatem?tico e a teoria das Intelig?ncias M?ltiplas e da Aprendizagem Significativa, contextualizando-as com a Etnomatem?tica. Por fim s?o apresentadas sugest?es did?ticas com o intuito de auxiliar o professor, em sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem de maneira mais significativa; essas propostas did?ticas visam desenvolver o senso cr?tico, a reflex?o e investiga??o, por parte do estudante, fortalecendo-o tamb?m no processo de ensino aprendizagem da matem?tica formal. |
id |
IFPB_b5eb54636cd98035289e6b2506671001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2991 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Jos? Roberto da2023-07-04T21:53:39Z2023-07-04T21:53:39Z2023-07-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2991Este trabalho tem por objetivo maior apresentar a Etnomatem?tica, uma das tend?ncias metodol?gicas na Educa??o Matem?tica, que vem sendo desenvolvida h? d?cadas por v?rios estudiosos da educa??o, principalmente aquele que ? considerado o ?pai? do Programa Etnomatem?tica: Ubiratan D?Ambr?sio, entre outros nomes. No decorrer das p?ginas deste trabalho entender-se-? a import?ncia da aprendizagem da matem?tica no contexto da Etnomatem?tica. ? importante que a escola do s?culo XXI considere o programa da etnomatem?tica no desenvolvimento do ensino da matem?tica. No programa da etnomatem?tica considera-se os saberes matem?ticos que o estudante acumulou ao longo da sua vida, pelas suas viv?ncias, considera-se a sua cultura e aproveita-se desse conhecimento para fortalecer a aprendizagem, de maneira mais significativa, na vida desse estudante. Desse modo o presente trabalho exp?e conceitos e import?ncia no desenvolvimento do programa etnomatem?tico. Apresenta-se, conjuntamente, uma rela??o entre o programa etnomatem?tico e a teoria das Intelig?ncias M?ltiplas e da Aprendizagem Significativa, contextualizando-as com a Etnomatem?tica. Por fim s?o apresentadas sugest?es did?ticas com o intuito de auxiliar o professor, em sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem de maneira mais significativa; essas propostas did?ticas visam desenvolver o senso cr?tico, a reflex?o e investiga??o, por parte do estudante, fortalecendo-o tamb?m no processo de ensino aprendizagem da matem?tica formal.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-07-04T21:53:39Z No. of bitstreams: 2 Jos? Roberto_TCC.pdf: 583475 bytes, checksum: 1c20f469fc99ec0f490e00ac446f05d9 (MD5) Jos? Roberto_ autoriza??o.pdf: 448219 bytes, checksum: a7e1b07313746d1645b2aceef7283ec8 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-04T21:53:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jos? Roberto_TCC.pdf: 583475 bytes, checksum: 1c20f469fc99ec0f490e00ac446f05d9 (MD5) Jos? Roberto_ autoriza??o.pdf: 448219 bytes, checksum: a7e1b07313746d1645b2aceef7283ec8 (MD5) Previous issue date: 2023-07-04Educa??o matem?ticaEtnomatem?ticaaprendizagem significativaUma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALJos? Roberto_TCC.pdfJos? Roberto_TCC.pdfapplication/pdf583475http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2991/1/Jos%C3%A9+Roberto_TCC.pdf1c20f469fc99ec0f490e00ac446f05d9MD51Jos? Roberto_ autoriza??o.pdfJos? Roberto_ autoriza??o.pdfapplication/pdf448219http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2991/2/Jos%C3%A9+Roberto_+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdfa7e1b07313746d1645b2aceef7283ec8MD52177683/29912023-07-04 18:53:39.035oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2991Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-07-04T21:53:39Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula |
title |
Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula |
spellingShingle |
Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula Silva, Jos? Roberto da Educa??o matem?tica Etnomatem?tica aprendizagem significativa |
title_short |
Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula |
title_full |
Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula |
title_fullStr |
Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula |
title_sort |
Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula |
author |
Silva, Jos? Roberto da |
author_facet |
Silva, Jos? Roberto da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jos? Roberto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o matem?tica Etnomatem?tica aprendizagem significativa |
topic |
Educa??o matem?tica Etnomatem?tica aprendizagem significativa |
description |
Este trabalho tem por objetivo maior apresentar a Etnomatem?tica, uma das tend?ncias metodol?gicas na Educa??o Matem?tica, que vem sendo desenvolvida h? d?cadas por v?rios estudiosos da educa??o, principalmente aquele que ? considerado o ?pai? do Programa Etnomatem?tica: Ubiratan D?Ambr?sio, entre outros nomes. No decorrer das p?ginas deste trabalho entender-se-? a import?ncia da aprendizagem da matem?tica no contexto da Etnomatem?tica. ? importante que a escola do s?culo XXI considere o programa da etnomatem?tica no desenvolvimento do ensino da matem?tica. No programa da etnomatem?tica considera-se os saberes matem?ticos que o estudante acumulou ao longo da sua vida, pelas suas viv?ncias, considera-se a sua cultura e aproveita-se desse conhecimento para fortalecer a aprendizagem, de maneira mais significativa, na vida desse estudante. Desse modo o presente trabalho exp?e conceitos e import?ncia no desenvolvimento do programa etnomatem?tico. Apresenta-se, conjuntamente, uma rela??o entre o programa etnomatem?tico e a teoria das Intelig?ncias M?ltiplas e da Aprendizagem Significativa, contextualizando-as com a Etnomatem?tica. Por fim s?o apresentadas sugest?es did?ticas com o intuito de auxiliar o professor, em sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem de maneira mais significativa; essas propostas did?ticas visam desenvolver o senso cr?tico, a reflex?o e investiga??o, por parte do estudante, fortalecendo-o tamb?m no processo de ensino aprendizagem da matem?tica formal. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-04T21:53:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-04T21:53:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2991 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2991/1/Jos%C3%A9+Roberto_TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2991/2/Jos%C3%A9+Roberto_+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c20f469fc99ec0f490e00ac446f05d9 a7e1b07313746d1645b2aceef7283ec8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660449302773760 |