A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2642 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a forma??o inicial do professor sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado, como componente obrigat?rio do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, na modalidade de Educa??o ? Dist?ncia, ofertado pelo Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, campus Cajazeiras. Com base na rela??o teoria e a pr?tica experienciada no campo do est?gio, este relato parte da seguinte quest?o de investiga??o: Quais as potencialidades do est?gio curricular supervisionado na forma??o inicial do professor de Computa??o e Inform?tica? Diante desta indaga??o, temos como objetivo principal relatar algumas das viv?ncias nas etapas da observa??o e da reg?ncia do est?gio supervisionado. A metodologia adotada est? associada nos conhecimentos te?ricos de autores que t?m se debru?ado sobre o assunto para a difus?o dos conhecimentos, como: Pimenta (2005), Lima (2008), Pimenta e Lima (2012), entre outros, al?m das experi?ncias in loco vivenciadas no exerc?cio dos est?gios I, II, III e IV. Em virtude do novo coronav?rus (SARS-CoV-2), identificado pela doen?a Covid-19, os tr?s ?ltimos est?gios foram desenvolvidos atrav?s do modelo de ensino remoto emergencial. Contudo, no contexto educacional recente, marcado pela ressignifica??o do seu fazer atrav?s das potencialidades do campo da Tecnologia, ? not?ria a demanda de docentes capacitados para o uso das estrat?gias e recursos das tecnologias. Em s?ntese, verificamos na nossa a??o a import?ncia do professor de Computa??o e Inform?tica nos espa?os escolares, bem como a promo??o de ambientes formativos que contemplem objetos de conhecimento da referida ?rea. |
id |
IFPB_e48e791933743417fc1648a69cf81334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2642 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, Edilson Silva dos2022-12-23T14:13:15Z2022-12-23T14:13:15Z2021-12-17http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2642Este trabalho apresenta a forma??o inicial do professor sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado, como componente obrigat?rio do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, na modalidade de Educa??o ? Dist?ncia, ofertado pelo Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, campus Cajazeiras. Com base na rela??o teoria e a pr?tica experienciada no campo do est?gio, este relato parte da seguinte quest?o de investiga??o: Quais as potencialidades do est?gio curricular supervisionado na forma??o inicial do professor de Computa??o e Inform?tica? Diante desta indaga??o, temos como objetivo principal relatar algumas das viv?ncias nas etapas da observa??o e da reg?ncia do est?gio supervisionado. A metodologia adotada est? associada nos conhecimentos te?ricos de autores que t?m se debru?ado sobre o assunto para a difus?o dos conhecimentos, como: Pimenta (2005), Lima (2008), Pimenta e Lima (2012), entre outros, al?m das experi?ncias in loco vivenciadas no exerc?cio dos est?gios I, II, III e IV. Em virtude do novo coronav?rus (SARS-CoV-2), identificado pela doen?a Covid-19, os tr?s ?ltimos est?gios foram desenvolvidos atrav?s do modelo de ensino remoto emergencial. Contudo, no contexto educacional recente, marcado pela ressignifica??o do seu fazer atrav?s das potencialidades do campo da Tecnologia, ? not?ria a demanda de docentes capacitados para o uso das estrat?gias e recursos das tecnologias. Em s?ntese, verificamos na nossa a??o a import?ncia do professor de Computa??o e Inform?tica nos espa?os escolares, bem como a promo??o de ambientes formativos que contemplem objetos de conhecimento da referida ?rea.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2022-12-23T14:13:15Z No. of bitstreams: 1 TCC Edilson Silva dos Santos.pdf: 1312100 bytes, checksum: f5e8c7adc5ce401e3e547c70a1726310 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-23T14:13:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Edilson Silva dos Santos.pdf: 1312100 bytes, checksum: f5e8c7adc5ce401e3e547c70a1726310 (MD5) Previous issue date: 2021-12-17Inform?ticaForma??o docenteForma??o de professorEst?gio doc?nciaA forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Edilson Silva dos Santos.pdfTCC Edilson Silva dos Santos.pdfMonografia completaapplication/pdf1312100http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2642/1/TCC+Edilson+Silva+dos+Santos.pdff5e8c7adc5ce401e3e547c70a1726310MD51177683/26422022-12-23 11:13:15.714oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2642Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-23T14:13:15Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado |
title |
A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado |
spellingShingle |
A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado SANTOS, Edilson Silva dos Inform?tica Forma??o docente Forma??o de professor Est?gio doc?ncia |
title_short |
A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado |
title_full |
A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado |
title_fullStr |
A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado |
title_full_unstemmed |
A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado |
title_sort |
A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado |
author |
SANTOS, Edilson Silva dos |
author_facet |
SANTOS, Edilson Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Edilson Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inform?tica Forma??o docente Forma??o de professor Est?gio doc?ncia |
topic |
Inform?tica Forma??o docente Forma??o de professor Est?gio doc?ncia |
description |
Este trabalho apresenta a forma??o inicial do professor sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado, como componente obrigat?rio do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, na modalidade de Educa??o ? Dist?ncia, ofertado pelo Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, campus Cajazeiras. Com base na rela??o teoria e a pr?tica experienciada no campo do est?gio, este relato parte da seguinte quest?o de investiga??o: Quais as potencialidades do est?gio curricular supervisionado na forma??o inicial do professor de Computa??o e Inform?tica? Diante desta indaga??o, temos como objetivo principal relatar algumas das viv?ncias nas etapas da observa??o e da reg?ncia do est?gio supervisionado. A metodologia adotada est? associada nos conhecimentos te?ricos de autores que t?m se debru?ado sobre o assunto para a difus?o dos conhecimentos, como: Pimenta (2005), Lima (2008), Pimenta e Lima (2012), entre outros, al?m das experi?ncias in loco vivenciadas no exerc?cio dos est?gios I, II, III e IV. Em virtude do novo coronav?rus (SARS-CoV-2), identificado pela doen?a Covid-19, os tr?s ?ltimos est?gios foram desenvolvidos atrav?s do modelo de ensino remoto emergencial. Contudo, no contexto educacional recente, marcado pela ressignifica??o do seu fazer atrav?s das potencialidades do campo da Tecnologia, ? not?ria a demanda de docentes capacitados para o uso das estrat?gias e recursos das tecnologias. Em s?ntese, verificamos na nossa a??o a import?ncia do professor de Computa??o e Inform?tica nos espa?os escolares, bem como a promo??o de ambientes formativos que contemplem objetos de conhecimento da referida ?rea. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-23T14:13:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-23T14:13:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2642 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2642/1/TCC+Edilson+Silva+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5e8c7adc5ce401e3e547c70a1726310 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660428670992384 |