A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Edilson Silva dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2642
Resumo: Este trabalho apresenta a forma??o inicial do professor sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado, como componente obrigat?rio do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, na modalidade de Educa??o ? Dist?ncia, ofertado pelo Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, campus Cajazeiras. Com base na rela??o teoria e a pr?tica experienciada no campo do est?gio, este relato parte da seguinte quest?o de investiga??o: Quais as potencialidades do est?gio curricular supervisionado na forma??o inicial do professor de Computa??o e Inform?tica? Diante desta indaga??o, temos como objetivo principal relatar algumas das viv?ncias nas etapas da observa??o e da reg?ncia do est?gio supervisionado. A metodologia adotada est? associada nos conhecimentos te?ricos de autores que t?m se debru?ado sobre o assunto para a difus?o dos conhecimentos, como: Pimenta (2005), Lima (2008), Pimenta e Lima (2012), entre outros, al?m das experi?ncias in loco vivenciadas no exerc?cio dos est?gios I, II, III e IV. Em virtude do novo coronav?rus (SARS-CoV-2), identificado pela doen?a Covid-19, os tr?s ?ltimos est?gios foram desenvolvidos atrav?s do modelo de ensino remoto emergencial. Contudo, no contexto educacional recente, marcado pela ressignifica??o do seu fazer atrav?s das potencialidades do campo da Tecnologia, ? not?ria a demanda de docentes capacitados para o uso das estrat?gias e recursos das tecnologias. Em s?ntese, verificamos na nossa a??o a import?ncia do professor de Computa??o e Inform?tica nos espa?os escolares, bem como a promo??o de ambientes formativos que contemplem objetos de conhecimento da referida ?rea.
id IFPB_e48e791933743417fc1648a69cf81334
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2642
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SANTOS, Edilson Silva dos2022-12-23T14:13:15Z2022-12-23T14:13:15Z2021-12-17http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2642Este trabalho apresenta a forma??o inicial do professor sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado, como componente obrigat?rio do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, na modalidade de Educa??o ? Dist?ncia, ofertado pelo Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, campus Cajazeiras. Com base na rela??o teoria e a pr?tica experienciada no campo do est?gio, este relato parte da seguinte quest?o de investiga??o: Quais as potencialidades do est?gio curricular supervisionado na forma??o inicial do professor de Computa??o e Inform?tica? Diante desta indaga??o, temos como objetivo principal relatar algumas das viv?ncias nas etapas da observa??o e da reg?ncia do est?gio supervisionado. A metodologia adotada est? associada nos conhecimentos te?ricos de autores que t?m se debru?ado sobre o assunto para a difus?o dos conhecimentos, como: Pimenta (2005), Lima (2008), Pimenta e Lima (2012), entre outros, al?m das experi?ncias in loco vivenciadas no exerc?cio dos est?gios I, II, III e IV. Em virtude do novo coronav?rus (SARS-CoV-2), identificado pela doen?a Covid-19, os tr?s ?ltimos est?gios foram desenvolvidos atrav?s do modelo de ensino remoto emergencial. Contudo, no contexto educacional recente, marcado pela ressignifica??o do seu fazer atrav?s das potencialidades do campo da Tecnologia, ? not?ria a demanda de docentes capacitados para o uso das estrat?gias e recursos das tecnologias. Em s?ntese, verificamos na nossa a??o a import?ncia do professor de Computa??o e Inform?tica nos espa?os escolares, bem como a promo??o de ambientes formativos que contemplem objetos de conhecimento da referida ?rea.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2022-12-23T14:13:15Z No. of bitstreams: 1 TCC Edilson Silva dos Santos.pdf: 1312100 bytes, checksum: f5e8c7adc5ce401e3e547c70a1726310 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-23T14:13:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Edilson Silva dos Santos.pdf: 1312100 bytes, checksum: f5e8c7adc5ce401e3e547c70a1726310 (MD5) Previous issue date: 2021-12-17Inform?ticaForma??o docenteForma??o de professorEst?gio doc?nciaA forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Edilson Silva dos Santos.pdfTCC Edilson Silva dos Santos.pdfMonografia completaapplication/pdf1312100http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2642/1/TCC+Edilson+Silva+dos+Santos.pdff5e8c7adc5ce401e3e547c70a1726310MD51177683/26422022-12-23 11:13:15.714oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2642Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-23T14:13:15Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado
title A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado
spellingShingle A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado
SANTOS, Edilson Silva dos
Inform?tica
Forma??o docente
Forma??o de professor
Est?gio doc?ncia
title_short A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado
title_full A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado
title_fullStr A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado
title_full_unstemmed A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado
title_sort A forma??o inicial do professor de computa??o e inform?tica na modalidade EaD sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado
author SANTOS, Edilson Silva dos
author_facet SANTOS, Edilson Silva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Edilson Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Inform?tica
Forma??o docente
Forma??o de professor
Est?gio doc?ncia
topic Inform?tica
Forma??o docente
Forma??o de professor
Est?gio doc?ncia
description Este trabalho apresenta a forma??o inicial do professor sob a ?tica do est?gio curricular supervisionado, como componente obrigat?rio do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, na modalidade de Educa??o ? Dist?ncia, ofertado pelo Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba, campus Cajazeiras. Com base na rela??o teoria e a pr?tica experienciada no campo do est?gio, este relato parte da seguinte quest?o de investiga??o: Quais as potencialidades do est?gio curricular supervisionado na forma??o inicial do professor de Computa??o e Inform?tica? Diante desta indaga??o, temos como objetivo principal relatar algumas das viv?ncias nas etapas da observa??o e da reg?ncia do est?gio supervisionado. A metodologia adotada est? associada nos conhecimentos te?ricos de autores que t?m se debru?ado sobre o assunto para a difus?o dos conhecimentos, como: Pimenta (2005), Lima (2008), Pimenta e Lima (2012), entre outros, al?m das experi?ncias in loco vivenciadas no exerc?cio dos est?gios I, II, III e IV. Em virtude do novo coronav?rus (SARS-CoV-2), identificado pela doen?a Covid-19, os tr?s ?ltimos est?gios foram desenvolvidos atrav?s do modelo de ensino remoto emergencial. Contudo, no contexto educacional recente, marcado pela ressignifica??o do seu fazer atrav?s das potencialidades do campo da Tecnologia, ? not?ria a demanda de docentes capacitados para o uso das estrat?gias e recursos das tecnologias. Em s?ntese, verificamos na nossa a??o a import?ncia do professor de Computa??o e Inform?tica nos espa?os escolares, bem como a promo??o de ambientes formativos que contemplem objetos de conhecimento da referida ?rea.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-23T14:13:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-23T14:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2642
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2642/1/TCC+Edilson+Silva+dos+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f5e8c7adc5ce401e3e547c70a1726310
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660428670992384