O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2984 |
Resumo: | Tendo em vista que muitos alunos apresentam dificuldades em compreender a Matem?tica e desempenho insatisfat?rio no aprendizado da disciplina, esta pesquisa objetiva analisar as percep??es de professores sobre o uso de situa??es cotidianas no ensino de matem?tica. Para tanto, ? necess?rio compreender a percep??o dos professores sobre esse tema e analisar quais suas metodologias em sala de aula. Realizou-se, ent?o, uma pesquisa metodol?gica cient?fica de cunho qualitativo com leitura de produ??es te?ricas, seguida da pesquisa de campo a partir da aplica??o de question?rio. Diante disso, observou-se as perspectivas dos professores sobre os alunos e sua respectiva rela??o com a Matem?tica no seu cotidiano. Existe muita teoria que pode ser desenvolvida em sala de aula para sanar os insucessos nesse sentido, e tanto alunos como tamb?m professores necessitam ter mais conhecimento que os mantenha motivados, o que imp?e a constata??o de que a maneira como a Matem?tica foi inicialmente apresentada aos alunos tem sido a principal causa das frustra??es e desinteresse dos alunos, por?m, ? poss?vel reverter a vis?o equivocada feita sobre a Matem?tica relacionando-a de maneira positiva ? vida do aluno. |
id |
IFPB_c2183d9bb0226320f7a9b68c58ac8eda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2984 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Franklin Benicio dos2023-06-28T16:10:14Z2023-06-28T16:10:14Z2023-06-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2984Tendo em vista que muitos alunos apresentam dificuldades em compreender a Matem?tica e desempenho insatisfat?rio no aprendizado da disciplina, esta pesquisa objetiva analisar as percep??es de professores sobre o uso de situa??es cotidianas no ensino de matem?tica. Para tanto, ? necess?rio compreender a percep??o dos professores sobre esse tema e analisar quais suas metodologias em sala de aula. Realizou-se, ent?o, uma pesquisa metodol?gica cient?fica de cunho qualitativo com leitura de produ??es te?ricas, seguida da pesquisa de campo a partir da aplica??o de question?rio. Diante disso, observou-se as perspectivas dos professores sobre os alunos e sua respectiva rela??o com a Matem?tica no seu cotidiano. Existe muita teoria que pode ser desenvolvida em sala de aula para sanar os insucessos nesse sentido, e tanto alunos como tamb?m professores necessitam ter mais conhecimento que os mantenha motivados, o que imp?e a constata??o de que a maneira como a Matem?tica foi inicialmente apresentada aos alunos tem sido a principal causa das frustra??es e desinteresse dos alunos, por?m, ? poss?vel reverter a vis?o equivocada feita sobre a Matem?tica relacionando-a de maneira positiva ? vida do aluno.Submitted by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2023-06-28T16:06:54Z No. of bitstreams: 2 Franklin Benicio dos Santos - TCC.pdf: 430223 bytes, checksum: fc8c1c4c88ecd16222210c3338c0dcd8 (MD5) Franklin Benicio dos Santos - Termo.pdf: 809699 bytes, checksum: d413bdc932cb8fbf69b41e2da2def16d (MD5)Approved for entry into archive by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2023-06-28T16:10:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Franklin Benicio dos Santos - TCC.pdf: 430223 bytes, checksum: fc8c1c4c88ecd16222210c3338c0dcd8 (MD5) Franklin Benicio dos Santos - Termo.pdf: 809699 bytes, checksum: d413bdc932cb8fbf69b41e2da2def16d (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-28T16:10:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Franklin Benicio dos Santos - TCC.pdf: 430223 bytes, checksum: fc8c1c4c88ecd16222210c3338c0dcd8 (MD5) Franklin Benicio dos Santos - Termo.pdf: 809699 bytes, checksum: d413bdc932cb8fbf69b41e2da2def16d (MD5) Previous issue date: 2023-06-28Matem?ticaEnsino da matem?ticaO uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALFranklin Benicio dos Santos - TCC.pdfFranklin Benicio dos Santos - TCC.pdfapplication/pdf430223http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2984/1/Franklin+Benicio+dos+Santos+-+TCC.pdffc8c1c4c88ecd16222210c3338c0dcd8MD51Franklin Benicio dos Santos - Termo.pdfFranklin Benicio dos Santos - Termo.pdfapplication/pdf809699http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2984/2/Franklin+Benicio+dos+Santos+-+Termo.pdfd413bdc932cb8fbf69b41e2da2def16dMD52177683/29842023-06-28 13:10:14.011oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2984Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-28T16:10:14Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica |
title |
O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica |
spellingShingle |
O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica Santos, Franklin Benicio dos Matem?tica Ensino da matem?tica |
title_short |
O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica |
title_full |
O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica |
title_fullStr |
O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica |
title_full_unstemmed |
O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica |
title_sort |
O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica |
author |
Santos, Franklin Benicio dos |
author_facet |
Santos, Franklin Benicio dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Franklin Benicio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matem?tica Ensino da matem?tica |
topic |
Matem?tica Ensino da matem?tica |
description |
Tendo em vista que muitos alunos apresentam dificuldades em compreender a Matem?tica e desempenho insatisfat?rio no aprendizado da disciplina, esta pesquisa objetiva analisar as percep??es de professores sobre o uso de situa??es cotidianas no ensino de matem?tica. Para tanto, ? necess?rio compreender a percep??o dos professores sobre esse tema e analisar quais suas metodologias em sala de aula. Realizou-se, ent?o, uma pesquisa metodol?gica cient?fica de cunho qualitativo com leitura de produ??es te?ricas, seguida da pesquisa de campo a partir da aplica??o de question?rio. Diante disso, observou-se as perspectivas dos professores sobre os alunos e sua respectiva rela??o com a Matem?tica no seu cotidiano. Existe muita teoria que pode ser desenvolvida em sala de aula para sanar os insucessos nesse sentido, e tanto alunos como tamb?m professores necessitam ter mais conhecimento que os mantenha motivados, o que imp?e a constata??o de que a maneira como a Matem?tica foi inicialmente apresentada aos alunos tem sido a principal causa das frustra??es e desinteresse dos alunos, por?m, ? poss?vel reverter a vis?o equivocada feita sobre a Matem?tica relacionando-a de maneira positiva ? vida do aluno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-28T16:10:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-28T16:10:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2984 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2984/1/Franklin+Benicio+dos+Santos+-+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2984/2/Franklin+Benicio+dos+Santos+-+Termo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc8c1c4c88ecd16222210c3338c0dcd8 d413bdc932cb8fbf69b41e2da2def16d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448656850944 |