O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Franklin Benicio dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2984
Resumo: Tendo em vista que muitos alunos apresentam dificuldades em compreender a Matem?tica e desempenho insatisfat?rio no aprendizado da disciplina, esta pesquisa objetiva analisar as percep??es de professores sobre o uso de situa??es cotidianas no ensino de matem?tica. Para tanto, ? necess?rio compreender a percep??o dos professores sobre esse tema e analisar quais suas metodologias em sala de aula. Realizou-se, ent?o, uma pesquisa metodol?gica cient?fica de cunho qualitativo com leitura de produ??es te?ricas, seguida da pesquisa de campo a partir da aplica??o de question?rio. Diante disso, observou-se as perspectivas dos professores sobre os alunos e sua respectiva rela??o com a Matem?tica no seu cotidiano. Existe muita teoria que pode ser desenvolvida em sala de aula para sanar os insucessos nesse sentido, e tanto alunos como tamb?m professores necessitam ter mais conhecimento que os mantenha motivados, o que imp?e a constata??o de que a maneira como a Matem?tica foi inicialmente apresentada aos alunos tem sido a principal causa das frustra??es e desinteresse dos alunos, por?m, ? poss?vel reverter a vis?o equivocada feita sobre a Matem?tica relacionando-a de maneira positiva ? vida do aluno.
id IFPB_c2183d9bb0226320f7a9b68c58ac8eda
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2984
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Santos, Franklin Benicio dos2023-06-28T16:10:14Z2023-06-28T16:10:14Z2023-06-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2984Tendo em vista que muitos alunos apresentam dificuldades em compreender a Matem?tica e desempenho insatisfat?rio no aprendizado da disciplina, esta pesquisa objetiva analisar as percep??es de professores sobre o uso de situa??es cotidianas no ensino de matem?tica. Para tanto, ? necess?rio compreender a percep??o dos professores sobre esse tema e analisar quais suas metodologias em sala de aula. Realizou-se, ent?o, uma pesquisa metodol?gica cient?fica de cunho qualitativo com leitura de produ??es te?ricas, seguida da pesquisa de campo a partir da aplica??o de question?rio. Diante disso, observou-se as perspectivas dos professores sobre os alunos e sua respectiva rela??o com a Matem?tica no seu cotidiano. Existe muita teoria que pode ser desenvolvida em sala de aula para sanar os insucessos nesse sentido, e tanto alunos como tamb?m professores necessitam ter mais conhecimento que os mantenha motivados, o que imp?e a constata??o de que a maneira como a Matem?tica foi inicialmente apresentada aos alunos tem sido a principal causa das frustra??es e desinteresse dos alunos, por?m, ? poss?vel reverter a vis?o equivocada feita sobre a Matem?tica relacionando-a de maneira positiva ? vida do aluno.Submitted by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2023-06-28T16:06:54Z No. of bitstreams: 2 Franklin Benicio dos Santos - TCC.pdf: 430223 bytes, checksum: fc8c1c4c88ecd16222210c3338c0dcd8 (MD5) Franklin Benicio dos Santos - Termo.pdf: 809699 bytes, checksum: d413bdc932cb8fbf69b41e2da2def16d (MD5)Approved for entry into archive by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2023-06-28T16:10:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Franklin Benicio dos Santos - TCC.pdf: 430223 bytes, checksum: fc8c1c4c88ecd16222210c3338c0dcd8 (MD5) Franklin Benicio dos Santos - Termo.pdf: 809699 bytes, checksum: d413bdc932cb8fbf69b41e2da2def16d (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-28T16:10:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Franklin Benicio dos Santos - TCC.pdf: 430223 bytes, checksum: fc8c1c4c88ecd16222210c3338c0dcd8 (MD5) Franklin Benicio dos Santos - Termo.pdf: 809699 bytes, checksum: d413bdc932cb8fbf69b41e2da2def16d (MD5) Previous issue date: 2023-06-28Matem?ticaEnsino da matem?ticaO uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALFranklin Benicio dos Santos - TCC.pdfFranklin Benicio dos Santos - TCC.pdfapplication/pdf430223http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2984/1/Franklin+Benicio+dos+Santos+-+TCC.pdffc8c1c4c88ecd16222210c3338c0dcd8MD51Franklin Benicio dos Santos - Termo.pdfFranklin Benicio dos Santos - Termo.pdfapplication/pdf809699http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2984/2/Franklin+Benicio+dos+Santos+-+Termo.pdfd413bdc932cb8fbf69b41e2da2def16dMD52177683/29842023-06-28 13:10:14.011oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2984Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-28T16:10:14Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica
title O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica
spellingShingle O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica
Santos, Franklin Benicio dos
Matem?tica
Ensino da matem?tica
title_short O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica
title_full O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica
title_fullStr O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica
title_full_unstemmed O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica
title_sort O uso de situa??es cotidianas para o ensino de matem?tica
author Santos, Franklin Benicio dos
author_facet Santos, Franklin Benicio dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Franklin Benicio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Matem?tica
Ensino da matem?tica
topic Matem?tica
Ensino da matem?tica
description Tendo em vista que muitos alunos apresentam dificuldades em compreender a Matem?tica e desempenho insatisfat?rio no aprendizado da disciplina, esta pesquisa objetiva analisar as percep??es de professores sobre o uso de situa??es cotidianas no ensino de matem?tica. Para tanto, ? necess?rio compreender a percep??o dos professores sobre esse tema e analisar quais suas metodologias em sala de aula. Realizou-se, ent?o, uma pesquisa metodol?gica cient?fica de cunho qualitativo com leitura de produ??es te?ricas, seguida da pesquisa de campo a partir da aplica??o de question?rio. Diante disso, observou-se as perspectivas dos professores sobre os alunos e sua respectiva rela??o com a Matem?tica no seu cotidiano. Existe muita teoria que pode ser desenvolvida em sala de aula para sanar os insucessos nesse sentido, e tanto alunos como tamb?m professores necessitam ter mais conhecimento que os mantenha motivados, o que imp?e a constata??o de que a maneira como a Matem?tica foi inicialmente apresentada aos alunos tem sido a principal causa das frustra??es e desinteresse dos alunos, por?m, ? poss?vel reverter a vis?o equivocada feita sobre a Matem?tica relacionando-a de maneira positiva ? vida do aluno.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-28T16:10:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-28T16:10:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2984
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2984/1/Franklin+Benicio+dos+Santos+-+TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2984/2/Franklin+Benicio+dos+Santos+-+Termo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc8c1c4c88ecd16222210c3338c0dcd8
d413bdc932cb8fbf69b41e2da2def16d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448656850944