Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2951 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo apresentar as contribui??es da Modelagem Matem?tica como alternativa metodol?gica no ensino de fun??es para uma aprendizagem significativa. Para alcan?ar o objetivo proposto discorremos sobre as intera??es entre a Modelagem Matem?tica e a Aprendizagem Significativa no estudo de fun??es a partir da an?lise de faturas de energia el?trica das resid?ncias dos estudantes. O estudo teve abordagem qualitativa, se configurando como uma pesquisa a??o, contando com a participa??o de 28 estudantes que realizaram atividades a partir de uma proposta did?tica possibilitando modelar o valor a ser pago pelo consumo de energia el?trica de suas respectivas resid?ncias. As atividades propostas fundamentaram-se nas contribui??es da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e demais autores como Novak e Hanesian. Diante dos registros apresentados, evidenciamos que as atividades trabalhadas com a an?lise de contas de energia, favoreceram a constru??o do conhecimento matem?tico dos estudantes observando ind?cios de uma Aprendizagem Significativa proporcionada pela aplica??o da Modelagem Matem?tica como metodologia de ensino, associando ao estudo de fun??o, a um contexto presente no cotidiano deles |
id |
IFPB_e73adf1ca136e93e68b8c3124976af21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2951 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Montenegro, Let?cia Augusto de Ara?jo Moura2023-06-02T11:26:18Z2023-06-02T11:26:18Z2023-05-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2951O presente estudo tem por objetivo apresentar as contribui??es da Modelagem Matem?tica como alternativa metodol?gica no ensino de fun??es para uma aprendizagem significativa. Para alcan?ar o objetivo proposto discorremos sobre as intera??es entre a Modelagem Matem?tica e a Aprendizagem Significativa no estudo de fun??es a partir da an?lise de faturas de energia el?trica das resid?ncias dos estudantes. O estudo teve abordagem qualitativa, se configurando como uma pesquisa a??o, contando com a participa??o de 28 estudantes que realizaram atividades a partir de uma proposta did?tica possibilitando modelar o valor a ser pago pelo consumo de energia el?trica de suas respectivas resid?ncias. As atividades propostas fundamentaram-se nas contribui??es da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e demais autores como Novak e Hanesian. Diante dos registros apresentados, evidenciamos que as atividades trabalhadas com a an?lise de contas de energia, favoreceram a constru??o do conhecimento matem?tico dos estudantes observando ind?cios de uma Aprendizagem Significativa proporcionada pela aplica??o da Modelagem Matem?tica como metodologia de ensino, associando ao estudo de fun??o, a um contexto presente no cotidiano delesSubmitted by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2023-06-01T14:57:20Z No. of bitstreams: 2 Leticia Montenegro - Termo.pdf: 286163 bytes, checksum: eb4ec4990671d86313b1f8c9dcef8f01 (MD5) Leticia Montenegro - TCC Completo.pdf: 1265543 bytes, checksum: 7d39d7971518fc6bd7164d7037774ec3 (MD5)Approved for entry into archive by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2023-06-02T11:26:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Leticia Montenegro - Termo.pdf: 286163 bytes, checksum: eb4ec4990671d86313b1f8c9dcef8f01 (MD5) Leticia Montenegro - TCC Completo.pdf: 1265543 bytes, checksum: 7d39d7971518fc6bd7164d7037774ec3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-02T11:26:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Leticia Montenegro - Termo.pdf: 286163 bytes, checksum: eb4ec4990671d86313b1f8c9dcef8f01 (MD5) Leticia Montenegro - TCC Completo.pdf: 1265543 bytes, checksum: 7d39d7971518fc6bd7164d7037774ec3 (MD5) Previous issue date: 2023-05-30Matem?tica - ensinoModelagem matem?ticaEnsino de matem?ticaIntera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??esinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALLeticia Montenegro - Termo.pdfLeticia Montenegro - Termo.pdfapplication/pdf286163http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2951/1/Leticia+Montenegro+-+Termo.pdfeb4ec4990671d86313b1f8c9dcef8f01MD51Leticia Montenegro - TCC Completo.pdfLeticia Montenegro - TCC Completo.pdfapplication/pdf1265543http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2951/2/Leticia+Montenegro+-+TCC+Completo.pdf7d39d7971518fc6bd7164d7037774ec3MD52177683/29512023-06-02 08:26:18.2oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2951Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-02T11:26:18Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es |
title |
Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es |
spellingShingle |
Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es Montenegro, Let?cia Augusto de Ara?jo Moura Matem?tica - ensino Modelagem matem?tica Ensino de matem?tica |
title_short |
Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es |
title_full |
Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es |
title_fullStr |
Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es |
title_full_unstemmed |
Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es |
title_sort |
Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es |
author |
Montenegro, Let?cia Augusto de Ara?jo Moura |
author_facet |
Montenegro, Let?cia Augusto de Ara?jo Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montenegro, Let?cia Augusto de Ara?jo Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matem?tica - ensino Modelagem matem?tica Ensino de matem?tica |
topic |
Matem?tica - ensino Modelagem matem?tica Ensino de matem?tica |
description |
O presente estudo tem por objetivo apresentar as contribui??es da Modelagem Matem?tica como alternativa metodol?gica no ensino de fun??es para uma aprendizagem significativa. Para alcan?ar o objetivo proposto discorremos sobre as intera??es entre a Modelagem Matem?tica e a Aprendizagem Significativa no estudo de fun??es a partir da an?lise de faturas de energia el?trica das resid?ncias dos estudantes. O estudo teve abordagem qualitativa, se configurando como uma pesquisa a??o, contando com a participa??o de 28 estudantes que realizaram atividades a partir de uma proposta did?tica possibilitando modelar o valor a ser pago pelo consumo de energia el?trica de suas respectivas resid?ncias. As atividades propostas fundamentaram-se nas contribui??es da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e demais autores como Novak e Hanesian. Diante dos registros apresentados, evidenciamos que as atividades trabalhadas com a an?lise de contas de energia, favoreceram a constru??o do conhecimento matem?tico dos estudantes observando ind?cios de uma Aprendizagem Significativa proporcionada pela aplica??o da Modelagem Matem?tica como metodologia de ensino, associando ao estudo de fun??o, a um contexto presente no cotidiano deles |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-02T11:26:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-02T11:26:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2951 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2951/1/Leticia+Montenegro+-+Termo.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2951/2/Leticia+Montenegro+-+TCC+Completo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb4ec4990671d86313b1f8c9dcef8f01 7d39d7971518fc6bd7164d7037774ec3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448596033536 |