Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Let?cia Augusto de Ara?jo Moura
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2951
Resumo: O presente estudo tem por objetivo apresentar as contribui??es da Modelagem Matem?tica como alternativa metodol?gica no ensino de fun??es para uma aprendizagem significativa. Para alcan?ar o objetivo proposto discorremos sobre as intera??es entre a Modelagem Matem?tica e a Aprendizagem Significativa no estudo de fun??es a partir da an?lise de faturas de energia el?trica das resid?ncias dos estudantes. O estudo teve abordagem qualitativa, se configurando como uma pesquisa a??o, contando com a participa??o de 28 estudantes que realizaram atividades a partir de uma proposta did?tica possibilitando modelar o valor a ser pago pelo consumo de energia el?trica de suas respectivas resid?ncias. As atividades propostas fundamentaram-se nas contribui??es da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e demais autores como Novak e Hanesian. Diante dos registros apresentados, evidenciamos que as atividades trabalhadas com a an?lise de contas de energia, favoreceram a constru??o do conhecimento matem?tico dos estudantes observando ind?cios de uma Aprendizagem Significativa proporcionada pela aplica??o da Modelagem Matem?tica como metodologia de ensino, associando ao estudo de fun??o, a um contexto presente no cotidiano deles
id IFPB_e73adf1ca136e93e68b8c3124976af21
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2951
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Montenegro, Let?cia Augusto de Ara?jo Moura2023-06-02T11:26:18Z2023-06-02T11:26:18Z2023-05-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2951O presente estudo tem por objetivo apresentar as contribui??es da Modelagem Matem?tica como alternativa metodol?gica no ensino de fun??es para uma aprendizagem significativa. Para alcan?ar o objetivo proposto discorremos sobre as intera??es entre a Modelagem Matem?tica e a Aprendizagem Significativa no estudo de fun??es a partir da an?lise de faturas de energia el?trica das resid?ncias dos estudantes. O estudo teve abordagem qualitativa, se configurando como uma pesquisa a??o, contando com a participa??o de 28 estudantes que realizaram atividades a partir de uma proposta did?tica possibilitando modelar o valor a ser pago pelo consumo de energia el?trica de suas respectivas resid?ncias. As atividades propostas fundamentaram-se nas contribui??es da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e demais autores como Novak e Hanesian. Diante dos registros apresentados, evidenciamos que as atividades trabalhadas com a an?lise de contas de energia, favoreceram a constru??o do conhecimento matem?tico dos estudantes observando ind?cios de uma Aprendizagem Significativa proporcionada pela aplica??o da Modelagem Matem?tica como metodologia de ensino, associando ao estudo de fun??o, a um contexto presente no cotidiano delesSubmitted by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2023-06-01T14:57:20Z No. of bitstreams: 2 Leticia Montenegro - Termo.pdf: 286163 bytes, checksum: eb4ec4990671d86313b1f8c9dcef8f01 (MD5) Leticia Montenegro - TCC Completo.pdf: 1265543 bytes, checksum: 7d39d7971518fc6bd7164d7037774ec3 (MD5)Approved for entry into archive by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2023-06-02T11:26:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Leticia Montenegro - Termo.pdf: 286163 bytes, checksum: eb4ec4990671d86313b1f8c9dcef8f01 (MD5) Leticia Montenegro - TCC Completo.pdf: 1265543 bytes, checksum: 7d39d7971518fc6bd7164d7037774ec3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-02T11:26:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Leticia Montenegro - Termo.pdf: 286163 bytes, checksum: eb4ec4990671d86313b1f8c9dcef8f01 (MD5) Leticia Montenegro - TCC Completo.pdf: 1265543 bytes, checksum: 7d39d7971518fc6bd7164d7037774ec3 (MD5) Previous issue date: 2023-05-30Matem?tica - ensinoModelagem matem?ticaEnsino de matem?ticaIntera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??esinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALLeticia Montenegro - Termo.pdfLeticia Montenegro - Termo.pdfapplication/pdf286163http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2951/1/Leticia+Montenegro+-+Termo.pdfeb4ec4990671d86313b1f8c9dcef8f01MD51Leticia Montenegro - TCC Completo.pdfLeticia Montenegro - TCC Completo.pdfapplication/pdf1265543http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2951/2/Leticia+Montenegro+-+TCC+Completo.pdf7d39d7971518fc6bd7164d7037774ec3MD52177683/29512023-06-02 08:26:18.2oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2951Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-02T11:26:18Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es
title Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es
spellingShingle Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es
Montenegro, Let?cia Augusto de Ara?jo Moura
Matem?tica - ensino
Modelagem matem?tica
Ensino de matem?tica
title_short Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es
title_full Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es
title_fullStr Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es
title_full_unstemmed Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es
title_sort Intera??es entre a modelagem matem?tica e a aprendizagem significativa no estudo de fun??es
author Montenegro, Let?cia Augusto de Ara?jo Moura
author_facet Montenegro, Let?cia Augusto de Ara?jo Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro, Let?cia Augusto de Ara?jo Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Matem?tica - ensino
Modelagem matem?tica
Ensino de matem?tica
topic Matem?tica - ensino
Modelagem matem?tica
Ensino de matem?tica
description O presente estudo tem por objetivo apresentar as contribui??es da Modelagem Matem?tica como alternativa metodol?gica no ensino de fun??es para uma aprendizagem significativa. Para alcan?ar o objetivo proposto discorremos sobre as intera??es entre a Modelagem Matem?tica e a Aprendizagem Significativa no estudo de fun??es a partir da an?lise de faturas de energia el?trica das resid?ncias dos estudantes. O estudo teve abordagem qualitativa, se configurando como uma pesquisa a??o, contando com a participa??o de 28 estudantes que realizaram atividades a partir de uma proposta did?tica possibilitando modelar o valor a ser pago pelo consumo de energia el?trica de suas respectivas resid?ncias. As atividades propostas fundamentaram-se nas contribui??es da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e demais autores como Novak e Hanesian. Diante dos registros apresentados, evidenciamos que as atividades trabalhadas com a an?lise de contas de energia, favoreceram a constru??o do conhecimento matem?tico dos estudantes observando ind?cios de uma Aprendizagem Significativa proporcionada pela aplica??o da Modelagem Matem?tica como metodologia de ensino, associando ao estudo de fun??o, a um contexto presente no cotidiano deles
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-02T11:26:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-02T11:26:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2951
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2951/1/Leticia+Montenegro+-+Termo.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2951/2/Leticia+Montenegro+-+TCC+Completo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb4ec4990671d86313b1f8c9dcef8f01
7d39d7971518fc6bd7164d7037774ec3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448596033536