Marketing de relacionamento: satisfa??o dos consumidores de servi?os m?dicos particulares em Jo?o Pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marciano, Zucleide da Silva Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1662
Resumo: Sabendo que a finalidade do marketing ? a satisfa??o das necessidades dos clientes, o marketing de relacionamento busca potencializar essa satisfa??o por meio de a??es que permitam criar rela??es profundas e de longo prazo com o p?blico de interesse que, no caso deste trabalho, s?o os consumidores de servi?os m?dicos de cl?nicas particulares em Jo?o Pessoa/PB. A estrat?gia de marketing de relacionamento permite o desenvolvimento e gerenciamento das rela??es com o p?blico-alvo de forma personalizada, ampliando a possibilidade de ofertas mais ajustadas ?s suas necessidades e, consequentemente, aumentando a qualidade percebida, al?m de melhorar e fortalecer a marca da institui??o. Tendo como objetivo analisar a satisfa??o dos consumidores de servi?os m?dicos prestados por cl?nicas de Jo?o Pessoa-PB, esta pesquisa busca entender quais lacunas existem, de forma a identificar melhorias na entrega destes servi?os. Este trabalho caracteriza-se, quanto ? sua natureza, como uma pesquisa aplicada, de abordagem quali-quantitativa. Quanto aos objetivos, ? uma pesquisa descritiva e explorat?ria. Os principais resultados encontrados a partir da aplica??o de um question?rio a 124 consumidores de servi?os revelaram que as cl?nicas m?dicas particulares de Jo?o Pessoa n?o est?o correspondendo ?s expectativas dos clientes, o que resulta em insatisfa??o quanto aos servi?os prestados.
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