Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Magno Santos da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2997
Resumo: A presente pesquisa buscou entender se o conhecimento em gest?o influencia no comportamento financeiro de estudantes de n?vel superior, fazendo um comparativo entre cursos de gest?o e cursos que n?o possuem uma rela??o com gest?o atrav?s de dados coletados por um formul?rio do google forms onde buscou avaliar o n?vel de literacia financeira e o perfil comportamental dos estudantes. Visando responder aos objetivos propostos no estudo, foram realizadas correla??es entre as vari?veis apresentadas nos resultados, atrav?s da utiliza??o de testes estat?sticos e n?o param?tricos, desejando confirmar os resultados obtidos e aferir o grau de signific?ncia dos mesmos, atrav?s das an?lises realizadas. Os resultados indicaram que o ensino em gest?o n?o apresenta uma influ?ncia significativa no comportamento financeiro dos estudantes. N?o foram encontradas diferen?as estatisticamente significativas no conhecimento financeiro entre os cursos analisados, sugerindo que o tipo de curso n?o ? um fator determinante nesse aspecto. Nesse contexto, ? importante ressaltar que os resultados desta pesquisa s?o espec?ficos para a amostra e o contexto estudados, e n?o podem ser generaliz?veis para outras popula??es ou contextos. Portanto, s?o necess?rias investiga??es adicionais para ampliar o entendimento sobre a rela??o entre conhecimento em gest?o, comportamento financeiro e outros fatores relevantes.
id IFPB_dca6be869aca9bc2703cc8f2ef732d10
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2997
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Magno Santos da2023-07-07T21:18:03Z2023-07-07T21:18:03Z2023-07-07http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2997A presente pesquisa buscou entender se o conhecimento em gest?o influencia no comportamento financeiro de estudantes de n?vel superior, fazendo um comparativo entre cursos de gest?o e cursos que n?o possuem uma rela??o com gest?o atrav?s de dados coletados por um formul?rio do google forms onde buscou avaliar o n?vel de literacia financeira e o perfil comportamental dos estudantes. Visando responder aos objetivos propostos no estudo, foram realizadas correla??es entre as vari?veis apresentadas nos resultados, atrav?s da utiliza??o de testes estat?sticos e n?o param?tricos, desejando confirmar os resultados obtidos e aferir o grau de signific?ncia dos mesmos, atrav?s das an?lises realizadas. Os resultados indicaram que o ensino em gest?o n?o apresenta uma influ?ncia significativa no comportamento financeiro dos estudantes. N?o foram encontradas diferen?as estatisticamente significativas no conhecimento financeiro entre os cursos analisados, sugerindo que o tipo de curso n?o ? um fator determinante nesse aspecto. Nesse contexto, ? importante ressaltar que os resultados desta pesquisa s?o espec?ficos para a amostra e o contexto estudados, e n?o podem ser generaliz?veis para outras popula??es ou contextos. Portanto, s?o necess?rias investiga??es adicionais para ampliar o entendimento sobre a rela??o entre conhecimento em gest?o, comportamento financeiro e outros fatores relevantes.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-07-07T21:18:03Z No. of bitstreams: 2 magno-tcc.pdf: 828508 bytes, checksum: 8db647dc64db14ff510de449da092b77 (MD5) Termo_magno.pdf: 976210 bytes, checksum: 97e1f01a86c4bcbad287990a81172d98 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-07T21:18:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 magno-tcc.pdf: 828508 bytes, checksum: 8db647dc64db14ff510de449da092b77 (MD5) Termo_magno.pdf: 976210 bytes, checksum: 97e1f01a86c4bcbad287990a81172d98 (MD5) Previous issue date: 2023-07-07Literacia financeiraComportamento financeiroPerfil cognitivoLiteracia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALmagno-tcc.pdfmagno-tcc.pdfapplication/pdf828508http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2997/1/magno-tcc.pdf8db647dc64db14ff510de449da092b77MD51Termo_magno.pdfTermo_magno.pdfapplication/pdf976210http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2997/2/Termo_magno.pdf97e1f01a86c4bcbad287990a81172d98MD52177683/29972023-07-07 18:18:03.883oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2997Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-07-07T21:18:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro?
title Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro?
spellingShingle Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro?
Silva, Magno Santos da
Literacia financeira
Comportamento financeiro
Perfil cognitivo
title_short Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro?
title_full Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro?
title_fullStr Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro?
title_full_unstemmed Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro?
title_sort Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro?
author Silva, Magno Santos da
author_facet Silva, Magno Santos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Magno Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia financeira
Comportamento financeiro
Perfil cognitivo
topic Literacia financeira
Comportamento financeiro
Perfil cognitivo
description A presente pesquisa buscou entender se o conhecimento em gest?o influencia no comportamento financeiro de estudantes de n?vel superior, fazendo um comparativo entre cursos de gest?o e cursos que n?o possuem uma rela??o com gest?o atrav?s de dados coletados por um formul?rio do google forms onde buscou avaliar o n?vel de literacia financeira e o perfil comportamental dos estudantes. Visando responder aos objetivos propostos no estudo, foram realizadas correla??es entre as vari?veis apresentadas nos resultados, atrav?s da utiliza??o de testes estat?sticos e n?o param?tricos, desejando confirmar os resultados obtidos e aferir o grau de signific?ncia dos mesmos, atrav?s das an?lises realizadas. Os resultados indicaram que o ensino em gest?o n?o apresenta uma influ?ncia significativa no comportamento financeiro dos estudantes. N?o foram encontradas diferen?as estatisticamente significativas no conhecimento financeiro entre os cursos analisados, sugerindo que o tipo de curso n?o ? um fator determinante nesse aspecto. Nesse contexto, ? importante ressaltar que os resultados desta pesquisa s?o espec?ficos para a amostra e o contexto estudados, e n?o podem ser generaliz?veis para outras popula??es ou contextos. Portanto, s?o necess?rias investiga??es adicionais para ampliar o entendimento sobre a rela??o entre conhecimento em gest?o, comportamento financeiro e outros fatores relevantes.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-07T21:18:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-07T21:18:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2997
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2997/1/magno-tcc.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2997/2/Termo_magno.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8db647dc64db14ff510de449da092b77
97e1f01a86c4bcbad287990a81172d98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660449314308096