Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2997 |
Resumo: | A presente pesquisa buscou entender se o conhecimento em gest?o influencia no comportamento financeiro de estudantes de n?vel superior, fazendo um comparativo entre cursos de gest?o e cursos que n?o possuem uma rela??o com gest?o atrav?s de dados coletados por um formul?rio do google forms onde buscou avaliar o n?vel de literacia financeira e o perfil comportamental dos estudantes. Visando responder aos objetivos propostos no estudo, foram realizadas correla??es entre as vari?veis apresentadas nos resultados, atrav?s da utiliza??o de testes estat?sticos e n?o param?tricos, desejando confirmar os resultados obtidos e aferir o grau de signific?ncia dos mesmos, atrav?s das an?lises realizadas. Os resultados indicaram que o ensino em gest?o n?o apresenta uma influ?ncia significativa no comportamento financeiro dos estudantes. N?o foram encontradas diferen?as estatisticamente significativas no conhecimento financeiro entre os cursos analisados, sugerindo que o tipo de curso n?o ? um fator determinante nesse aspecto. Nesse contexto, ? importante ressaltar que os resultados desta pesquisa s?o espec?ficos para a amostra e o contexto estudados, e n?o podem ser generaliz?veis para outras popula??es ou contextos. Portanto, s?o necess?rias investiga??es adicionais para ampliar o entendimento sobre a rela??o entre conhecimento em gest?o, comportamento financeiro e outros fatores relevantes. |
id |
IFPB_dca6be869aca9bc2703cc8f2ef732d10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2997 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Magno Santos da2023-07-07T21:18:03Z2023-07-07T21:18:03Z2023-07-07http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2997A presente pesquisa buscou entender se o conhecimento em gest?o influencia no comportamento financeiro de estudantes de n?vel superior, fazendo um comparativo entre cursos de gest?o e cursos que n?o possuem uma rela??o com gest?o atrav?s de dados coletados por um formul?rio do google forms onde buscou avaliar o n?vel de literacia financeira e o perfil comportamental dos estudantes. Visando responder aos objetivos propostos no estudo, foram realizadas correla??es entre as vari?veis apresentadas nos resultados, atrav?s da utiliza??o de testes estat?sticos e n?o param?tricos, desejando confirmar os resultados obtidos e aferir o grau de signific?ncia dos mesmos, atrav?s das an?lises realizadas. Os resultados indicaram que o ensino em gest?o n?o apresenta uma influ?ncia significativa no comportamento financeiro dos estudantes. N?o foram encontradas diferen?as estatisticamente significativas no conhecimento financeiro entre os cursos analisados, sugerindo que o tipo de curso n?o ? um fator determinante nesse aspecto. Nesse contexto, ? importante ressaltar que os resultados desta pesquisa s?o espec?ficos para a amostra e o contexto estudados, e n?o podem ser generaliz?veis para outras popula??es ou contextos. Portanto, s?o necess?rias investiga??es adicionais para ampliar o entendimento sobre a rela??o entre conhecimento em gest?o, comportamento financeiro e outros fatores relevantes.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-07-07T21:18:03Z No. of bitstreams: 2 magno-tcc.pdf: 828508 bytes, checksum: 8db647dc64db14ff510de449da092b77 (MD5) Termo_magno.pdf: 976210 bytes, checksum: 97e1f01a86c4bcbad287990a81172d98 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-07T21:18:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 magno-tcc.pdf: 828508 bytes, checksum: 8db647dc64db14ff510de449da092b77 (MD5) Termo_magno.pdf: 976210 bytes, checksum: 97e1f01a86c4bcbad287990a81172d98 (MD5) Previous issue date: 2023-07-07Literacia financeiraComportamento financeiroPerfil cognitivoLiteracia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALmagno-tcc.pdfmagno-tcc.pdfapplication/pdf828508http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2997/1/magno-tcc.pdf8db647dc64db14ff510de449da092b77MD51Termo_magno.pdfTermo_magno.pdfapplication/pdf976210http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2997/2/Termo_magno.pdf97e1f01a86c4bcbad287990a81172d98MD52177683/29972023-07-07 18:18:03.883oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2997Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-07-07T21:18:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro? |
title |
Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro? |
spellingShingle |
Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro? Silva, Magno Santos da Literacia financeira Comportamento financeiro Perfil cognitivo |
title_short |
Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro? |
title_full |
Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro? |
title_fullStr |
Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro? |
title_full_unstemmed |
Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro? |
title_sort |
Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gest?o influencia o comportamento financeiro? |
author |
Silva, Magno Santos da |
author_facet |
Silva, Magno Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Magno Santos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia financeira Comportamento financeiro Perfil cognitivo |
topic |
Literacia financeira Comportamento financeiro Perfil cognitivo |
description |
A presente pesquisa buscou entender se o conhecimento em gest?o influencia no comportamento financeiro de estudantes de n?vel superior, fazendo um comparativo entre cursos de gest?o e cursos que n?o possuem uma rela??o com gest?o atrav?s de dados coletados por um formul?rio do google forms onde buscou avaliar o n?vel de literacia financeira e o perfil comportamental dos estudantes. Visando responder aos objetivos propostos no estudo, foram realizadas correla??es entre as vari?veis apresentadas nos resultados, atrav?s da utiliza??o de testes estat?sticos e n?o param?tricos, desejando confirmar os resultados obtidos e aferir o grau de signific?ncia dos mesmos, atrav?s das an?lises realizadas. Os resultados indicaram que o ensino em gest?o n?o apresenta uma influ?ncia significativa no comportamento financeiro dos estudantes. N?o foram encontradas diferen?as estatisticamente significativas no conhecimento financeiro entre os cursos analisados, sugerindo que o tipo de curso n?o ? um fator determinante nesse aspecto. Nesse contexto, ? importante ressaltar que os resultados desta pesquisa s?o espec?ficos para a amostra e o contexto estudados, e n?o podem ser generaliz?veis para outras popula??es ou contextos. Portanto, s?o necess?rias investiga??es adicionais para ampliar o entendimento sobre a rela??o entre conhecimento em gest?o, comportamento financeiro e outros fatores relevantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-07T21:18:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-07T21:18:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2997 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2997/1/magno-tcc.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2997/2/Termo_magno.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8db647dc64db14ff510de449da092b77 97e1f01a86c4bcbad287990a81172d98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660449314308096 |