Investiga??o da abordagem do conte?do de atom?stica em studygrams voltados para o ensino de qu?mica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2692 |
Resumo: | Com o avan?o das tecnologias da informa??o e comunica??o (TICs), os m?todos de estudo passaram por diversas atualiza??es, n?o se limitando aos livros did?ticos. Ambientes de intera??o virtual como as redes sociais Instagram?, Facebook?, WhatsApp? e afins est?o ganhando cada vez mais espa?o no ?mbito educacional. Considerando o exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar os posts publicados em perfis do Instagram? que abordem conceitos concernentes a Modelos At?micos. A sele??o dos posts foi feita atrav?s de pesquisa explorat?ria utilizando-se as hashtags #modelosatomicos e #modelosat?micos, e outras similares, na pr?pria ferramenta de busca do Instagram?. Foi verificado que a maioria dos posts tinha por intuito a explica??o dos conceitos abordados sobre atom?stica, sendo geralmente resumos ou mapas mentais publicados em Studygrams (uma esp?cie de di?rio eletr?nico de estudos). Algumas postagens cometeram equ?vocos conceituais sobre o tema trabalhado, por?m, ao comparar com a quantidade de posts analisados o n?mero de erros encontrados n?o foi significativo. Em linhas gerais, os posts verificados no Instagram? podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, ? indispens?vel a utiliza??o de outros materiais did?ticos para o estudo e a orienta??o do professor na sele??o desses materiais. |
id |
IFPB_ddd4ac4ca077d39540735e75a166b716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2692 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, Danilo Pinheiro da2023-01-06T10:30:41Z2023-01-06T10:30:41Z2019-12-16http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2692Com o avan?o das tecnologias da informa??o e comunica??o (TICs), os m?todos de estudo passaram por diversas atualiza??es, n?o se limitando aos livros did?ticos. Ambientes de intera??o virtual como as redes sociais Instagram?, Facebook?, WhatsApp? e afins est?o ganhando cada vez mais espa?o no ?mbito educacional. Considerando o exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar os posts publicados em perfis do Instagram? que abordem conceitos concernentes a Modelos At?micos. A sele??o dos posts foi feita atrav?s de pesquisa explorat?ria utilizando-se as hashtags #modelosatomicos e #modelosat?micos, e outras similares, na pr?pria ferramenta de busca do Instagram?. Foi verificado que a maioria dos posts tinha por intuito a explica??o dos conceitos abordados sobre atom?stica, sendo geralmente resumos ou mapas mentais publicados em Studygrams (uma esp?cie de di?rio eletr?nico de estudos). Algumas postagens cometeram equ?vocos conceituais sobre o tema trabalhado, por?m, ao comparar com a quantidade de posts analisados o n?mero de erros encontrados n?o foi significativo. Em linhas gerais, os posts verificados no Instagram? podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, ? indispens?vel a utiliza??o de outros materiais did?ticos para o estudo e a orienta??o do professor na sele??o desses materiais.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T10:30:41Z No. of bitstreams: 2 Danilo Pinheiro da Silva - TCC.pdf: 2722148 bytes, checksum: 5d1119e9075f9be429306b762a236505 (MD5) Danilo Pinheiro da Silva - Termo de Autoriza??o.pdf: 600456 bytes, checksum: 0838c7108524694cbdd8a84838883d3f (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T10:30:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Danilo Pinheiro da Silva - TCC.pdf: 2722148 bytes, checksum: 5d1119e9075f9be429306b762a236505 (MD5) Danilo Pinheiro da Silva - Termo de Autoriza??o.pdf: 600456 bytes, checksum: 0838c7108524694cbdd8a84838883d3f (MD5) Previous issue date: 2019-12-16Qu?micaAtom?sticaStudygramInvestiga??o da abordagem do conte?do de atom?stica em studygrams voltados para o ensino de qu?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALDanilo Pinheiro da Silva - TCC.pdfDanilo Pinheiro da Silva - TCC.pdfapplication/pdf2722148http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2692/1/Danilo+Pinheiro+da+Silva+-+TCC.pdf5d1119e9075f9be429306b762a236505MD51Danilo Pinheiro da Silva - Termo de Autoriza??o.pdfDanilo Pinheiro da Silva - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf600456http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2692/2/Danilo+Pinheiro+da+Silva+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf0838c7108524694cbdd8a84838883d3fMD52177683/26922023-01-06 07:30:41.785oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2692Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-06T10:30:41Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Investiga??o da abordagem do conte?do de atom?stica em studygrams voltados para o ensino de qu?mica |
title |
Investiga??o da abordagem do conte?do de atom?stica em studygrams voltados para o ensino de qu?mica |
spellingShingle |
Investiga??o da abordagem do conte?do de atom?stica em studygrams voltados para o ensino de qu?mica SILVA, Danilo Pinheiro da Qu?mica Atom?stica Studygram |
title_short |
Investiga??o da abordagem do conte?do de atom?stica em studygrams voltados para o ensino de qu?mica |
title_full |
Investiga??o da abordagem do conte?do de atom?stica em studygrams voltados para o ensino de qu?mica |
title_fullStr |
Investiga??o da abordagem do conte?do de atom?stica em studygrams voltados para o ensino de qu?mica |
title_full_unstemmed |
Investiga??o da abordagem do conte?do de atom?stica em studygrams voltados para o ensino de qu?mica |
title_sort |
Investiga??o da abordagem do conte?do de atom?stica em studygrams voltados para o ensino de qu?mica |
author |
SILVA, Danilo Pinheiro da |
author_facet |
SILVA, Danilo Pinheiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Danilo Pinheiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qu?mica Atom?stica Studygram |
topic |
Qu?mica Atom?stica Studygram |
description |
Com o avan?o das tecnologias da informa??o e comunica??o (TICs), os m?todos de estudo passaram por diversas atualiza??es, n?o se limitando aos livros did?ticos. Ambientes de intera??o virtual como as redes sociais Instagram?, Facebook?, WhatsApp? e afins est?o ganhando cada vez mais espa?o no ?mbito educacional. Considerando o exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar os posts publicados em perfis do Instagram? que abordem conceitos concernentes a Modelos At?micos. A sele??o dos posts foi feita atrav?s de pesquisa explorat?ria utilizando-se as hashtags #modelosatomicos e #modelosat?micos, e outras similares, na pr?pria ferramenta de busca do Instagram?. Foi verificado que a maioria dos posts tinha por intuito a explica??o dos conceitos abordados sobre atom?stica, sendo geralmente resumos ou mapas mentais publicados em Studygrams (uma esp?cie de di?rio eletr?nico de estudos). Algumas postagens cometeram equ?vocos conceituais sobre o tema trabalhado, por?m, ao comparar com a quantidade de posts analisados o n?mero de erros encontrados n?o foi significativo. Em linhas gerais, os posts verificados no Instagram? podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, ? indispens?vel a utiliza??o de outros materiais did?ticos para o estudo e a orienta??o do professor na sele??o desses materiais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-06T10:30:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-06T10:30:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2692 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2692/1/Danilo+Pinheiro+da+Silva+-+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2692/2/Danilo+Pinheiro+da+Silva+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d1119e9075f9be429306b762a236505 0838c7108524694cbdd8a84838883d3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447025266688 |