ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROEJA: UMA PROPOSTA PARA MITIGA??O DA EVAS?O ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3348 |
Resumo: | Quando o assunto ? educa??o, al?m do chamado ??xito escolar?, temas como ?evas?o? e ?perman?ncia? s?o alguns dos quais mais geram apreens?o na sociedade. Tal inquieta??o tende a se aprofundar quando o debate abrange discentes da educa??o direcionada para jovens e adultos (EJA), uma vez que estes s?o pessoas que n?o puderam estudar no per?odo que foi convencionado como o mais adequado e, portanto, est?o buscando, em outra faixa et?ria, uma nova chance na rede formal de ensino. Diante disso, viabilizar maneiras para mitigar a evas?o, elevando a perman?ncia na modalidade EJA, ? de grande relev?ncia. Assim, o presente trabalho objetiva: 1-apontar alguns dos motivos que podem levar ao abandono; e 2-promover uma proposta de execu??o interdisciplinar em curso EJA, da Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), com o intuito de despertar no alunado o sentimento de import?ncia individual e coletiva da sua forma??o. Os resultados esperados s?o: maior integra??o entre as disciplinas do curso escolhido; eleva??o da motiva??o do alunado; e redu??o da evas?o escolar. |
id |
IFPB_e530cc53ef36a6cfeb8d5025679331dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3348 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SOUZA J?NIOR, TEOBALDO GABRIEL DE2023-11-22T17:15:24Z2023-11-22T17:15:24Z2023-11-08http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3348Quando o assunto ? educa??o, al?m do chamado ??xito escolar?, temas como ?evas?o? e ?perman?ncia? s?o alguns dos quais mais geram apreens?o na sociedade. Tal inquieta??o tende a se aprofundar quando o debate abrange discentes da educa??o direcionada para jovens e adultos (EJA), uma vez que estes s?o pessoas que n?o puderam estudar no per?odo que foi convencionado como o mais adequado e, portanto, est?o buscando, em outra faixa et?ria, uma nova chance na rede formal de ensino. Diante disso, viabilizar maneiras para mitigar a evas?o, elevando a perman?ncia na modalidade EJA, ? de grande relev?ncia. Assim, o presente trabalho objetiva: 1-apontar alguns dos motivos que podem levar ao abandono; e 2-promover uma proposta de execu??o interdisciplinar em curso EJA, da Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), com o intuito de despertar no alunado o sentimento de import?ncia individual e coletiva da sua forma??o. Os resultados esperados s?o: maior integra??o entre as disciplinas do curso escolhido; eleva??o da motiva??o do alunado; e redu??o da evas?o escolar.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-11-17T13:50:43Z No. of bitstreams: 1 Teobaldo Gabriel de Souza J?nior.pdf: 1069106 bytes, checksum: 2a59eb8195b2b86393f2c6b58952576f (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-11-22T17:15:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Teobaldo Gabriel de Souza J?nior.pdf: 1069106 bytes, checksum: 2a59eb8195b2b86393f2c6b58952576f (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-22T17:15:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Teobaldo Gabriel de Souza J?nior.pdf: 1069106 bytes, checksum: 2a59eb8195b2b86393f2c6b58952576f (MD5) Previous issue date: 2023-11-08n?o h?educa??o de jovens e adultosinterdisciplinaridadeensino integradoABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROEJA: UMA PROPOSTA PARA MITIGA??O DA EVAS?O ESCOLARinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA DE ESPECIALIZA??OIFPBORIGINALTeobaldo Gabriel de Souza J?nior.pdfTeobaldo Gabriel de Souza J?nior.pdfapplication/pdf1069106http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3348/1/Teobaldo+Gabriel+de+Souza+J%C3%BAnior.pdf2a59eb8195b2b86393f2c6b58952576fMD51177683/33482023-11-22 14:15:24.449oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3348Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-11-22T17:15:24Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROEJA: UMA PROPOSTA PARA MITIGA??O DA EVAS?O ESCOLAR |
title |
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROEJA: UMA PROPOSTA PARA MITIGA??O DA EVAS?O ESCOLAR |
spellingShingle |
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROEJA: UMA PROPOSTA PARA MITIGA??O DA EVAS?O ESCOLAR SOUZA J?NIOR, TEOBALDO GABRIEL DE educa??o de jovens e adultos interdisciplinaridade ensino integrado |
title_short |
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROEJA: UMA PROPOSTA PARA MITIGA??O DA EVAS?O ESCOLAR |
title_full |
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROEJA: UMA PROPOSTA PARA MITIGA??O DA EVAS?O ESCOLAR |
title_fullStr |
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROEJA: UMA PROPOSTA PARA MITIGA??O DA EVAS?O ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROEJA: UMA PROPOSTA PARA MITIGA??O DA EVAS?O ESCOLAR |
title_sort |
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROEJA: UMA PROPOSTA PARA MITIGA??O DA EVAS?O ESCOLAR |
author |
SOUZA J?NIOR, TEOBALDO GABRIEL DE |
author_facet |
SOUZA J?NIOR, TEOBALDO GABRIEL DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA J?NIOR, TEOBALDO GABRIEL DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educa??o de jovens e adultos interdisciplinaridade ensino integrado |
topic |
educa??o de jovens e adultos interdisciplinaridade ensino integrado |
description |
Quando o assunto ? educa??o, al?m do chamado ??xito escolar?, temas como ?evas?o? e ?perman?ncia? s?o alguns dos quais mais geram apreens?o na sociedade. Tal inquieta??o tende a se aprofundar quando o debate abrange discentes da educa??o direcionada para jovens e adultos (EJA), uma vez que estes s?o pessoas que n?o puderam estudar no per?odo que foi convencionado como o mais adequado e, portanto, est?o buscando, em outra faixa et?ria, uma nova chance na rede formal de ensino. Diante disso, viabilizar maneiras para mitigar a evas?o, elevando a perman?ncia na modalidade EJA, ? de grande relev?ncia. Assim, o presente trabalho objetiva: 1-apontar alguns dos motivos que podem levar ao abandono; e 2-promover uma proposta de execu??o interdisciplinar em curso EJA, da Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), com o intuito de despertar no alunado o sentimento de import?ncia individual e coletiva da sua forma??o. Os resultados esperados s?o: maior integra??o entre as disciplinas do curso escolhido; eleva??o da motiva??o do alunado; e redu??o da evas?o escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-22T17:15:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-22T17:15:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3348 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3348/1/Teobaldo+Gabriel+de+Souza+J%C3%BAnior.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a59eb8195b2b86393f2c6b58952576f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452210475008 |