Tecnologia e ensino de matem?tica: o conceito de comprimento e ?rea do c?rculo atrav?s do GEOGEBRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1807 |
Resumo: | O presente estudo, objetivou por meio da tecnologia digital, em particular, atrav?s do uso do software GeoGebra como estrat?gia de ensino e aprendizagem de matem?tica no ensino b?sico (anos finais e/ou ensino m?dio), envolver os conceitos de comprimento e ?rea de um c?rculo de maneira din?mica, intuitiva, pr?tica e mais f?cil ? almejando sobretudo, trabalhar a quest?o da visualiza??o dos objetos por meio de seus movimentos. Al?m disso, entender a import?ncia desta ferramenta como recurso did?tico para as aulas de matem?tica. O objeto de estudo desta pesquisa ? conhecer, compreender, aplicar, e/ou relacionar como tamb?m motivar os docentes e discentes ao uso do GeoGebra para estudos matem?ticos. Assim, dos objetivos espec?ficos temos: conhecer os principais pontos do ambiente (pertinente ao nosso estudo); apresentar de modo amplo/geral as ferramentas de sua interface; estudar os conceitos de circunfer?ncia e de c?rculo; diferenciar circunfer?ncia de c?rculo; identificar o n?mero PI - n?mero irracional (s?mbolo ?), obtido a partir da raz?o do comprimento e di?metro de um c?rculo; compreender e deduzir a express?o para o c?lculo do per?metro e ?rea de um c?rculo (pelo m?todo de aproxima??o dos pol?gonos regulares inscritos e circunscritos. No que se refere a metodologia aplicada, utilizamos o software de Geometria din?mica (GD), para abordagem da constru??o dos conceitos apresentados (sendo de fundamental import?ncia as pesquisas e leituras de alguns trabalhos de disserta??es de mestrado do programa do PROFMAT, e, outros, no que diz respeito a geometria como referencial). Portanto, ? fundamental agregar novas estrat?gias de ensino, em especial, com a tecnologia digital. Visto que a geometria muitas vezes, ainda, e apenas, ? vista meramente de forma tradicional (lousa, papel, l?pis e caneta). Neste sentido, o GeoGebra possibilita obter um significado maior, quando utilizado de forma correta, coerente; levando ao desenvolvimento de argumentos, visualiza??o, reflex?o, senso cr?tico e dedutivo fomentando, portanto, a autonomia do sujeito para produ??o de novos conhecimentos, conectado ao uso das tecnologias. |
id |
IFPB_f3256c4cae0a0f8d8dbce25e9a83b411 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1807 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SOUSA, Naelson da Silva2022-02-10T23:36:44Z2022-02-10T23:36:44Z2021-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1807O presente estudo, objetivou por meio da tecnologia digital, em particular, atrav?s do uso do software GeoGebra como estrat?gia de ensino e aprendizagem de matem?tica no ensino b?sico (anos finais e/ou ensino m?dio), envolver os conceitos de comprimento e ?rea de um c?rculo de maneira din?mica, intuitiva, pr?tica e mais f?cil ? almejando sobretudo, trabalhar a quest?o da visualiza??o dos objetos por meio de seus movimentos. Al?m disso, entender a import?ncia desta ferramenta como recurso did?tico para as aulas de matem?tica. O objeto de estudo desta pesquisa ? conhecer, compreender, aplicar, e/ou relacionar como tamb?m motivar os docentes e discentes ao uso do GeoGebra para estudos matem?ticos. Assim, dos objetivos espec?ficos temos: conhecer os principais pontos do ambiente (pertinente ao nosso estudo); apresentar de modo amplo/geral as ferramentas de sua interface; estudar os conceitos de circunfer?ncia e de c?rculo; diferenciar circunfer?ncia de c?rculo; identificar o n?mero PI - n?mero irracional (s?mbolo ?), obtido a partir da raz?o do comprimento e di?metro de um c?rculo; compreender e deduzir a express?o para o c?lculo do per?metro e ?rea de um c?rculo (pelo m?todo de aproxima??o dos pol?gonos regulares inscritos e circunscritos. No que se refere a metodologia aplicada, utilizamos o software de Geometria din?mica (GD), para abordagem da constru??o dos conceitos apresentados (sendo de fundamental import?ncia as pesquisas e leituras de alguns trabalhos de disserta??es de mestrado do programa do PROFMAT, e, outros, no que diz respeito a geometria como referencial). Portanto, ? fundamental agregar novas estrat?gias de ensino, em especial, com a tecnologia digital. Visto que a geometria muitas vezes, ainda, e apenas, ? vista meramente de forma tradicional (lousa, papel, l?pis e caneta). Neste sentido, o GeoGebra possibilita obter um significado maior, quando utilizado de forma correta, coerente; levando ao desenvolvimento de argumentos, visualiza??o, reflex?o, senso cr?tico e dedutivo fomentando, portanto, a autonomia do sujeito para produ??o de novos conhecimentos, conectado ao uso das tecnologias.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-02-04T14:49:12Z No. of bitstreams: 2 Ata_Naelson.pdf: 97281 bytes, checksum: b58088c09e3e9d62a49b70cf776ced09 (MD5) Tcc_Naelson.pdf: 640365 bytes, checksum: 54a4631d4ecbf89b0265eff52f8325e0 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-02-10T23:36:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata_Naelson.pdf: 97281 bytes, checksum: b58088c09e3e9d62a49b70cf776ced09 (MD5) Tcc_Naelson.pdf: 640365 bytes, checksum: 54a4631d4ecbf89b0265eff52f8325e0 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-10T23:36:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata_Naelson.pdf: 97281 bytes, checksum: b58088c09e3e9d62a49b70cf776ced09 (MD5) Tcc_Naelson.pdf: 640365 bytes, checksum: 54a4631d4ecbf89b0265eff52f8325e0 (MD5) Previous issue date: 2021-04Tecnologia digitalGeoGebraEnsino de matem?ticaGeometria planaComprimento e ?rea do c?rculoTecnologia e ensino de matem?tica: o conceito de comprimento e ?rea do c?rculo atrav?s do GEOGEBRAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALTcc_Naelson.pdfTcc_Naelson.pdfapplication/pdf640365http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1807/2/Tcc_Naelson.pdf54a4631d4ecbf89b0265eff52f8325e0MD52Ata_Naelson.pdfAta_Naelson.pdfapplication/pdf97281http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1807/1/Ata_Naelson.pdfb58088c09e3e9d62a49b70cf776ced09MD51177683/18072022-03-03 14:34:19.553oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1807Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-03T17:34:19Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologia e ensino de matem?tica: o conceito de comprimento e ?rea do c?rculo atrav?s do GEOGEBRA |
title |
Tecnologia e ensino de matem?tica: o conceito de comprimento e ?rea do c?rculo atrav?s do GEOGEBRA |
spellingShingle |
Tecnologia e ensino de matem?tica: o conceito de comprimento e ?rea do c?rculo atrav?s do GEOGEBRA SOUSA, Naelson da Silva Tecnologia digital GeoGebra Ensino de matem?tica Geometria plana Comprimento e ?rea do c?rculo |
title_short |
Tecnologia e ensino de matem?tica: o conceito de comprimento e ?rea do c?rculo atrav?s do GEOGEBRA |
title_full |
Tecnologia e ensino de matem?tica: o conceito de comprimento e ?rea do c?rculo atrav?s do GEOGEBRA |
title_fullStr |
Tecnologia e ensino de matem?tica: o conceito de comprimento e ?rea do c?rculo atrav?s do GEOGEBRA |
title_full_unstemmed |
Tecnologia e ensino de matem?tica: o conceito de comprimento e ?rea do c?rculo atrav?s do GEOGEBRA |
title_sort |
Tecnologia e ensino de matem?tica: o conceito de comprimento e ?rea do c?rculo atrav?s do GEOGEBRA |
author |
SOUSA, Naelson da Silva |
author_facet |
SOUSA, Naelson da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Naelson da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital GeoGebra Ensino de matem?tica Geometria plana Comprimento e ?rea do c?rculo |
topic |
Tecnologia digital GeoGebra Ensino de matem?tica Geometria plana Comprimento e ?rea do c?rculo |
description |
O presente estudo, objetivou por meio da tecnologia digital, em particular, atrav?s do uso do software GeoGebra como estrat?gia de ensino e aprendizagem de matem?tica no ensino b?sico (anos finais e/ou ensino m?dio), envolver os conceitos de comprimento e ?rea de um c?rculo de maneira din?mica, intuitiva, pr?tica e mais f?cil ? almejando sobretudo, trabalhar a quest?o da visualiza??o dos objetos por meio de seus movimentos. Al?m disso, entender a import?ncia desta ferramenta como recurso did?tico para as aulas de matem?tica. O objeto de estudo desta pesquisa ? conhecer, compreender, aplicar, e/ou relacionar como tamb?m motivar os docentes e discentes ao uso do GeoGebra para estudos matem?ticos. Assim, dos objetivos espec?ficos temos: conhecer os principais pontos do ambiente (pertinente ao nosso estudo); apresentar de modo amplo/geral as ferramentas de sua interface; estudar os conceitos de circunfer?ncia e de c?rculo; diferenciar circunfer?ncia de c?rculo; identificar o n?mero PI - n?mero irracional (s?mbolo ?), obtido a partir da raz?o do comprimento e di?metro de um c?rculo; compreender e deduzir a express?o para o c?lculo do per?metro e ?rea de um c?rculo (pelo m?todo de aproxima??o dos pol?gonos regulares inscritos e circunscritos. No que se refere a metodologia aplicada, utilizamos o software de Geometria din?mica (GD), para abordagem da constru??o dos conceitos apresentados (sendo de fundamental import?ncia as pesquisas e leituras de alguns trabalhos de disserta??es de mestrado do programa do PROFMAT, e, outros, no que diz respeito a geometria como referencial). Portanto, ? fundamental agregar novas estrat?gias de ensino, em especial, com a tecnologia digital. Visto que a geometria muitas vezes, ainda, e apenas, ? vista meramente de forma tradicional (lousa, papel, l?pis e caneta). Neste sentido, o GeoGebra possibilita obter um significado maior, quando utilizado de forma correta, coerente; levando ao desenvolvimento de argumentos, visualiza??o, reflex?o, senso cr?tico e dedutivo fomentando, portanto, a autonomia do sujeito para produ??o de novos conhecimentos, conectado ao uso das tecnologias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-10T23:36:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-10T23:36:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1807 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1807/2/Tcc_Naelson.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1807/1/Ata_Naelson.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54a4631d4ecbf89b0265eff52f8325e0 b58088c09e3e9d62a49b70cf776ced09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441190989824 |