Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hozana dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2677
Resumo: Nesta pesquisa, o objetivo ? analisar as concep??es dos professores de Matem?tica sobre Letramento Matem?tico. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida com treze professores de Matem?tica que lecionam na Educa??o B?sica em escolas municipais e estaduais da cidade de Puxinan? ? PB. A proposta metodol?gica envolveu trabalho de campo, por interm?dio de um question?rio aplicado virtualmente para a coleta de dados. Os dados foram examinados por meio de an?lise de conte?do. Mediante o referencial te?rico utilizado para compreender o conceito de Letramento Matem?tico na pesquisa, partimos inicialmente das abordagens tratadas nos documentos oficiais, que foram a Base Nacional Comum Curricular e Pacto Nacional de Alfabetiza??o na Idade Certa. Os resultados mostram que os professores apresentam ter pouco conhecimento sobre Letramento Matem?tico, por?m consideram na grande maioria o ensino da Matem?tica relacionado as pr?ticas sociais e a interpreta??es de situa??es-problemas voltadas as viv?ncias dos alunos. Sobre a dimens?o cr?tica do Letramento Matem?tico, consideram como sendo uma necessidade para atingir as compet?ncias e habilidades matem?ticas necess?rias para explorar o olhar cr?tico e reflexivo diante das demandas da sociedade. Os resultados apontam que se faz necess?rio a realiza??o de forma??es para os professores aperfei?oarem os saberes sobre os conhecimentos te?ricos do Letramento Matem?tico de maneira que possam socializar e discutir as possibilidades de pr?ticas pedag?gicas no contexto escolar condizentes com a perspectiva do Letramento Matem?tico na forma??o de cidad?os.
id IFPB_ffad0c3c6a2f10ee16802bf8df245f7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2677
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Hozana dos Santos2023-01-04T12:50:00Z2023-01-04T12:50:00Z2023-01-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2677Nesta pesquisa, o objetivo ? analisar as concep??es dos professores de Matem?tica sobre Letramento Matem?tico. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida com treze professores de Matem?tica que lecionam na Educa??o B?sica em escolas municipais e estaduais da cidade de Puxinan? ? PB. A proposta metodol?gica envolveu trabalho de campo, por interm?dio de um question?rio aplicado virtualmente para a coleta de dados. Os dados foram examinados por meio de an?lise de conte?do. Mediante o referencial te?rico utilizado para compreender o conceito de Letramento Matem?tico na pesquisa, partimos inicialmente das abordagens tratadas nos documentos oficiais, que foram a Base Nacional Comum Curricular e Pacto Nacional de Alfabetiza??o na Idade Certa. Os resultados mostram que os professores apresentam ter pouco conhecimento sobre Letramento Matem?tico, por?m consideram na grande maioria o ensino da Matem?tica relacionado as pr?ticas sociais e a interpreta??es de situa??es-problemas voltadas as viv?ncias dos alunos. Sobre a dimens?o cr?tica do Letramento Matem?tico, consideram como sendo uma necessidade para atingir as compet?ncias e habilidades matem?ticas necess?rias para explorar o olhar cr?tico e reflexivo diante das demandas da sociedade. Os resultados apontam que se faz necess?rio a realiza??o de forma??es para os professores aperfei?oarem os saberes sobre os conhecimentos te?ricos do Letramento Matem?tico de maneira que possam socializar e discutir as possibilidades de pr?ticas pedag?gicas no contexto escolar condizentes com a perspectiva do Letramento Matem?tico na forma??o de cidad?os.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-01-04T12:49:32Z No. of bitstreams: 2 TCC - HOZANA VF.pdf: 755592 bytes, checksum: b72829d8f2f518b5c1c6d484d869acdd (MD5) Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdf: 241659 bytes, checksum: 07b6228e9a1da673966d00ea961fbf58 (MD5)Approved for entry into archive by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-01-04T12:50:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - HOZANA VF.pdf: 755592 bytes, checksum: b72829d8f2f518b5c1c6d484d869acdd (MD5) Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdf: 241659 bytes, checksum: 07b6228e9a1da673966d00ea961fbf58 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-04T12:50:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - HOZANA VF.pdf: 755592 bytes, checksum: b72829d8f2f518b5c1c6d484d869acdd (MD5) Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdf: 241659 bytes, checksum: 07b6228e9a1da673966d00ea961fbf58 (MD5) Previous issue date: 2023-01-04Letramento Matem?ticoPr?ticas pedag?gicasForma??o de professoresConcep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?ticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC - HOZANA VF.pdfTCC - HOZANA VF.pdfapplication/pdf755592http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2677/1/TCC+-++HOZANA+VF.pdfb72829d8f2f518b5c1c6d484d869acddMD51Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdfTermo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdfapplication/pdf241659http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2677/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Hozana+dos+Santos.pdf07b6228e9a1da673966d00ea961fbf58MD52177683/26772023-01-04 09:50:00.636oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2677Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-04T12:50Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico
title Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico
spellingShingle Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico
Silva, Hozana dos Santos
Letramento Matem?tico
Pr?ticas pedag?gicas
Forma??o de professores
title_short Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico
title_full Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico
title_fullStr Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico
title_full_unstemmed Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico
title_sort Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico
author Silva, Hozana dos Santos
author_facet Silva, Hozana dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hozana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Matem?tico
Pr?ticas pedag?gicas
Forma??o de professores
topic Letramento Matem?tico
Pr?ticas pedag?gicas
Forma??o de professores
description Nesta pesquisa, o objetivo ? analisar as concep??es dos professores de Matem?tica sobre Letramento Matem?tico. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida com treze professores de Matem?tica que lecionam na Educa??o B?sica em escolas municipais e estaduais da cidade de Puxinan? ? PB. A proposta metodol?gica envolveu trabalho de campo, por interm?dio de um question?rio aplicado virtualmente para a coleta de dados. Os dados foram examinados por meio de an?lise de conte?do. Mediante o referencial te?rico utilizado para compreender o conceito de Letramento Matem?tico na pesquisa, partimos inicialmente das abordagens tratadas nos documentos oficiais, que foram a Base Nacional Comum Curricular e Pacto Nacional de Alfabetiza??o na Idade Certa. Os resultados mostram que os professores apresentam ter pouco conhecimento sobre Letramento Matem?tico, por?m consideram na grande maioria o ensino da Matem?tica relacionado as pr?ticas sociais e a interpreta??es de situa??es-problemas voltadas as viv?ncias dos alunos. Sobre a dimens?o cr?tica do Letramento Matem?tico, consideram como sendo uma necessidade para atingir as compet?ncias e habilidades matem?ticas necess?rias para explorar o olhar cr?tico e reflexivo diante das demandas da sociedade. Os resultados apontam que se faz necess?rio a realiza??o de forma??es para os professores aperfei?oarem os saberes sobre os conhecimentos te?ricos do Letramento Matem?tico de maneira que possam socializar e discutir as possibilidades de pr?ticas pedag?gicas no contexto escolar condizentes com a perspectiva do Letramento Matem?tico na forma??o de cidad?os.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-04T12:50:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-04T12:50:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2677
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2677/1/TCC+-++HOZANA+VF.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2677/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Hozana+dos+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b72829d8f2f518b5c1c6d484d869acdd
07b6228e9a1da673966d00ea961fbf58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446993809408