Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2677 |
Resumo: | Nesta pesquisa, o objetivo ? analisar as concep??es dos professores de Matem?tica sobre Letramento Matem?tico. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida com treze professores de Matem?tica que lecionam na Educa??o B?sica em escolas municipais e estaduais da cidade de Puxinan? ? PB. A proposta metodol?gica envolveu trabalho de campo, por interm?dio de um question?rio aplicado virtualmente para a coleta de dados. Os dados foram examinados por meio de an?lise de conte?do. Mediante o referencial te?rico utilizado para compreender o conceito de Letramento Matem?tico na pesquisa, partimos inicialmente das abordagens tratadas nos documentos oficiais, que foram a Base Nacional Comum Curricular e Pacto Nacional de Alfabetiza??o na Idade Certa. Os resultados mostram que os professores apresentam ter pouco conhecimento sobre Letramento Matem?tico, por?m consideram na grande maioria o ensino da Matem?tica relacionado as pr?ticas sociais e a interpreta??es de situa??es-problemas voltadas as viv?ncias dos alunos. Sobre a dimens?o cr?tica do Letramento Matem?tico, consideram como sendo uma necessidade para atingir as compet?ncias e habilidades matem?ticas necess?rias para explorar o olhar cr?tico e reflexivo diante das demandas da sociedade. Os resultados apontam que se faz necess?rio a realiza??o de forma??es para os professores aperfei?oarem os saberes sobre os conhecimentos te?ricos do Letramento Matem?tico de maneira que possam socializar e discutir as possibilidades de pr?ticas pedag?gicas no contexto escolar condizentes com a perspectiva do Letramento Matem?tico na forma??o de cidad?os. |
id |
IFPB_ffad0c3c6a2f10ee16802bf8df245f7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2677 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Hozana dos Santos2023-01-04T12:50:00Z2023-01-04T12:50:00Z2023-01-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2677Nesta pesquisa, o objetivo ? analisar as concep??es dos professores de Matem?tica sobre Letramento Matem?tico. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida com treze professores de Matem?tica que lecionam na Educa??o B?sica em escolas municipais e estaduais da cidade de Puxinan? ? PB. A proposta metodol?gica envolveu trabalho de campo, por interm?dio de um question?rio aplicado virtualmente para a coleta de dados. Os dados foram examinados por meio de an?lise de conte?do. Mediante o referencial te?rico utilizado para compreender o conceito de Letramento Matem?tico na pesquisa, partimos inicialmente das abordagens tratadas nos documentos oficiais, que foram a Base Nacional Comum Curricular e Pacto Nacional de Alfabetiza??o na Idade Certa. Os resultados mostram que os professores apresentam ter pouco conhecimento sobre Letramento Matem?tico, por?m consideram na grande maioria o ensino da Matem?tica relacionado as pr?ticas sociais e a interpreta??es de situa??es-problemas voltadas as viv?ncias dos alunos. Sobre a dimens?o cr?tica do Letramento Matem?tico, consideram como sendo uma necessidade para atingir as compet?ncias e habilidades matem?ticas necess?rias para explorar o olhar cr?tico e reflexivo diante das demandas da sociedade. Os resultados apontam que se faz necess?rio a realiza??o de forma??es para os professores aperfei?oarem os saberes sobre os conhecimentos te?ricos do Letramento Matem?tico de maneira que possam socializar e discutir as possibilidades de pr?ticas pedag?gicas no contexto escolar condizentes com a perspectiva do Letramento Matem?tico na forma??o de cidad?os.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-01-04T12:49:32Z No. of bitstreams: 2 TCC - HOZANA VF.pdf: 755592 bytes, checksum: b72829d8f2f518b5c1c6d484d869acdd (MD5) Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdf: 241659 bytes, checksum: 07b6228e9a1da673966d00ea961fbf58 (MD5)Approved for entry into archive by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-01-04T12:50:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - HOZANA VF.pdf: 755592 bytes, checksum: b72829d8f2f518b5c1c6d484d869acdd (MD5) Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdf: 241659 bytes, checksum: 07b6228e9a1da673966d00ea961fbf58 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-04T12:50:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - HOZANA VF.pdf: 755592 bytes, checksum: b72829d8f2f518b5c1c6d484d869acdd (MD5) Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdf: 241659 bytes, checksum: 07b6228e9a1da673966d00ea961fbf58 (MD5) Previous issue date: 2023-01-04Letramento Matem?ticoPr?ticas pedag?gicasForma??o de professoresConcep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?ticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC - HOZANA VF.pdfTCC - HOZANA VF.pdfapplication/pdf755592http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2677/1/TCC+-++HOZANA+VF.pdfb72829d8f2f518b5c1c6d484d869acddMD51Termo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdfTermo de autoriza??o de Hozana dos Santos.pdfapplication/pdf241659http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2677/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Hozana+dos+Santos.pdf07b6228e9a1da673966d00ea961fbf58MD52177683/26772023-01-04 09:50:00.636oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2677Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-04T12:50Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico |
title |
Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico |
spellingShingle |
Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico Silva, Hozana dos Santos Letramento Matem?tico Pr?ticas pedag?gicas Forma??o de professores |
title_short |
Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico |
title_full |
Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico |
title_fullStr |
Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico |
title_full_unstemmed |
Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico |
title_sort |
Concep??es dos professores de Matem?tica sobre letramento matem?tico |
author |
Silva, Hozana dos Santos |
author_facet |
Silva, Hozana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Hozana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Matem?tico Pr?ticas pedag?gicas Forma??o de professores |
topic |
Letramento Matem?tico Pr?ticas pedag?gicas Forma??o de professores |
description |
Nesta pesquisa, o objetivo ? analisar as concep??es dos professores de Matem?tica sobre Letramento Matem?tico. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida com treze professores de Matem?tica que lecionam na Educa??o B?sica em escolas municipais e estaduais da cidade de Puxinan? ? PB. A proposta metodol?gica envolveu trabalho de campo, por interm?dio de um question?rio aplicado virtualmente para a coleta de dados. Os dados foram examinados por meio de an?lise de conte?do. Mediante o referencial te?rico utilizado para compreender o conceito de Letramento Matem?tico na pesquisa, partimos inicialmente das abordagens tratadas nos documentos oficiais, que foram a Base Nacional Comum Curricular e Pacto Nacional de Alfabetiza??o na Idade Certa. Os resultados mostram que os professores apresentam ter pouco conhecimento sobre Letramento Matem?tico, por?m consideram na grande maioria o ensino da Matem?tica relacionado as pr?ticas sociais e a interpreta??es de situa??es-problemas voltadas as viv?ncias dos alunos. Sobre a dimens?o cr?tica do Letramento Matem?tico, consideram como sendo uma necessidade para atingir as compet?ncias e habilidades matem?ticas necess?rias para explorar o olhar cr?tico e reflexivo diante das demandas da sociedade. Os resultados apontam que se faz necess?rio a realiza??o de forma??es para os professores aperfei?oarem os saberes sobre os conhecimentos te?ricos do Letramento Matem?tico de maneira que possam socializar e discutir as possibilidades de pr?ticas pedag?gicas no contexto escolar condizentes com a perspectiva do Letramento Matem?tico na forma??o de cidad?os. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-04T12:50:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-04T12:50:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2677 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2677/1/TCC+-++HOZANA+VF.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2677/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Hozana+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b72829d8f2f518b5c1c6d484d869acdd 07b6228e9a1da673966d00ea961fbf58 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446993809408 |