Os desafios na construção de uma pesquisa científica: percepção de docentes-orientadores e graduandos do curso de Licenciatura em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Stephany Eduarda Siqueira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/699
Resumo: Graduandos, em geral, enfrentam dificuldades para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que estão relacionadas ao entendimento e à obediência aos preceitos da pesquisa científica e à qualidade da interação com o docente-orientador. Estudantes das ciências exatas e da natureza, especificamente, podem apresentar mais dificuldades com leitura e escrita de textos, tendo em vista que, ao longo do curso, são mais incentivados ao uso da linguagem matemática do que a linguagem escrita. Diante disso, o objetivo do presente artigo é refletir sobre os desafios enfrentados por docentes-orientadores e graduandos do curso de Licenciatura em Química para a elaboração da pesquisa científica do TCC. Participaram do estudo 12 professores orientadores e 21 licenciandos matriculados no componente curricular de TCC de cursos de Licenciatura em Química do IFPE. Foram aplicados dois questionários, um para docentes e outro para os graduandos. Na percepção dos orientadores, os principais desafios são: conseguir manter o engajamento do orientando, adequar os interesses deste a algo executável e dispor de tempo suficiente para a orientação. Já os licenciandos destacam como desafios: a aplicação da metodologia científica, o processo de escrita e a relação com o orientador. Discute-se a relevância de o discente adquirir experiência com pesquisa ao longo da graduação, seja em componentes curriculares obrigatórios (e.g. Estágio Supervisionado) ou participando em programas científicos.
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Foram aplicados dois questionários, um para docentes e outro para os graduandos. Na percepção dos orientadores, os principais desafios são: conseguir manter o engajamento do orientando, adequar os interesses deste a algo executável e dispor de tempo suficiente para a orientação. Já os licenciandos destacam como desafios: a aplicação da metodologia científica, o processo de escrita e a relação com o orientador. Discute-se a relevância de o discente adquirir experiência com pesquisa ao longo da graduação, seja em componentes curriculares obrigatórios (e.g. Estágio Supervisionado) ou participando em programas científicos.Undergraduates in general face difficulties in carrying out the Course Completion Assignment (Final paper), when it comes to understanding and following the principles of scientific research, and also regarding the quality of the interaction with the professor-advisor. Students of exact and natural sciences may have additional difficulties with reading and writing, considering that they are more encouraged to use mathematical language than written language throughout the course. Therefore, this article aims to reflect on the challenges faced by faculty advisors and undergraduate students of the Chemistry Degree Course in while doing scientific research for their Final paper. Twelve professors-advisors and 21 undergraduate students enrolled in the curricular discipline related to the Final paper of the Chemistry Degree Course at IFPE participated in the study. Two questionnaires were applied, one for the professors and another for the undergraduates. In the advisors' perception, the main challenges are: maintaining the students' engagement, adapting their interests into something executable, and having enough time for orientation activities. On the other hand, undergraduates highlight their difficulties in the application of the scientific method, in the writing process, and in the relationship with their advisor. The study discusses the relevance of research experience throughout the graduation, either in mandatory disciplines (e.g. Supervised Internship) or participating in research programs.25 p.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. ALEXANDRE, M. J. O. A construção do trabalho científico: um guia para projetos, pesquisas e relatórios científicos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. AMUI, S. Professor: profissão ou sina? Minas: Araguari, 1997. ANDRÉ, M. E. D. A.; PESCE, M. K. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Formação Docente, Belo Horizonte. v. 4, n. 7, p. 39-50, 2012. AQUINO, A. C. B. Estratégias de Orientação e Estudos de Campo em Contabilidade. 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