Formação de professores: os saberes e práticas docentes construídos ao longo do curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leocadio, Jacielly Tatiana da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/277
Resumo: O presente trabalho busca abordar os diferentes Saberes e Práticas relacionados à construção do perfil profissional dos estudantes do curso de graduação da Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. O interesse por este tema surgiu da curiosidade em conhecer quais saberes são construídos pelos estudantes ao longo do curso de licenciatura. O estudo teve como objetivo geral analisar os Saberes Docentes construídos no curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife, a partir da percepção dos estudantes. Essa análise passa pela compreensão das influências teóricas que norteiam a antiga grade curricular da Licenciatura em Geografia do IFPE Campus Recife; Identificação das concepções teórico metodológicas sobre a Geografia Escolar formuladas pelos estudantes concluintes e egressos; Análise da importância das Práticas Educativas para a formação dos estudantes trabalhadas no curso de Licenciatura em Geografia. Para responder a esses objetivos, em primeiro lugar foi realizado um levantamento de literatura sobre os Saberes e Práticas Docentes, em que nos ancoramos principalmente nas contribuições dos seguintes autores: TARDIF (2002), PIMENTA (1997), CAVALCANTI (2008), entre outros. Em seguida, analisamos o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. E para finalizarmos a coleta de dados, aplicamos o instrumento metodológico questionário com os estudantes do oitavo (8°) período matriculados na Componente Curricular Estágio Supervisionado (IV), além de alguns estudantes egressos do curso. Quanto às concepções teóricas metodológicas dos estudantes concluintes do curso, estes compreendem a geografia escolar como uma geografia crítica e engajada socialmente. O estudo mostra, ainda, como estão dispostos e praticados os Saberes na Licenciatura em Geografia. Estando então dispostos como Saberes Plurais relacionados à experiência, à didática e à ciência geográfica, onde alguns Saberes recebem mais destaque que outros.
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spelling 2021-05-04T19:51:51Z2021-05-04T19:51:51Z2019-10-13Leocadio, Jacielly Tatiana da Silva. Formação de professores: os saberes e práticas docentes construídos ao longo do curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife.2019. 62 f. TCC (Licenciatura em Geografia) - Departamento Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/277O presente trabalho busca abordar os diferentes Saberes e Práticas relacionados à construção do perfil profissional dos estudantes do curso de graduação da Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. O interesse por este tema surgiu da curiosidade em conhecer quais saberes são construídos pelos estudantes ao longo do curso de licenciatura. O estudo teve como objetivo geral analisar os Saberes Docentes construídos no curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife, a partir da percepção dos estudantes. Essa análise passa pela compreensão das influências teóricas que norteiam a antiga grade curricular da Licenciatura em Geografia do IFPE Campus Recife; Identificação das concepções teórico metodológicas sobre a Geografia Escolar formuladas pelos estudantes concluintes e egressos; Análise da importância das Práticas Educativas para a formação dos estudantes trabalhadas no curso de Licenciatura em Geografia. Para responder a esses objetivos, em primeiro lugar foi realizado um levantamento de literatura sobre os Saberes e Práticas Docentes, em que nos ancoramos principalmente nas contribuições dos seguintes autores: TARDIF (2002), PIMENTA (1997), CAVALCANTI (2008), entre outros. Em seguida, analisamos o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. E para finalizarmos a coleta de dados, aplicamos o instrumento metodológico questionário com os estudantes do oitavo (8°) período matriculados na Componente Curricular Estágio Supervisionado (IV), além de alguns estudantes egressos do curso. Quanto às concepções teóricas metodológicas dos estudantes concluintes do curso, estes compreendem a geografia escolar como uma geografia crítica e engajada socialmente. O estudo mostra, ainda, como estão dispostos e praticados os Saberes na Licenciatura em Geografia. Estando então dispostos como Saberes Plurais relacionados à experiência, à didática e à ciência geográfica, onde alguns Saberes recebem mais destaque que outros.This paper aims to approach the different Knowledge and Practices related to the construction of the professional profile of undergraduate students of the Licenciate in Geography at IFPE - Recife campus. The interest in this subject arose from the curiosity to know which knowledge is built by the students during the licenciate course. The general objective of the study was to analyze the Teaching Knowledge built in the licenciate in geography course at IFPE Campus Recife, from the students perception. This analysis involves the understanding of the theoretical influences that guide the old curricular grid of the Licenciate in Geography of IFPE Campus Recife; Identification of theoretical and methodological conceptions about school geography formulated by senior and formed students; Analysis of the importance of Educational Practices for the formation of students in the Licenciate in Geography Degree. In order to answer these objectives, a literature survey on Teaching Knowledge and Practices was firstly conducted, where we are based mainly on the contributions of the following authors: TARDIF (2002), PIMENTA (1997), CAVALCANTI (2008), among others. Then, we analyzed the Pedagogical Political Project of the Licenciate in Geography Course of IFPE - Campus Recife. And to finalize the data collection, we applied the methodological instrument questionnaire with the students of the eighth (8th) semester enrolled in the Supervised Internship (IV) Curriculum Component, as well as some formed students from the course. As for the methodological theoretical conceptions of the students completing the course, they understand the school geography as a critical and socially engaged geography. The study also shows how the Knowledge in Licenciate in Geography is arranged and practiced. Being then arranged as plural knowledge related to experience, didactics and geographical science, where some knowledges are more emphasized than others.62 f.ALMEIDA, Helena Silva. Formação continuada de professores: o curso TV na escola e os desafios de hoje e seus reflexos no ensino e aprendizagem de ciências em Fortaleza-Ceará. Tese de Doutorado. 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Práticas docente
Ensino de geografia
description O presente trabalho busca abordar os diferentes Saberes e Práticas relacionados à construção do perfil profissional dos estudantes do curso de graduação da Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. O interesse por este tema surgiu da curiosidade em conhecer quais saberes são construídos pelos estudantes ao longo do curso de licenciatura. O estudo teve como objetivo geral analisar os Saberes Docentes construídos no curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife, a partir da percepção dos estudantes. Essa análise passa pela compreensão das influências teóricas que norteiam a antiga grade curricular da Licenciatura em Geografia do IFPE Campus Recife; Identificação das concepções teórico metodológicas sobre a Geografia Escolar formuladas pelos estudantes concluintes e egressos; Análise da importância das Práticas Educativas para a formação dos estudantes trabalhadas no curso de Licenciatura em Geografia. Para responder a esses objetivos, em primeiro lugar foi realizado um levantamento de literatura sobre os Saberes e Práticas Docentes, em que nos ancoramos principalmente nas contribuições dos seguintes autores: TARDIF (2002), PIMENTA (1997), CAVALCANTI (2008), entre outros. Em seguida, analisamos o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. E para finalizarmos a coleta de dados, aplicamos o instrumento metodológico questionário com os estudantes do oitavo (8°) período matriculados na Componente Curricular Estágio Supervisionado (IV), além de alguns estudantes egressos do curso. Quanto às concepções teóricas metodológicas dos estudantes concluintes do curso, estes compreendem a geografia escolar como uma geografia crítica e engajada socialmente. O estudo mostra, ainda, como estão dispostos e praticados os Saberes na Licenciatura em Geografia. Estando então dispostos como Saberes Plurais relacionados à experiência, à didática e à ciência geográfica, onde alguns Saberes recebem mais destaque que outros.
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