Efeitos da pandemia sobre o estágio supervisionado da licenciatura em geografia do IFPE – Campus Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jhon Roger Santana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1072
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar as expectativas e realidades dos licenciandos do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife no desenvolvimento das atividades de estágio ao longo do período pandêmico, e como objetivos específicos da pesquisa, discutir as suas expectativas em relação às atividades de estágio, refletir sobre as suas concepções em relação às atividades de estágio na sua identidade docente, levantar os desafios circunstanciais no período da pandemia nos componentes de estágio curricular supervisionado de maneira remota e Analisar e interpretar o Projeto Político do Curso sobre as concepções do estágio curricular supervisionado. A pesquisa foi do tipo qualitativa exploratória, direcionada aos estudantes das turmas do curso que ingressaram nos semestres 2018.1 e 2019.1, já que foram estas que vivenciaram o momento do estágio curricular supervisionado de maneira remoto em algum momento ou totalmente, a coleta de dados foi realizada com uso de dois instrumentos, questionário e análise documental. Os questionários foram aplicados com os estudantes pré-selecionados e a análise documental foi feita pelo Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. A pesquisa teve o intuito de responder quais aspectos influenciam na dinâmica que envolve o estágio curricular supervisionado. Encontra-se em seus resultados, a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife, onde se apresentou especialmente no que se diz respeito ao Estágio Curricular Supervisionado, e os questionários aplicados na pesquisa com os estudantes da licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife.
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spelling 2023-11-03T22:47:39Z2023-11-03T22:47:39Z2023-08-04Lopes, Jhon Roger Santana. Efeitos da pandemia sobre o estágio supervisionado da licenciatura em geografia do IFPE - Campus Recife . 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1072O objetivo geral deste trabalho é analisar as expectativas e realidades dos licenciandos do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife no desenvolvimento das atividades de estágio ao longo do período pandêmico, e como objetivos específicos da pesquisa, discutir as suas expectativas em relação às atividades de estágio, refletir sobre as suas concepções em relação às atividades de estágio na sua identidade docente, levantar os desafios circunstanciais no período da pandemia nos componentes de estágio curricular supervisionado de maneira remota e Analisar e interpretar o Projeto Político do Curso sobre as concepções do estágio curricular supervisionado. A pesquisa foi do tipo qualitativa exploratória, direcionada aos estudantes das turmas do curso que ingressaram nos semestres 2018.1 e 2019.1, já que foram estas que vivenciaram o momento do estágio curricular supervisionado de maneira remoto em algum momento ou totalmente, a coleta de dados foi realizada com uso de dois instrumentos, questionário e análise documental. Os questionários foram aplicados com os estudantes pré-selecionados e a análise documental foi feita pelo Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. A pesquisa teve o intuito de responder quais aspectos influenciam na dinâmica que envolve o estágio curricular supervisionado. Encontra-se em seus resultados, a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife, onde se apresentou especialmente no que se diz respeito ao Estágio Curricular Supervisionado, e os questionários aplicados na pesquisa com os estudantes da licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife.The general objective of this work is to analyze the expectations and realities of undergraduate students of the Degree in Geography of IFPE - Campus Recife in the development of internship activities throughout the pandemic period, and as specific objectives of the research, to discuss their expectations in relation to the internship activities, to reflect on their conceptions in relation to the internship activities in their teaching identity, to raise the circumstantial challenges in the period of the pandemic in the components of remotely supervised curricular internship and to analyze and interpret the Political Project of the Course on the conceptions of the supervised curricular internship. The research was of the exploratory qualitative type, directed to the students of the classes of the course that entered the semesters 2018.1 and 2019.1, since they were the ones who experienced the moment of the curricular internship supervised remotely at some point or totally, the data collection was carried out with the use of two instruments, questionnaire and documentary analysis. The questionnaires were applied with the pre-selected students and the documentary analysis was made by the Pedagogical Project of the Degree Course in Geography of IFPE - Campus Recife. The research aimed to answer which aspects influence the dynamics that involve the supervised curricular internship. It is found in its results, the documental analysis of the Pedagogical Project of the Degree Course in Geography of IFPE - Campus Recife, where it was presented especially with regard to the Supervised Curricular Internship, and the questionnaires applied in the research with the students of the degree in Geography of IFPE - Campus Recife.56 p.ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Associação Brasileira de Educação a Distância. 2011. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2011/artigo_07.pdf. Acesso em: 11 Jan de 2023. ALMEIDA, L.A.A.; MENDES, S.A.O.; AZEVEDO, A.P.L.A. O estágio supervisionado na formação de professores como espaço-tempo de reflexão sobre e na prática. págs. 108-120 ARAUJO, G. T. G. Estágio supervisionado: espaço e tempo de formação do pedagogo para a atuação profissional. 2010. Dissertação (Mestrado em educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. 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