Contour: proposta de criação de uma empresa de consultoria
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/924 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema principal o estudo do Ecoturismo, mais especificamente no estado de Pernambuco. Como objetivo principal, buscou-se compreender o ecossistema turístico deste estado e propor a criação de uma empresa de consultoria voltada a agências de ecoturismo através das redes sociais. A partir de uma metodologia quantitativa, descritiva, com pesquisa de campo junto a estudantes, professores da área do turismo e turistas. Realizou-se um questionário através do Google Forms para compreender o fenômeno sociocultural do turismo, e as características dos entrevistados de nossa pesquisa, bem como o perfil do consumidor. A pesquisa foi dividida em duas fases, na primeira fase, perguntas referentes ao sexo, idade, ocupação, estado em que reside, foram essenciais para entender quem são estes usuários. Na segunda e última etapa de perguntas, fez-se necessário saber quais são os tipos de turismo mais procurado no estado de Pernambuco, os dias de permanência, a expectativa de gasto diário, etc. Ademais, realizou se algumas perguntas específicas sobre o que seria sustentabilidade e qual seria a rede social mais utilizada no momento. Por conseguinte, verificou-se que a proposta da criação de consultoria para agências de ecoturismo torna-se interessante por falta de páginas e incentivos nas redes sociais. A falta do debate sobre a conscientização e vendas de pacotes ecoturísticos em ambiente virtual é um dos motivos para a implementação da consultoria para este público-alvo. |
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Realizou-se um questionário através do Google Forms para compreender o fenômeno sociocultural do turismo, e as características dos entrevistados de nossa pesquisa, bem como o perfil do consumidor. A pesquisa foi dividida em duas fases, na primeira fase, perguntas referentes ao sexo, idade, ocupação, estado em que reside, foram essenciais para entender quem são estes usuários. Na segunda e última etapa de perguntas, fez-se necessário saber quais são os tipos de turismo mais procurado no estado de Pernambuco, os dias de permanência, a expectativa de gasto diário, etc. Ademais, realizou se algumas perguntas específicas sobre o que seria sustentabilidade e qual seria a rede social mais utilizada no momento. Por conseguinte, verificou-se que a proposta da criação de consultoria para agências de ecoturismo torna-se interessante por falta de páginas e incentivos nas redes sociais. A falta do debate sobre a conscientização e vendas de pacotes ecoturísticos em ambiente virtual é um dos motivos para a implementação da consultoria para este público-alvo.Este trabalho de conclusão de curso tem como tema principal o estudo do Ecoturismo, mais especificamente no estado de Pernambuco. Como objetivo principal, buscou-se compreender o ecossistema turístico deste estado e propor a criação de uma empresa de consultoria voltada a agências de ecoturismo através das redes sociais. A partir de uma metodologia quantitativa, descritiva, com pesquisa de campo junto a estudantes, professores da área do turismo e turistas. Realizou-se um questionário através do Google Forms para compreender o fenômeno sociocultural do turismo, e as características dos entrevistados de nossa pesquisa, bem como o perfil do consumidor. A pesquisa foi dividida em duas fases, na primeira fase, perguntas referentes ao sexo, idade, ocupação, estado em que reside, foram essenciais para entender quem são estes usuários. Na segunda e última etapa de perguntas, fez-se necessário saber quais são os tipos de turismo mais procurado no estado de Pernambuco, os dias de permanência, a expectativa de gasto diário, etc. Ademais, realizou se algumas perguntas específicas sobre o que seria sustentabilidade e qual seria a rede social mais utilizada no momento. Por conseguinte, verificou-se que a proposta da criação de consultoria para agências de ecoturismo torna-se interessante por falta de páginas e incentivos nas redes sociais. A falta do debate sobre a conscientização e vendas de pacotes ecoturísticos em ambiente virtual é um dos motivos para a implementação da consultoria para este público-alvo.59f.AJZENTAL, Alberto; CECCONELLO, Antônio Renato. A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva, 2008. ALFREDO, Carlos. Ecoturismo: Desenvolvimento, comunidades tradicionais e participação. São Paulo, 2011. ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE PERNAMBUCO. Turismo – Atividades Econômicas. 2016. Disponível em: <http://www.anuario.pe.gov.br/atividades economicas/turismo>. Acesso em: 08 nov. 2021. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA (ABETA). Disponível em: <http://www.abeta.com.br/>. Acesso em: 26 jun. 2021. BENI, Mário Carlos. Como certificar o Turismo Sustentável? Revista espaço acadêmico. Junho de 2004. Disponível em: < http://www.espacoacademico.com.br/037/37ebeni.htm > acesso em: 26 ago. 2021. BONINI, L. A., & Sbragia, R. O modelo de design thinking como indutor da inovação nas empresas: um estudo empírico. Revista de Gestão e Projetos, 2(1), 2011. BRASIL; Ministério do Turismo. Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo. Brasília: MICT/MMA, 1994. BRASIL; Ministério do Turismo. Turismo de Aventura: Orientações Básicas. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. Brasília. 2008. BROWN, T. Design thinking. Harvard business review, 86(6), 84, 2008. AJZENTAL, Alberto; CECCONELLO, Antônio Renato. A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva, 2008. ALFREDO, Carlos. Ecoturismo: Desenvolvimento, comunidades tradicionais e participação. São Paulo, 2011. ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE PERNAMBUCO. Turismo – Atividades Econômicas. 2016. Disponível em: <http://www.anuario.pe.gov.br/atividades economicas/turismo>. Acesso em: 08 nov. 2021. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA (ABETA). Disponível em: <http://www.abeta.com.br/>. Acesso em: 26 jun. 2021. BENI, Mário Carlos. Como certificar o Turismo Sustentável? Revista espaço acadêmico. Junho de 2004. Disponível em: < http://www.espacoacademico.com.br/037/37ebeni.htm > acesso em: 26 ago. 2021. BONINI, L. A., & Sbragia, R. O modelo de design thinking como indutor da inovação nas empresas: um estudo empírico. Revista de Gestão e Projetos, 2(1), 2011. BRASIL; Ministério do Turismo. Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo. Brasília: MICT/MMA, 1994. BRASIL; Ministério do Turismo. Turismo de Aventura: Orientações Básicas. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. Brasília. 2008. BROWN, T. Design thinking. Harvard business review, 86(6), 84, 2008. BUKOWITZ, W. R. Fidelity Investments: adopting new models of innovation. Strategy & Leadership, 41(2), 58-63, 2013. CASAS, A. L. L. Marketing de serviços. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007, 257p. CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2005. COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2009. COOPER, Chris,[et al.] Turismo Princípios e Práticas. 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São Paulo: Editora SENAC, 1995.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismoEcoturismoConsultoria -TurísticaAgência - ViagemContour: proposta de criação de uma empresa de consultoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Erick Viana dahttp://lattes.cnpq.br/2495354396948575Silva, Simone de Paula dahttp://lattes.cnpq.br/4616238661504961Silva, Simone de Paula daSilva, Simone de Paula daBezerra, Thales Ramon de QueirozDantas, Renata Cristine de Sá Pedrosahttp://lattes.cnpq.br/2495354396948575http://lattes.cnpq.br/4616238661504961http://lattes.cnpq.br/4731505337833549http://lattes.cnpq.br/6565292837260106http://lattes.cnpq.br/2887789933268866Lima, Anderson Carlos Cavalcanti Soares dehttp://lattes.cnpq.br/8493276287716398145.005.0221-75http://lattes.cnpq.br/8915422067611699Silva, Luciana França daBrasilRecifeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALContour - proposta de criação de uma empresa de consultoria.pdfContour - proposta de criação de uma empresa de consultoria.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf840886https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/924/1/Contour%20-%20proposta%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o%20de%20uma%20empresa%20de%20consultoria.pdf2a3c6f47b4472e085bcb192da80216a5MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Este trabalho de conclusão de curso tem como tema principal o estudo do Ecoturismo, mais especificamente no estado de Pernambuco. Como objetivo principal, buscou-se compreender o ecossistema turístico deste estado e propor a criação de uma empresa de consultoria voltada a agências de ecoturismo através das redes sociais. A partir de uma metodologia quantitativa, descritiva, com pesquisa de campo junto a estudantes, professores da área do turismo e turistas. Realizou-se um questionário através do Google Forms para compreender o fenômeno sociocultural do turismo, e as características dos entrevistados de nossa pesquisa, bem como o perfil do consumidor. A pesquisa foi dividida em duas fases, na primeira fase, perguntas referentes ao sexo, idade, ocupação, estado em que reside, foram essenciais para entender quem são estes usuários. Na segunda e última etapa de perguntas, fez-se necessário saber quais são os tipos de turismo mais procurado no estado de Pernambuco, os dias de permanência, a expectativa de gasto diário, etc. Ademais, realizou se algumas perguntas específicas sobre o que seria sustentabilidade e qual seria a rede social mais utilizada no momento. Por conseguinte, verificou-se que a proposta da criação de consultoria para agências de ecoturismo torna-se interessante por falta de páginas e incentivos nas redes sociais. A falta do debate sobre a conscientização e vendas de pacotes ecoturísticos em ambiente virtual é um dos motivos para a implementação da consultoria para este público-alvo. |
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MARTINS, Amanda da Silva; LIMA, Anderson Carlos Cavalcanti Soares de; SILVA, Luciana França da. Contour: proposta de criação de uma empresa de consultoria.59f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2022. |
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AJZENTAL, Alberto; CECCONELLO, Antônio Renato. A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva, 2008. ALFREDO, Carlos. Ecoturismo: Desenvolvimento, comunidades tradicionais e participação. São Paulo, 2011. ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE PERNAMBUCO. Turismo – Atividades Econômicas. 2016. Disponível em: <http://www.anuario.pe.gov.br/atividades economicas/turismo>. Acesso em: 08 nov. 2021. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA (ABETA). Disponível em: <http://www.abeta.com.br/>. Acesso em: 26 jun. 2021. BENI, Mário Carlos. Como certificar o Turismo Sustentável? Revista espaço acadêmico. Junho de 2004. Disponível em: < http://www.espacoacademico.com.br/037/37ebeni.htm > acesso em: 26 ago. 2021. BONINI, L. A., & Sbragia, R. O modelo de design thinking como indutor da inovação nas empresas: um estudo empírico. Revista de Gestão e Projetos, 2(1), 2011. BRASIL; Ministério do Turismo. Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo. Brasília: MICT/MMA, 1994. 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