O posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática sobre a reforma do Ensino Médio: uma análise documental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Dranalina de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/578
Resumo: O Ensino Médio foi reformado no Brasil através da Medida Provisória no 746/2016, convertida na Lei no 13.415/2017. A reforma, em fase de implementação, impactou – e permanece impactando – não apenas o Ensino Médio, mas também diversas políticas educacionais. Nesse contexto, neste trabalho, temos como objetivo analisar o posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) sobre a reforma a partir de documentos publicados no site da Sociedade. Constituíram-se referenciais teóricos sobre a reforma do Ensino Médio, autores críticos à essa reformulação, tais como: Krawczyk e Ferretti (2017) e Lima, Neto e Rocha (2017). A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo documental. A coleta dos documentos foi realizada no site da SBEM, considerando o mês de divulgação da MP no 746/2016, setembro/2016, até março de 2021. Para a análise, organizamos o material e realizamos a leitura segundo critérios da análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que a Sociedade se posiciona de forma contraria à reforma. No entanto, com o passar do tempo, atrelado a um pensamento crítico, há um movimento que busca contribuir com a sua implementação de forma a contribuir com a formação dos estudantes. Este trabalho poderá estimular novas discussões e reflexões sobre a reforma e os seus impactos na formação da nossa juventude.
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spelling 2022-05-11T11:41:13Z2022-05-11T11:41:13Z2021-08-24https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/578O Ensino Médio foi reformado no Brasil através da Medida Provisória no 746/2016, convertida na Lei no 13.415/2017. A reforma, em fase de implementação, impactou – e permanece impactando – não apenas o Ensino Médio, mas também diversas políticas educacionais. Nesse contexto, neste trabalho, temos como objetivo analisar o posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) sobre a reforma a partir de documentos publicados no site da Sociedade. Constituíram-se referenciais teóricos sobre a reforma do Ensino Médio, autores críticos à essa reformulação, tais como: Krawczyk e Ferretti (2017) e Lima, Neto e Rocha (2017). A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo documental. A coleta dos documentos foi realizada no site da SBEM, considerando o mês de divulgação da MP no 746/2016, setembro/2016, até março de 2021. Para a análise, organizamos o material e realizamos a leitura segundo critérios da análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que a Sociedade se posiciona de forma contraria à reforma. No entanto, com o passar do tempo, atrelado a um pensamento crítico, há um movimento que busca contribuir com a sua implementação de forma a contribuir com a formação dos estudantes. Este trabalho poderá estimular novas discussões e reflexões sobre a reforma e os seus impactos na formação da nossa juventude.Secondary education was reformed in Brazil through Provisional Measure No. 746/2016, converted into Law No. 13.415/2017. The reform, currently being implemented, impacted – and continues to impact – not only secondary education, but also several educational policies. In this context, in this work, we aim to analyze the position of the Brazilian Society of Mathematics Education (SBEM) on the reform based on documents published on the Society's website. Theoretical references on the reform of High School were constituted by authors critical of this reformulation, such as: Krawczyk and Ferretti (2017) and Lima, Neto and Rocha (2017). The research has a qualitative approach, of the documentary type. The collection of documents was carried out on the SBEM website, considering the month of publication of MP No. 746/2016, September/2016, until March 2021. For the analysis, we organized the material and read it according to content analysis criteria. Our results showed that the Society takes a stand against the reform. However, over time, linked to critical thinking, there is a movement that seeks to contribute to its implementation to contribute to the education of students. This work can stimulate new discussions and reflections on the reform and its impacts on the formation of our youth.23 p.ALBINO, Ângela Cristina Alves; SILVA, Andréa Ferreira. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. 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Reforma do Ensino Médio
BNCC
description O Ensino Médio foi reformado no Brasil através da Medida Provisória no 746/2016, convertida na Lei no 13.415/2017. A reforma, em fase de implementação, impactou – e permanece impactando – não apenas o Ensino Médio, mas também diversas políticas educacionais. Nesse contexto, neste trabalho, temos como objetivo analisar o posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) sobre a reforma a partir de documentos publicados no site da Sociedade. Constituíram-se referenciais teóricos sobre a reforma do Ensino Médio, autores críticos à essa reformulação, tais como: Krawczyk e Ferretti (2017) e Lima, Neto e Rocha (2017). A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo documental. A coleta dos documentos foi realizada no site da SBEM, considerando o mês de divulgação da MP no 746/2016, setembro/2016, até março de 2021. Para a análise, organizamos o material e realizamos a leitura segundo critérios da análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que a Sociedade se posiciona de forma contraria à reforma. No entanto, com o passar do tempo, atrelado a um pensamento crítico, há um movimento que busca contribuir com a sua implementação de forma a contribuir com a formação dos estudantes. Este trabalho poderá estimular novas discussões e reflexões sobre a reforma e os seus impactos na formação da nossa juventude.
publishDate 2021
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