A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52104 |
Resumo: | Diante de tantos desafios enfrentados na sociedade contemporânea, temos a questão das finanças. Durante a Pandemia ocorreram varias transformações sociais e entre elas a perda de emprego, os auxílios governamentais, a ampliação de mercados financeiros digitais, empresas falindo e outras crescendo. Aqueles que estavam organizados financeiramente sofreram menos durante todo o período da Pandemia, porem, os demais sofreram muito e tinham até que esperar auxílio do governo. Pensando numa melhor organização financeira para os estudantes e suas famílias a partir da escola, a nossa pesquisa tem como foco realizar um estudo sobre a Educação Financeira e Matemática para desenvolver uma proposta de sugestão ao de uma disciplina eletiva em Educação Financeira na 1ª serie do Ensino Médio. Para atingir o nosso objetivo, utilizamos o documento da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio em nosso país, dentre outras pesquisas realizadas no âmbito da Educação Financeira. Trazemos problemas relacionados a vida financeira cotidiana, bem como ferramentas matemáticas para auxiliar nas resoluções, sempre fazendo a interligação entre Educação e Matemática Financeira. |
id |
UFRN_d715f91e67a5e2dba570373fb7c9d58d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52104 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Francisco José Marinho dehttp://lattes.cnpq.br/5575266297595467http://lattes.cnpq.br/1605698945852448Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2246246461693229Assis, Márcia Maria Alves deDuarte, Ronaldo CésarLopes, Jaques Silveira2023-04-11T22:58:19Z2023-04-11T22:58:19Z2023-02-24OLIVEIRA, Francisco José Marinho de. A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio. Orientador: Jaques Silveira Lopes. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52104Diante de tantos desafios enfrentados na sociedade contemporânea, temos a questão das finanças. Durante a Pandemia ocorreram varias transformações sociais e entre elas a perda de emprego, os auxílios governamentais, a ampliação de mercados financeiros digitais, empresas falindo e outras crescendo. Aqueles que estavam organizados financeiramente sofreram menos durante todo o período da Pandemia, porem, os demais sofreram muito e tinham até que esperar auxílio do governo. Pensando numa melhor organização financeira para os estudantes e suas famílias a partir da escola, a nossa pesquisa tem como foco realizar um estudo sobre a Educação Financeira e Matemática para desenvolver uma proposta de sugestão ao de uma disciplina eletiva em Educação Financeira na 1ª serie do Ensino Médio. Para atingir o nosso objetivo, utilizamos o documento da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio em nosso país, dentre outras pesquisas realizadas no âmbito da Educação Financeira. Trazemos problemas relacionados a vida financeira cotidiana, bem como ferramentas matemáticas para auxiliar nas resoluções, sempre fazendo a interligação entre Educação e Matemática Financeira.Fighting against several challenges faced by the society nowadays. We’ve got the finance issue. During the pandemic many social transformations happened, among them the loss of jobs, governmental help, spreading digital finacial market, companies bankruptecy and others growing. Those people who were financially organized had less suffering during the pandemic time but other citizens suffered a lot even having to wait for government help. Conderned about a better organized financisl life for the students and their families from the school our research focuses on conducting a study on Financial Education and Mathematics to develop a suggestion proposal of an elective subject at Financial Education for the first grade level of High School. Objecting to search our aim, we use the document of National Strategy for Financial Education (ENEF) and National Common Curricular Base (BNCC) with the ways to follow in the New High School in our country, in another research realized in the Financial Education. We bring problems related to daily financial life as well the mathematical tools to help with solving always doing the linking the Education with the Financial Mathematics.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFinançasMatemáticaEnsino médioBNCCA educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaofinanceiradisciplina_Oliveira_2023.pdfapplication/pdf1364380https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52104/1/Educacaofinanceiradisciplina_Oliveira_2023.pdff036aecc2d7d20f7e25bc2ad0c8a7f57MD51123456789/521042023-04-11 19:59:00.272oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52104Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-11T22:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio |
title |
A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio |
spellingShingle |
A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio Oliveira, Francisco José Marinho de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Finanças Matemática Ensino médio BNCC |
title_short |
A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio |
title_full |
A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio |
title_fullStr |
A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio |
title_full_unstemmed |
A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio |
title_sort |
A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio |
author |
Oliveira, Francisco José Marinho de |
author_facet |
Oliveira, Francisco José Marinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5575266297595467 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1605698945852448 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Assis, Márcia Maria Alves de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Duarte, Ronaldo César |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco José Marinho de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2246246461693229 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Jaques Silveira |
contributor_str_mv |
Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes, Jaques Silveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Finanças Matemática Ensino médio BNCC |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Finanças Matemática Ensino médio BNCC |
description |
Diante de tantos desafios enfrentados na sociedade contemporânea, temos a questão das finanças. Durante a Pandemia ocorreram varias transformações sociais e entre elas a perda de emprego, os auxílios governamentais, a ampliação de mercados financeiros digitais, empresas falindo e outras crescendo. Aqueles que estavam organizados financeiramente sofreram menos durante todo o período da Pandemia, porem, os demais sofreram muito e tinham até que esperar auxílio do governo. Pensando numa melhor organização financeira para os estudantes e suas famílias a partir da escola, a nossa pesquisa tem como foco realizar um estudo sobre a Educação Financeira e Matemática para desenvolver uma proposta de sugestão ao de uma disciplina eletiva em Educação Financeira na 1ª serie do Ensino Médio. Para atingir o nosso objetivo, utilizamos o documento da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio em nosso país, dentre outras pesquisas realizadas no âmbito da Educação Financeira. Trazemos problemas relacionados a vida financeira cotidiana, bem como ferramentas matemáticas para auxiliar nas resoluções, sempre fazendo a interligação entre Educação e Matemática Financeira. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-11T22:58:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-11T22:58:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Francisco José Marinho de. A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio. Orientador: Jaques Silveira Lopes. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52104 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Francisco José Marinho de. A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio. Orientador: Jaques Silveira Lopes. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52104/1/Educacaofinanceiradisciplina_Oliveira_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f036aecc2d7d20f7e25bc2ad0c8a7f57 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117659310948352 |