A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco José Marinho de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52104
Resumo: Diante de tantos desafios enfrentados na sociedade contemporânea, temos a questão das finanças. Durante a Pandemia ocorreram varias transformações sociais e entre elas a perda de emprego, os auxílios governamentais, a ampliação de mercados financeiros digitais, empresas falindo e outras crescendo. Aqueles que estavam organizados financeiramente sofreram menos durante todo o período da Pandemia, porem, os demais sofreram muito e tinham até que esperar auxílio do governo. Pensando numa melhor organização financeira para os estudantes e suas famílias a partir da escola, a nossa pesquisa tem como foco realizar um estudo sobre a Educação Financeira e Matemática para desenvolver uma proposta de sugestão ao de uma disciplina eletiva em Educação Financeira na 1ª serie do Ensino Médio. Para atingir o nosso objetivo, utilizamos o documento da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio em nosso país, dentre outras pesquisas realizadas no âmbito da Educação Financeira. Trazemos problemas relacionados a vida financeira cotidiana, bem como ferramentas matemáticas para auxiliar nas resoluções, sempre fazendo a interligação entre Educação e Matemática Financeira.
id UFRN_d715f91e67a5e2dba570373fb7c9d58d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52104
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Francisco José Marinho dehttp://lattes.cnpq.br/5575266297595467http://lattes.cnpq.br/1605698945852448Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2246246461693229Assis, Márcia Maria Alves deDuarte, Ronaldo CésarLopes, Jaques Silveira2023-04-11T22:58:19Z2023-04-11T22:58:19Z2023-02-24OLIVEIRA, Francisco José Marinho de. A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio. Orientador: Jaques Silveira Lopes. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52104Diante de tantos desafios enfrentados na sociedade contemporânea, temos a questão das finanças. Durante a Pandemia ocorreram varias transformações sociais e entre elas a perda de emprego, os auxílios governamentais, a ampliação de mercados financeiros digitais, empresas falindo e outras crescendo. Aqueles que estavam organizados financeiramente sofreram menos durante todo o período da Pandemia, porem, os demais sofreram muito e tinham até que esperar auxílio do governo. Pensando numa melhor organização financeira para os estudantes e suas famílias a partir da escola, a nossa pesquisa tem como foco realizar um estudo sobre a Educação Financeira e Matemática para desenvolver uma proposta de sugestão ao de uma disciplina eletiva em Educação Financeira na 1ª serie do Ensino Médio. Para atingir o nosso objetivo, utilizamos o documento da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio em nosso país, dentre outras pesquisas realizadas no âmbito da Educação Financeira. Trazemos problemas relacionados a vida financeira cotidiana, bem como ferramentas matemáticas para auxiliar nas resoluções, sempre fazendo a interligação entre Educação e Matemática Financeira.Fighting against several challenges faced by the society nowadays. We’ve got the finance issue. During the pandemic many social transformations happened, among them the loss of jobs, governmental help, spreading digital finacial market, companies bankruptecy and others growing. Those people who were financially organized had less suffering during the pandemic time but other citizens suffered a lot even having to wait for government help. Conderned about a better organized financisl life for the students and their families from the school our research focuses on conducting a study on Financial Education and Mathematics to develop a suggestion proposal of an elective subject at Financial Education for the first grade level of High School. Objecting to search our aim, we use the document of National Strategy for Financial Education (ENEF) and National Common Curricular Base (BNCC) with the ways to follow in the New High School in our country, in another research realized in the Financial Education. We bring problems related to daily financial life as well the mathematical tools to help with solving always doing the linking the Education with the Financial Mathematics.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFinançasMatemáticaEnsino médioBNCCA educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaofinanceiradisciplina_Oliveira_2023.pdfapplication/pdf1364380https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52104/1/Educacaofinanceiradisciplina_Oliveira_2023.pdff036aecc2d7d20f7e25bc2ad0c8a7f57MD51123456789/521042023-04-11 19:59:00.272oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52104Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-11T22:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio
title A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio
spellingShingle A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio
Oliveira, Francisco José Marinho de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Finanças
Matemática
Ensino médio
BNCC
title_short A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio
title_full A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio
title_fullStr A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio
title_full_unstemmed A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio
title_sort A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio
author Oliveira, Francisco José Marinho de
author_facet Oliveira, Francisco José Marinho de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5575266297595467
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1605698945852448
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Assis, Márcia Maria Alves de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Duarte, Ronaldo César
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco José Marinho de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2246246461693229
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Jaques Silveira
contributor_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
Lopes, Jaques Silveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Finanças
Matemática
Ensino médio
BNCC
dc.subject.por.fl_str_mv Finanças
Matemática
Ensino médio
BNCC
description Diante de tantos desafios enfrentados na sociedade contemporânea, temos a questão das finanças. Durante a Pandemia ocorreram varias transformações sociais e entre elas a perda de emprego, os auxílios governamentais, a ampliação de mercados financeiros digitais, empresas falindo e outras crescendo. Aqueles que estavam organizados financeiramente sofreram menos durante todo o período da Pandemia, porem, os demais sofreram muito e tinham até que esperar auxílio do governo. Pensando numa melhor organização financeira para os estudantes e suas famílias a partir da escola, a nossa pesquisa tem como foco realizar um estudo sobre a Educação Financeira e Matemática para desenvolver uma proposta de sugestão ao de uma disciplina eletiva em Educação Financeira na 1ª serie do Ensino Médio. Para atingir o nosso objetivo, utilizamos o documento da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio em nosso país, dentre outras pesquisas realizadas no âmbito da Educação Financeira. Trazemos problemas relacionados a vida financeira cotidiana, bem como ferramentas matemáticas para auxiliar nas resoluções, sempre fazendo a interligação entre Educação e Matemática Financeira.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-11T22:58:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-11T22:58:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Francisco José Marinho de. A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio. Orientador: Jaques Silveira Lopes. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52104
identifier_str_mv OLIVEIRA, Francisco José Marinho de. A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio. Orientador: Jaques Silveira Lopes. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52104/1/Educacaofinanceiradisciplina_Oliveira_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f036aecc2d7d20f7e25bc2ad0c8a7f57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117659310948352