Estratégias na redução do custo da não qualidade na indústria da construção civil.
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Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de analisar se a utilização de ferramentas da qualidade, na área da construção civil, com foco nas falhas do descolamento cerâmico, é capaz de contribuir para a redução dos custos da não qualidade. Para alcançar o que o trabalho propõe, foi utilizada uma pesquisa de caráter descritivo, qualitativo e exploratório, as informações foram adquiridas pela coleta de dados secundários obtidos através de representantes da construtora, e dados primários por meio de entrevistas realizadas com gestores e funcionários da empresa em questão. Após estudo de caso, foi observado que o conhecimento prévio dos riscos da não qualidade cooperam para a redução dos custos na Construção Civil, e que a utilização de ferramentas da qualidade como o Gráfico de Pareto e Diagrama de Ishikawa, Brainstorming e 5W2H, utilizados para identificar as possíveis causas das não conformidades no estudo em questão, cooperam para um melhor diagnóstico das falhas num todo, bem como serve para a elaboração de um plano de ação com o objetivo de atuar na correção das falhas identificadas. |
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2022-04-08T14:46:52Z2022-04-08T14:46:52Z2021-03-12https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/425Este trabalho tem o objetivo de analisar se a utilização de ferramentas da qualidade, na área da construção civil, com foco nas falhas do descolamento cerâmico, é capaz de contribuir para a redução dos custos da não qualidade. Para alcançar o que o trabalho propõe, foi utilizada uma pesquisa de caráter descritivo, qualitativo e exploratório, as informações foram adquiridas pela coleta de dados secundários obtidos através de representantes da construtora, e dados primários por meio de entrevistas realizadas com gestores e funcionários da empresa em questão. Após estudo de caso, foi observado que o conhecimento prévio dos riscos da não qualidade cooperam para a redução dos custos na Construção Civil, e que a utilização de ferramentas da qualidade como o Gráfico de Pareto e Diagrama de Ishikawa, Brainstorming e 5W2H, utilizados para identificar as possíveis causas das não conformidades no estudo em questão, cooperam para um melhor diagnóstico das falhas num todo, bem como serve para a elaboração de um plano de ação com o objetivo de atuar na correção das falhas identificadas.This work aims to analyze whether the use of quality tools, in the area of civil construction, with a focus on the failures of ceramic detachment, is able to contribute to the reduction of non-quality costs. To achieve what the work proposes, a descriptive, qualitative and exploratory research was used, the information was acquired by collecting secondary data obtained through representatives of the construction company, and primary data through interviews with managers and employees of the company. in question. After a case study, it was observed that prior knowledge of the risks of non-quality cooperate to reduce costs in Civil Construction, and that the use of quality tools such as the Pareto Graph and Ishikawa Diagram, Brainstorming and 5W2H, used to identify the possible causes of non-conformities in the study in question, cooperate for a better diagnosis of the failures as a whole, as well as serve for the elaboration of an action plan with the objective of acting in the correction of the identified failures.19fBREDA, Eymard de Meira. DOCUMENTO ISO/TC 176/SC2 N1222 (julho/2014): O RISCO NA ISO 9001:2015 disponível em: http://www.sascertificadora.com.br/arquivos/O%20RISCO%20NA%20ISO%209001.pdf. Acesso em 02 de fevereiro de 2021. CAMPOS, Vicente Falconi. Gerência da Qualidade Total: estratégia para aumentar a competitividade da empresa brasileira. Rio de Janeiro: Bloch, 1989. CBIC, Câmara Brasileira de Indústria da Construção. Construção civil é a locomotiva do crescimento, com emprego e renda. Disponível em: https://cbic.org.br/construcao-civil-e-a-locomotiva-do-crescimento-com-emprego-e-renda/. Acesso em 28 de janeiro de 2021. CHIAVENATO, Idalberto L. Qualidade do Atendimento ao Cliente: Um Grande Diferencial Competitivo Para as Organizações. Revista de Iniciação Científica – RIC Cairu. Jun. 2015, Vol 02, n° 02, p. 155-172. CROSBY, Philip B.. Qualidade é investimento. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. DI DOMENICO, Gino Berninzon. 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