POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade de Oliveira, Brena Kécia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa de Oliveira, Meyre-Ester
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8598
Resumo: O presente trabalho busca investigar a produção de dissertações e teses relacionadas a políticas de currículo para o ensino médio que focalizem a disciplina de Sociologia, considerando sua intermitência histórica no currículo oficial, como um fato problemático. O objetivo desse estudo é conhecer os direcionamentos realizados pelas respectivas pesquisas, possibilitando, por conseguinte, refletirmos sobre a epistemologia, enquanto construção social. Ancoramos as análises dos estudos realizados em Ball (2001), Ball e Bower (1994), Mainardes (2006) e Lopes (2008). O presente arcabouço contextual se estabelece por intermédio da pesquisa de cunho qualitativo, subsidiada pela revisão de literatura. As produções acadêmicas analisadas apresentam particularidades, no que tange aos procedimentos metodológicos, aos interlocutores e às delimitações dos objetos de pesquisa. Há inclusive em alguns trabalhos um direcionamento de prescrição sobre como as instituições escolares devem proceder no processo educativo. Aliado a esse panorama, a Sociologia, enquanto componente curricular é situada numa gama de jogos de interesses em constantes disputas.
id IFRN-3_06a2cfa85fb3bd514ccd71e4e46f2e02
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/8598
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICAEnsino médioCurrículo oficialDisciplina de SociologiaRevisão de literatura.O presente trabalho busca investigar a produção de dissertações e teses relacionadas a políticas de currículo para o ensino médio que focalizem a disciplina de Sociologia, considerando sua intermitência histórica no currículo oficial, como um fato problemático. O objetivo desse estudo é conhecer os direcionamentos realizados pelas respectivas pesquisas, possibilitando, por conseguinte, refletirmos sobre a epistemologia, enquanto construção social. Ancoramos as análises dos estudos realizados em Ball (2001), Ball e Bower (1994), Mainardes (2006) e Lopes (2008). O presente arcabouço contextual se estabelece por intermédio da pesquisa de cunho qualitativo, subsidiada pela revisão de literatura. As produções acadêmicas analisadas apresentam particularidades, no que tange aos procedimentos metodológicos, aos interlocutores e às delimitações dos objetos de pesquisa. Há inclusive em alguns trabalhos um direcionamento de prescrição sobre como as instituições escolares devem proceder no processo educativo. Aliado a esse panorama, a Sociologia, enquanto componente curricular é situada numa gama de jogos de interesses em constantes disputas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/859810.15628/holos.2022.8598HOLOS; v. 2 (2022); 1-181807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8598/3339Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade de Oliveira, Brena KéciaBarbosa de Oliveira, Meyre-Ester2022-10-27T13:44:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8598Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-10-27T13:44:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
title POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
spellingShingle POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Andrade de Oliveira, Brena Kécia
Ensino médio
Currículo oficial
Disciplina de Sociologia
Revisão de literatura.
title_short POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
title_full POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
title_fullStr POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
title_full_unstemmed POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
title_sort POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
author Andrade de Oliveira, Brena Kécia
author_facet Andrade de Oliveira, Brena Kécia
Barbosa de Oliveira, Meyre-Ester
author_role author
author2 Barbosa de Oliveira, Meyre-Ester
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade de Oliveira, Brena Kécia
Barbosa de Oliveira, Meyre-Ester
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Currículo oficial
Disciplina de Sociologia
Revisão de literatura.
topic Ensino médio
Currículo oficial
Disciplina de Sociologia
Revisão de literatura.
description O presente trabalho busca investigar a produção de dissertações e teses relacionadas a políticas de currículo para o ensino médio que focalizem a disciplina de Sociologia, considerando sua intermitência histórica no currículo oficial, como um fato problemático. O objetivo desse estudo é conhecer os direcionamentos realizados pelas respectivas pesquisas, possibilitando, por conseguinte, refletirmos sobre a epistemologia, enquanto construção social. Ancoramos as análises dos estudos realizados em Ball (2001), Ball e Bower (1994), Mainardes (2006) e Lopes (2008). O presente arcabouço contextual se estabelece por intermédio da pesquisa de cunho qualitativo, subsidiada pela revisão de literatura. As produções acadêmicas analisadas apresentam particularidades, no que tange aos procedimentos metodológicos, aos interlocutores e às delimitações dos objetos de pesquisa. Há inclusive em alguns trabalhos um direcionamento de prescrição sobre como as instituições escolares devem proceder no processo educativo. Aliado a esse panorama, a Sociologia, enquanto componente curricular é situada numa gama de jogos de interesses em constantes disputas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8598
10.15628/holos.2022.8598
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8598
identifier_str_mv 10.15628/holos.2022.8598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8598/3339
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2022); 1-18
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624694038528