POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8598 |
Resumo: | O presente trabalho busca investigar a produção de dissertações e teses relacionadas a políticas de currículo para o ensino médio que focalizem a disciplina de Sociologia, considerando sua intermitência histórica no currículo oficial, como um fato problemático. O objetivo desse estudo é conhecer os direcionamentos realizados pelas respectivas pesquisas, possibilitando, por conseguinte, refletirmos sobre a epistemologia, enquanto construção social. Ancoramos as análises dos estudos realizados em Ball (2001), Ball e Bower (1994), Mainardes (2006) e Lopes (2008). O presente arcabouço contextual se estabelece por intermédio da pesquisa de cunho qualitativo, subsidiada pela revisão de literatura. As produções acadêmicas analisadas apresentam particularidades, no que tange aos procedimentos metodológicos, aos interlocutores e às delimitações dos objetos de pesquisa. Há inclusive em alguns trabalhos um direcionamento de prescrição sobre como as instituições escolares devem proceder no processo educativo. Aliado a esse panorama, a Sociologia, enquanto componente curricular é situada numa gama de jogos de interesses em constantes disputas. |
id |
IFRN-3_06a2cfa85fb3bd514ccd71e4e46f2e02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/8598 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICAEnsino médioCurrículo oficialDisciplina de SociologiaRevisão de literatura.O presente trabalho busca investigar a produção de dissertações e teses relacionadas a políticas de currículo para o ensino médio que focalizem a disciplina de Sociologia, considerando sua intermitência histórica no currículo oficial, como um fato problemático. O objetivo desse estudo é conhecer os direcionamentos realizados pelas respectivas pesquisas, possibilitando, por conseguinte, refletirmos sobre a epistemologia, enquanto construção social. Ancoramos as análises dos estudos realizados em Ball (2001), Ball e Bower (1994), Mainardes (2006) e Lopes (2008). O presente arcabouço contextual se estabelece por intermédio da pesquisa de cunho qualitativo, subsidiada pela revisão de literatura. As produções acadêmicas analisadas apresentam particularidades, no que tange aos procedimentos metodológicos, aos interlocutores e às delimitações dos objetos de pesquisa. Há inclusive em alguns trabalhos um direcionamento de prescrição sobre como as instituições escolares devem proceder no processo educativo. Aliado a esse panorama, a Sociologia, enquanto componente curricular é situada numa gama de jogos de interesses em constantes disputas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/859810.15628/holos.2022.8598HOLOS; v. 2 (2022); 1-181807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8598/3339Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade de Oliveira, Brena KéciaBarbosa de Oliveira, Meyre-Ester2022-10-27T13:44:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8598Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-10-27T13:44:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title |
POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
spellingShingle |
POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA Andrade de Oliveira, Brena Kécia Ensino médio Currículo oficial Disciplina de Sociologia Revisão de literatura. |
title_short |
POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title_full |
POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title_fullStr |
POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title_full_unstemmed |
POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title_sort |
POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
author |
Andrade de Oliveira, Brena Kécia |
author_facet |
Andrade de Oliveira, Brena Kécia Barbosa de Oliveira, Meyre-Ester |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa de Oliveira, Meyre-Ester |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade de Oliveira, Brena Kécia Barbosa de Oliveira, Meyre-Ester |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Currículo oficial Disciplina de Sociologia Revisão de literatura. |
topic |
Ensino médio Currículo oficial Disciplina de Sociologia Revisão de literatura. |
description |
O presente trabalho busca investigar a produção de dissertações e teses relacionadas a políticas de currículo para o ensino médio que focalizem a disciplina de Sociologia, considerando sua intermitência histórica no currículo oficial, como um fato problemático. O objetivo desse estudo é conhecer os direcionamentos realizados pelas respectivas pesquisas, possibilitando, por conseguinte, refletirmos sobre a epistemologia, enquanto construção social. Ancoramos as análises dos estudos realizados em Ball (2001), Ball e Bower (1994), Mainardes (2006) e Lopes (2008). O presente arcabouço contextual se estabelece por intermédio da pesquisa de cunho qualitativo, subsidiada pela revisão de literatura. As produções acadêmicas analisadas apresentam particularidades, no que tange aos procedimentos metodológicos, aos interlocutores e às delimitações dos objetos de pesquisa. Há inclusive em alguns trabalhos um direcionamento de prescrição sobre como as instituições escolares devem proceder no processo educativo. Aliado a esse panorama, a Sociologia, enquanto componente curricular é situada numa gama de jogos de interesses em constantes disputas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8598 10.15628/holos.2022.8598 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8598 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2022.8598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8598/3339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2022); 1-18 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951624694038528 |