NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE RECURSOS PESQUEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Luciana do Nascimento
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Chagas, Patrícia Carla Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/699
Resumo: Os cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN são distribuídos nas modalidades integrado, subsequente e EJA, este último para a inserção daqueles que estão há anos fora da sala de aula e apresentam dificuldades no processo de aprendizagem. O presente estudo nos mostra um relato de experiências com pessoas jovens e adultas, sob a perspectiva de abordar uma realidade que envolve alunos em ciclos de vida e faixa etárias similares aos sujeitos da modalidade EJA, o que foi presenciado na modalidade subsequente do curso técnico em Recursos Pesqueiros. O objetivo deste trabalho é analisar a prática andragógica, isto é, a arte de educação voltada a adultos. Através da aplicação de um questionário a esses alunos foram obtidos resultados que puderam explicar melhor os motivos das dificuldade no processo de aprendizagem, e que nos aponta a necessidade de se pensar práticas de ensino com base na andragogia.
id IFRN-3_27b21f4919d405f76994a5ddaf1bfa0a
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/699
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE RECURSOS PESQUEIROSOs cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN são distribuídos nas modalidades integrado, subsequente e EJA, este último para a inserção daqueles que estão há anos fora da sala de aula e apresentam dificuldades no processo de aprendizagem. O presente estudo nos mostra um relato de experiências com pessoas jovens e adultas, sob a perspectiva de abordar uma realidade que envolve alunos em ciclos de vida e faixa etárias similares aos sujeitos da modalidade EJA, o que foi presenciado na modalidade subsequente do curso técnico em Recursos Pesqueiros. O objetivo deste trabalho é analisar a prática andragógica, isto é, a arte de educação voltada a adultos. Através da aplicação de um questionário a esses alunos foram obtidos resultados que puderam explicar melhor os motivos das dificuldade no processo de aprendizagem, e que nos aponta a necessidade de se pensar práticas de ensino com base na andragogia.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2013-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/69910.15628/holos.2013.699HOLOS; v. 2 (2013); 196-2051807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/699/669Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Luciana do NascimentoChagas, Patrícia Carla Macedo2022-05-01T20:36:49Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/699Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:36:49Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE RECURSOS PESQUEIROS
title NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE RECURSOS PESQUEIROS
spellingShingle NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE RECURSOS PESQUEIROS
Mendes, Luciana do Nascimento
title_short NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE RECURSOS PESQUEIROS
title_full NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE RECURSOS PESQUEIROS
title_fullStr NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE RECURSOS PESQUEIROS
title_full_unstemmed NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE RECURSOS PESQUEIROS
title_sort NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE RECURSOS PESQUEIROS
author Mendes, Luciana do Nascimento
author_facet Mendes, Luciana do Nascimento
Chagas, Patrícia Carla Macedo
author_role author
author2 Chagas, Patrícia Carla Macedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Luciana do Nascimento
Chagas, Patrícia Carla Macedo
description Os cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN são distribuídos nas modalidades integrado, subsequente e EJA, este último para a inserção daqueles que estão há anos fora da sala de aula e apresentam dificuldades no processo de aprendizagem. O presente estudo nos mostra um relato de experiências com pessoas jovens e adultas, sob a perspectiva de abordar uma realidade que envolve alunos em ciclos de vida e faixa etárias similares aos sujeitos da modalidade EJA, o que foi presenciado na modalidade subsequente do curso técnico em Recursos Pesqueiros. O objetivo deste trabalho é analisar a prática andragógica, isto é, a arte de educação voltada a adultos. Através da aplicação de um questionário a esses alunos foram obtidos resultados que puderam explicar melhor os motivos das dificuldade no processo de aprendizagem, e que nos aponta a necessidade de se pensar práticas de ensino com base na andragogia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/699
10.15628/holos.2013.699
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/699
identifier_str_mv 10.15628/holos.2013.699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/699/669
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2013); 196-205
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951618531557376