A USABILIDADE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O MOODLE NO IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2957 |
Resumo: | O Moodle, ambiente virtual de aprendizagem derivado do conceito de e-Learning, foi implantado em diversas instituições de ensino, aumentando assim a oferta de cursos de ensino a distância consideravelmente na última década, bem como as instituições que atuam com essa metodologia. Destaca-se na modalidade de educação a distância, a importância da estrutura fornecida pela instituição aos alunos que deve permear por características baseadas numa usabilidade adequada, pois é através da interface que o usuário/aluno percebe, vê e busca as informações. Nessa perspectiva, o presente estudo buscou identificar as características referentes à usabilidade do moodle no IFRN – Campus Currais Novos. A pesquisa, feita no período de dezembro de 2014 a janeiro de 2015, de caráter descritivo e de campo foi realizada com 153 alunos (com 86 respostas válidas) do curso técnico em Segurança do Trabalho através da aplicação de questionário em que os dados foram coletados e em seguida analisados. Os resultados revelaram que a maior parte dos alunos pesquisados está satisfeita com o moodle, porém, uma parcela considerável dos alunos se mostraram descontentes com o mesmo, explicitando, em sua maioria, que o design precisa ser melhorado. Por fim, os resultados apresentados se limitam a uma realidade específica de um ambiente virtual, de um curso e uma instituição, não podendo ser generalizado para outras instituições, cursos ou ambientes virtuais. |
id |
IFRN-3_2d05ec0b5cf3eb140259d8b6db60e451 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2957 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A USABILIDADE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O MOODLE NO IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOSUsabilidadeE-LearningAmbiente Virtual de AprendizagemMoodleO Moodle, ambiente virtual de aprendizagem derivado do conceito de e-Learning, foi implantado em diversas instituições de ensino, aumentando assim a oferta de cursos de ensino a distância consideravelmente na última década, bem como as instituições que atuam com essa metodologia. Destaca-se na modalidade de educação a distância, a importância da estrutura fornecida pela instituição aos alunos que deve permear por características baseadas numa usabilidade adequada, pois é através da interface que o usuário/aluno percebe, vê e busca as informações. Nessa perspectiva, o presente estudo buscou identificar as características referentes à usabilidade do moodle no IFRN – Campus Currais Novos. A pesquisa, feita no período de dezembro de 2014 a janeiro de 2015, de caráter descritivo e de campo foi realizada com 153 alunos (com 86 respostas válidas) do curso técnico em Segurança do Trabalho através da aplicação de questionário em que os dados foram coletados e em seguida analisados. Os resultados revelaram que a maior parte dos alunos pesquisados está satisfeita com o moodle, porém, uma parcela considerável dos alunos se mostraram descontentes com o mesmo, explicitando, em sua maioria, que o design precisa ser melhorado. Por fim, os resultados apresentados se limitam a uma realidade específica de um ambiente virtual, de um curso e uma instituição, não podendo ser generalizado para outras instituições, cursos ou ambientes virtuais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/295710.15628/holos.2015.2957HOLOS; v. 6 (2015); 338-3541807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2957/1234Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Giovana SilvaBalbino, Lucas AlvesGomes, Danilo Cortez2022-05-01T20:24:47Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2957Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:24:47Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A USABILIDADE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O MOODLE NO IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOS |
title |
A USABILIDADE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O MOODLE NO IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOS |
spellingShingle |
A USABILIDADE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O MOODLE NO IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOS Santos, Giovana Silva Usabilidade E-Learning Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle |
title_short |
A USABILIDADE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O MOODLE NO IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOS |
title_full |
A USABILIDADE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O MOODLE NO IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOS |
title_fullStr |
A USABILIDADE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O MOODLE NO IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOS |
title_full_unstemmed |
A USABILIDADE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O MOODLE NO IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOS |
title_sort |
A USABILIDADE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O MOODLE NO IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOS |
author |
Santos, Giovana Silva |
author_facet |
Santos, Giovana Silva Balbino, Lucas Alves Gomes, Danilo Cortez |
author_role |
author |
author2 |
Balbino, Lucas Alves Gomes, Danilo Cortez |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Giovana Silva Balbino, Lucas Alves Gomes, Danilo Cortez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Usabilidade E-Learning Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle |
topic |
Usabilidade E-Learning Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle |
description |
O Moodle, ambiente virtual de aprendizagem derivado do conceito de e-Learning, foi implantado em diversas instituições de ensino, aumentando assim a oferta de cursos de ensino a distância consideravelmente na última década, bem como as instituições que atuam com essa metodologia. Destaca-se na modalidade de educação a distância, a importância da estrutura fornecida pela instituição aos alunos que deve permear por características baseadas numa usabilidade adequada, pois é através da interface que o usuário/aluno percebe, vê e busca as informações. Nessa perspectiva, o presente estudo buscou identificar as características referentes à usabilidade do moodle no IFRN – Campus Currais Novos. A pesquisa, feita no período de dezembro de 2014 a janeiro de 2015, de caráter descritivo e de campo foi realizada com 153 alunos (com 86 respostas válidas) do curso técnico em Segurança do Trabalho através da aplicação de questionário em que os dados foram coletados e em seguida analisados. Os resultados revelaram que a maior parte dos alunos pesquisados está satisfeita com o moodle, porém, uma parcela considerável dos alunos se mostraram descontentes com o mesmo, explicitando, em sua maioria, que o design precisa ser melhorado. Por fim, os resultados apresentados se limitam a uma realidade específica de um ambiente virtual, de um curso e uma instituição, não podendo ser generalizado para outras instituições, cursos ou ambientes virtuais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2957 10.15628/holos.2015.2957 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2957 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.2957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2957/1234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2015); 338-354 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951617146388480 |