A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Rita Vieira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Poulin, Jean-Robert, Silveira, Selene Maria Penaforte, Lavergne, Rémi Fernand
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52451
Resumo: Este texto apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza. O estudo teve como objetivo identificar as características das práticas de gestão escolar e de ensino e, ainda, de construir, em cooperação com os atores da escola, estratégias de acompanhamento, visando à transformação das práticas de gestão e de ensino em uma perspectiva de educação inclusiva. O acompanhamento visava compreender a mudança de atitudes e das práticas de gestão e de ensino na perspectiva de atende as diferenças de todos os alunos da escola. A base teórica apoia-se sobre as teorias socioconstrutivistas da mudança organizacional de Crozier e Friedberg e do acompanhamento dos docentes de Lafortune e Daudelin. A pesquisa colaborativa envolveu a equipe de gestores e professores da escola acompanhados pela equipe de pesquisadores durante três anos. Os resultados indicam que o acompanhamento constitui uma dimensão importante para promover a mudança na escola e que este período parece pontuar situações que provocam desequilíbrio e equilíbrio nos atores implicados. A gestão participativa se revelou como meio importante para promover uma escola que acolhe todos os alunos. As práticas pedagógicas que se mostraram eficazes no atendimento às diferenças na classe foram aquelas que estavam pautadas em uma gestão do ensino que organiza e dinamiza as situações de aprendizagem, que incluem os alunos na própria aprendizagem e, especialmente, que gerem a progressão das aprendizagens dos alunos. Conclui-se que a passagem de uma escola tradicional para uma escola inclusiva acarreta em transformações profundas da gestão administrativa e das práticas educativas.
id UFC-7_a4119b5bacd09e1468853a97e648c45b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52451
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolarInclusão escolarGestão escolarPráticas pedagógicas inclusivasPesquisa colaborativaEste texto apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza. O estudo teve como objetivo identificar as características das práticas de gestão escolar e de ensino e, ainda, de construir, em cooperação com os atores da escola, estratégias de acompanhamento, visando à transformação das práticas de gestão e de ensino em uma perspectiva de educação inclusiva. O acompanhamento visava compreender a mudança de atitudes e das práticas de gestão e de ensino na perspectiva de atende as diferenças de todos os alunos da escola. A base teórica apoia-se sobre as teorias socioconstrutivistas da mudança organizacional de Crozier e Friedberg e do acompanhamento dos docentes de Lafortune e Daudelin. A pesquisa colaborativa envolveu a equipe de gestores e professores da escola acompanhados pela equipe de pesquisadores durante três anos. Os resultados indicam que o acompanhamento constitui uma dimensão importante para promover a mudança na escola e que este período parece pontuar situações que provocam desequilíbrio e equilíbrio nos atores implicados. A gestão participativa se revelou como meio importante para promover uma escola que acolhe todos os alunos. As práticas pedagógicas que se mostraram eficazes no atendimento às diferenças na classe foram aquelas que estavam pautadas em uma gestão do ensino que organiza e dinamiza as situações de aprendizagem, que incluem os alunos na própria aprendizagem e, especialmente, que gerem a progressão das aprendizagens dos alunos. Conclui-se que a passagem de uma escola tradicional para uma escola inclusiva acarreta em transformações profundas da gestão administrativa e das práticas educativas.InFor Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da UNESP2020-06-18T18:33:15Z2020-06-18T18:33:15Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean-Robert; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte; LAVERGNE, Rémi Fernand. A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar. InFor Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da UNESP, São Paulo (SP), v. 1, p. 31-49, 2015.2525-3476http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52451Figueiredo, Rita Vieira dePoulin, Jean-RobertSilveira, Selene Maria PenaforteLavergne, Rémi Fernandporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-18T18:33:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52451Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:39.356996Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar
title A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar
spellingShingle A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar
Figueiredo, Rita Vieira de
Inclusão escolar
Gestão escolar
Práticas pedagógicas inclusivas
Pesquisa colaborativa
title_short A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar
title_full A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar
title_fullStr A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar
title_full_unstemmed A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar
title_sort A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar
author Figueiredo, Rita Vieira de
author_facet Figueiredo, Rita Vieira de
Poulin, Jean-Robert
Silveira, Selene Maria Penaforte
Lavergne, Rémi Fernand
author_role author
author2 Poulin, Jean-Robert
Silveira, Selene Maria Penaforte
Lavergne, Rémi Fernand
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Rita Vieira de
Poulin, Jean-Robert
Silveira, Selene Maria Penaforte
Lavergne, Rémi Fernand
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Gestão escolar
Práticas pedagógicas inclusivas
Pesquisa colaborativa
topic Inclusão escolar
Gestão escolar
Práticas pedagógicas inclusivas
Pesquisa colaborativa
description Este texto apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza. O estudo teve como objetivo identificar as características das práticas de gestão escolar e de ensino e, ainda, de construir, em cooperação com os atores da escola, estratégias de acompanhamento, visando à transformação das práticas de gestão e de ensino em uma perspectiva de educação inclusiva. O acompanhamento visava compreender a mudança de atitudes e das práticas de gestão e de ensino na perspectiva de atende as diferenças de todos os alunos da escola. A base teórica apoia-se sobre as teorias socioconstrutivistas da mudança organizacional de Crozier e Friedberg e do acompanhamento dos docentes de Lafortune e Daudelin. A pesquisa colaborativa envolveu a equipe de gestores e professores da escola acompanhados pela equipe de pesquisadores durante três anos. Os resultados indicam que o acompanhamento constitui uma dimensão importante para promover a mudança na escola e que este período parece pontuar situações que provocam desequilíbrio e equilíbrio nos atores implicados. A gestão participativa se revelou como meio importante para promover uma escola que acolhe todos os alunos. As práticas pedagógicas que se mostraram eficazes no atendimento às diferenças na classe foram aquelas que estavam pautadas em uma gestão do ensino que organiza e dinamiza as situações de aprendizagem, que incluem os alunos na própria aprendizagem e, especialmente, que gerem a progressão das aprendizagens dos alunos. Conclui-se que a passagem de uma escola tradicional para uma escola inclusiva acarreta em transformações profundas da gestão administrativa e das práticas educativas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-06-18T18:33:15Z
2020-06-18T18:33:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean-Robert; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte; LAVERGNE, Rémi Fernand. A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar. InFor Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da UNESP, São Paulo (SP), v. 1, p. 31-49, 2015.
2525-3476
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52451
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean-Robert; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte; LAVERGNE, Rémi Fernand. A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar. InFor Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da UNESP, São Paulo (SP), v. 1, p. 31-49, 2015.
2525-3476
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv InFor Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da UNESP
publisher.none.fl_str_mv InFor Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029000178565120