COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5965 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo medir o nível de conhecimento de docentes de Ciências Contábeis de programas de graduação do estado do Rio Grande do Norte sobre a Estrutura Conceitual Básica. A metodologia do trabalho se caracteriza como descritiva-qualitativa. Para tanto, foi elaborado um questionário online em escala Likert de cinco pontos.Como resultado, destaca-se que o nível de conhecimento dos docentes sobre a Estrutura Conceitual é considerado alto. A importância da Estrutura Conceitual e a frequência que o assunto deve ser discutido em sala de aula são consideradas, por parte dos docentes, alta. Ainda assim, 69% dos entrevistados nunca realizou pesquisas relacionadas à estrutura. Outro resultado foi que o nível de conhecimento dos docentes sobre o assunto não varia de acordo com a região, instituição de ensino (pública ou privada) e disciplinas que lecionam. |
id |
IFRN-3_4b63398929ab3e2e696a57265061ebed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5965 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICAContabilidadeEstrutura ConceitualNível de compreensão.O presente trabalho teve como objetivo medir o nível de conhecimento de docentes de Ciências Contábeis de programas de graduação do estado do Rio Grande do Norte sobre a Estrutura Conceitual Básica. A metodologia do trabalho se caracteriza como descritiva-qualitativa. Para tanto, foi elaborado um questionário online em escala Likert de cinco pontos.Como resultado, destaca-se que o nível de conhecimento dos docentes sobre a Estrutura Conceitual é considerado alto. A importância da Estrutura Conceitual e a frequência que o assunto deve ser discutido em sala de aula são consideradas, por parte dos docentes, alta. Ainda assim, 69% dos entrevistados nunca realizou pesquisas relacionadas à estrutura. Outro resultado foi que o nível de conhecimento dos docentes sobre o assunto não varia de acordo com a região, instituição de ensino (pública ou privada) e disciplinas que lecionam.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/596510.15628/holos.2018.5965HOLOS; v. 1 (2018); 180-1921807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5965/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Ígor FigueirêdoAxiole, Arianne RaquelMelo, Clayton Levy Lima deLucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira2022-05-01T19:32:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5965Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:32:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA |
title |
COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA |
spellingShingle |
COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA Leite, Ígor Figueirêdo Contabilidade Estrutura Conceitual Nível de compreensão. |
title_short |
COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA |
title_full |
COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA |
title_fullStr |
COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA |
title_full_unstemmed |
COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA |
title_sort |
COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA |
author |
Leite, Ígor Figueirêdo |
author_facet |
Leite, Ígor Figueirêdo Axiole, Arianne Raquel Melo, Clayton Levy Lima de Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Axiole, Arianne Raquel Melo, Clayton Levy Lima de Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Ígor Figueirêdo Axiole, Arianne Raquel Melo, Clayton Levy Lima de Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade Estrutura Conceitual Nível de compreensão. |
topic |
Contabilidade Estrutura Conceitual Nível de compreensão. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo medir o nível de conhecimento de docentes de Ciências Contábeis de programas de graduação do estado do Rio Grande do Norte sobre a Estrutura Conceitual Básica. A metodologia do trabalho se caracteriza como descritiva-qualitativa. Para tanto, foi elaborado um questionário online em escala Likert de cinco pontos.Como resultado, destaca-se que o nível de conhecimento dos docentes sobre a Estrutura Conceitual é considerado alto. A importância da Estrutura Conceitual e a frequência que o assunto deve ser discutido em sala de aula são consideradas, por parte dos docentes, alta. Ainda assim, 69% dos entrevistados nunca realizou pesquisas relacionadas à estrutura. Outro resultado foi que o nível de conhecimento dos docentes sobre o assunto não varia de acordo com a região, instituição de ensino (pública ou privada) e disciplinas que lecionam. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5965 10.15628/holos.2018.5965 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5965 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.5965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5965/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2018); 180-192 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951623650705408 |