IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
DOI: | 10.15628/holos.2021.12008 |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12008 |
Resumo: | Diante o cenário pandêmico do novo coronavírus, SARS-CoV2, as unidades educacionais investiram no ensino remoto se adaptando e reinventando o processo de ensino-aprendizagem em meio a incertezas e limitações de diversas ordens. O presente estudo objetivou avaliar o uso de algumas metodologias alternativas como formulário do Google Forms, Mapa conceitual, Kahoot e Curta-metragem. Observou-se que o formulário Google Forms assim como o Curta-Metragem tiveram uma aceitação de 90% dos alunos, 60% afirmaram que o mapa conceitual melhorou o entendimento do conteúdo Metabolismo Energético e 90,9% obtiveram pontuação acima da média 7 (sete) durante o Kahoot. Portanto, a implementação de metodologias alternativas como método avaliativo a fim de estimular o protagonismo discente durante o ensino remoto se mostrou positiva, permitindo aos licenciandos exercer autonomia na elaboração e execução de atividades na construção do seu conhecimento e dos demais colegas, assim oportunizando a experiência da prática docente durante a graduação. |
id |
IFRN-3_4e22264df3927867c4e1893e14f88952 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/12008 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
spelling |
IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOSEnsino RemotoKahootGoogle FormsCoronavírusDiante o cenário pandêmico do novo coronavírus, SARS-CoV2, as unidades educacionais investiram no ensino remoto se adaptando e reinventando o processo de ensino-aprendizagem em meio a incertezas e limitações de diversas ordens. O presente estudo objetivou avaliar o uso de algumas metodologias alternativas como formulário do Google Forms, Mapa conceitual, Kahoot e Curta-metragem. Observou-se que o formulário Google Forms assim como o Curta-Metragem tiveram uma aceitação de 90% dos alunos, 60% afirmaram que o mapa conceitual melhorou o entendimento do conteúdo Metabolismo Energético e 90,9% obtiveram pontuação acima da média 7 (sete) durante o Kahoot. Portanto, a implementação de metodologias alternativas como método avaliativo a fim de estimular o protagonismo discente durante o ensino remoto se mostrou positiva, permitindo aos licenciandos exercer autonomia na elaboração e execução de atividades na construção do seu conhecimento e dos demais colegas, assim oportunizando a experiência da prática docente durante a graduação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1200810.15628/holos.2021.12008HOLOS; v. 4 (2021); 1-161807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12008/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessJorge Benevides, Jorgeana de AlmeidaFaustino de Sousa, José LuisRibeiro Moura, Lya de QueirozMatos Costa, Ellen Larissade Lima Filho, Luiz Osmar2022-04-29T11:01:12Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/12008Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T11:01:12Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS |
title |
IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS |
spellingShingle |
IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS Jorge Benevides, Jorgeana de Almeida Ensino Remoto Kahoot Google Forms Coronavírus Jorge Benevides, Jorgeana de Almeida Ensino Remoto Kahoot Google Forms Coronavírus |
title_short |
IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS |
title_full |
IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS |
title_fullStr |
IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS |
title_full_unstemmed |
IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS |
title_sort |
IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS |
author |
Jorge Benevides, Jorgeana de Almeida |
author_facet |
Jorge Benevides, Jorgeana de Almeida Jorge Benevides, Jorgeana de Almeida Faustino de Sousa, José Luis Ribeiro Moura, Lya de Queiroz Matos Costa, Ellen Larissa de Lima Filho, Luiz Osmar Faustino de Sousa, José Luis Ribeiro Moura, Lya de Queiroz Matos Costa, Ellen Larissa de Lima Filho, Luiz Osmar |
author_role |
author |
author2 |
Faustino de Sousa, José Luis Ribeiro Moura, Lya de Queiroz Matos Costa, Ellen Larissa de Lima Filho, Luiz Osmar |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge Benevides, Jorgeana de Almeida Faustino de Sousa, José Luis Ribeiro Moura, Lya de Queiroz Matos Costa, Ellen Larissa de Lima Filho, Luiz Osmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Kahoot Google Forms Coronavírus |
topic |
Ensino Remoto Kahoot Google Forms Coronavírus |
description |
Diante o cenário pandêmico do novo coronavírus, SARS-CoV2, as unidades educacionais investiram no ensino remoto se adaptando e reinventando o processo de ensino-aprendizagem em meio a incertezas e limitações de diversas ordens. O presente estudo objetivou avaliar o uso de algumas metodologias alternativas como formulário do Google Forms, Mapa conceitual, Kahoot e Curta-metragem. Observou-se que o formulário Google Forms assim como o Curta-Metragem tiveram uma aceitação de 90% dos alunos, 60% afirmaram que o mapa conceitual melhorou o entendimento do conteúdo Metabolismo Energético e 90,9% obtiveram pontuação acima da média 7 (sete) durante o Kahoot. Portanto, a implementação de metodologias alternativas como método avaliativo a fim de estimular o protagonismo discente durante o ensino remoto se mostrou positiva, permitindo aos licenciandos exercer autonomia na elaboração e execução de atividades na construção do seu conhecimento e dos demais colegas, assim oportunizando a experiência da prática docente durante a graduação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12008 10.15628/holos.2021.12008 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12008 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.12008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12008/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2021); 1-16 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1822183240400633856 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15628/holos.2021.12008 |