IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge Benevides, Jorgeana de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Faustino de Sousa, José Luis, Ribeiro Moura, Lya de Queiroz, Matos Costa, Ellen Larissa, de Lima Filho, Luiz Osmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
DOI: 10.15628/holos.2021.12008
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12008
Resumo: Diante o cenário pandêmico do novo coronavírus, SARS-CoV2, as unidades educacionais investiram no ensino remoto se adaptando e reinventando o processo de ensino-aprendizagem em meio a incertezas e limitações de diversas ordens. O presente estudo objetivou avaliar o uso de algumas metodologias alternativas como formulário do Google Forms, Mapa conceitual, Kahoot e Curta-metragem. Observou-se que o formulário Google Forms assim como o Curta-Metragem tiveram uma aceitação de 90% dos alunos, 60% afirmaram que o mapa conceitual melhorou o entendimento do conteúdo Metabolismo Energético e 90,9% obtiveram pontuação acima da média 7 (sete) durante o Kahoot. Portanto, a implementação de metodologias alternativas como método avaliativo a fim de estimular o protagonismo discente durante o ensino remoto se mostrou positiva, permitindo aos licenciandos exercer autonomia na elaboração e execução de atividades na construção do seu conhecimento e dos demais colegas, assim oportunizando a experiência da prática docente durante a graduação.
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